segunda-feira, 20 de junho de 2011

Eleições à distância

As eleições legislativas de 2011 foram as primeiras em 18 anos em que não participei. Aquele que é, normalmente, um dia muito bonito, foi vivido com quase indiferença a milhares de quilómetros. E se não fosse uma chamada de Portugal bem na hora de saber os resultados finais, tinha passado mesmo ao lado, por conta da diferença horária e de um resultado mais ou menos antecipado.
O país sentia uma vontade irreprimível de encontrar e punir um responsável. Já o tinha encontrado há muito e puni-lo era só uma questão de tempo e oportunidade.
O PS perdeu, também, porque não soube nem pôde renovar-se, aliás precisou cometer os mesmos erros do passado como se também estas práticas precisassem de ir a sufrágio. Por estas práticas refiro-me ao método de escolha de deputados e à própria organização interna. Tudo isso perdeu e abriu oportunidade de mudar. Saibamos todos aprender.
É engraçado que o PS não tenha tido tempo de analisar os resultados, até porque não há muito que analisar..., já que esta análise veio a par com eleições internas. Sócrates demitiu-se e logo se abriu outra discussão, para mim mais produtiva do que a cansativa e desgastante busca de responsáveis pela derrota.
Assis e Seguro são dois bons nomes. Qualquer um deles estará em condições de, daqui a quatro anos, chegar a Primeiro-Ministro, mas Francisco Assis é, para mim, o líder de oposição ideal. Mais do que razões do foro da emoção, pela proximidade geográfica, liga-me a Assis uma disponibilidade para o combate que Seguro (quase) nunca teve. Assis vai a todas, como já ouvi dizer, mas vai a todas com carácter e peito aberto. Leva com as consequência (às vezes literalmente), da sua atitude na vida e na política, o que me agrada muito mais do que a atitude táctica e cuidadosa de quem deixa os outros cair para depois querer aparecer como a solução para um problema para o qual não contribuiu mas que não ajudou a combater.


20 comentários:

  1. Caro Jaime em alguns pontos tem razão, quanto à mudança, o que o sr. não se referiu foi também à mudança que as estruturas locais tem que ter onde o sr faz parte, e então esta na hora de o Partido tomar um rumo com objectivos claros para 2013, senão vamos continuar a mergulhar no vazio como tem acontecido até agora, penso que esta na hora de o marco virar uma nova pagina, se queremos um futro ambicioso dentro do PS

    ResponderEliminar
  2. Então caro anónimo, muito obrigado por entender dar a cara e o nome pelo nosso partido. Ironia à parte, diga lá então o que acha que deve mudar no PS/Marco, além da minha pessoa, claro...

    Um abraço

    ResponderEliminar
  3. E já agora, se não for pedir muito, tudo devidamente fundamentado... Porque dizer que é preciso mudar é fácil. Fundamentar a coisa já não é para todos.

    ResponderEliminar
  4. caro jaime em primeiro lugar não me referi à sua Pessoa, mas como o sr. sabe o partio socialista tem vindo a perder podór a nivel interno no nosso concelho, senão vejamos os resultados que temos tido em todos os actos eleitorais desde 2002 sempre a descer a todos os nivéis, pelo que conheço e talvez melhor que qualquer um dos menbros que compõe as estruturas do Ps marco, porque corro o concelho les a les e o que eu ouço em todo o lado é que o Sr Artur melo não reune concensso para candidato a presidente da CMMC, todos dizem que o Ps Teria tido melhores resultados se o candidato fosse outro ao menos o actual executivo não teria maioria, ora perante estes factos é aqui que é preciso fazer alguma coisa, fazer ver aos lideres que não voltem a cometer os mesmo erro de ser candidato a Presidente da CMMC. penso que se deveria arranjar um candidato forte das estruturas do Partido mas nunca do marco porque penso que no marco não há candidatos com essa aptidão, e esse trabalho teria que começar já a ser feito porque depois é tarde.

    ResponderEliminar
  5. Então, se bem entendo, o meu amigo anónimo afinal não está contra a actual estrutura que manda no PS/Marco, está contra as escolhas que esta vai fazer! Portanto, o caro anónimo é adivinho, o que reduz bastante a faixa em que os leitores podem arriscar a sua identidade. Como saberá, já que está tão bem informado, o PS/Marco terá eleições em 2012, ou seja, não será esta CPC a escolher o candidato em 2013. Daí que o que diz não faça o mínimo sentido...

    ResponderEliminar
  6. Outra coisa que sabemos sobre si é que percorre o concelho de lés a lés, ou seja, deve ser vendedor ou turista. Eu também percorro o concelho de lés a lés em trabalho e não só e o que ouço é bstante diferente. Deve depender das pessoas com quem falamos. A mim só adversários internos disseram que Artur Melo não serve como candidato a presidente da Câmara e esses não contam porque estão ressabiados por uma coisa ou outra...

    ResponderEliminar
  7. Em primeiro lugar o Sr. não sabe nada a meu respeito, segundo o Sr. faz parte da mobília que Contribui para a decadência do PS marco, vasta ver os resultados que o marco teve nas últimas autarcas de 2009 os piores de sempre, depois dizem que foi por causa do voto útil do FT, caro Jaime vivo no marco à 52 anos sou militante do PS e já exerci cargos políticos onde sempre tive os melhores resultados nunca perdendo, e nunca pertenci a concelhia nenhuma não por ser convidado, mas por não me rever como o partido é conduzido, da forma como tenho visto a liderança do partido não estou disponível para fazer parte. Caro Jaime não estou aqui a passar nenhum atestado de incompetência a ninguém, o que eu tenho analisado nos últimos 10 anos é no estado a que chegou o PS Marco, muito tinha aqui para demonstrar o porquê da minha insatisfação, mas como disse vou aguardar para os próximos capítulos 2013 para ver.

    ResponderEliminar
  8. Eu só sei que o senhor gosta muito de falar mal, só não fala mal do que devia... Principalmente fala mal dos seus camaradas, em vez de apontar erros a quem está no Poder há tantos anos... O PS no Marco nunca ganhou, por isso não diga que esteve sempre nas vitórias. Se é assim tão bom o partido precisa de si homem! Venha para a luta, arregace as mangas e mostre que é socialista! Mobília é o senhor que está parado sem fazer nada!
    Eu ando aqui há muito poucos anos mas ao menos ando aqui! Faço o meu trabalho, mal ou bem!
    O PS é para ser discutido nos locais próprios. Fique bem.

    ResponderEliminar
  9. Hora aí esta chegou à ferida sem querer, como deve saber quem esteve no poder nos últimos anos foi o nosso camarada Eng. José Sócrates, e o que ganhamos com isso nada lutas internas, por isso é que o PS marco bateu no fundo, não sabendo tirar os dividendos nestes últimos 6 anos de poder em que se podia ter ido muito mais alem e ter criado uma estrutura sólida e coesa com bases de futuro, e não estou aqui a dizer mal de ninguém simplesmente tenho uma visão diferente de muitos, e como disse que eu não faço nada esta enganado já fiz muito pela minha freguesia, mas a nível de concelhia como disse nunca quis ocupar cargo nenhum, ir para só ocupar lugar e fazer o que se tem feito é melhor não ficar na historia desta imagem que o PS marco tem passado

    ResponderEliminar
  10. Dentro ou fora do Ps marco está bem claro que o líder da concelhia a cada eleições que se seguem têm os piores resultados, se o defeito não é do líder de quem é então?! É problema interno? É falta de apoio dos militantes? Digam-me senhores se o assunto pode ser debatido aqui ou há algum café especifico para se falar destes assuntos? Já que nem todos os militantes são bem-vindos a sede, e o senhor Jaime se anda aqui há poucos anos faz muito mal o seu trabalho, porque se houver mudança de líder da concelhia acabam-se "os tachos", por isso faça "barulho".

    ResponderEliminar
  11. Caros amigos

    Nestas trocas de galhardetes apareceu uma boa questão.

    Se já existiram vários lideres sem nunca terem conseguido ganhar a autarquia, não será que se tem de procurar a responsabilidade noutro lugar?

    Mas afinal, não será porque se perde mais tempo a discutir e a atacar o "líder actual" do que a trabalhar e conseguir passar a mensagem de que é preciso mudar o actual executivo da autarquia.

    Pois de facto, e do que conheço, existem militantes que mais se preocupam de dizer mal dos seus colegas de partido do que a defender as ideias que esse partido defende.

    Depois se as críticas fossem verdadeiras, rigorosas ou construtivas, eram positivas e teriam com finalidade criar algo melhor. Mas como normalmente são só destrutivas não vão ajudar nenhum líder (seja o actual ou qualquer outro) a conseguir dar uma imagem positiva para a maioria dos Marcoenses.

    Relamente seria bom que se reflectisse nisto e de uma vez por todas algumas pessoas crescessem.

    ResponderEliminar
  12. Sr.jorge ninguém esta aqui a dizer mal de ninguém, pelo menos eu, agora cada um deve expressar a sua opinião com respeito e dignidade, mas vamos por partes, eu não estou acusar os dirigentes actuais, estou sim a dizer que desde 2002 que o PS Marco entrou em decadência sem rumo, sem ideias, e os factos estão à vista, onde tem estado a JS não vi ninguém nos debates das ultimas legislativas, os dirigentes da concelhia só emitem comunicados para os jornais, e deviam fazer trabalho de campo nas freguesias onde há freguesias que ultimamente não tem apresentado listas às juntas, e outras por vezes nem os votos das respectivas lista tem, e é aí que o trabalho tem que ser feito, senão pode vir o rei que não vamos a lado nenhum, o que tem acontecido nos últimos anos, só se aparece nas freguesias antes 3/4 meses dos actos eleitorais, já se havia estar a fazer esse trabalho com muita responsabilidade com pessoas que se identifique com as ideias do partido, porque não é possível ganhar Câmaras sem primeiro ganhar as juntas, e por isso que eu digo que as bases da liderança não tem tido a melhor estratégia para estes factos

    ResponderEliminar
  13. O Sócrates tinha que ser para aqui chamado... Estava a falar do poder no Marco e o amigo fingiu não perceber isso. Engraçado que fale de "tachos". Que eu saiba os tachos são para quem ganha dinheiro sem trabalhar. Aqui passa-se exactamente o contrário. Quem está comigo na concelhia trabalha sem ganhar.

    ResponderEliminar
  14. Meus caros camaradas

    Críticas e mais críticas,construtivas ou destrutivas,com ou sem sentido,com ou sem objectividade,não podem ajudar,nem contribuir em nada para o engrandecimento do Partido Socialista,seja no Marco,seja a nível nacional,muito especialmente se continuarmos a debater o funcionamento,ou a organização do partido na praça pública.
    Fazê-lo,é como na sueca,entregar os trunfos ao adversário.
    O busílis do problema,meu caro anónimo,é que a grande maioria dos chamados filiados/militantes,dos que se dizem socialistas convictos,confundem a posse dum cartão de militante com a prática real do verdadeiro Socialismo Democrático.
    Ora,todos sabemos,que a ideologia socialista,como aliás qualquer outra,não se adquire pela simples inscrição e posse do dito cartão de militante,mas adquire-se na prática do dia a dia,no exemplo de vida,que damos nos nossos postos de trabalho,no convívio com os nossos concidadãos,na maneira de estar na vida.
    Como já alguém disse,o Socialismo não está no emblema,nem no cartão,mas sim no coração.
    Meu caro anónimo,o partido precisa de todos,independentemente dos pontos de vista de cada um.Todas as opiniões são válidas,desde que colocadas no local próprio e na hora certa.
    Apareça e contribua com a sua parte,para que possa dizer em consciência,eu contribui com algo,servi o meu partido e nunca me servi dele,como infelizmente acontece com demasiada frequência.
    Poderá assim contribuir para que tal não continue a acontecer.

    Cumprimentos do
    Miguel Fontes

    ResponderEliminar
  15. Caro Miguel, a mim só custa a falta de conhecimento sobre o que se fala. Em 2009, não houve nenhuma freguesia em que tenha acontecido o que o sr. anónimo disse. Confunde tudo, fala sobre a JS, quando a CPC do PS nada tem a ver com esta estrutura, são autónomas uma da outra, e ainda bem. O trabalho de campo de que fala nas freguesias onde o PS não tem tido lista, é exactamente isso que tem sido feito! Em Paços de Gaiolo, em S. Lourenço do Douro, em Várzea do Douro... Não pense este senhor que a CPC do PS vai andar a divulgar o trabalho que tem feito nas diversas freguesias... Este trabalho é feito sem aparecer nos jornais. É o que dá não ir a reuniões, não participar na vida activa do partido, não falar com os militantes do próprio partido, mas sim com os militantes dos partidos opostos.
    Como é que se pode julgar se a estratégia é boa ou má se não se conhece a estratégia?
    Realmente o meu amigo tem razão, o sítio certo para se discutir a vida do partido é a sede. Mas não pode haver vergonha de discutir abertamente aquilo que nos afecta. E eu, sendo dirigente e militante activo, não posso deixar em claro acusações infundadas e claramente destinadas a prejudicar o PS. Todos percebemos que os resultados do PS têm acontecido por causa dos próprios simpatizantes e militantes, que votam noutros partidos e movimentos com desculpas esfarrapadas e essa luta é para ser feita onde tiver que ser feita, aqui ou na sede combaterei sempre estas atitudes despudoradas!

    ResponderEliminar
  16. Caro amigos

    Concordo com a opinião que já foi dita mais do que uma vez que a estratégia de um partido deve ser discutida nos locais certos. Em Democracia é assim. E depois de um forma ordeira e respeitando a maioria ser implementada por todos os militantes.

    Como já se percebeu, o que acontece é que quem não consegue fazer vingar a sua estratégia dentro do partido costuma vir para a praça pública boicotar essa estratégia. Não será assim que se conseguirá ter sucesso em transmitir um política diferente para o Marco.

    Quem ganha são os Ferreiras Torres e os Manueis Moreiras.

    ResponderEliminar
  17. Caro Jaime, o Sr. é que esta a meter os pés pelas mãos, porque eu disse que o PS Marco tem estado em decadência desde 2002 e não em 2009, senão vejamos nos últimos actos eleitorais 2005 e 2009 acompanhei vários comícios do PS e praticamente não se via nenhum elemento da JS a dar o apoio aos candidatos, excepto nos comícios de encerramento, portanto não venha com teorias porque quando o camarada chegou eu já de lá vinha, não é o Sr. Que me dá lições a esse respeito, porque ainda hoje sei como as coisas funcionam e portanto tenho a minha maneira de ser, sou militante à 16 anos com quotas em dia, e quando vemos determinadas posições tomadas pela concelhia do marco que podia estar aqui a descreve-las mas não vale a pena porque os resultados estão à vista, mas muito mais poderia escrever, mas como disse as coisas são para se falar nos locais certos, e eu vou esperar para ver e daqui a um ano e pouco vou-lhe provar, caso contrario as vossa forma de chegar ao eleitorado mude.

    ResponderEliminar
  18. O Jorge penso que toca no ponto da questão que aqui se trata. Realmente parece que, ao contrário de outros partidos, em que há personalidades respeitadas, senadores, dirigentes e outros que se remetem, por limitação, táctica ou por assim preferirem a serem simples militantes de base, no PS o que se passa é que (quase) todos querem mandar e há quem pense que sabe mais do que os outros só porque são militantes há não sei quantos anos e pensam que conhecem todos os militantes, quer do PS quer da JS. A verdade, triste para alguns, é que o PS mudou, cresceu para o dobro e já ninguém conhece todos os militantes. Aliás, chegou a ser caricato ver certos militantes perdidos em actos eleitorais recentes, sem conhecerem ninguém que estava ali perto da sede, a quererem falar com algum militante, mas não conseguirem.
    Ora, para chegar ao eleitorado, é preciso primeiro conhecer os militantes...

    ResponderEliminar
  19. Releiam o post do Jorge Valdoleiros dedicado à análise escrita por Eduardo Prado Coelho sobre as nossas características como Povo.
    Além de excelente,lúcida e arguta,aquela análise é o espelho do que somos aqui no Marco, ou em outra qualquer terra bem portuguesa.
    Interiorizem o seu conteúdo e ponham em prática um processo de vida,que a todos nos possa orgulhar,como contribuir com sentido do colectivo,sem preocupações do individual.
    Querem um bom exemplo?
    Fale-se,discuta-se,opine-se sobre a "gestão" política da CPC do PS do Marco,mas não se pessoalizem as questões.
    É "regra" na nossa,ainda,jovem Democracia,responsabilizar e derrubar o líder, porque perdeu eleições.
    Parece-me tratar-se apenas duma artimanha maquiavélica,para não reconhecer o mérito dos nossos adversários políticos,acusando o nosso lider do demérito,esquecendo-se que não há regras fixas e rígidas numa campanha eleitoral e cujos resultados finais são sempre o somatório duma série de factores,por vezes incontroláveis e sem solução à vista.
    No P.S. do Marco,precisa-se de mais e melhor solidariedade,menos ânsia de protagonismo,mais dedicação à causa socialista,respeito pelo pluralismo de opiniões e tácita aceitação dos eleitos,ou seja,o respeito pela decisão democrática do voto dos filiados.
    Vitimizarem-se,ou em alternativa,cruxificarem-se as chefias,em todos os momentos por tudo quanto de menos bom acontece ao Partido,esquecendo-se de imediato o mérito da obra realizada até então,é como já o afirmei,abrir brechas nas nossas muralhas,fragilizarmo-nos,permitindo aos nossos "inimigos" político-partidários a manutenção do Poder.

    ResponderEliminar
  20. É verdade, o Sr. Jaime tem a mania que é todo poderoso! Eu fui uma vez a sede e nao me conhecendo olharam todos para mim com desdém! Já sei que não posso entrar na vossa "bolha" elitista,mas por favor deixem-me ser socialista!

    ResponderEliminar