sábado, 1 de outubro de 2011

Alterações nas Freguesias


Na sequência do meu post intitulado “Documento Verde da Reforma da Administração Local” e de uma série de posts intitulados “Que freguesias queremos?”, parece evidente que podemos chegar a algumas conclusões:

- Fornos, Tuías, S. Nicolau e Rio de Galinhas vão fundir-se numa única freguesia;
- A freguesia da Folhada unir-se-á pelo menos a Várzea de Ovelha e Aliviada;
- A freguesia do Torrão unir-se-á pelo menos a Várzea do Douro;
- A freguesia de Maureles unir-se-á pelo menos a Vila Boa de Quires;
- A freguesia de Rosém unir-se-á pelo menos a Avessadas;

Existirão poucas dúvidas sobre o futuro de algumas freguesias:

- Toutosa deverá unir-se pelo menos a Santo Isidoro;
- Paços de Gaiolo deverá unir-se pelo menos a Paredes Viadores, ainda que aqui se possa colocar a alternativa de Penha Longa;
- São Lourenço do Douro deverá unir-se pelo menos a Sande, ainda que se possam colocar outras alternativas como unir-se a Magrelos;
- Magrelos poderá unir-se a São Lourenço do Douro ou a Ariz, ou até a ambos;
- Manhuncelos poderá unir-se ao Freixo, mas poderia unir-se alternativamente a Paredes Viadores;
- Freixo poderá unir-se a Manhuncelos, mas alternativamente poderia ligar-se à freguesia a ser criada na cidade do Marco.

Claro que estas são as alterações mínimas necessárias para se respeitar o Documento da Reforma da Administração Local, mas obviamente que esta reflexão deveria ir mais longe e eventualmente levar a uma redução um pouco maior das freguesias.

Na reunião da Assembleia Municipal de ontem já se notou que o CDS local não está muito de acordo com esta decisão que parte de um governo onde o próprio CDS está representado. Recordo que a decisão de realizar esta reforma administrativa é um dos pontos exigidos pela troika e que tem de ser implementados a tempo das próximas eleições locais. 

Importante é que estas reflexões sejam rapidamente colocadas aos Marcoenses pois uma reforma administrativa como esta irá ter impacto profundo no território e nas pessoas. Se não existir transparência nas decisões poderá mais tarde existirem descontentamentos que poderão agora ser facilmente evitados.

2 comentários:

  1. O ideal, na margem direita do Tâmega, seria a junção das várias freguesias, do concelho do Marco, que constituem a região da Livração,sendo elas Santo Isidoro, Toutosa, Constance e Banho e Carvalhosa, formando assim a freguesia da Livração.

    ResponderEliminar
  2. Também sou de opinião que poderá fazer mais sentido existirem mais fusões de freguesias com o fim de se criarem freguesias de maior dimensão.

    Poderia ser o caso que está a propor. A criação da freguesia de Livração iria, na minha opinião possibilitar que a margem esquerda ficasse com duas freguesias com uma verdadeira capacidade de proporcionar bons serviços à população.

    Temos que ter capacidade de deixarmos para trás o bairrismo (neste caso um bairrismo baseado nas paróquias) e sermos capazes de perceber que a constituição de 5 ou 6 grandes centros de prestação de serviços no concelho do Marco é bem melhor do que pulverizar dinheiro e recursos por 31 freguesias. Na maior parte delas a disponibilidade financeira praticamente só serve para pagar a estrutura administrativa da freguesias e poucos serviços fornecem à população.

    Mas esta é a minha opinião, que já exprimi várias vezes neste blog.

    Mas estamos exactamente na hora de cada um reflectir e dar a sua opinião sobre esta importante reforma que vai ter que ser realizada nos próximos meses.

    ResponderEliminar