sexta-feira, 14 de outubro de 2011

Novidades na Reforma Administrativa

Soube que as câmaras municipais já receberam a proposta para a forma como deve ser feita a reforma administrativa dos concelhos. No Marco de Canaveses já devem saber disto os presidentes de Junta do PSD e mais algumas pessoas por vias travessas. Eu soube e partilho com os meus leitores. Outros andarão preocupados se os novos arranjos e agrupamentos os vão beneficiar ou prejudicar. Pena que estas situações importantíssimas para o futuro do Marco sejam discutidas entre os autarcas do PSD e outros, que não sendo PSD, o parecem.
Deveria caber à sociedade civil e aos partidos discutir a forma como o Marco vai, ou não, ser administrado num futuro muito próximo. Aqui no MCN temos dado o nosso contributo. Outros aparecerão, espero. Vamos ver é se vale a pena ou se por cá vai ser tudo feito como manda o PSD, que, relembro, está no poder nacional e local, combinação que costuma ser pouco frutuosa, porque assim a informação vai correr entre quem interessa, de maneira a que o PSD saia beneficiado já nas próximas eleições autárquicas, quem sabe.

11 comentários:

  1. Boa tarde:
    Pois, eu estou curioso em saber quais os critérios para a eleição dos autarcas das juntas de freguesia!Por exemplo, se vier a comfirmar-se a junção de Fornos, Tuías, S. Nicolau e Rio de Galinhas, de qual destas freguesias sairá o candidato, etc...
    António

    ResponderEliminar
  2. Caro António

    Passará a existir uma única freguesia, pelo que o candidato poderá ser de qualquer uma dessas freguesias.

    De facto até pode ser de qualquer outro lugar, mesmo de fora do concelho.

    É o caso por exemplo de muitos presidentes da câmara que não pertencem ao concelho que os elegeu.

    ResponderEliminar
  3. Eu atrevo-me a sugerir já um nome para a futura freguesia de Fornos,o nome do Sr.Ernani Pinto,que dizem ter feito coisas lindas lá na junta da sua terra.Tambem é um nome que agrada ao sr.presidente Manuel Moreira

    ResponderEliminar
  4. pelo que se vai houvindo pelo marco esse sr. que diz ser serio e competente, pelos visto deixou a sua junta de freguesia num buraco sem saída cheia de dividas etc. mas parece que agora já pertence a uma comissão qualquer, e não digo nada se for escolhido para tal mais um clonado de vergonha

    ResponderEliminar
  5. Parece-me que anda alguem com muita azia, ou com alguma divida política por saldar. Porque não aguentam um pouco para saberem sequer alguma informação fidedigna para depois comentarem e até criticarem? não aguentam? assim não vão a lado nenhum... os marcoenses não vão nas vossas conversas, pelo que comprovam os resultados eleitorais.

    ResponderEliminar
  6. Ò meu caro anónimo não me fale emresultados eleitorais comprados com cabazes e notas de 50 euros e parece que também rolaram umas garrafitas do tintol da rota dos verdes,Isto para não falar das mais que muitas promessas eleitorais que até parecioam ser tiradas da cartilha de mentiras do Passos

    ResponderEliminar
  7. Caros amigos

    Portugal em geral e o Marco em particular não gostam de dsicutir ideias. Não se reflecte sobre as ideologias ou os programas propostos nas várias eleições. Não se tenta perceber como se irão realizar as muitas promessas que são realizadas nas campanha eleitorais. Vota-se por clubite e não pelas ideias que cada canidato apresenta.

    Mas quando aparece alguém (ou existe essa possibilidade) imeditamente todos iniciam os comentários mais variados.

    Sobre uma possível candidatura de quem quer que seja importva-me saber quais eram as suas propostas, como é que poderiam estas ser realizadas e qual seriam o impacto real das mesmas na população.

    Só após isso é que iria avaliar a capacidade maiou ou menor do respectivo pseudo-candidato poder vir a concretizar essas propostas.

    ResponderEliminar
  8. Senhor Jorge o senhor fala muito bem o que diz é bonito mas na politica só conheci oportunistas e lambe botas conhesso alguns que entraram pra lá com, uma mao atras e outra a frente e sairam ricos o senhor cardeal de Lisboa é que falou bem saem todos com as maos sujas e entaosenhor jorge acredita no marco havelos honestos entao nao diz ai um anonimo que o ernane deixou um calote na junta alguem pediu responsabilidades? até ousso diser que está tudo em familia nem gostam de falar no assunto.

    ResponderEliminar
  9. Caro amigo

    Se alguém, neste caso o Ernani Pinto deixou um calote na junta deviam ter-lhe pedido responsabilidades imediatamente. Não é por ele se prefilar a uma eventual candidatura que só agora se venha trazer o assunto à baila, apesar de talvez seja melhor tarde de que nunca.

    Os políticos devem ser fiscalizados e avaliados continuadamente e não só quando são incómodos para alguns interesses instalados.

    E na minha opinião discutir-se unicamente nestas alturas essas questões, em vez das ideias, desvaloriza a discussão política. O que eu gostaria de saber é o que os eventuais candidatos tem para apresentar às populações e não dar prioridades à discussão de "acusações" que não foram concretizadas oportunamente.

    Temos este problema na política portuguesa, que talvez por pouca gente perceber de política, nos limitamos a dizer mal uns dos outros. Se queremos soluções para os problemas do país, do nosso concelho ou das nossas freguesias temos que discutir esses problemas.

    Sobre o que o Cardeal de Lisboa disse é um facto que é a imagem que os "nossos" políticos deixam, mas eu tenho pena que nós não conseguiamos de ser inteligentes e escolhermos políticos mais sérios.

    Eles afinal são eleitos por nós. Não é verdade?

    ResponderEliminar
  10. Anda por aqui um anonimo muito preocupado com a junta de freguesia de Rio de Galinhas, não sei se pelos erros ortográficos é burro ou fingido, pois meu caro com estas anormalidades tire o cavalinho da chuva porque nunca será eleito.
    Faz acusações gravissimas e falsas protegendo-se com o anonimato, identifique-se e mencione os buracos e dividas deixadas na freguesia.
    A cobardia não o prestigia e ninguem o leva a sério...de vez em quando aparece um anormalzinho para nos tentar fazer rir.
    Pessoas esclarecidas não devem ter medo urre á vontade mas assuma-se seu paspalho.

    ResponderEliminar
  11. Caro anónimos

    Critiquem, ou mesmo critiquem-se uns aos outros, mas tenham cuidado com as classificações que atribuem uns aos outros.

    Esta última deixei-a passar porque, pelo menos no dicionário que consultei, paspalho significa "pessoa inútil".

    E burro pode ser sinónimo de ignorante, etc.

    E urre pode ter o significado de gitos coléricos ou bramir.

    Mas lutem em termos de ideias e tenham cuidado com os "ataques" mais pessoais.

    ResponderEliminar