sexta-feira, 1 de julho de 2011

A terra em que vivemos

Na terra em que vivemos discute-se a atribuição de 135 (cento e trinta e cinco!) medalhas durante 2 horas numa reunião pública de Câmara!
Na terra em que vivemos recusa-se o contributo de alguns para a gigantesca dívida de 65 milhões! Um pequeno contributo, mas que se saiba o único que foi pedido aos marcoenses.
Na terra em que vivemos a mesma juventude partidária que pôs um burro num outdoor diz que quem quer "parar" o Marco é o PS, quando já temos Governo do PSD, além de uma Câmara PSD e por acaso estes dois não vão fazer nada para "avançar" com o Marco. E o outdoor continua lá...
Na terra em que vivemos os escolhidos para nos governar e os seus inúmeros assessores (de fora a maior parte), almoçam tranquila e demoradamente todos os dias, entre risadas e asneiras, parecem ou estar de férias ou ter a profissão mais relaxada do Mundo...
Na terra em que vivemos, com uma dívida gigantesca, temos como presidente um mestre de cerimónias, que gasta milhares só para promover festas. Tenho na mão o panfleto e não percebo de onde vem o dinheiro para fazer tão luxuosa obra de promoção...

12 comentários:

  1. Sou marcuense, o meu trabalho permite-me conhecer os Municípios nossos vizinhos, Amarante, Baião, Paredes e Penafiel, e fico alarmado com o numero de eventos que o nosso concelho tem ao longo do Ano comparado com estes concelhos, e cito, quanto custa aos contribuintes, as agendas do marco enviadas para 31 juntas e outros organismos em que vão directamente, para os cestos dos papeis, quanto custas os outdoor colocados em todo o concelho ao longo de todo Ano, quanto custa os cartazes colocados nas juntas de freguesia e cafés em todo o concelho, quanto custa os convites enviados todas as semanas para as juntas e colectividades, quanto custa os funcionários de gabinete envolvidos nestas tarefas, e não contando com aqueles que ando a montar palcos e desmontar ao longo de todo o ano nos paços do concelho, depois o presidente da CMMC esta em todas, e nas 31 freguesias mais cerca de 100 colectividades chega à CMMC por volta das 10-30/11Horas vai almoçar por volta das 13-15 volta por volta das 15horas fazendo as contas esta em horário laboral cerca de 3 horas ao dispor dos munícipes, segundo reza o jornal da CMMC há processo na autarquia há mais de 8 meses à espera de ser licenciados, eu posso falar com dados concretos porque tenho um processo pendente desde Novembro 2010, na minha freguesia prometeram fazer um centro escolar e entre outras obras, agora dizem que não há dinheiro, mas SR. Presidente da CMMC quando o Sr. Chegou ao marco em 2005 já sabia da divida existente, e reeleito novamente em 2009 voltou a fazer promessas em todas as freguesias e o SR. Já sabia de mais uma divida de 7,300 milhões de euros, agora dizem que não tem dinheiro afinal onde esta a politica de verdade, mas para festas parece que ainda não chegou a troika ao marco será que é tudo de borla, então grande mérito nessa acção

    ResponderEliminar
  2. Não se preocupem, ele está a dar os últimos cartuchos, porque por todo este Concelho, já ninguém suporta tal figura, vão por mim, e esperem até 2013, vozes da máxima influência marcoense já estão a reunir esforços nesse sentido, vai levar um chuto daqueles ... Mas para onde irá ele parar?! O chege do seu partido já extingiu os governadores civis, não o convidou para nada no novo governo, mas também podera, numa coisa concondo com o novo primeiro ministro, de querer gente só com qualidade, daí o "nosso" presidente ter que ficar de fora! Porque qualidade não é com ele, agora festas ... Concordam?

    ResponderEliminar
  3. Ó Sr. Anonimo... entao para nao se gastar dinheiro pare-se com tudo!!!! Enfim...

    ResponderEliminar
  4. Caro Filipe

    Uma Câmara Municipal deverá ter um agenda cultural onde se podem enquadrar alguns eventos e festividades.

    Mas na situação em que o Município se encontrava em 2005 após uma gestão danosa que deixou uma dívida (e um passivo) altissimo seria necessária ter uma política mais equilibrada.

    Manuel Moreira, primeiro ignorou que tinha essa dívida (ignorou completamente até 7 milhões de euros de dívidas assumidas pelo executivo anterior), e ten gerido o município que se este tivesse fundos ilimitados, isto quando se trata de festas, comemorações, jantares, almoços e outras actividades similares.

    Esta questão das medalhas é mais um dos exemplos de despesismo desnecessário. Se quer homanegear alguns Marcoenses, acho muito bem.

    Mas estar todos os anos a atribuir dezenas de medalhas mostra que o interesse não é homanegear ninguém.

    No meio de tanta homenagem fica só a recordação de quem atribuiu as medalhas, e muito pouca recordação ficará dos homanegeados.

    Escolher meia dúzia de Marcoenses que se distinguiram teria algum significado. Deste modo acho ridículo, e até ofensivo para os Marcoenses que realmente mereciam ser distinguidos.

    Por outro lado, qual a importância da medalha?

    Na minha opinião teria o mesmo significado um diploma (uma folha A4) que se entregasse ao homanegeado. Os verdadeiros Marcoenses que merecem estas distinções não estão à espera de uma medalha, ou até do reconhecimento público.

    Nós Marcoenses deveremos é ser capazes de os homanegear nos nossos corações mas não numa cerimónia onde mais uma vez o centro das atenções é Manuel Moreira.

    ResponderEliminar
  5. Ouvi dizer que o candidato do PSD em 2013 é o Dr. Coutinho Ribeiro. Consta que as principais figuras da direita marcoense já andam a reunir com o ex-candidato de 2001.
    Será que vão tirar o tapete a Manuel Moreira?
    Seria uma optima escolha. O nosso PS sairia a ganhar...

    ResponderEliminar
  6. Caro Mario Almeida

    Não sei se esse "boato" é verdade, mas se existe algum fundo de verdade é triste para a política Marcoense que o seja.

    Não porque o PSD (com o CDS) não tenha que encontrar bons candidatos para 2013, mas porque agora o PSD deveria estar a procurar soluções para o nosso concelho.

    O problema não é só Manuel Moreira, é uma equipa que não funciona e ninuém tem soluções.

    Não me parece que o Marco suporte esta política muito mais tempo e o que a direita Marcoense deveria estar a fazer era encontrar soluções para ontem.

    ResponderEliminar
  7. Concordo consigo Jorge. Realmente esta equipa ja era... Tambem naõ me parece que Coutinho Ribeiro fosse uma solução. A Solução passa por uma boa escolha e por uma real mudança!

    Cumprimentos,
    Mário Almeida

    ResponderEliminar
  8. É credível que, pelo menos, o PSD Marco esteja a trabalhar para uma alternativa a MM. Senão vejamos: 1. Para Rui Rio este é o último mandato à frente da CM do Porto; 2. Para Luís Filipe Meneses a CM Porto sempre foi um objectivo (se correr mal, sempre tem o lugarzinho de deputado); 3. Para Marco António (n.º2 da CM V.N. Gaia) ser membro do Governo não era sua ambição, mas lá foi ele; 4. Não vos parece que... para MM abre-se uma janelinha para se candidatar à (essa sim) sua terra...

    ResponderEliminar
  9. Caro Amigo

    Era bom que MM acreditasse que tinha possibilidades de ser candidato pelo PSD em Gaia, mas não acredito que tenha qualquer possibilidade de ir para uma das maiores câmaras do país.

    MM não tem perfil para este lugar, aliás não tem perfil para quase nenhum lugar. Como sabemos os lugares de governadores civis acabaram.

    ResponderEliminar
  10. O Menezes nao foi na lista de deputados.... Qual lugar de deputado?

    ResponderEliminar
  11. Será que ainda haverá Marcoenses,que não se aperceberam da "deformação político-profissional" de MM,enquanto político-gestor da nossa autarquia?
    MM,formatou-se como político festivaleiro durante a sua larga permanência no Governo Civil do Porto (bastará reler o post neste blogue,intitulado "Um dia de MM no Governo Civil do Porto).
    Sendo assim,compreender-se-á a sua tendência para festas e festinhas,manifestações culturais e,ou manifestações desportivas,sempre com a premissa,imposta por MM em troca dum maior ou menor subsídio autárquico,de ter direito ao uso da palavra.
    Desse modo,MM aproveita para continuar a sua "gabarolice" daquilo,que afinal não é a maior parte das vezes obra sua e anunciar novas e futuras promessas,a concretizar se o futuro financeiro da autarquia se desanuviar.
    Bastará assistir a dois ou três destes eventos,coordenados pelo seu gabinete de imagem,para que tenhamos a "náusea" de ouvir a crónica cassete,mais que anunciada.
    Pessoalmente,já não tenho paciência para tanto e daí,prefiro ir ver o Marco09 no agora,finalmente,nosso Estádio Municipal.
    Sim,só agora,porque uma coisa é a retórica,outra coisa é a coragem de afrontar Ferreira Torres e ainda,coisa bem mais séria e exigente,é a gestão responsável dos dinheiros da nossa autarquia.
    Como,sem margem para dúvidas,a desastrada gestão de MM tem sido repetidamente demonstrada,há que fazer festas e festinhas,para "enrolar" o meu Povo,desviando-lhe a atenção de coisas bem gravosas para o seu futuro,como o continuado e sustentado déficit financeiro da autarquia.
    Felizmente,temos agora um 1º Ministro,que vai ajudar MM a resolver a dramática situação da nossa autarquia,para a qual contribuirá generosamente,com uns trocos sacados pela nova sobretaxa do IRS,ou quem sabe dos 50% de corte no subsídio de Natal(o patronato agradece desde já e os comerciantes também).
    Paga e não bufes,diz o Povo,ou bufa só depois de pagares.

    ResponderEliminar