sexta-feira, 24 de junho de 2011

Os melhores entre os melhores (IV)

Nuno Crato, é mais um “independente” neste governo, que fica responsável pela pasta da Educação.

É o mais velho dos ministros, um dos mais mediáticos por aparecer em diversos programas televisivos, economista e matemático (felizmente não é mais um licenciado em Direito, esses são fáceis de encontrar nas fileiras dos partidos) e é mais um professor universitário a equilibrar as fracas qualificações de alguns elementos do governo.

Crítico do facilitismo que impera Educação Portuguesa desconheço qual será a sua opinião sobre a facilidade com que alguns seus dos colegas de governo terão obtido as suas licenciaturas.

Para cumprir as medidas inscritas no memorando de entendimento, Nuno Crato vai ter de poupar 195 milhões de euros na área da Educação, pode ler aqui. E interessante é se terá capacidade de resolver a difícil equação de equilibrar as muitas promessas realizadas aos interesses privados na Educação, estes cortes e o direito a TODOS terem acesso à Educação.

Mais difícil será cortar nos muitos direitos adquiridos ao longo dos anos por MUITOS (não digo só docentes propositadamente) sem provocar descontentamento generalizado nas escolas portuguesas.

2 comentários:

  1. Santana Castilho esteve próximo de PPC, chegando a ser noticiado que o mesmo poderia ficar com a pasta da Educação, rumor que não se confirmou. Recomendo a leitura de um artigo que o mesmo assina, no Público, edição de 22/06/11 com o titulo "Passos e Crato: factos e expectativas".
    Isto só agora começou e , a ser verdade, nem todos conheciam "essa" verdade!

    ResponderEliminar
  2. Caro António Ferreira

    Santana Castilho foi o mentor do projecto para a Educação do programa de Passos Coelho.
    Entretanto tiveram uma pequena discórdia,depois da comissão política do PSD,não ter aceite a totalidade das ideias de Santana Castilho,expostas naquele projecto programático.
    Perante tal,Santana Castilho confrontou-o então publicamente(numa sessão da campanha eleitoral de Passos para estudantes universitários em Lisboa),tendo Passos,então afirmado publicamente nessa mesma sessão,que iria rever a decisão da sua comissão política,prometendo manter as linhas gerais do autor do programa para a Educação,Prof.Santana Castilho.
    Mais uma diatribe de Passos,o Homem,o Político,monopolista da "Verdade",por contraponto com o tão vilipendiado Sócrates.
    Não sei se o meu comentário poderá servir para melhor esclarecimento do teor do artigo do Público,pois ainda não tive oportunidade de consultar aquele jornal.

    Cumprimentos
    Miguel Fontes

    ResponderEliminar