domingo, 31 de outubro de 2010

Pensar pela própria cabeça

Há pessoas em quem temos esperanças, outras já nem por isso. Nos partidos políticos já a perderam alguns, mas para mim os partidos são as pessoas. Já o disse e volto a dizer que se as pessoas não prestarem, não vale de nada os partidos terem coisas muito bonitas nos seus estatutos. Veja-se o PSD: no papel não é um partido assim tão diferente do PS. Ou do CDS. O que faz a diferença são as pessoas e as atitudes.
E para o PSD o que conta são os ganhos políticos, não o bem do País. Veja-se a questão do orçamento, aqui com culpas para os dois lados, mas nunca entenderei um partido que tem como líder Pedro Passos Coelho...
No Marco, é ainda mais giro, o PSD está no Poder, mas comporta-se como se estivesse na oposição. Oposição ao PS, entenda-se. Se não acreditam leiam a última pérola que nos dá António Santana no Marco2009. Não interessa o bem do Marco, os 17 milhões que vamos ter que pagar às Águas do Marco. Não, o que interessa é que Manuel Moreira disse (e o que MM diz, como sabemos faz jurisprudência, pelo menos nas cabeças dos sociais-democratas do concelho, em todos sem excepção), que o recurso... blá, blá, blá e que o PS perderia em toda a linha (não se sabe bem de que linha fala, mas já não se pode dizer que Artur Melo deu um tiro no pé, essa já passou, agora vamos perder em toda a linha).
Não leio uma linha em que estes iluminados falem do desperdício de 250 euros por dia que a Câmara faz há 5 anos só em transportes de lixo! Não, leio que o que interessa é que o PS perca.
Meus senhores, já nem os "independentes" pensam pela própria cabeça. Estão com medo. De quê, não sei, mas pelos vistos, o inimigo é o PS. Porquê não se sabe, mas perde em toda a linha, lembrem-se o PS perde em toda a linha.
Ah, o jantar de comemoração da grande vitória autárquica de 2009 teve "algumas" pessoas. Muitas dessas "algumas" foram lá "porque foram convidadas"...
O que foram comemorar não sabem bem, só sabem que "foi um jantar do PSD".

Manual de Saber Estar

No Marco há 3 formas de estar na política:

1. Por vocação de serviço, por amor ao Marco e por querer fazer do Marco uma terra melhor, onde dê mais gosto viver, onde os nossos filhos queiram viver, uma terra sustentável, que proporcione qualidade de vida, que preserve os seus valores ancestrais, mas virada para o Futuro e para a inovação. Estão neste grupo pessoas que fizeram o seu percurso profissional e, depois de atingirem açguma estabilidade, quiseram contribuir para a terra que amam, pessoas com uma carreira de alguns anos que sempre quiseram participar mas que nunca tinham sido chamados para nada e por fim temos jovens em inicio de vida e de carreira que querem ficar no Marco e querem que tudo mude, porque acham que assim não vamos lá.

2. Por promoção social. Estão neste grupo pessoas com dinheiro e/ou uma carreira profissionalm mas que acham não ter o estatuto social que merecem, por isso juntam-se ao poder para aparecerem ao lado dos "senhores", guindando-se assim ao que pensam ser um estatuto condizente com o que têm ou o que ganham.

3. Os que estão porque sim. Não sabem muito bem porquê, mas como foram convidados estão para não serem antipáticos ao ponto de dizer que não. LOL

Bons sinais?


Caro António Santana

Recurso em Direito significa impugnação de uma decisão junto de um órgão diferente daquele que a emitiu ou pedido de reponderação sobre uma decisão judicial apresentado a um órgão superior.

Diz que MM realçou a aceitação do recurso apresentado quanto à decisão da comissão arbitral no caso do processo "Águas do Marco". Mas não sei se tem informação a que órgão é que foi apresentado o “recurso” e em que termos. O recurso é sobre parte ou todas as decisões do Tribunal Arbitral? Ou é unicamente um novo processo com intuito de anular o contrato realizado com as “Águas do Marco”? Continuam suspensas as novas obras na rede de água e saneamento ou neste cenário poderão já ser realizadas obras de alargamento da rede?

Depois porque é que considera que o acórdão anterior está suspenso? Existe já alguma decisão sobre a suspensão desse acórdão? Será que a aceitação deste “recurso” impedirá possíveis penhoras baseadas nas decisões do acórdão anterior?

Afinal qual é a boa notícia?

Temos já uma decisão que permita que após 5 anos de exercício do poder do PSD este possa por fim cumprir a promessa eleitoral de 2005 e que repetiu em 2009?

Ou vamos entrar em mais um processo judicial que vai levar anos a ser resolvido?

A minha muita certeza de que não pode existir um recurso continua de em pé, pelo menos até serem esclarecidas as minhas perguntas e MM esclarecer no sítio próprio os eleitos pelos Marcoenses sobre mais esta tentativa de pela via judicial tentar resolver o que não consegue pela via negocial.

Se o amigo António Santana nos conseguir esclarecer sobre estas questões talvez todo este caso do “recurso” ou “não recurso” realmente possa ficar esclarecido.

Sobre a prestação de contas que o PSD nacional tanto tem exigido ao Governo e que o Governo tem cumprido sempre que possível dentro da lei, gostaria que o mesmo acontecesse no nosso Município. Já várias vezes Artur Melo no executivo e vários deputados municipais na Assembleia Municipal pediram essa contas nomeadamente a execução orçamental.

Os mesmos que dizem que “em democracia, aqueles que governam são capazes de prestar contas”, deveriam pelo menos cumprir a lei e apresentar os documentos que lhes são pedidos.

sábado, 30 de outubro de 2010

Que freguesias queremos? (VI)


Contributo de um leitor anónimo:

Numa perspectiva mais abrangente, poder-se-ia analisar a situação geral do concelho, sabendo-se quão melindroso é tocar neste assunto, quando existem rivalidades ancestrais e doentias, que de certa forma concorreram e ainda concorrem hoje para uma situação de atraso em que nos encontramos, que serão difíceis de vencer, quando há poderes instalados, que pela sua “importância” seja uma barreira a transpor.

Todavia é no diálogo e na discussão de ideias, que se poderá demonstrar as vantagens de uma nova reforma administrativa e que um novo mapa concelhio possa nascer.

Tomando como óptimo, que uma freguesia tivesse um número entre os 2.000/3.000 habitantes, elaboramos o que poderá ser uma base de trabalho para o “tal novo mapa”.


... continua ...

Ânimos exaltados na reunião pública de Câmara

As reuniões públicas da Câmara Municipal de Marco de Canaveses, no actual executivo, não têm vindo a dignificar o concelho. Depois de aberta a sessão e da informação dada por Manuel Moreira, presidente da autarquia, segue-se um sem fim de acusações, insultos, troca de “galhardetes” e até movimentações físicas entre a oposição e a maioria PSD.

Foi assim ontem na reunião que decorreu no Salão Nobre dos Paços de Concelho e tem sido assim em reuniões anteriores.

O pouco público que se descolou à sessão saiu “escandalizado” com tamanha “falta de respeito pelo povo marcoense”, referiu um munícipe que assistiu à reunião.

Durante quatro horas a maioria PSD e a oposição discutiu, trocou acusações e chegou mesmo a haver um momento de mais exaltação, quando Manuel Moreira se dirige a Avelino Ferreira Torres “acusando-o de ser o responsável pela situação em que a Câmara se encontra hoje, que compromete o futuro do concelho e os autarcas que cá estão e que passarão por aqui. Por isso devia ter mais decoro quando nos acusa”, disse Moreira.

Ferreira Torres saltou da cadeira e em alta voz repetiu várias vezes “que não admitia” que Manuel Moreira voltasse “a repetir essa palavra (falta de decoro)”. Durante alguns minutos o Vereador do Marco Confiante com Ferreira Torres manteve-se de pé, tendo sido acalmado pelos outros Vereadores, presentes na reunião.

A ordem do dia começou a ser discutida por volta das 19:00, precisamente quatro horas depois de iniciar a reunião pública.

sexta-feira, 29 de outubro de 2010

Já há acordo para o Orçamento

Segundo notícias da última hora já há acordo para o Orçamento Geral do Estado 2011. Esta notícia foi divulgada há minutos pela TVI.

Actualização: Depois desta última notícia Cavaco Silva faz uma declaração ao país em diz que espera "que se chegue a um entendimento".

Actualização: "O  governo cedeu nas deducões fiscais e o PSD na taxa social única".

Actualização: PSD anuncia abstenção na votação de um "mau orçamento".

Que freguesias queremos? (V)

Abílio Castro, Presidente da Junta de Freguesia de Constance, enviou-nos a sua opinião sobre uma "possível" reorganização das nossas freguesias.

Depois de uma análise mais detalhada, quanto à fusão de freguesias, no nosso Concelho, tenho a leitura de que é um processo muito delicado face aos usos e costumes de cada freguesia, não seria tão radical na fusão das mesma, no meu entender, e de acordo com o, mapa do nosso concelho passaria de 31 freguesias para 8, das quais passo a citar:

- Alpendurada, Torrão e Várzea do Douro (4858, 949 e 2000) 7807  habitantes;
- S. Lourenço, Magrelos, Ariz e Favões (948, 1003, 1770 e 1107) 4828 habitantes;
- Vila Boa do Bispo, Sande e Penha Longa (3085, 2018 e 2183) 7286 habitantes;
- Paços de Gaiolo, Paredes Viadores, Manhuncelos, Rosém, Avessadas e Freixo (1094, 1188, 504, 207, 1239 e 745) 4977 habitantes;
- Rio de Galinhas, Tuías, S. Nicolau e Fornos (1838, 3223, 491 e 3100) 8652 habitantes;
- Várzea do Ovelha, Tabuado, Folhada e Soalhães (2295, 1389, 736 e 3817) 8237 habitantes;
- Maureles, Vila Boa de Quires, Sobretâmega (397, 3597 e 1124) 5118 habitantes;
- Constance, S. Isidoro, Toutosa e B Carvalhosa (1649, 1583, 559 e 1454) 5245 habitantes;

Mais informo que em termos de despesa cada freguesia tem um custo de 8.248,65€ por ano, para os órgãos do executivo e assembleia.

Quanto à despesa informo que a média por freguesia actualmente é 13.150,00€ engloba executivo, membros da assembleia, luz, comunicações, e expediente da junta, é certo que estes valores não contempla nenhum executivo a meio tempo ou tempo inteiro, penso que com a fusão de freguesias, dada a exigência dos munícipes, terão que ter um membro pelo menos a meio tempo.

O mapa é da minha autoria, realizado a partir da proposta de Abílio Castro e fiz ligeiras alterações no texto unicamente para enquadrar melhor a proposta que espero que não tenham alterado o seu sentido.

... continua ...

A Democracia no Marco, por João Valdoleiros

Nos últimos tempos,a Democracia no nosso Marco de Canaveses, tem sido tratada a tratos de polé, agredida por toda a espécie de destemperos, demonstrando estarmos a sofrer uma profunda crise dos valores, inerentes à correcta prática da cidadania total.

A responsabilidade desta situação recai sobre todos nós Marcoenses, e é bom, que não titubiemos sobre isto. Deveremos demonstrar a coragem necessária para assumir as consequências, se nos mantivermos apenas numa posição de simples espectadores, apreciando com ar, mais ou menos crítico, o trabalho dos “actores”.

Quer sejamos elementos com responsabilidades autárquicas no actual Executivo (ou nos anteriores), quer sejamos elementos da actual Assembleia Municipal (ou das anteriores), quer como simples cidadãos marcoenses, não nos deveremos considerar isentos de culpa, da situação inaudita a que chegou a Democracia no nosso concelho, só por si, denunciadora da falta, direi mesmo, da incapacidade total de diálogo, da inflexibilidade duns tantos, do extremar de posições de outros, da sensibilidade excessiva,diria quase epidérmica, à crítica política,tudo denunciador afinal da prática política, do exercício do Poder, mais próprio duma oligarquia, do que duma forma democrática de o exercer.

Os Marcoenses, gentes trabalhadoras, gentes de bem, que a todos nos observam e nos ouvem, não querem com toda a certeza, continuar a assistir aos despropósitos, daqueles a quem confiaram os seus votos.

Querem sim apoiar aqueles que lutam e dão a cara por um Marco melhor, com um presente e um futuro bem mais promissor.
 
João Valdoleiros

Artur Melo abandona reunião de Câmara - desenvolvimento

Na sequência do post anterior, vimos complementar:

O MCN apurou que o vereador do Partido Socialista, Artur Melo, abandonou a reunião pública de Câmara de hoje à tarde, por volta das 19 horas, quando ainda se estava no período antes da ordem do dia. Este abandono terá ficado a dever-se após vários insultos dirigidos aos vereadores da maioria e até uma tentativa de agressão, por parte do vereador Avelino Ferreira Torres. AM requereu a suspensão dos trabalhos, o que não foi aceite por MM.
O vereador socialista decidiu então, abandonar a sessão em protesto pelo que ali se tinha passado e em defesa da instituição Câmara Municipal e da dignidade do Executivo.
Por incrível que pareça, o presidente da Câmara terá acusado Artur Melo de “aproveitamento político” e terá mais uma vez feito insinuações sobre os propósitos das tomadas de posição do vereador socialista, alegando que este já pensa nas eleições de 2013.

quinta-feira, 28 de outubro de 2010

Artur Melo abandona reunião da Câmara

O Marcoense com Nós teve conhecimento que  Artur Melo abandonou a meio a reunião do executivo da Câmara Municipal de Marco de Canaveses que se realizava hoje. Estamos a tentar apurar quais as razões que levaram ao vereador socialista realizar este acto inesperado.

III Feira das Papas

Alvaro Baldaia pede para divulgar o seguinte:


Somos a Associação Cultural da Casa do Povo da Livração em Marco de Canaveses e vimos por este meio pedir a divulgação da III Feira das Papas a realizar no próximo dia 13 de Novembro.


ASSOCIAÇÃO CULTURAL DA CASA DO POVO DA LIVRAÇÃO
Rua Central de Toutosa, 194
4635-508 TOUTOSA MCN
Tlf. 255 530629 - Fax 255 530629
Mail - accplivracao@sapo.pt

quarta-feira, 27 de outubro de 2010

O Tabu da "Treta"



A meio da tarde, Durão Barroso estava “claramente preocupado”, não sei se também um pouco “responsabilizado” pela situação a que o país chegou. E Cavaco Silva, que ontem considerou que estava muito optimista sobre o seu desempenho e capacidade de intervenção política, vem convocar agora o Conselho de Estado, o que não deve servir para nada.

Ao fim da tarde o PSD "anunciou" que só anunciará o sentido na véspera da votação, na linha estratégica de que o tabu é a melhor política.

E o que separa um acordo?

A descida de 0,25% de taxa social única apagar pelas empresas, que como empresário eu dispenso em troca de uma decisão rápida sobre o orçamento e as restrições às deduções no IRS que como cidadão eu prescindo em troca das taxas de juros não voltarem a subir.

terça-feira, 26 de outubro de 2010

Manuel Alegre no Marco

Recebemos o seguinte comunicado, do Gabinete de Comunicação e Imagem do PS Marco, que divulgamos:

Integrado na visita que efectuará ao distrito do Porto, o candidato às eleições presidenciais Manuel Alegre, visitará no próximo dia 3 de Novembro (Quarta-feira) Marco de Canaveses, onde estará com apoiantes num jantar de apoio à sua candidatura, no Restaurante Nantilde, pelas 20 horas, e que contará com a presença de militantes, simpatizantes e diversas personalidades locais e regionais.

Contactos : 932 622 646 e psmarco.gci@gmail.com

O Gabinete de Comunicação e Imagem do PS Marco

segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Que freguesias queremos? (IV)

O impacto financeiro também se poderá sentir em algumas despesas em aquisições de bens e serviços que são muito dependentes das instalações que as cinco Freguesias ocupam, tais como despesas em limpeza, material de escritório, ferramentas e utensílios, electricidade, comunicações, seguros, assistência técnica, entre outros. Mais uma vez realizar um estudo sem ter acesso aos orçamentos em concreto é muito difícil, mas pela minha experiência empresarial e pela comparação com os orçamentos de outras Freguesias equivalentes em dimensão, será perfeitamente plausível que cada uma destas Freguesias gaste entre 10.000 a 20.000 euros neste tipo de despesas. Mesmo que os gastos da “nova” Freguesia atingissem os 30.000 euros teríamos uma poupança de mais de 40.000 euros.

Se juntarmos a isto a partilha e a melhor gestão dos recursos e equipamentos existentes teremos mais uma vez uma redução da despesa e sobretudo uma capacidade de prestar mais e melhores serviços aos utentes.

Claro que tudo isto depende em muita da capacidade de gestão de quem lidere a Freguesia, mas esta decisão cabe unicamente aos eleitores que ao utilizar no dia da eleição o seu direito de voto tem de entender que são os últimos responsáveis pelo sucesso ou não da gestão da autarquia.

... continua ...

Paulo Portas sem credibilidade

Não basta a um político falar bem, escolher os “sound bites” politicamente correctos, dizer que é contra a corrupção ou que temos sermos éticos na política. É preciso que a nossa prática esteja de acordo com esses princípios. Esta notícia aqui, aqui e aqui demonstra claramente que Paulo Portas não tem credibilidade.

Se Avelino Ferreira Torres concorda ”com as orientações políticas e estratégicas que têm sido assumidas por Paulo Portas”, só falta Paulo Portas declarar que sempre concordou “com as orientações políticas e estratégicas que foram assumidas por Avelino Ferreira Torres”.

Actualização: Mais blogs a escrever sobre este assunto aqui e aqui.

domingo, 24 de outubro de 2010

Em Setembro o número de desempregados desce

Pelos dados do IEFP o número de desempregados registados no mês de Setembro de 2010 desceram para 4.087, menos 53 desempregados do que no mês de Agosto. Esta redução deve-se principalmente à redução do desemprego nas Mulheres, menos 83 desempregadas, e no escalão etário de 35 a 45 anos.

A tendência em Baião é a mesma, com uma melhoria para 1.902 desempregados, menos 53 desempregados. Já em Amarante a situação é a inversa, contando agora com 4.331 desempregados, mais 122 do que anteriormente.

sábado, 23 de outubro de 2010

Que freguesias queremos? (III)

Outro aspecto que é preciso avaliar é se podemos tirar partido de centralizar os serviços das várias freguesias. Para isso é importante perceber as distâncias em quilómetros e tempo entre os vários edifícios.

Para isso procurei no Portal das Freguesias a informação das moradas e ai voltei a ter um problema de actualizações ou de falta de dados. E pelo menos num caso até os dados dos órgãos da freguesia ainda se referiam ao mandato anterior e um dos contactos era o telemóvel do presidente da junta!
 
Tropecei de novo na dificuldade de lidar com freguesias sem uma estrutura adequada e portanto a prestar um mau de serviço ao utente. Neste caso o utente era eu próprio.
 
Depois por outros meios ter completado essa informação considerei como um primeira hipótese o edifício da Junta de Fornos se vir a tornar o edifício da nova Junta. Recorrendo a um Sistema de Informação Geográfico gratuito comprovei que o edifício da Junta de Freguesia mais “distante” era o do Freixo, que distava 3,7 km, ou seja 8m de automóvel ou 48 minutos a pé. Os restantes edifícios situavam-se todos a distâncias muito menores.
 
Não me parece que as distâncias extras a percorrer no pior dos cenários fossem assim tão graves. Sabendo-se um bocado de geografia, estatística e matemática facilmente se perceberá que em média a percorrer pelos utentes dos serviços e o tempo desperdiçado não aumentará assim tanto, sobretudo se virem a ter um melhor atendimento e tempos de espera menores.
 
As vantagens de libertar quatro edifícios são óbvias, menores custos, possíveis receitas extras pelo aluguer ou venda dos imóveis, possibilidade de afectar estes edifícios a outros serviços. E por exemplo a estranha disputa pelo espaço no edifício da sede da Freguesia de São Nicolau, mesmo que fosse à custa de uma cozinha que servia utentes para a necessidade de construção de uma casa de banho para a Presidência de Junta, ficaria resolvida.
 
… continua …

Eu estou a fazer a minha parte. E você?

"Segundo um antigo conto chinês, uma aldeia sofreu violentas cheias, a destruição provocada pela água era de perder de vista e neste cenário desolador um velhinho pegou num balde e começou calmamente a apanhar lama do chão. Os aldeões acharam aquilo sem sentido e perguntaram-lhe o que é que ele estava a fazer e ele respondeu: Eu estou a fazer a minha parte."

Já se negoceia o Orçamento Geral do Estado

Como se pode ler aqui, o Governo e o PSD começaram as negociações sobre o Orçamento Geral do Estado de 2010.

Que freguesias queremos? (II)

O impacto financeiro nas transferências do orçamento geral do estado e outras receitas da possível fusão das cinco freguesias não seria significativo. Existiriam alguns benefícios no ano da fusão mas da minha leitura rápida da lei não vejo outras alterações.

Da parte da despesa o que se percebe logo é que tem que existir uma redução com a rubrica Titulares de Órgãos de Soberania e Membros de Órgãos Autárquicos e Senhas de Presenças dos Membros da Assembleia de Freguesia. Seria fácil perceber esse impacto se tivesse conseguido encontrar no Portal das Freguesias, ou noutro local qualquer na internet, o documento do controlo orçamental da despesa.

Assim, sem querer encontrei logo uma grande vantagem. Se nenhuma das cincos freguesias por si só consegue disponibilizar on-line um documento de meia dúzia de páginas, talvez uma organização um pouco maior já tenha possibilidade de dar essa informação aos seus residentes.

Sem esta alternativa fiz a minha interpretação da lei das finanças locais, analisei alguns documentos de controlo orçamental de freguesias de tamanho similar a estas (nomeadamente da freguesia de Constance), e percebi que nestas rubricas a despesa típica ronda os 10.000 euros por freguesia. Em freguesias de dimensão idêntica à resultante da fusão este valor não é muito maior. Assim é razoável aceitar que a poupança na despesa só pela redução dos Órgãos Autárquicos rondaria 50.000 euros.

Este valor é praticamente o valor das transferências do Orçamento Geral do Estado para as freguesias de S. Nicolau e Freixo!

…continua…

Que freguesias queremos? (I)

Desafiaram-me aqui a fazer um estudo das vantagens de reorganizar as freguesias do nosso concelho de modo a avaliar quais são as vantagens e desvantagens desse processo.

Para isso parto do pressuposto que estaríamos a avaliar uma possível fusão de cinco freguesias: Fornos, Tuías, Rio de Galinhas, Freixo e S. Nicolau. Estamos a considerar as quatro freguesias que constituem a cidade do Marco e ainda a freguesia do Freixo.

Em termos demográficos estas freguesias tem os seguintes nº de habitantes respectivamente: 3.303, 3.218, 1.838, 1.000 e 491. No total estas cinco freguesias têm 9850 habitantes (fonte: wikipédia).

A que conclusões podemos logo chegar?

Uma das freguesias da cidade do Porto que é eu melhor conheço, por ter lá vivido e sido autarca nos anos oitenta, é Lordelo do Ouro. Estamos a falar de uma freguesia média para o concelho do Porto e sei muito bem quais as carências que era necessário ser ultrapassadas para se realizar algum tipo de serviço público de qualidade. O nº de habitantes de Lordelo do Ouro são 22.212, o dobro do nº de habitantes destas cinco freguesias. Por outro lado fiz as contas de quantos habitantes é que residem no meu actual condomínio. Cheguei a um número muito próximo da freguesia de S. Nicolau.

As conclusões a que eu chego são que uma freguesia no Marco é tão importante em termos populacionais como um condomínio. E estamos a falar de um condomínio pequeno, são dois prédios de seis andares cada. A cidade do Marco e a freguesia do freixo representam em termos populacionais metade de uma freguesia média da cidade do Porto.

Claro que a densidade populacional destas cinco freguesias Marcoenses é de cerca de 636 habitantes por km2 e o caso de Lordelo do Ouro 6.532 habitantes por km2. Mas para cálculo das receitas, utilizando a lei das finanças locais, lei nº 2/2007, é tido muito mais em conta o número da população residente, o nº de crianças e jovens inscritos em estabelecimentos de educação, o nº de utentes inscritos na rede de saúde pública, o número de adultos com mais de 65 anos residentes em lares ou inscritos em centros de dia e programas de apoio ao domicílio, do que qualquer outros critérios.

… continua …

sexta-feira, 22 de outubro de 2010

Tomada de posse dos orgão da LIMFA

A Comissão de Gestão da LIMFA convida todos a participar na tomada de posse dos seus novos órgãos sociais, eleitos em Assembleia-Geral ocorrida a 15 de Outubro de 2010, para o biénio de 2010/2012, ocorrendo no dia 23 de Outubro de 2010, pelas 17h00, no Auditório Municipal Emília Monteiro, junto à Câmara Municipal do Marco de Canaveses – Largo Sacadura Cabral.

Câmara justifica "invasão" com o interesse público


A Câmara do Marco de Canaveses alega o interesse público para ter ordenado a entrada das máquinas de terraplanagem na Quinta do Souto, em Rio de Galinhas.

A autarquia acaba de ser condenada pelo tribunal a indemnizar o empresário Arnaldo Magalhães por invasão de terrenos e destruição de bens privados para que, em 2006, a Refer construísse acessos à ponte que substituiu a passagem de nível na Linha do Douro, junto à estação do Marco.

Conforme noticiou o JN, apesar do empresário reclamar dois milhões de euros, os valores ainda não estão definitivamente apurados. Por outro lado, a Câmara pode também recorrer da decisão judicial.

Em comunicado, a Autarquia liderada por Manuel Moreira explica: "O Município não podia ver não ser executada uma obra desta envergadura, até porque, caso a mesma não tivesse tido execução naquela altura, ainda hoje não veríamos sequer o início das obras de supressão das passagens de nível da linha do Douro".

"O autor desta acção judicial celebrou em 8 de Abril de 2002 um protocolo com a Câmara Municipal do Marco de Canaveses, então presidida por Avelino Ferreira Torres, de cedência de terrenos com as correspondentes contrapartidas. Próximo de se iniciarem as obras de supressão dessa passagem de nível com a consequente requalificação da área envolvente, veio informar que dava sem efeito o protocolo", acrescenta o Município.

Em defesa da sua actuação, Manuel Moreira, sublinha que a Junta de Freguesia de Rio de Galinhas, liderada na altura pelo PS, solicitou sempre à Câmara que possibilitasse a execução destas obras pela REFER.

Contactado pelo JN, o presidente da Junta da altura, Hernâni Pinto, explicou que "assumiu-se esse risco perante as necessidades da freguesia". Tal como a Câmara do Marco, lembrou ainda que o tribunal não aceitou uma providência cautelar apresentada por Arnaldo Magalhães, com o intuito de parar as obras.

Sobre a posição do PS/Marco que, em comunicado, criticou a Câmara pelas sucessivas condenações judiciais que acrescentam dificuldades à gestão da Autarquia, Manuel Moreira alega que o recurso ao tribunal é baseado na "lucidez de alguém que procura salvaguardar os interesses dos marcuenses, por actos praticados em anteriores mandatos, por outros executivos".

Cópia na integra da notícia do Jornal de Notícias aqui.

quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Comunicado da Câmara Municipal do Marco de Canaveses

Considerando as notícias recentemente veiculadas pela imprensa em certos casos alicerçadas em comunicados do Partido Socialista que por si não encerram a verdade dos factos em processos judiciais em que é parte o Município do Marco de Canaveses, vem esta Câmara Municipal transmitir e informar a opinião pública, em particular os marcoenses, o seguinte:

Processo Águas do Marco, SA
Era Presidente da Câmara Municipal do Marco de Canaveses Avelino Ferreira Torres quando em Dezembro de 2004 foi celebrado um contrato de concessão da exploração e gestão dos sistemas de abastecimento de água e saneamento público e de recolha, tratamento e rejeição de efluentes do concelho do Marco de Canaveses.

A concessão teve início em 16 de Maio de 2005 e logo na primeira facturação emitida, registou-se uma manifestação por parte da população que contestava os valores facturados, nomeadamente no que serefere ao elevado custo da água e à cobrança do saneamento.
 
Em face de tal reacção negativa da população o então Presidente da CMMC Avelino Ferreira Torres mandou suspender a facturação do saneamento, afirmando que se tratava de erro informático, ao que a concessionária informou que não havia erro algum mas apenas o que decorria do contrato assinado. Efectivamente os valores do tarifário da água e saneamento no Marco de Canaveses eram os mais caros de Portugal.

Foi por esse facto, que a Câmara Municipal do Marco de Canaveses, na Presidência do Dr. Manuel Moreira, após cerca de ano e meio de contactos estreitos com as Águas do Marco, SA (empresa do Grupo AGS/Somague) no sentido de encontrar uma saída alternativa que permitisse atingir os tais objectivos mais latos de alargar as redes de forma a aumentar o grau de cobertura da população e a diminuir o impacto dessas obras sobre os munícipes, baixando o tarifário, teve que optar pela modificação unilateral do contrato prevista no seu clausulado, porque nunca as Águas do Marco, SA/AGS/Somague aceitaram reduzir o tarifário e alargar as redes. E foi esta empresa quem propôs uma acção contra este Município no Tribunal Arbitral.

Se a Câmara Municipal não tivesse agido como agiu, hoje os marcoenses pagariam muito mais do que pagam de água e saneamento com aumentos elevados todos os anos. E é também por causa dessas razões, a redução de tarifários e alargamento das redes, que o Tribunal Arbitral solicitou que se opere uma compensação financeira directa às Águas do Marco, SA (Grupo AGS/Somague) no valor actual de €16.000.000 (dezasseis milhões de euros), isto apesar de durante o respectivo processo se ter apurado que as Águas do Marco, SA (Grupo AGS/Somague) iriam ter um aumento da receita de mais 112 milhões de Euros do que o previsto na sua proposta o que proporciona um acréscimo dos resultados líquidos em cerca de 50%. Compensação essa que este Município não aceita e lutará até às últimas instâncias por não pagar, porque o que está em causa é o interesse público dos cidadãos do Marco. Se não tivesse operado essa modificação, por exemplo, na freguesia de Soalhães um habitante pagaria por ramal de água até 4m, sem modificação do contrato, 395,68 €, com a modificação operada por esta Câmara paga 280,00 €, no que respeita a saneamento, sem modificação do contrato pagaria pelo ramal 719,42€, com a modificação operada por esta Câmara paga 395,00 €.
  
Somos contra a demagogia do PS que em 2005 em plena campanha eleitoral referia que se vencesse as eleições denunciava/rasgava o contrato com as Águas do Marco, o que hoje implicaria uma indemnização bastante mais avultada. Hoje, já diz que não e manifesta-se a favor de uma Sentença do Tribunal Arbitral que prejudica os marcoenses referindo que a Câmara não tem o direito de recorrer e por isso não o deve fazer. Mais uma vez vemos, tal como aconteceu com a sua posição na anulação dos concursos relativos à remodelação e electrificação da Linha do Douro, troço Caíde-Marco e remodelação das estações do Marco de Canaveses, Livração e Vila Meã que o PS do Marco está ao lado de quem não quer saber dos marcoenses.

Processo em que é autor Arnaldo de Sousa Magalhães referente à supressão da passagem de nível junto à estação de Marco de Canaveses.
Noticiou o Jornal de Notícias no dia 20 de Outubro que a C.M.Marco de Canaveses foi condenada a indemnizar um empresário por invasão de terrenos privados e destruição de bens. Mais uma vez o Partido Socialista numa atitude demagógica vem por comunicado tentar tirar dividendos políticos de uma acção judicial que caso esta Câmara não tivesse agido como agiu prejudicaria os interesses dos marcoenses, sendo surpreendente que esse comunicado surja em momento anterior à própria notificação da sentença ao mandatário do município.

O referido processo judicial diz respeito à modernização da linha do Douro troço Caíde-Marco e a respectiva supressão das passagens de nível dentro do concelho do Marco de Canaveses num total de dez, sendo a respeitante a este processo a que se encontra junto à estação do Marco de Canaveses. O Autor desta acção judicial celebrou em 8 de Abril de 2002 um protocolo com a C.M.Marco de Canaveses então presidida por Avelino Ferreira Torres de cedência de terrenos com as correspondentes contrapartidas e próximo de se iniciarem as obras pela REFER de supressão dessa passagem de nível com a consequente requalificação da área envolvente veio informar que dava sem efeito o protocolo.

Efectivamente, o Município não podia ver não ser executada uma obra desta envergadura, até porque caso a mesma não tivesse tido execução naquela altura ainda hoje não veríamos sequer o inicio das obras de supressão das passagens de nível da linha do Douro.

A supressão das passagens de nível, são uma obra de extrema importância para o concelho do Marco de Canaveses, desde logo, pelas razões de segurança que passaram a oferecer a todos os utentes, mas também porque proporcionaram a criação de melhores acessibilidades, reduzindo o tempo de viagem, a todos aqueles, que em número muito significativo, diariamente têm que atravessar a linha-férrea para se deslocar, sem terem que ficar sujeitos às filas e tempo de espera para puderem transpor as barreiras, que muitas vezes encontravam fechadas por imposição do tráfego ferroviário. Aliás, a Junta de Freguesia de Rio de Galinhas liderada na altura pelo PS solicitou sempre a esta Câmara que possibilitasse a execução destas obras pela REFER em especial esta junto à estação de Marco de Canaveses.

Mais uma vez esta Câmara prosseguiu como prosseguirá sempre os interesses dos marcoenses, interesse esse que foi inclusive realçado na improcedência de uma providência cautelar que visava parar as obras entretanto executadas.

Esta é a lucidez de alguém que procura salvaguardar os interesses dos marcoenses. Hoje temos no concelho fruto das supressões das passagens de nível, acessibilidades e condições de segurança que melhoraram as condições de vida dos marcoenses. Todavia cumpre esclarecer que ainda não estão definidos quaisquer montantes indemnizatórios os quais dependerão ainda da tramitação posterior do processo que ainda não está findo, nem transitado em julgado. Pelo que, tudo o que se diga sobre valores indemnizatórios é em face da sentença absoluta especulação.

Este executivo da Câmara Municipal de Marco de Canaveses tem pautado a sua actuação no estrito interesse dos marcoenses e em todos os processos judiciais que possa ser parte, ainda que provenham de actos praticados em anteriores mandatos por outros executivos, lutará intransigentemente pelo bem público e pela melhoria das condições de vida de todos os marcoenses sem excepção.

Marco de Canaveses, 20 de Outubro de 2010.

Cópia na íntegra do site da Câmara Municipal de Marco de Canaveses

quarta-feira, 20 de outubro de 2010

Câmara do Marco condenada a indemnizar empresário

A Câmara do Marco de Canaveses foi condenada pelo tribunal a indemnizar um empresário por invasão de terrenos privados e destruição de bens. O queixoso, Arnaldo Magalhães, reclama uma indemnização de 2 milhões de euros. A Autarquia pode recorrer.

O valor da indemnização ainda não está totalmente definido. Pelo que o JN conseguiu apurar, agora irão ser nomeados dois peritos, um de cada parte do conflito, para concertarem o valor final a que o empresário tem direito.

Contactada a Câmara do Marco, a assessoria do presidente, Manuel Moreira, remeteu para hoje, quarta-feira, uma posição sobre o assunto, "após analisar detalhadamente o teor da do acórdão". A mesma fonte precisou apenas que, ontem, o gabinete jurídico da Autarquia foi notificado da decisão. O empresário também não se quis pronunciar-se. "Pelo menos para já", afirmou, em declarações ao JN.

O processo remonta a 2006. Na ocasião, a REFER pretendia dar continuidade à construção de acessos no âmbito da supressão da passagem de nível de Rio de Galinhas, na Linha do Douro.

Quatro anos antes, em 2002, o empresário havia protocolado com a Câmara (à data presidida por Avelino Ferreira Torres) e com a Refer a cedência de corredores ao longo da Quinta do Souto, propriedade de Arnaldo Magalhães, para que se abrissem caminhos até novos arruamentos que iriam desembocar na passagem aérea sobre a linha férrea.

Mais tarde, o empresário acabaria por denunciar o protocolo, alegando que os seus interesses não foram devidamente defendidos.

O braço-de- ferro que entretanto se estabeleceu entre a Câmara e empresário acentuou-se com a entrada das máquinas na Quinta do Souto, alegadamente, à ordem da Câmara.

Entretanto o PS/Marco emitiu um comunicado denunciando a "falta de lucidez" do presidente da Câmara "relativamente ao que rodeia" e censurando os sucessivos recursos aos tribunais, "em que é sistematicamente derrotado". Para o PS, a actual situação do Marco assemelha-se ao Titanic, "com o comandante a dançar e a divertir-se, enquanto o barco se afunda irremediavelmente".

Esta notícia é cópia integral de uma notícia do JN.

Interessante que a sentença tenha sido lida na Quinta-Feira, como escrevemos aqui, e que só ontem é que o gabinete jurídico da Autarquia tenha tido "conhecimento". Este é mais um caso que a oposição já tinha alertado e questionado o executivo e que este preferiu a via do confronto judicial. Será que vamos ter mais um "recurso" na tentativa de adiar o pagamento da indemnização?

Comunicado do PS/Marco

O Gabinete de Comunicação e Imagem do Partido Socialista do Marco de Canaveses pede para divulgar o seguinte:

Fruto de uma acção continuada de delapidação do bem público, vivemos hoje uma situação calamitosa em termos de finanças autárquicas. Esta má gestão do município viu como consequência a implementação de um plano de reequilíbrio financeiro no valor de 45M€ e a decisão judicial de pagar 17M€ à concessionária Águas do Marco num processo de todo conhecido.
É um facto que a estratégia seguida até agora pelo PSD de colocar todos os difíceis dossiers em tribunal levou a que chegássemos a esta situação, a qual se agravou na passada semana com a decisão do tribunal em penalizar a Câmara Municipal a pagar uma indemnização ao empresário Arnaldo Magalhães, relativa à denúncia pelo executivo do protocolo celebrado no mandato de 2001/2005, relativo aos terrenos que foram cedidos para o desnivelamento da linha do Douro em Rio de Galinhas. Este valor deverá rondar os 2 a 3 M€. É de lamentar que o município esteja constantemente na barra dos tribunais e sobretudo saia de lá sistematicamente derrotado, resultado dos que preferem a via do confronto em vez do diálogo para a resolução de alguns problemas.
Tudo isto já é suficientemente trágico e triste, mas passa a roçar a sem-vergonha quando se contrata uma assessora jornalista pelo salário de 1.700,00€/mês, como decidido na última reunião de Câmara, cuja função será a de fazer propaganda ao presidente da Câmara com dinheiro de todos nós. É uma afronta a todos os marcoenses, em geral, e para os funcionários camarários em particular, a quem nesta época de dificuldades se pede contenção e rigor.
Após 1 ano de mandato autárquico o concelho vive sem Câmara Municipal e está à mercê das circunstâncias do momento e do PSD, para quem o único objectivo é a manutenção do poder a qualquer custo. Por seu lado, ao colocar os interesses partidários acima do bem público, o presidente da Câmara denota falta de lucidez relativamente ao que o rodeia e ao concelho que supostamente gere.
Entretanto, o Marco definha lenta e progressivamente por falta de rumo e de liderança, fazendo-nos lembrar a tragédia que atingiu o Titanic, com o comandante a dançar e a divertir-se, enquanto o barco se afundava irremediavelmente.
O PS denuncia a grave situação que se vive no Marco de Canaveses, repudia a partidarização que se verifica na Câmara Municipal por parte da maioria do PSD, exigindo transparência e coerência na gestão do município.

terça-feira, 19 de outubro de 2010

Somos todos burros?

Lendo o que é escrito em baixo a comentar a polémica sobre a agressão a um GNR e respectiva prisão do presidente da ADMarco09, presidente da assembleia de freguesia do Freixo e dirigente do PSD/Marco, parece que há uma equipa de assessores e outros elementos do partido do poder a tentar fazer-nos BURROS!
Alguém me explica como é que um juiz dá ordem de prisão a um cidadão sem ter havido agressão?
Se calhar é para continuar esta campanha que vamos ter uma nova assessora/jornalista...

O Marco perde 1.343.463€

A queda das transferências do Orçamento Geral do Estado de 2011 para os Municípios e Freguesias é de 9,14%. Tendo o Município passado de um valor de 14.501.813€ para 13.255.184€, ou seja menos 1.246.629€.

No caso do total das 31 Freguesias o valor passa de 1.126.929€ para 1.030.095€, ou seja menos 96.834€.

Antes que se culpe só o OGE proposto para o ano de 2011 é preciso ler a Lei n.º 2/2007 de 15 de Janeiro, e perceber que a capacidade do município conseguir atrair empresas e residentes que cumpram os seus deveres fiscais é determinante para que se tenha um valor da transferência do Orçamento Geral do Estado mais significativa. Simplificadamente, se não conseguirmos atrair empresas e residentes que gerem receita fiscal teremos menos transferências.

Artigo 19.º
Repartição de recursos públicos entre o Estado e os municípios

1 - A repartição dos recursos públicos entre o Estado e os municípios, tendo em vista atingir os objectivos de equilíbrio financeiro horizontal e vertical, é obtida através das seguintes formas de participação:

a) Uma subvenção geral determinada a partir do Fundo de Equilíbrio Financeiro (FEF) cujo valor é igual a 25,3% da média aritmética simples da receita proveniente dos impostos sobre o rendimento das pessoas singulares (IRS), IRC e sobre o valor acrescentado (IVA);
b) Uma subvenção específica determinada a partir do Fundo Social Municipal (FSM) cujo valor corresponde às despesas relativas às atribuições e competências transferidas da administração central para os municípios;
c) Uma participação variável de 5% no IRS, determinada nos termos do artigo 20.º, dos sujeitos passivos com domicílio fiscal na respectiva circunscrição territorial, calculada sobre a respectiva colecta líquida das deduções previstas no n.º 1 do artigo 78.º do Código do IRS.

Artigo 30.º
Fundo de Financiamento das Freguesias

As freguesias têm direito a uma participação nos impostos do Estado equivalente a 2,5% da média aritmética simples da receita do IRS, IRC e do IVA, nos termos referidos no n.º 2 do artigo 19.º, a qual constitui o Fundo de Financiamento das Freguesias (FFF).

Redução do número de freguesias

Por todo o país está em discussão este tema. No caso de Lisboa, que se pode ler aqui e aqui, a redução poderá ser de 53 para 27 freguesias.

E os Marcoenses o que pensam sobre a possibilidade da fusão de algumas das nossas freguesias? Ou vamos continuar a manter a totalidade das 31 freguesias? Qual o impacto que a existência de tantas freguesias no nosso concelho tem na qualidade dos serviços prestado aos Marcoenses?  Qual seria o impacto orçamental de uma possível redução no número das freguesias?

domingo, 17 de outubro de 2010

Fim de Semana Prolongado

Só teve dois dias, este fim-de-semana, mas foram dois dias longos e proveitosos. Teve coisas positivas e outras menos boas...

Positivo:
1. Sábado de manhã, visita a Várzea do Douro. Uma das freguesias mais isoladas, diria até desconhecidas, do concelho do Marco, Várzea do Douro pussui algumas coisas interessantes. Por exemplo o Porto Fluvial do Marco, um porto privado mas com condições fantásticas, como um mecanismo para tirar do Douro embarcações de grande porte. Acho que qui a minha condição de engenheiro falou mais alto... Uma freguesia que tem um enorme potencial, se à visão do seu empresariado e do presidente da Junta, juntarmos uma autarquia que saiba valorizar aquela parte do concelho.

2. Em Varzea do Douro, no Torrão e depois em Alpendorada, o sentimento que temos que acabar com o isolamento de tudo o que está a partir de Vila Boa do Bispo, que somos todos o mesmo Marco. Pessoas como José Oliveira, Agostinho Couto, Emilia Monteiro e Fernando Costa representam uma nova forma de pensar politicamente aquela área do concelho. Pessoas que amam as suas terras sem bairrismos bacocos.

3. Foi fim-de-semana de Bienal da Pedra e lá fui na sexta, no sábado e no domingo. Gostei da qualidade exposta, da vitalidade da indústria e da simpatia de quem trabalha.


Negativo:
1. Uma sessão sobre doenças profissionais relacionadas com o trabalho da pedra em que também participou um arquitecto de Lisboa que nos mostrou fotografias de edificios antigos e modernos em pedra! Como é que se entende que seja preciso vir um arquitecto de Lisboa que nem sequer dominava bem o computador à disposição, para nos mostrar fotografias sem sequer ter uma comunicação que ligasse o que estávamos a ver?

2. Não gostei de ouvir o sr. Presidente da Câmara dizer dezenas de vezes durante a sua longa comunicação nessa mesma sessão: "Baixo Concelho". O que é isto? Se existe o "baixo concelho", onde está o "alto concelho"? Não há ninguém em Alpendorada, Torrão, Favões que se insurja contra isto? Quando trataremos o Marco como um só?

3. Não fui no domingo à tarde à Bienal da Pedra para participar num comício do PSD... E fico por aqui porque quem lá esteve sabe do que falo.

4. Acho que já era altura de exigirmos todos mais e melhor! Não se entende realizar uma feira em pleno Outubro ao ar livre! O bom tempo foi uma sorte, mas só isso. Pôr uma série de barracas no meio de uma rua, com restaurantes a servir naquelas condições, com grupos escolhidos à pressa e com base no seu baixo custo, representa o grau-zero da exigência e respeito pelos marcoenses.


Mais um problema para o Município

O Marcoense como Nós apurou que na passada Quinta-Feira foi lida a sentença de um processo entre Arnaldo Magalhães e a Câmara Municipal de Marco de Canaveses em que  esta ficou condenada a pagar uma indemnização por causa de uns terrenos relativos à obra da REFER em Rio de Galinhas incluída nos melhoramentos das passagens de nível na linha do Douro até ao Marco.

Este caso remonta ao mandato de 2001 a 2005, portanto dos tempos em que a presidência era do CDS/PP, em que a Câmara protocolou a cedência dos mesmos para as referidas obras a troco de contrapartidas urbanísticas.

Vai se nomeado um perito por cada uma das partes para determinar o valor da indemnização.

De acordo com as nossas fontes esse valor poderá ser da ordem dos 3 a 4 milhões de euros.

Polémica sobre Fernado Alves dos Santos continua (III)

Neste últimos dias quer na blogsfera, quer em conversas fora dela, tenta-se fazer crer que eu afirmei que existiram agressões físicas de Fernando Alves dos Santos a um oficial da GNR e, por outro lado, que ele não tinha agredido ninguém e a razão da sua detenção teria sido outra.

É facilmente demonstrável que ambas as afirmações são falsas.

A primeira lendo o que eu escrevi. Nem com o esforço inglório do filho de Fernando Alves dos Santos se encontrou nada em que eu tenha afirmado que existiram agressões físicas. Primeiro porque não o disse e depois porque o dizer a propósito desta discussão seria irrelevante. Quem o afirmou foi, quanto eu saiba, só o Jornal de Notícias.

Dito isto pareceria que então não existem provas de agressão por parte de Fernando Alves dos Santos.

Mas na realidade , analisando-se com cuidado o comunicado da AD Marco09 temos várias passagens que devem ser analisadas: "As palavras trocadas entre os dois Presidentes dos Clubes, pessoas que se conhecem há longa data, foram momentos de alguma exaltação perfeitamente controlados e controláveis. Não houve agressões."

Não terão existido agressões físicas.  E agressões verbais poderão ter existido?

Chamo a atenção que uma agressão é: acto ou efeito de agredir, ataque violento, hostilidade ou provocação.  E agredir significa: atacar, assaltar, insultar, ofender, ferir, causar sensação desagradável ou incomodar.

Já no posto da GNR, e no comunicado poderemos ler que: "terá provocado reacções desajustadas e desnecessárias por parte dos envolvidos, que levaram à detenção do Presidente da Direcção da A.D. Marco 09, factos que serão tratados nos lugares adequados".

Mais uma vez mesmo que não tenham existido agressões físicas é fácil de perceber que existiram agressões de outro tipo.

Por fim ainda se pode ler que: "negou qualquer agressão ou vontade de tal aos elementos da GNR".

Mas estava-se a falar de agressão física ou outros  tipos de agressão?

Resumindo pedia que não me agredissem intelectualmente com o fim de me agredirem politicamente com  o intuito disfarçado de me calarem. Eu sei que sou incómodo e que tenho falado do que incomoda o poder, mas como já várias vezes foi dito aos interessados tenho 49 anos e não preciso que enviem recados por ninguém. Também não existe no Marco ninguém suficientemente horrendo para eu ter medo e calar-me.

Neste assunto continuo de qualquer modo a desejar a minha solidariedade para o homem Fernando Alves dos Santos que teve um dia mau e na sequência duma desnecessária discussão futebolística acabou por vir a ter problemas com a justiça.

sábado, 16 de outubro de 2010

A polémica sobre Fernando Alves dos Santos continua (II)

Caro Colega Engenheiro Nuno Santos
 
Não deve ter lido bem, nem percebido a ironia da minha resposta ao anónimo que intitulou o seu pai como pistoleiro.
 
Anónimo disse...
O pistoleiro para além de presidente da AD Marco09 é também dirigente do PSD Marco, presidente da Assembleia de Freguesia do Freixo e esteve ligado á arbitragem como juiz de linha. Temos sucessor do AFT.

Jorge Valdoleiros disse...
Caro anónimo das 13:21
Concordo consigo em tudo menos na palavra "pistoleiro" que acredito que foi colocada a mais.

Ele só deu duas opiniões. Uma que eu considerei de má criação, a segunda que compara o seu pai com AFT. Eu concordo que a atitude do seu pai naquele dia me fez lembrar atitudes muitos semelhantes às de AFT no passado. O futebol no Marco sempre teve esse cariz de aquecer excessivamente os ânimos.
 
Os outros factos, nomeadamente o facto de o seu pai pertencer ao PSD, não são opiniões que eu tenha de discordar ou concordar. Essa ligação entre o ADMarco09 e o PSD não foi realizada nunca por mim, mas por acaso  está, com ou sem intenção, a realizá-la quando assina os seus comentários na qualidade de militante da JSD.

Até aqui e partindo do princípio que saiba respeitar as opiniões de terceiros não vejo nada que justifique a sua afirmação:

"Você é um homem muito pequeno comparado com Fernando Santos, se de facto acredita nesta sua afirmação, pois ele não julga sem ouvir as duas partes".

Sobre ouvir as duas parte é interessante colocar a questão porque ficou muito mal que o pedido de divulgação da conferência de imprensa realizado pela AD Marco09 sobre este assunto, refira que "Esta conferência é de acesso exclusivo a associados do clube e à imprensa, devidamente credenciada."

Mal porque exclui os Marcoenses que de facto são os "donos" do Estádio Municipal, mal porque assim a AD Marco09 e o seu próprio pai se auto-excluíram de serem ouvidos ou questionados. Como director da AD Marco09 fica mal que agora venha dizer que eu deveria ter ouvido quem nos impediu de ir à conferência de imprensa. E se o seu pai tinha conhecimento da convocatória não é então a pessoa que queira ouvir as outras partes. 

Sobre o comentário onde diz:

"Você fala da assêmbleia municipal que lhe falaram nos parentes chegados do seu pai, neste caso está a mencionar o nome do meu pai, não de nenhum parente próximo, como tal sei bem de quem falo"

Tenho a dizer que existe uma grande diferença em eu ter criticado a atitude do seu pai identificando-o e explicando porquê. Estar pronto agora a discutir consigo as razões da minha opinião e se um dia tiver a oportunidade de o fazer o mesmo com o seu pai. Estar disponível mentalmente a pedir desculpa de algo que venha a verificar que tenha sido menos correcto. Ao contrário na agressão verbal que eu e os meus familiares fomos alvo, não foi identificado o alvo, o motivo ou as razões. A pessoa não tem carácter para pública ou em privado me enfrentar como eu estou a fazê-lo consigo. E não acredito que alguma vez me seja pedida desculpa mesmo que preto no branco esteja já provado que eu nunca escrevi nada sobre a esposa do dito senhor. Ou não é verdade?

Mas respeito que toda a situação pela qual o seu pai passou o terá afectado como filho e pessoalmente ambos terão a minha solidariedade. Não digo com isto que ilibe a atitude do seu pai.
 
Sobre a minha afirmação em que disse:

"Claro que tenho de distinguir a formação que a AD Marco09 dará aos escalões de formação do mau exemplo dado no fim de semana pelo, ainda, presidente do clube.

Mais uma razão para que este se afaste do clube está no "facto" de com a sua atitude estar a dar um péssimo exemplo aos miudos."

E que criticou dizendo:

"Na próxima vez que tentar pedir, ou sugerir, a demissão de alguém sem conhecer factos pense duas vezes se realmente quer estar no mundo da politica, como dá a entender estar e faça-o de forma honesta e não veja as cores do seu partido de um modo cego."
 
É tão fácil perceber as minhas razões porque os factos indiscutíveis é que a atitude do seu pai foram alvo de divulgação mediática por um dos líderes da imprensa escrita, Jornal Notícias, que atingiram de certeza muitos mais leitores que todos os blogs juntos do Marco. Isto é um facto.

Afinal o seu pai e eu tínhamos a mesma opinião, ou não é verdade?

Depois não traga outra vez para aqui uma guerra partidária e depois venha afirmar que fui eu que a trouxe. Eu não fico cego com nenhuma cor do espectro partidário, já o provei no meu quase meio século de vida isso mesmo. Até já fui um eleito autarca em coligação com o seu partido, portanto não me confunda com outros "cegos da política".

Sobre o facto de eu ter dito que:

"De facto Fernando Alves não foi responsável pela ressureição de nenhum clube. O FC Marco já era, e por culpa da má gestão e de atitudes de alguns que foram afastando muita gente do clube.

A AD Marco09 é outro clube, que em comum tem ser um clube do Marco, de utilizar o mesmo Estádio, e pelo vistos de ter também herdado alguns dos maus costumes do FC Marco.

Nunca senti nenhum orgulho de ser identificado com Presidentes que davam pontapés em cadeiras, mas temos que reconhecer que o actual "presidente da treta", alegadamente, terá ultrapassado com a sua atitude os maus comportamentos anteriores.

Sobre os "iluminados" do Marco que navegam na internet e fazem comentário em blogs, acredite que o fazem porque consideram que é importante abrir os olhos dos Marcoenses, ou considera que é melhor apoiar a atitude tomada por esse "presidente da treta".

Já agora esses "iluminados" trabalham e contribuem com os seus impostos para que, por exemplo, o seu "presidente de treta" possa utilizar um Estádio Municipal que foi pago com o dinheiro desses impostos."

Onde depois afirma que:

"Maus costumes não temos, leia o mapa de castigos da AFP e alem disso temos Técnico Oficial de Contas não devendo nada a niguém, que é algo inédito aqui no Marco".

O único mau costume que a AD Marco09 herdou foi este tipo de atitudes que eram usuais no FCM do tempo de AFT e que apareceram agora. Pode parecer que não é nada para si, mas tenho o direito de ter uma opinião formada após ter ouvido e lido as várias versões dos factos de quem esteve disponível para as dar. O colega Nuno Santos agora mostrou a sua indignação mas como testemunha ainda não respondeu às perguntas que lhe fiz ou deu a sua versão do que se passou.

Agora de uma coisa é que a AD Marco09 já não se livra é de após a divulgação desta notícia a nível nacional todas as pessoas que me falaram sobre o assunto até confundiram o seu pai com um anterior presidente (o que eu esclareci). E não me pode culpar de nada, não pode culpar mais ninguém a não ser o seu próprio pai, mesmo que não tenha sido essa obviamente a sua intenção. Ou pode?

Depois diz que:

"E está enganado, quem ergueu o clube e fez dele o que é foi Fernando Alves Santos".

Esta afirmação sua não a percebi e se tivesse lido todo o contexto com calma perceberia que foi mesmo isso que eu disse. O FCMarco acabou, a ADMarco09 é outra instituição. Estou certo ou não?

Ainda disse que:

Quanto a "Presidente da treta", uma vez mais peço-lhe para ter boas maneiras e educação que certamente teve dos seus pais e com a sua idade já não se justificam este tipo de comportamentos com "Deixa lá, é jóvem..."

Se mais uma vez tivesse lido todos os comentários e percebido o contexto talvez entendesse que a minha utilização de "Presidente da treta" (entre aspas) não era para ofender o seu pai.

Um anónimo utilizou esse termo sem aspas para referir-se ao seu pai. Mais tarde outro anónimo, muitos comentários depois, disse:

"É pena esse "presidente da treta" ter sido o responsável pela ressurreição do clube, quando mais ninguém teve a capacidade de o fazer. E também existem os "iluminados" do Marco que sabem navegar na internet e fazer comentários em blogs, sem dedicarem o seu precioso tempo a fazerem algo de útil, quando é tão mais fácil criticar o trabalho dos outros."

E foi só na resposta a este último post e entre aspas é que me referi ao termo "presidente da treta", e já agora também aos "iluminados". Eu não vi nada de errado pois treta significa: destreza na luta, astúcia, lábia, léria ou ainda coisas sem importância. Ainda por cima a utilização das aspas, em ambos os casos, era para assinalar a utilização irónica da palavra. Não para o seu pai, mas para o leitor anterior.

Como filho e numa leitura apressada percebo que possa ter considerado que insultei o seu pai. Mesmo não percebendo qual seria o insulto quero deixar ficar bem claro que não era essa a intenção e que se mesmo assim considera que o insultei peço as minhas desculpas a si e ao seu pai. Tal como diz a educação que me deram e a minha idade ensinaram-me a inutilidade da utilização dos insultos.

Espero que a minha posição tenha ficado esclarecida, mas se não for o caso estou ao seu dispor. Mas aproveito para dizer-lhe que as perguntas que lhe fiz ficaram sem resposta.

A polémica sobre Fernando Alves dos Santos continua (I)

Aqui no blog Marco 2009 fui interpelado por Nuno Santos, da Direcção da AD Marco09 e da Juventude Social Democrata, e (como mais tarde vim a saber) filho de Fernando Alves dos Santos, no dia 14 de Outubro pela 21:39:

Realmente concordo com o anónimo e já que ninguém lhe responde, respondo-lhe eu.

O sr. Jorge Valdoleiros tomou em mão uma verdadeira caça ao Homem aqui:


Onde se podem ler verdadeiras tentativas frustradas de um agastamento de imagem de Fernando Alves Santos, que o sr claramente não conhece, sobre uma situação que não presenciou e que nem provas tem.
No entanto eu estive presente e sei o que vi.
Um pouco de bom senso ficava-lhe bem e deixe de usar tudo como carne para canhão.

Nuno Filipe Gomes dos Santos
Direcção AD. Marco 09
Juventude Social Democrata

Eu também no Marco 2009 respondi-lhe nos seguintes termos, no dia seguinte às 22:03:

Caro Nuno Santos

Estive a rever o post acima e deixe-me esclarecer várias coisas.

Primeiro, se ler bem o referido post e os comentários realizados por mim nunca me referi à qualquer ligação de Fernando Santos ao PSD, e até defendi que a AD Marco09 não poderia ser responsável por uma posição infeliz do seu Presidente. Obviamente que tenho direito a ter a minha opinião sobre os factos que são públicos.

Segundo, se estivesse atento perceberia que o post é uma cópia na integra da notícia do JN.

Terceiro se testemunhou todos os acontecimentos poderia dar já o seu testemunho e explicar onde o JN, eu ou os outros comentadores desse post faltaram á verdade. Pois mais uma vez não está a ser suficientemente explicito onde se está a ser injusto com a pessoa pública que é Fernando Alves dos Santos.

Quarto, não tenho que conhecer Fernando Alves dos Santos pessoalmente para comentar um acto público realizado por uma pessoa pública, mas mais uma vez se eu errei em algum facto digam-me que eu corrijo. Existiu ou não a notícia do JN? Existiu ou não agressão? FAS passou ou não a noite detido? Se me enviar a sua opinião sobre este assunto terei muito gosto de a publicar. Recordo mais uma vez que não é a pessoa que critiquei mas a atitude de uma figura pública Marcoense . Muitos militantes do PSD não atacaram igualmente e do mesmo modo atitude idênticas de outras figuras públicas? Ou estes últimos por não serem militantes do PSD merecem unicamente um tratamento de cidadãos de segunda? Não foi a JSD que teve nas últimas eleições um cartaz altamente infeliz que atacou de um modo sórdido um adversário político?

Quinto, sobre o meu bom senso posso dizer-lhe que como todos tenho direito de, quando em vez, cair no ridículo de o perder, mas não terá sido nesta questão. Normalmente sou uma pessoa sensata mas que se não intimida facilmente.

Sexto, pelo bem do Marco e dos Marcoenses prometo-lhe que tudo o que puder usar para que o Marco possa ser visto por esses País fora como um Terra honrada, eu vou utilizar. Se considera esta atitude "usar tudo como carne para canhão", e isso o incomoda, vou dar-lhe um conselho de amigo: Fuja da política pois quem se mete na política mais tarde ou mais cedo acaba por ser usado como "carne para canhão". Como será que eu me senti quando alguém responsável do seu partido na última Assembleia Municipal e em directo na Rádio Marcoense se referiu aos familiares próximos do meu pai como tendo escrito "invenções" e "até atingindo pessoas mais próximas da minha (sua) família".

Por último dou-lhe os parabéns por ao contrário de muitos ter dado a cara, pelo que logo à partida merece todo o meu respeito apesar de discordarmos sobre os factos acima.

Em resposta Nuno Santos, ainda no Marco 2009, afirma em 16 de Outubro de 2010 às 1:05:

Peço-lhe então que leia os comentários que supostamente terão sido redigidos por si nesse mesmo post.

Mas de qualquer modo avivo-lhe a memória:

Anónimo disse...
O pistoleiro para além de presidente da AD Marco09 é tambem dirigente do PSD Marco, presidente da Assembleia de Freguesia do Freixo e esteve ligado á arbitragem como juiz de linha. Temos sucessor do AFT.

Jorge Valdoleiros disse...
Caro anónimo das 13:21

Concordo consigo em tudo menos na palavra "pistoleiro" que acredito que foi colocada a mais.

Você é um homem muito pequeno comparado com Fernando Santos, se de facto acredita nesta sua afirmação, pois ele não julga sem ouvir as duas partes.

Você fala da assêmbleia municipal que lhe falaram nos parentes chegados do seu pai, neste caso está a mencionar o nome do meu pai, não de nenhum parente próximo, como tal sei bem de quem falo.

Jorge Valdoleiros disse...
Claro que tenho de distinguir a formação que a AD Marco09 dará aos escalões de formação do mau exemplo dado no fim de semana pelo, ainda, presidente do clube.

Mais uma razão para que este se afaste do clube está no "facto" de com a sua atitude estar a dar um péssimo exemplo aos miúdos.

22 DE SETEMBRO DE 2010 15:24

Na próxima vez que tentar pedir, ou sugerir, a demissão de alguém sem conhecer factos pense duas vezes se realmente quer estar no mundo da politica, como dá a entender estar e faça-o de forma honesta e não veja as cores do seu partido de um modo cego.

Jorge Valdoleiros disse...
Caro jovem Marcoense

De facto Fernando Alves não foi responsável pela ressureição de nenhum clube. O FC Marco já era, e por culpa da má gestão e de atitudes de alguns que foram afastando muita gente do clube.

A AD Marco09 é outro clube, que em comum tem ser um clube do Marco, de utilizar o mesmo Estádio, e pelo vistos de ter também herdado alguns dos maus costumes do FC Marco.

Nunca senti nenhum orgulho de ser identificado com Presidentes que davam pontapés em cadeiras, mas temos que reconhecer que o actual "presidente da treta", alegadamente, terá ultrapassado com a sua atitude os maus comportamentos anteriores.

Sobre os "iluminados" do Marco que navegam na internet e fazem comentário em blogs, acredite que o fazem porque consideram que é importante abrir os olhos dos Marcoenses, ou considera que é melhor apoiar a atitude tomada por esse "presidente da treta".

Já agora esses "iluminados" trabalham e contribuem com os seus impostos para que, por exemplo, o seu "presidente de treta" possa utilizar um Estádio Municipal que foi pago com o dinheiro desses impostos.

23 DE SETEMBRO DE 2010 23:52

Maus costumes não temos, leia o mapa de castigos da AFP e alem disso temos Técnico Oficial de Contas não devendo nada a niguém, que é algo inédito aqui no Marco.
E está enganado, quem ergueu o clube e fez dele o que é foi Fernando Alves Santos.
Quanto a "Presidente da treta", uma vez mais peço-lhe para ter boas maneiras e educação que certamente teve dos seus pais e com a sua idade já não se justificam este tipo de comportamentos com "Deixa lá, é jóvem..."

Eng. Nuno Filipe Gomes dos Santos
Direcção AD. Marco 09
Juventude Social Democrata

sexta-feira, 15 de outubro de 2010

Ranking 2010 das Escolas

A Escola Básica de Alpendurada é a mais bem colocada das escolas do Concelho de Marco de Canaveses na posição 356º. Ainda que seja um posto modesto no ranking nacional é de assinalar a evolução muito positiva realizada nos últimos anos, posições 728º, 763º, 395º e agora 356º.

Muito piores estão as restantes escolas com a posição 923º da EB de Toutosa, 963º da Esc. Sec. de Marco de Canaveses, 1059º da EB Sande , 1071º da EB de Marco de Canaveses e 1144 da Esc. Sec. de Alpendurada.

Maus resultados se percebermos que este ranking conta com 1295 escolas.

Por muito que queira dar boas notícias e tentar não criticar as várias políticas de desenvolvimento do nosso concelho os factos são estes. Assim, não posso mais uma vez deixar de apontar o dedo aos responsáveis políticos.

Não observo políticas concretas que solucionem os muitos problemas do nosso concelho. Todos os dias os poucos recursos financeiros são desviados para "maus investimentos". No caso concreto da política educativa não vejo que professores, pais e sobretudos as nossas crianças tenham os apoios necessários para ultrapassarem as dificuldades evidentes que estes resultados demonstram.

Até que ponto é que o Marcoenses aceitam ter maus (ou inexistentes) serviços de distribuição de água, de saneamento, de recolha do lixo, de apoio à criação de emprego ou de educação?

Porque é que o executivo camarário não escolhe para suas bandeiras, a saúde pública, o emprego e sobretudo a educação?

O teste da banheira

Durante a visita a um hospital psiquiátrico, um famoso político da nossa Terra perguntou ao director:

- Qual é o critério que usam para decidirem que alguém precisa de ser internado aqui?

- É simples - respondeu o director, e prosseguiu:

- Enchemos uma banheira de água e oferecemos ao doente uma colher, um copo e um balde e depois pedimos-lhe que a esvazie. De acordo com a forma como ele decida realizar a missão, nós decidimos se o hospitalizamos ou não.

- Entendi - disse o político -, uma pessoa normal usaria o balde, que é maior que o copo e a colher.

- Não - respondeu o director - uma pessoa normal tiraria a tampa do ralo. O que é que o senhor prefere? Quarto particular ou enfermaria?

Dedicado a TODOS que continuam a escolher o BALDE...