segunda-feira, 3 de outubro de 2011

O "atirar da toalha"

Raramente vi um dirigente, seja do que for, tão desorientado como Manuel Moreira. Ouvi, logo ao chegar aos Paços do concelho, este pedir a quem "conhecesse alguma instituição financeira" que pudesse ajudar o Marco para o avisar, mas mais uma vez disse que a contribuição do povo do Marco que a JS recolheu era "muito pequena" comparada com a dívida... Atirou a toalha ao chão e declarou-se incompetente, algo que muitos já sabiam, mas que foi triste o próprio ter constatado.
O que fica da audição do resto da Assembleia é que o nível médio de quem intervém é muito baixo. Gostei da intervenção de Fernando Queirós, que foi lá agradecer o centro de dia de Vila Boa de Quires, mas também perguntou onde estão a água e o saneamento públicos. Foi o único tribuno PSD que se atreveu a criticar o Executivo.
O Jorge Pessoa já não surpreende ninguém. Vai lá fazer o frete e nada mais. José Carlos Vasconcelos teve a intervenção mais surreal da noite, alegando que as "Festas do Marco agora são muito visitadas por pessoas de fora". Não sei se este deputado municipal estava a ser irónico, mas se estava a falar a sério só pode estar a falar do facto de a imigração estar a aumentar e os nossos imigrantes voltarem ao Marco em Julho... Também falou das marchas como se fossem algo inventado ou feito pela autarquia. O sr. deputado não deve saber que estas vivem, há anos, da carolice de alguns e que a tendência é para haver cada vez menos, não o contrário.
Para terminar, queria destacar duas proezas de Manuel Moreira na mesma noite:
Primeiro, falou de algo concreto e mostrou vontade de resolver um problema, o que é inédito em 6 anos de Poder: disse que pretende fazer uma reunião com gabinetes de projecto e construtores do concelho para ultrapassar as dificuldades na aprovação de licenças de construção.
Segundo, conseguiu ver algo mau no facto de Artur Melo ter dado o lugar ao seu número 2. Primeiro, disse que nada tem contra Agostinho Sousa Pinto, mas que este não devia ser vereador, porque o povo do Marco só elegeu Artur Melo. MM incorre em vários pecados: é obcecado por Artur Melo e o PS, não sabe que o sistema eleitoral português não é uninominal, ou seja o povo do Marco não votou em AM, votou numa lista. Vê mal em tudo o que este partido faz, inclusive conseguindo falar largos minutos de uma decisão que tem sido elogiada por todos, dentro e fora dos partidos.
Se calhar, o problema é esse. Mas, mais uma vez, coloca o PSD sozinho contra o Marco, num autismo que só os inenarráveis deputados municipais deste partido compreendem.
Muito mau também o facto de, no meio disto tudo, só se safarem meia dúzia de intervenções, porque "aquilo" devia ser constituído pelos melhores entre nós...

3 comentários:

  1. Sr. Jorge Valdoleiros, pelo que aqui escreve penso que acompanhou a assembleia de ontem, eu ouvi algumas intervenções via rádio, e fiquei pasmado quanto à intervenção de um Sr. José Carlos Valadares, todo o seu discurso foi dizer aquilo que era da competência do Sr. Presidente da CMMC, isto é foi responder aquilo que outros membros da assembleia interpelaram o Manuel Moreira, pelo que ouvi foi uma assembleia pobre porque não se discute os problemas do nosso concelho, parece que corre tudo às mil maravilhas, aqueles críticos que até agora usavam da palavra só para denegrir a imagem do governo Sócrates, cunhas, luís vales, luís Pinto, etc. Entraram mudos e saíram surdos, pois já vamos no PEC 8 ou 9 e estão aí a chegar mais, agora o problema é da conjuntura económica internacional, mas a procissão ainda vai no adro, e o que se esta a passar na madeira é uma vergonha para o País, se fosse nos açores então é que ninguém os calava, mas enfim temos um Presidente da Republica que esta conivente com tudo isto, ainda agora vimos como foi a sua visita aos açores dois aviões da força aérea para levar aquela escumalha toda aonde esta a moral deste presidente da república e do governo de Portugal para pedir sacrifícios aos portugueses, agora falam da reforma administrativa fusão de freguesias, e na assembleia não há redução de deputados, para que são precisos 230, só trabalham metade, os outros estão na blogosfera outros ao telefone até alguns adormecem, vamos esperar mais uns 4/5 meses e aí é que isto vai começar a doer.
    Saudações
    João Ferreira

    ResponderEliminar
  2. Não foi o Jorge Valdoleiros quem escreveu o artigo... Fui eu.

    ResponderEliminar
  3. Estou de acordo com quase tudo que diz no seu post. Obviamente que o MM esteve mal nos momentos que refere, nada que espante, atendendo ao seu estado de desespero, parece estar sempre em campanha. Foi muito infeliz na sua intervenção sobre a entrada do vereador Agostinho de Sousa Pinto. Quanto à qualidade dos Deputados Municipais, ainda estou mais de acordo, os Deputados dos movimentos independentes não sabem muito bem o que fazer; um Deputado da CDU confunde o papel de um Deputado com o de vereador; alguns Deputados do PS, de tão amorfos deveriam ser reciclados; não sei porque não seguem o exemplo do AM; na maioria PSD temos um grande número mas baixa qualidade. Sim estou de acordo, deveriam ser os melhores de entre nós, mas esses normalmente não se deixam arrastar para aquela mediocridade.

    ResponderEliminar