quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

Krugman, Samuelson e Gaspar

Paul Krugman, aqui, afirma aqui que a austeridade na Europa não está a funcionar. Diz ainda que “o que é enfurecedor nesta tragédia é que era completamente desnecessária”, e explica que, há cerca de meio século, qualquer economista ou qualquer estudante que tivesse lido Economics, de Paul Samuelson, poderia dizer que a austeridade em cima de uma depressão era “muito má ideia”.

Paul Krugman é professor de Economia e Assuntos Internacionais na Universidade Princeton, e em 2008, recebeu o Prémio de Ciências Económicas em Memória de Alfred Nobel. Paul Samuelson recebeu o Prémio de Ciências Económicas em Memória de Alfred Nobel em 1970.

Mas nós seguimos a via de Vítor Gaspar e como tal temos batidos vários recordes históricos: Juros da dívida superam os 22%, Taxa de desemprego bate novo recorde de 13,6% e Confiança dos consumidores no pior nível de sempre.

Vítor Gaspar era funcionário do Banco de Portugal, antes de assumir a pasta das finanças.

20 comentários:

  1. Recordo ao meu amigo e por tabela aos muitos desmemoriados,que temos em Portugal(e o Marco não é excepção)que Pedro Passos Coelho convidou outras personalidades do mundo das Finanças e da Economia,muito mais conceituadas,quando procurava formar governo,que simplesmente lhe deram um rotundo NÃO.Elas lá sabiam porquê?
    Passos pensou então,que "Quem não tem cão,caça com gato",mas estampou-se a todo o comprimento ao convidar um "amanuense" do Banco de Portugal,para a função de maior responsabilidade,que esperava este governo.
    O reequilíbrio das contas públicas,sem afundar de modo irremediável a economia numa recessão sem memória.
    Mesmo um simples amanuense,não teria dificuldade em fazer a leitura do que está a acontecer,a recessão conduz a economia a passos largos para o abismo,sempre com o beneplácito e desculpa do memorando da troika.

    ResponderEliminar
  2. Mas os senhores querem enganar quem? porque é que socrates e o PS não resolveram a questão e recorreram à troika? foi porque tinham a solução? porque conseguia dar a volta à crise? não conseguiu em seis anos e querem que o novo governo o faça em seis meses? sejam homenzinhos e assumam que estamos nesta situação porque o PS assim nos colocou.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Para recordar os menos atentos:

      Nas eleições de 2009, José Sócrates, perdeu a maioria e ficou obrigado a negociar com os outros partidos as principais decisões sobre o país. Desde essa altura todos os orçamentos foram aprovados após negociação com o PSD e com o apoio deste.

      Os sucessivos orçamentos ficaram cada vez mais restritivos no investimento público para se chegar a esse acordo.

      Portugal depende desde á muitos anos dos apoios da Europa e nos últimos anos todos os organismos europeus estão a ser dominados pela maioria do PPE (do qual o PSD é membro), que tem imposto políticas europeias restritivas com os resultados que observamos por toda a Europa.

      Todos os economistas (agora) concordam que a situação de Portugal depende em muita da situação europeia e que os erros internos (demasiada despesa intermédia do Estado) começaram há muitos (com Cavaco Silva) e que até foi nos anos de governação de José Sócrates que esses gastos mais desceram.

      A verdade é que o PSD e o CDS na campanha eleitoral prometeram que resolveriam rapidamente os problemas sem ter que aumentar a carga fiscal ou cortar nos ordenados das pessoas.

      Depois eu posso não perceber muito de economia, mas entendo que Krugman deverá perceber alguma coisa.

      Os resultados portugueses estão à vista de todos e a tendência destes primeiros de meses de governação é terrível em todos os indicadores. Quanto tempo é que será necessário para acreditar que estes governantes engaram o país e que não estão a conseguir os resultados que prometeram.

      PS: Já agora para quem era a favor das privatizações e acreditava que as empresas estatais funcionam pior do que as empresas privadas, pelo que prometeu privatizar o maior número de empresa possível, já falhou mais uma promessa.

      A privatização da EDP por uma empresa estatal chinesa corresponde a uma NACIONALIZAÇÃO. O mesmo se passa agora com a REN que foi comprada em 40% por duas empresas estatais, uma chinesa e outra de Omã.

      Claro que o meu amigo vai continuar a defender com todas as forças estes governantes do PSD e do CDS, sem antes analisar realmente o que eles estão a fazer.

      Eliminar
    2. Meu caro anónimo das
      06.38

      Só para que conste vou lembrar-lhe que o Sr. esqueceu-se de referir os governos de Cavaco Silva que foi um exemplo, pela negativa, dos gastos sumptuários e da má aplicação dos dinheiros provenientes da União Europeia, dos quais destaco o CENTRO CULTURAL DE BELÉM,da EXPO 98, das Parcerias Público Privadas, além da politica do betão, onde estão incluidas as célebres AUTO_ESTRADAS.
      Para que conste o défice do Estado no Governo do Cavaco foi de 8,9% em 1993, de 6,6% em 1994 e de 5% em 1995 só para citar estes anos, muito superiores aos governos de Sócrates.
      Na governação de Cavaco Silva a Taxa de crescimento foi em 1993 de -o,81%(recessiva),quando em 1985 era positiva no valor de 1,36% e em 1995 foi de 2,04%, para não falar da Taxa de inflação de 9,4% em 1987,de 13,4% em 1990 e de 4,1% em 1995.
      Quanto a privatizações efectuadas nos Governos de Cavaco Silva as mesmas atingiram o montante de 22.328 milhões de Euros foi obra e foi no seu governo que se destruiu a AGRICULTURA E as PESCAS e só em 1995 efectuou privatizações no montante de 18.142 milhoes de Euros, que foi só o último ano da sua governação, que decorreu no periodo de 1986 a 1995.
      Agora, tirem, os meus caros leitores as suas conclusões e deixe o meu caro anónimo de criar mais um UM BODE EXPIATÓRIO, para encobrir os erros crassos dos seus apaniguados do PSD que nos governam e ao cidadão que preside ao PAÍS e se queixa que as suas PENSÕES no MONTANTE DE MAIS DE 10.000 EUROS não lhe chegam para as sua DESPESAS, isto sim, é que é uma afronta aos POBRES de PORTUGAL.
      Saudações Democráticas

      José António

      Eliminar
    3. Toda a vida me esforcei por esclarecer mentes tacanhas e incultas,pois não fiz mais nada do que a minha condição profissional exigia.
      Quero recordar,(ou será ensinar ao senhor anónimo das 06:38 AM de 2 Fev),que a troika é uma mera delegação do FMI.
      Assim deveria saber,que não é a primeira vez que tal acontece,pois a entrada do FMI a pedido do Governo de Portugal sucedeu pelo menos mais duas vezes.
      Obviamente,que a conjuntura financeira internacional nessas ocasiões,estava longe de ser semelhante à actual(escrevi e mantenho,internacional).
      Porém,para não continuar a deitar pérolas a porcos,que insistem hipocritamente em culpar apenas Sócrates,e já depois dum meu comentário,chamando a atenção para a responsabilidade do PSD na aprovação factual dos PEC´s I,II e III e dos Orçamentos de Estado de 2010 e 2011,decisões que pela óptica actual social-democrata só terão prejudicado Portugal,decidi que deveria recomendar vivamente,ao meu caro anónimo das 06:38 AM de 2 de Fev, a leitura dum poste colocado no site da J.S. do Marco sobre o Capitalismo.
      Estou certo,que o conteúdo desse poste lhe interessará dum modo muito pessoal e,que o ajudará a formatar ideias próprias,diferentes daquelas,que certos políticos laranjas,apenas doutos em retórica,lhe meteram na cabeça,qual autêntica lavagem cerebral.
      Aproveite a lição desse poste,dada à Juventude Marcuense por grupo de jovens,que revelam enorme interesse pela Cultura,pela Verdade,pela Justiça,pela Transparência na gestão da coisa pública.
      Sempre ao seu dispor

      Com os meus melhores cumprimentos,
      Miguel Fontes

      Eliminar
    4. Manuela Ferreira Leite e Marques Mendes passaram para o livro dos proscritos do PSD de Passos Coelho,juntando-se a Cavaco Silva,Marcelo Rebelo de Sousa e outras personalidades políticas,como Oliveira e Costa,Isaltino Morais,Valentim Loureiro.

      Eliminar
  3. Caro Anónimo das 06:38 AM

    Ninguém pretende enganar ninguém,pois já sobram muito poucos Marcuenses para serem enganados.
    A maioria foram-no por Manuel Moreira com as inúmeras promessas eleitorais das autárquicas de 2009,promessas que M.M. de antemão já sabia não ter capacidade para as cumprir,dado conhecer a real situação financeira da autarquia,aliás bem publicitada pelo seu conhecido slogan "O serviço da dívida".
    E se não bastasse esse logro,voltaram a ser enganados por Pedro Passos Coelho,que lançou um chorrilho de promessas,desde a não subida dos impostos,à não mexida no IVA,à garantia de manutenção dos subsidios de férias e natal aos funcionários públicos,à não mexida nas leis do trabalho,à não perda e destruição do Estado Social,etc,etc.,apesar de ter sido cúmplice de Sócrates,como responsável do PSD pela aprovação dos PEC I,PEC II e PEC III.
    Jorge Valdoleiros,já lhe recordou,que Sócrates e o P.S.,no segundo mandato não governaram com maioria absoluta,mas o meu caro anónimo persiste em fazer-se de "inteligente",escamoteanhdo as reais responsabilidades do seu PSD e de Passos,nas conversações de bastidores.
    Recordo-lhe também a aprovação dos Orçamentos de 2010 e de 2011,que sem a colaboração do PSD nunca teriam sido aprovados.
    E porque,falo por mim,há muito sou homem,habituado a assumir o que afirmo,no caso o que escrevo,convido-o a desmentir-me tudo quanto escrevi sobre a colaboração activa do PSD nas aprovações dos PEC´s e dos Orçamentos referidos.
    E não falemos,do estafado argumento social-democrata da culpabilização de Sócrates,pois até o Presidente da República,agora já considera que a crise não é nacional,longe disso,mas sim internacional.
    Espanha,Irlanda,Grécia,Itália,etc.etc.,a própria França,uns onde a troika também já lá entrou,outros sem governos socialistas,muito menos governos chefiados por Sócrates,também se encontram a braços com esta crise financeira,apesar de não terem os seus governos oposições políticas tão incompetentes como teve Sócrates e o seu P.S..´
    Difícil na Vida e parece ser o caso do meu amigo anónimo das 06:38 AM,é ter postura de Homem,assacar com responsabilidade de defender ideias próprias e não se limitar a ser um "papagaio" laranja às ordens daquele que julga ser o "soba" do Narco.

    Cumprimentos do
    Miguel Fontes

    ResponderEliminar
  4. Ò triste anónimo o que queriamos é que não aparecesse um tipo armado em inteligente a dizer que fazia menos merda que o Sócrates e afinal nunca mais pára de fazer borradas

    ResponderEliminar
  5. Estes Socialistas destilam veneno!!! Á beira destes, Socrates é um Carneirinho. MAs que infelizes pah

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro Filipe

      Não são os socialista que estão a destilar o que quer que seja. Basta ler-se o seu comentário, que é muito claro, e tirar as conclusões.

      Eliminar
  6. Até já PSD's de Felgueiras aqui aparecem a destilar veneno em cima dos socialistas do Marco... Um artigo sobre economia descamba facilmente em tristezas quando não se tem argumentos...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não sei quem são os PSD's de Felgueiras que se referem mas são benvindos ao debate.

      Eliminar
  7. Ui! que dores com que voçês ficam quando lhes dizem algo! A mim dá-me bastante gozo vê-los assim chateados por um comentário de um anónimo a dizer algumas verdades sobre Sócrates.

    ResponderEliminar
  8. Eu aprecio todo o tipo de intervenções, seja a favor ou contra o post, sejam curtas ou longas, mas o que eu considero mais interessante é que muitas de vezes se critique sem saber muito bem do que se está a falar.

    Claro que o debate é importante porque é dele que se fará luz.

    ResponderEliminar
  9. A carneirada em pleno limita-se a dizer mé..mé..mé.
    Bonito e interessante era sairem à liça e apresentarem contra-argumentos com factos e provas.
    Como os lastimo,vou contribuir com umas dicas,a fim de os encorajar.
    Quando Miguel Relvas,o "Cérebro",o "Acelerador de mentiras" de Passos Coelho na campanha eleitoral,se pronunciou sobre as taxas de juros da dívida pública,quando da queda do governo de Sócrates,e essas taxas eram inferiores a 7%,disse então esse "ernesto" social-democrata,que o derrube de Sócrates iria provocar um abaixamento dessa taxa.
    Não foi preciso esperar muito tempo,para verificarmos como a previsão do "mago" Relvas se revelou.Só bastaram 3 dias.As taxas subiram logo cerca de 3 pontos percentuais.
    Mas como as medidas implementadas por este governo são consideradas como política de confiança para os mercados,as taxas de juros da dívida já atingiram praticamente 20%.Como o "mago" Relvas disse,é sempre a descer.
    O mesmo se passa com as taxas do desemprego.
    Este governo poderá não ficar na História por outras razões,mas estes recordes já ninguém lhos tira.Mé..mé..mé...

    ResponderEliminar
  10. Debate? Com Socialistas que têm palas? Que debate? Ó Sr. Jorge, meta la este comentário se tem coragem! CENSURADORES

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro Machado

      Debate não é insultar, como deveria perceber. Debate é explicar porque é que os argumentos dos outros estão errados.

      E como se pode ler pelos seus comentários, não existe nenhuma resposta aos argumentos colocados.

      Debate é troca de opiniões sobre determinado assunto, e no seu caso não vejo nenhuma opinião, antes pelo contrário.

      Aqui é contra as opiniões de Krugman, que defende a redução da austeridade, ou seja que o Estado gaste, de preferência em investimento.

      Mas noutro post, defende exactamente o contrário ao apoiar ferozmente as obras no centro do Marco, que eu tive o cuidado de dizer que apoio porque são investimento do Estado bem necessário em tempos de crise.

      Desculpe-me, mas parece que não está a ser coerente.

      É a favor da austeridade, e por isso não se deveriam realizar aquelas obras porque temos que poupar?

      Ou é a favor do investimento, e por isso a Câmara deve aumentar o seu passivo, mas por contrapartida vai criar investimento, como é defendido pela Economia Keynesiana?

      Isto é debate, se conseguir responder e continuarmos a trocar argumentos.

      È outra coisa qualquer, se simplesmente não tiver argumentos para me responder e limitar-se a insultos baratos.

      Eliminar
  11. O triste do Machado não passa dum puto,sem ponta por onde se lhe pegue,a não ser pelas orelhas,que as tem grandes para sacudir as moscas,ou não andassem esses nojentos bichos sempre à volta da trampa.
    Ora diga lá Machado,se errei em alguma coisa.
    Claro que não.Nunca fui tão assertivo.
    Talvez me tenha esquecido de referir,que o considero uma aberração da natureza,porque sinceramente nunca tinha visto um burro cor de laranja.
    Ò pá,cresce,cultiva-te e torna-te um homenzinho,doutro modo só servirás para corifeu do Manel e isso é tão pouco como futuro.Demais a mais nunca conseguirás ombrear com os Homens,limitar-te-ás a rastejar como os vermes.

    ResponderEliminar
  12. Muito bem Sr.Jorge.Limitam-se a insultos baratos porque o nível deles está na sarjeta e com a boca cheia de trampa é dificil fazer melhor

    ResponderEliminar