O impacto financeiro também se poderá sentir em algumas despesas em aquisições de bens e serviços que são muito dependentes das instalações que as cinco Freguesias ocupam, tais como despesas em limpeza, material de escritório, ferramentas e utensílios, electricidade, comunicações, seguros, assistência técnica, entre outros. Mais uma vez realizar um estudo sem ter acesso aos orçamentos em concreto é muito difícil, mas pela minha experiência empresarial e pela comparação com os orçamentos de outras Freguesias equivalentes em dimensão, será perfeitamente plausível que cada uma destas Freguesias gaste entre 10.000 a 20.000 euros neste tipo de despesas. Mesmo que os gastos da “nova” Freguesia atingissem os 30.000 euros teríamos uma poupança de mais de 40.000 euros.
Se juntarmos a isto a partilha e a melhor gestão dos recursos e equipamentos existentes teremos mais uma vez uma redução da despesa e sobretudo uma capacidade de prestar mais e melhores serviços aos utentes.
Claro que tudo isto depende em muita da capacidade de gestão de quem lidere a Freguesia, mas esta decisão cabe unicamente aos eleitores que ao utilizar no dia da eleição o seu direito de voto tem de entender que são os últimos responsáveis pelo sucesso ou não da gestão da autarquia.
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