quarta-feira, 8 de junho de 2011

Francisco Assis tem o meu apoio

Hoje, como se pode ler aqui e aqui, Francisco Assis anunciou a sua candidatura a secretário-geral do PS.

Eu já decidi e vou dar-lhe todo o meu apoio por causa do seu curriculum político, do seu valor como pessoa e principalmente pelo apoio que sempre deu a Marco de Canaveses.

11 comentários:

  1. Uma nova era chegou, para o P.S e para todos nós Portugueses, sem duvída nehuma que Francisco Assis é o candidato mais qualificado para ser o novo secretário geral do P.S.
    Vou votar nele.

    ResponderEliminar
  2. Força Francisco Assis.Os marcoenses não podem nem devem ignorar as suas origens.Estamos consigo!!!
    atmo

    ResponderEliminar
  3. sou militante, mas penso que o Antonio josé seguro consegue mais apoios do que o Assis, senão vejamos o leque de apoios que o A J Seguro ja tem, e vejamos os resultados no distrito do Porto em que à vinte anos o PSD não ganhava, e o Assis foi o cabeça de lista, muita coisa para discutir nos proximos capitulos, e nõs no marco, perdemos 13 freguesias e não vejo ninguem a reagir a estes maus resultados, será que esta tudo bem, é isto que queremos para o futuro do marco, onde estão as bases do partido local, vamos ficar acomudados até meados de 2013 torcer,depois digam que o culpado dos maus resultados é o voto util(Ferreira Torres) a ver vamos.

    ResponderEliminar
  4. Caro anónimo e militante do PS

    Primeira questão que coloca é sobre os apoios de AJS e os de FA.

    A minha escolha não tem a ver com quem apoia um e outro. Depois considero que ambos poderão realizar um bom lugar como secretário-geral, e se hoje podem ser concorrentes a um lugar de certeza que amanhã estarão a trabalhar em conjunto.

    Mas a termos que escolher, ainda que seja uma escolha difícil, eu pessoalmente prefiro FA.

    Não me esqueci do que fez em Amarante como Presidente da Câmara, do seu trabalho na Europa e na Assembleia da República. Por fim considero que é um amigo do Marco. Não estou com isto a criticar AJS.

    ...

    ResponderEliminar
  5. Caro anónimo e militante do PS

    Sobre a questão dos resultados no Porto e no Marco, é preciso também comparar com os resultados a nível nacional e em Braga, onde AJS era cabeça de lista.

    E não surprendentemente as quedas (em percentagem são equivalentes), respectivamente 23%, 22%, 23% e 21%.

    Considera que com estes valores tão semelhantes é justo responsabilizar FA ou AJS, os socialistas do Marco ou quem quer que seja, além do próprio desgate do governo provocado pela crise?

    José Sócrates já assumiu por inteiro a responsabilidade, mas eu só de opinião que a responsabilidade também deve ser repartida igualmente por todos os socialistas por não terem tido capacidade de explicar as razões desse desgaste.

    Obviamente não sou contra que cada faça a sua reflexão e para já existe a escolha de um secretário-geral, e após essa escolha cada um avaliará a necessidade ou não de qualquer outra alteração.

    Mas eu defendo que os mandatos sejam cumpridos e na devida altura se realize a sua avaliação.

    ResponderEliminar
  6. Caro Anónimo das 16:55

    O eleitorado do concelho do Marco não poderia fugir à intoxicação da fortíssima campanha dos mass-média,que apoiaram Passos Coelho e o seu PSD.
    Para quem esteve atento à evolução da campanha,acompanhando o seu dia a dia pela Comunicação Social(TVI e SIC,em especial e emissoras de rádio (TSF),ou ainda pela imprensa escrita (Público e Expresso),terá tido a total percepção,que a máquina da Comunicação Social pró-PSD estava bem $oleada$.
    Como saberá todos aqueles meios de Comunicação Social são privados,logo ao serviço dos homens do Capital.
    Acresce ainda,que necessitavam de mostrar serviço aos seus tutores,afiando o dente para a privatização dum dos canais da RTP.
    Em especial,Moniz e a sua excelentíssima esposa,a tal Manuela,nunca perdoaram a Sócrates a sua influência para acabar com aquele telejornal da Manuela,à sexta-feira,que mais não passava dum chorrilho de ataques populistas a Sócrates,para tentar obter um protagonismo bacoco.E Moniz,no próprio dia das eleições aproveitou bem a deixa.
    Até Marcelo,apesar de professor catedrático,esqueceu a Ética e na sua verborreia habitual,usou sem pudor algum,as câmaras da TVI,no seu habitual programa das sextas-feiras,para fazer campanha eleitoral em prol de Passos Coelho.
    Recordo-lhe ainda,que também o nosso conterrâneo Belmiro de Azevedo não deixou os seus créditos de capitalista e grande empresário por mãos alheias e saiu à praça pública a defender Passos Coelho e a condenar Sócrates,logo ele,Belmiro,o tal que há anos atrás ameaçou deslocalizar a sede das suas empresas para Espanha,onde teria maiores benefícios fiscais e tudo por Sócrates ter ameaçado taxar mais os lucros das grandes empresas.Ainda o tal,que pela sua terra natal nada de notório tem feito,a não ser negócios do seu interesse.
    E não me alongo mais,meu caro anónimo.Termino dizendo-lhe,que na minha opinião os Portugueses há muito andavam saudosos do chicote,daí que não tenha ficado surpreendido com os resultados do PS,quer a nível nacional,quer a nível local.
    O futuro é já aí e nada que possa acontecer de mau para os mais desfavorecidos,para os trabalhadores,para os doentes,para os idosos,me fará espanto.

    Cumprimentos
    Miguel Fontes

    ResponderEliminar
  7. Caro Anónimo das 16:55

    Já quanto às opções de escolha para Secretário Geral do P.S.,entre os camaradas Francisco Assis e António José Seguro,na minha humilde opinião,pecam por prematuras.
    No meu entendimento,deveremos previamente conhecer os seus programas,os seus projectos e só então decidir em consciência,sem simpatias bairristas,mas sintonizados,sim,com aquele que nos parecer pela sua atitude,pelo seu activismo,pelo seu projecto programático,como o mais capaz.
    Diria mais,bom seria,que outras figuras prestigiadas das fileiras do P.S.,surgissem na luta pelo mais alto cargo representativo dentro do partido.
    É preciso refundar e renovar o P.S.,torná-lo efectivamente um partido da Esquerda Moderna de modo a retirar-lhe alguns dos estigmas,que os partidos da Direita Neo-liberal, oportunisticamente lhe lançaram,gerando na população menos erudita,medos e suspeições sobre a filosofia política defendida pelo P.S. de Mário Soares.
    Desde apelidarem os filiados e simpatizantes do P.S. de mações(mesmo que desconheçam o seu significado)até ateus,de oportunistas só interessados em apoderarem-se dos bens privados por "impostas" estatizações até aos que delapidaram e gastaram à tripa forra os dinheiros públicos,de "boys e girls" só preocupados em garantir mordomias e subvenções vitalícias,tudo tem servido nesta ignominiosa campanha da Direita Neoliberal,para denegrir o passado e o presente da obra do P.S. em prol dum Povo que beneficia hoje do acesso ao Ensino com 12 anos de escolaridade gratuita,do acesso a serviços de Saude modernos,praticamente gratuitos,da Segurança Social na doença,na invalidez,na velhice,no desemprego,etc..
    Estou certo que estará no geral de acordo comigo.
    Quanto à "bicada",que deixa no ar,aos actuais responsáveis pelo P.S.concelhio,levanto-lhe muitas reservas.
    Democraticamente o meu amigo anónimo tem todo o direito de opinar,mas como socialista dir-lhe-ei,que o local certo para essas críticas é a sede do partido,ou em alternativa o contacto pessoal,que poderá e deverá ter com os representantes concelhios,o vereador e,ou os deputados municipais do Partido Socialista.
    Estou certo que quaisquer dessas personalidades lhe agradecerão o seu contributo para melhorar o P.S.,seja a nível local,seja a nível nacional.
    Termino,recordando-lhe uma célebre frase,dum não menos célebre presidente dos USA,John Kennedy,que durante a crise vivida no seu mandato e perante as inúmeras queixas dos seus concidadãos,os questionou "Não me perguntem o que pode a América fazer por vocês,mas digam-me o que podem vocês fazer pela América".

    Cumprimentos
    Miguel Fontes

    ResponderEliminar
  8. Tudo serve para justificar a derrota... Agora é a vez dos media... Meu caro Miguel Fontes, o problema não foram os media, foi Socrates que levou portugal à Bancarrota!
    Problema não foi a Sic ou a TVI. Foi ter terminado com o abono de familia, ter mentido, não ter chamado o FMI quando era necessário...
    Enfim, o culpado foi Sócrates e foi julgado pelo Povo!
    Perdeu, paciencia! Que desta vez valha a pena!

    ResponderEliminar
  9. Caro Miguel Santos

    Uns pequenos reparos.

    Os resultados das eleições são justificados por muitos factos dos quais uns terão tido maior ou menor impacto. A cobertura mediática deve ser importante pois todos os partidos se preocuparam com ela, senão teriam estado ausentes das TV's, das rádios e dos jornais. Não lhe parece?

    Na opinião de muita gente esta campanha terá tido uma cobertura muito mais favorável a alguns partidos do que outros. No passado a mesma situação já terá ocorrido com outros benficiados e as críticas vinham de outros lados.

    Sejamos realistas por de uma campanha existem interesses económicos nem que sejam da luta pelas audiências.

    Depois tem de ser correcto e perceber que a responsabilidade de Portugal estar numa situação financeira díficil, quase de incumprimento das obrigações financeiras, é devido a muitos anos de governos que gastavam mais do que tinham (os déficites públicos são de há dezenas de anos), de todos nós que gastamos mais do que podiamos (e os governos tem uma culpa muito limitada nisso), e de uma crise financeira muito mal gerida pela UE e pelo BCE que piorou muito mais a crise que se arrasta desde meados de 2008.

    O termo bancarrota não é o mais correcto pois apesar de tudo os activos que o Estado Português tem serão mais altos que a dívida pública. Mas esta parte da discussão não é a mais importante porque bancarrota ou outro termo qualquer representam sempre uma situação mutio difícil para o país.

    Não percebi a referência ao abono de família pois essa medida é o tipo de medidas, que FMI, UE, BCE e os partidos que "ganharam" as eleiçoes, defendem para se resolver o problemas da "bancarrota".

    Ou será que o Miguel Santos é um daqueles "patos", desculpe queira dizer eleitores, que votaran PSD acreditando que estas medidas de cortes em apoios sociais não vão continuar e até aumentar.

    Sobre mentir, também não percebi. Existem deputados da AR, Tribunal de Contas, Banco de Portugal, BCE e outros organismos Europeus com a repsonsabilidade de verificarem as contas. O que pensa que são aquelas sessões de aprovação das Contas do Estado?

    Nunca antes ouve tanta informação disponível na Web para se consultar sobre a situação do país. E afinal esteve cá a "troika" e não encontrou esqueletos. Em concreto onde é que JS mentiu?

    Gostava em concreto de perceber porque era necessário chamar o FMI mais cedo. Afinal quais eram os dados que apontavam para isso? Ainda sou daqueles que estou curioso de perceber qual vai ser o benefício dessa chamada.

    Até ver, vai chegar dinheiro emprestado para pagar os emprêstimos que estavam a vencer. Os juros da dívida no Mercado continuam a subir, mesmo depois das eleições. A receita não funcionou nem na Grécia, nem na Irlanda.

    O Reino Unido que está sujeito a uma política semelhante também não está a ter resultados.

    Aguardam-se más notícias para a Espanha, Bélgica, Itália, entre outros países.

    A derrota do partido do governo não foi só em Portugal. Espanha e na Itália passou-se o mesmo muito recentemente. No Reino Unido já se tinha passado. E até na Alemanha a Merkel tem vindo a perder todas as eleições. E podiamos continuar a falar noutro países da Europa.

    Agora o Povo tem todo o direito de legitimar por eleições outro(s) partido(s) para que estes possam constituir governo. Mas isso não é uma prova que este governo estava errado, é unicamente o desejo legítimo que o povo quer outra política.

    Não estou tão certo como o Miguel Santos é que o Povo desta vez tenha acertado. Afinal na sua opinião o mesmo Povo errrou nas últimas duas vezes.

    O que aconteceu

    ResponderEliminar
  10. No seguimento do comentário do Jorge Valdoleiros,eu diria que o Povo,agora teve melhores "professores",deixou de ser burro,para passar a ser competente e consciencializado na sua escolha eleitoral.
    Se o Miguel Santos acredita e se sente feliz em ser um sebastianista,quem serei eu para o tirar de tal sonho?
    As razões da crise em Portugal estão bem explicadas,diz por outras palavras o Miguel Santos,foi o Sócrates o único culpado.
    A aprovação,pela abstenção do PSD,de documentos de enorme responsabilidade como os Orçamentos de 2010 e 2011,os PEC´s I,II e III,pelos quais se geriu o país durante estes dois anos,ajudaram e muito a chegar à actual crise.
    Pelos vistos,o PSD não teve responsabilidades na matéria.Limitou-se a assobiar para o lado,não foi,caro Miguel Santos?
    É claro,foi tudo só por culpa do Sócrates.

    ResponderEliminar
  11. Caro amigo

    Realmente refere um facto de que muita gente não se quer recordar.

    É que todas as "más" medidas tomadas neste último mandato de José Sócrates foram possíveis porque a oposição o permitiu. O PS estava em minoria no parlamento.

    Recordo que a crise política que levou à convocação das eleiçoes foi porque a oposição em bloco não concordava com as medidas do PEC IV. No caso particular do PSD porque estas não eram duras suficientemente.

    As eleições foram claras e deram legitimidade ao PSD e ao CDS para governarem com MAIORIA e implementarem o plano da troika e até ir mais longe conforme PPC defende.

    Assim o erro de José Sócrates foi não ter apertado suficientemente o cinto aos Portugueses!

    Esperemos as cenas dos próximos capítulos para ver o que nos espera e como vão reagir os muitos "Miguel Santos" deste país que pensam que os 78 mil milhões são para nós gastarmos nas mesmas políticas dos anos 80 e 90.

    ResponderEliminar