sexta-feira, 11 de janeiro de 2013

Uma aposta na Educação, por António Ferreira

Provavelmente por distração minha, não conheço outra autarquia que dê tanta atenção à Educação. Há uns anos a esta parte vários foram os eventos onde os responsáveis autárquicos marcam presença ao mais alto nível e, deduzo, se encarregam de publicitar o acontecimento. Da mesma forma, registo que os alunos são presença assídua, deduzo que para tal “convidados”, nos diversos eventos promovidos pela autarquia. Perfeita sintonia entre a Escola e a sociedade! Fico com a dúvida, foi a Escola que derrubou os seus muros ou esses mesmos muros foram derrubados?

Se os eventos são profusamente publicitados, relativamente aos resultados um ruidoso silêncio. Nos últimos 3 anos, a média dos exames no ensino básico (2.º e 3.º Ciclo), foi maioritariamente inferior a 3 (numa escala de 0 a 5).

Hoje, 2 dos 4 agrupamentos pertencem a Territórios de Escolares de Intervenção Prioritária, para o qual são convidados, reunidas determinadas condições, designadamente, “elevado número de alunos em risco de exclusão social e escolar”.

Perante este desolador cenário, não li, novamente distração minha, uma linha anunciando medidas no sentido de reverter a situação.

Fala-se numa fracassada indigitação para a direção de um agrupamento, de pedidos de reunião com eventuais candidatos à liderança autárquica, sondagem de membros do CG no sentido de saber quem pode ser o adversário na corrida à indigitação para o lugar de diretor, um anormal, provavelmente digno de figurar no “Guiness Book”, número de demissões/ exonerações dos membros indigitados para coadjuvar o diretor, fatos que a serem verídicos, deveriam merecer alguma reflexão e ação.

Estranho (o) silêncio!

Para terminar, agradeço ao MCN a disponibilidade para a publicação das reflexões enviadas, aos seus leitores a paciência e as criticas que, de forma aberta ou mascarada, me dispensaram.

18 comentários:

  1. Meu caro António Ferreira

    A Política é uma arte e como tal,os seus actos necessitam de ser fortemente publicitados,muito em especial quando o mérito da "obra" é suficientemente pequeno,por vezes mesmo ridículo.
    O Mundo,caro António Ferreira,é dos espertos,dos que a levam a enrolar os outros.

    ResponderEliminar
  2. Sempre existe sintonia quando os orgãos se demitem das suas funções para passarem a ser meros comissários da autarquia.

    ResponderEliminar
  3. Estou extremamente impressionado com a "inteligência" do Sr António Ferreira.
    Dr Nuno Crato, demita todos os Diretores dos Agrupamentos de Escolas do Concelho de Marco de Canaveses e nomeie para seu Mega Diretor o Sr António Ferreira. O único com competências para exercer tal cargo.
    António Ferreia ao poder JÁ.

    ResponderEliminar
  4. Meu caro António Ferreira
    A ultima demissão no dito agrupamento foi porque a senhora não terá ido ao jantar de natal. Terá sido informada que quem não é por nós é contra nós, não te queremos na aquipa, pede a demissão.
    e assim foi mais uma a demitir-s
    Continue

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A ser verdade o que o anónimo do dia 16 de janeiro refere, a situação é assustadora! Afinal as pessoas não são livres de fazerem o que lhes aprouver nas suas horas livres? Quando entram para um cargo de gestão têm que se submeter às vontades dos "chefes" mesmo fora dos seu horário de trabalho? Serão as denominadas "criadas para todo o serviço"?! Que tipo de serviço lhes prestam as senhoras que lá continuam!!!??? Isto dá que pensar! É uma ditadura camuflada.
      Continuem

      Eliminar
    2. A demissão da Dr.ª Carla foi uma perda para a comunidade educativa do agrupamento pois sempre demonstrou elevado profissionalismo e competência.Pode não ter participado no jantar de Natal(podiam ter arranjado uma desculpa mais credivel para a demitir...),mas sempre demontrou lealdade e colaboração para com a direção, estando sempre disponível para prestar ajuda aos colegas, a sua dedicação nunca deveria ter sido questionada.
      Será que o diretor é cego e não vê o que se está a passar à sua volta?

      Eliminar
    3. Caro António Ferreira, fiquei extremamente impressionado com as suas capacidades intelectuais ocultas.
      As escolas do Marco de Canaveses encontram-se infestadas de gente incompetente que sem orientação vão acabar no precipício.
      O Sr António Ferreira é a única pessoa capaz de evitar o caos nas escolas. O Senhor deve ter tirado um curso de diretor nas Novas Oportunidades o que lhe dá essa bagagem toda.
      Vamos fazer um abaixo assinado ao Dr Nuno Crato a solicitar que nomeie o Sr António Ferreira para o cargo de Mega Diretor dos vários Agrupamentos de Escolas do Marco de Canaveses.
      António Ferreira a Mega Diretor, JÁ.

      Eliminar
    4. Lamento que haja pessoas com um nível cultural tão baixo que apesar de não verem o evidente ainda gozem com a situação. Só mesmo no Marco é que isto acontece. Pois fique a saber sr. Alves dos Santos, que não são todas as escolas do Marco que estão cheias de gente incompetente é apenas o Agrupamento de Escolas do Marco de Canaveses que tem dois elementos (diretor e subdiretor) altamente incompetentes e mal intencionados nas suas ações. E que fique claro que este agrupamento só tem os resultados que tem graças ao excelente profissionalismo do seu corpo docente e não docente, que, apesar de descontente, desmotivado e muiats vezes, mal tratado pelo seu subdiretor, continua firme na sua vocação e dedicado à sua causa que é a educação dos seus alunos. Sabe o sr. que os Diretores de Turma estão a ser notificados por receberem os Encarregados de Educação fora do seu horário de atendimento? Sabe também que as pessoas que se aposentaram estão proibidas de entrar dentro do recinto escolar?
      Isto são apenas alguns dos exemplos do clima que se vive dentro daquele agrupamento e que os senhores professores tudo fazem para que nada transpareça para os alunos e suas famílias.
      Nós não precisamos que o sr. Ferreira seja eleito Mega Diretor, precisamos apenas de um diretor comum aos outros diretores, ou seja, precisamos que esta corja se vá embora de vez para que a vida deste agrupamento volte à normalidade, o que não acontece desde junho de 2009.

      Eliminar
    5. Caro Anónimo das 21:29, ou seja, António Ferreira Versão Light,
      O Sr está a sair-me cá um cromo...
      Então eu, que nada percebo, nem quero perceber, de escolas - o pouco que sei sobre escolas deve-se essencialmente às leituras das suas postagens no blog, fica ofendido por lhe dar o meu apoio para MEGA Diretor?
      Eu sei que sou um Zé Ninguém, entendo as minhas limitações, mas sua excelência deixe-me comer algumas das suas migalhas de conhecimento.
      Já entendi, o Sr António Ferreira ouviu na TV intensões do Governo em anexar Mega Agrupamentos, e, claro está, serem constituidos Giga Agrupamentos, logo, pretende ser GIGA Diretor.
      Concordo consigo.
      António Ferreira a GIGA DIRETOR.

      Vá lá... As Escolas do marco precisam de si... ajude os Marcoenses. Não os deixe cair no abismo.

      Eliminar
    6. Vá lá, srs. isto é demasiado mau para que se percam com quiméras.Est a quadratura de chefias é 1000 vezes pior que a troika.

      Eliminar
    7. O Anónimo das 13:39 é que é 1000 vezes pior que os subordinados da troika.
      a sua esposa é que devia ser demitido do cargo que ocupa (reles professora no agrupamento mais in do Marco)
      António Pinto Ramos de Oliveira

      Eliminar
    8. Já há alguns dias que não visitava este blogue e fiquei bastante satisfeito em terem-me identificado com o Sr. Ferreira, ainda que na versão light. Para mim é um enorme elogio ser confundido com alguém de tão grande saber e com uma grande capacidade para debater assuntos da sociedade marcoense e da atualidade do nosso país. Obrigado. Começo bem a semana!Bem haja, sr. Alves!

      Eliminar
    9. Ninguém diria que o senhor esteve ausente. Como vê a sua presença é perfeitamente dispensável, o blog continua de perfeita saúde. Para bem do Marco e dos marcuenses, continue ausente.
      E comece já a criar um clube de admiradores (Secreto), visto que os admiradores do Sr. António Ferreira são todos anónimos, alguns, suponho, que nem se conhecem a si mesmo.
      O Funchal tem Manuel Coelho, Marco de Canaveses tem António Ferreira. Sei o que estão a pensar, caros leitores, as parecenças físicas são impressionantes, mas se acham impressionante as parecenças físicas o que achas das asneiradas? Até parece plágio, mas não, apesar das incríveis semelhanças, são todas da autoria do Sr. António Ferreira.
      Sr. António Ferreira continue a brindar os marcuenses com o seu humor fenomenal, o humor corre-lhe nas veias.
      Santiago Emanuel Soares

      Eliminar
    10. Só uma chamadinha de atenção: marcoenses escreve-se com "O" e não com "U". Inicialmente pensei que fosse um lapso, mas duas vezes já podemos considerar ignorância!!! Ler uns livrinhos não lhe fazia mal nenhum, para além de o distrair sempre poderia aprender alguma coisita mais, como escrever sem erros, por exemplo, ou expor as suas ideias de forma mais original e menos redundante. Não acha?

      Eliminar
    11. Peço desculpa pelo erro, e desde já agradeço a disponibilidade do Sr. Anónimo para me corrigir. Estava convicto que, a palavra era realmente com um "U", mas como não sou letrado como o senhor António Ferreira e o Sr anónimo das 16:49, falhei. Errar é Humano, Já agora gostaria que me provasse que os habitantes de MARCO DE CANAVESES SÃO MARCOENSES E NÃO MARCUENSES. Na faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, todos os estudiosos da Língua afirmam que se escreve MARCUENSE; Mas a sua escola deve ser outra, deve ser outra, deve ter feito o exame da 4ª Classe em algum curso EFA, ou então é amigo do Sr. Relvas e ele arranjou forma de equiparar a sua ignorância à um exame EFA de 4ª Classe ou 2ª Classe. Eu não lhe daria equivalência nem à 2ª Classe, Pelo menos a Língua Portuguesa.

      Santiago Emanuel Soares

      P.S. Para que não há dúvida, a primeira parte do comentário, é irónico. Ob

      Eliminar
  5. Ao que vejo, Marco de Canaveses está a abarrotar de gente de qualidade. E não é só ao nível da educação, com mentes brilhantes como a do Sr. António Ferreira, não! Este é apenas um dos muitos bons exemplos, temos na política gente com qualidade, senão vejamos a grandiosa obra do Sr Presidente da Câmara, mas há mais, muito mais... e os heróis anónimos que postam e insultam em blogs. Conheço várias pessoas que trabalham no Agrupamento que aqui é exposto e a ideia que fico quando falam sobre este assunto, é que as coisas realmente não estão bem, mas que o cenário não é tão negro como algumas pessoas maldosas o querem pintar.
    O problema da sociedade atual é que, todos têm sempre solução para os problemas dos outros mas nunca têm soluções para os seus próprios problemas. As pessoas que aqui falam, e que tanto sabem de educação e política, concorram a esses cargos se são assim tão bons serão eleitos com a maior das facilidades. Vá, concorram. As eleições essas penso que ainda são feitas de uma forma democrática.
    Santiago Emanuel Soares

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eleições feitas de uma forma democrática!? O Senhor só pode viver no mundo da fantasia! Actualmente como a Câmara mete o bedelho em tudo é preciso andar a lamber-lhe o rabo para ganhar eleições nos agrupamentos escolares! Não consigo descortinar se o Sr. Santiago Emanuel Soares tem orelhas de burro, mas que manifesta poiuca inteligência, é um facto. Abraço do colega.

      Eliminar
    2. Caro Ambrósio,
      Pelo que me deu a entender, o Sr faz parelha com o Santiago, pois tratam-se por colegas. OK até posso concordar.
      Quanto a não existir democracia nas eleições, já não posso concordar. A Câmara é totalmente isenta e transparente em todas as decisões. Acredito neles como acreditava que o Kadafi era um Discíplo na Terra e o maior Democrata do Último Milénio.
      Abraço meu servo,

      Eliminar