terça-feira, 21 de setembro de 2010

Presidente do Marco agride GNR a murro

Detido por zaragata após jogo de futebol polémico

O presidente da Associação Desportiva do Marco09, Fernando Alves, foi detido após, alegadamente, ter agredido a soco um elemento da GNR em pleno posto da guarda. O dirigente desportivo dormiu uma noite nos calabouços da GNR. Foi ontem levado a tribunal.

O julgamento sumário acabaria por não se realizar "por dificuldades informáticas".

Uma fonte judicial explicou ao JN que os serviços "não conseguiram aceder ao registo criminal" do dirigente desportivo. Desta forma, e contrariando aquela que seria a vontade do Ministério Público, o caso passou para inquérito. O arguido foi então libertado.

A presumível agressão, ocorreu, anteontem, cerca das 20.30 horas, algum tempo após ter terminado o jogo Marco-Ermesinde (1-1), da 3ª jornada do campeonato de futebol da Associação de Futebol do Porto.

Foi no final desse jogo que tudo começou: no túnel de acesso aos balneários os dirigentes de ambos os clubes ter-se-ão desentendido. E, em face do sucedido, os militares da GNR terão usado da força em relação aos dirigentes da casa. No entender do presidente do Marco09, a medida foi desproporcionada.

Desagradado com actuação policial, Fernando Alves foi mais tarde à GNR reclamar pela actuação dos militares. Palavra puxa-palavra, o dirigente terá aí perdido o controlo emocional e partiu para a agressão, a murro, ao adjunto do Comando do posto da GNR do Marco. O militar alegou que teve de ir ao hospital tratar do nariz.

O JN procurou obter junto de Fernando Alves a sua versão dos factos que lhe são imputados, mas o dirigente, por intermédio de um colega de direcção da AD Marco09, remeteu o JN para uma conferência de imprensa que pretende dar após reunir com os restantes membros do elenco desportivo.

Fernando Alves é o presidente da AD Marco09, colectividade que, há um ano, fez renascer o futebol no concelho após a falência do FC Marco.

Este bancário chegou a ser, em tempos, árbitro de futebol (fiscal de linha). Juntamente com um grupo de amigos, a maioria antigos atletas do FC Marco09, criou o novo clube, que conta já com uma subida de escalão.

18 comentários:

  1. Pois... Realmente é muito chato surgir um erro informático. Se calhar é pelo senhor Presidente da treta ser muito boa pessoa, ou talvez será por ser muito amigo do Sr. Presidente da câmara (Manel)... Meus amigos uma coisa é certa se fosse eu tava fo...o! Viva Marco de Canaveses! Viva a justiça! Vivam os corruptos! Viva o Zé Povinho!

    ResponderEliminar
  2. Desde há um ano a esta parte temos assistido a comportamentos que indiciavam que um incidente como este pudesse ocorrer. Permitam que recorde alguns episódios
    Quem ganha governa quem perde faz oposição, foi escrito poucos dias após as eleições autárquicas.
    Mais tarde, num evento onde estavam representadas instituições com implantação a nível nacional, escutei qualquer coisa do género, há um mau relacionamento entre nós (instituições concelhias), não vale a pena esconder.
    Num outro evento o(a) “dono(a) da casa” esqueceu-se de agradecer a colaboração de uma outra instituição, o que mereceu de imediato uma pública reprimenda quando o seu representante usou da palavra.
    Há dias um responsável político, “interrompe” um evento para discursar.
    Mais tarde alguém terá sido diagnosticado com “dissonância mental”.
    Na minha modesta opinião, criou-se a ideia, provavelmente fruto de uma vivência de muitos anos, que o poder nos torna inatingíveis e, mais preocupante é a passividade com que estes comportamentos são assimilados, esta letargia.
    Por último o acidental personagem é o presidente do Marco 09 e não o presidente do Marco como nos brindou o JN pela pena de um marcoenses.

    ResponderEliminar
  3. Caro anónimo

    Acredito que o problema informático adiou a decisão judicial, não a resolveu. Pois um juiz não vai levar esta situação de ânimo leve, para mais agora que já ganhou relevância a nível nacional.

    ResponderEliminar
  4. Caro António Ferreira

    Concordo totalmente consigo que os comportamentos institucionais no Marco estão cada vez mais difíceis. Os anos de AFT tem sido muito criticados, e na minha opinião bem, mas esquecemos que muitas das personagens mudaram a cor da camisola e continuam a ter as mesmas atitudes.

    Felizmente os tempos já não são o que eram e nem todos se intimidam. Mas o grupo que "manda" no Marco há dezenas de anos quer continuar a comportar-se como sempre.

    O JN, na minha opinião, não se enganou pois a mudança de nome de FCMarco para ADMarco09 é mera cosmética. As atitudes são exactamente as mesmas e a prova disso é que nos comentários de muita gente, fora do Marco, percebe-se que acreditam que a personagem continua a ser a mesma.

    E de facto não terão razão?

    Pena daqueles que votaram útil e agora perceberão que foi um voto deitado ao lixo.

    ResponderEliminar
  5. O pistoleiro para além de presidente da AD Marco09 é tambem dirigente do PSD Marco, presidente da Assembleia de Freguesia do Freixo e esteve ligado á arbitragem como juiz de linha. Temos sucessor do AFT.

    ResponderEliminar
  6. è de lamentar alguns comentários de energumenenos que por aqui passam e dizem tudo e mais alguma coisa sem conhecimento minimo de causa.
    Energumenos é um elogio para estas pessoas que falam porque simplesmente tem o rabo preso.
    A AD Marco é sem duvida um clube diferente, perguntem aos miudos da formação como são tratados.
    saudações

    ResponderEliminar
  7. Se acham que os miudos da formação são bem tratados são sim mas pelos pais que os levam aos jogos nos seus carros que os acompanham nos treinos pois se algum se magoa não funciona o posto médico só depois das 19.30h e para os fazer sentir responsabilidade ainda mandam os miudos das camadas mais jovens apanhar o lixo do campo sintético com as próprias mãos sem se quer pensarem que se trata de um recinto ao ar livre estando sujeito a todo tipo de lixo.È esta formação que querem dar aos nossos filhos?

    ResponderEliminar
  8. Caro Anónimo das 14:10

    De um modo geral as críticas que tem sido colocadas aqui não tem sido dirigidas ao AD Marco, mas à pessoa que teve a infelicidade de ter uma atitude menos correcta.

    Pessoalmente ainda não me apercebi de nenhuma crítica ao clube e até sou dos que defendo que para bem do clube o seu presidente actual, por se ter envolvido neste problema, deveria afastar-se para não colocar em causa o clube e o Marco.

    Não foi aqui que se tomou qualquer atitude para que o AD Marco esteja neste momento nas bocas do mundo a ser criticado por esse país fora e a ser comparada esta atitude com outras do nosso passado recente.

    Se existe algum culpado ele tem nome, mas de certeza que não são os "energumenenos" que aqui realizaram os seu comentários.

    Pessoalmente o que escrevi foi só depois de ter a total certeza que os factos eram aqueles. E mais uma vez não foi contra a AD Marco que de certeza que tem desempenhado um bom trabalho, mas que também tem o dever de representar bem todos os Marcoenses, pois até acaba por ser das Associações mais apoiadas, não seja por outra razão, pelo facto de usufruir da utilização do Estádio que pertence a todos os Marcoenses.

    ResponderEliminar
  9. Caro anónimo das 13:21

    Concordo consigo em tudo menos na palavra "pistoleiro" que acredito que foi colocada a mais.

    ResponderEliminar
  10. Uma das primeiras reuniões que esse senhor fez no futebol de formação disse mais doque uma vez que não estavam á frente do clube não para criar craques mas sim para criar homens.Realmente snrº presidente se é este o exemplo que quer dar aos nossos jovens eu por mim falo dispensamos exemplos destes.

    ResponderEliminar
  11. Claro que tenho de distinguir a formação que a AD Marco09 dará aos éscalões de formação do mau exemplo dado no fim de semana pelo, ainda, presidente do clube.

    Mais uma razão para que este se afaste do clube está no "facto" de com a sua atitude estar a dar um péssimo exemplo aos miudos.

    ResponderEliminar
  12. Como fui uma das pessoas que comentou e assinou o que escreveu e depois de ler todos os comentários, ao usar ou pretender usar o vocábulo “energúmeno”, deduzo que o autor do comentário das 14.10, se deve ter equivocado no alvo que pretendia atingir.

    Para melhor esclarecimento, “Energúmeno, s. m. Pessoa dominada pelo demónio. = POSSESSO, Fig. Pessoa que, dominada pela paixão, pratica desatinos. Fanático intolerante. Pessoa ignorante ou muito básica”. In Dicionário Priberam da Língua Portuguesa

    ResponderEliminar
  13. O facto de ter sido árbitro de futebol, não indicia nada de bom, mas vamos ser tolerantes, pois um momento mau a todos acontece na vida.Tudo será resolvido a bem e neste momento o senhor Alves já fez o acto de contrição e todos esperamos que as colectividades do concelho não sejam apanhadas neste "tornado"

    ResponderEliminar
  14. Acredite Jorge Valdoleiros que a palavra "pistoleiro" não foi usada em vão. E mais não digo.

    ResponderEliminar
  15. Carissimos

    Ora pois temos homem, mas menos competente!
    O Torres nunca dormiu nas instalações públicas da corporação . . . competências.
    O ainda actual presidente do AD Marco09 arranjou-nos um bonito sarrilho. Após anos de vergonha com o anterior, vem este senhor prestigiar-nos com estes actos!
    O Manel deve estar possesso . . . Depois de tanto investimento em €€ e politico, surge este disparate!
    Restará um pingo de bom senso a esta gente para sugerir e exigir, logo a seguir, a demissão do actual presidente do clube?
    A imagem dos Marcoenses está manchada e estes dirigentes não perceberam a irresponsabilidade destes actos de autêntica anarquia!

    Desculpe-se imediatamente aos Marcoenses e demita-se.

    ResponderEliminar
  16. É pena esse "presidente da treta" ter sido o responsável pela ressurreição do clube, quando mais ninguém teve a capacidade de o fazer. E também existem os "iluminados" do Marco que sabem navegar na internet e fazer comentários em blogs, sem dedicarem o seu precioso tempo a fazerem algo de útil, quando é tão mais fácil criticar o trabalho dos outros.

    ResponderEliminar
  17. Caro jovem Marcoense

    De facto Fernando Alves não foi responsável pela ressureição de nenhum clube. O FC Marco já era, e por culpa da má gestão e de atitudes de alguns que foram afastando muita gente do clube.

    A AD Marco09 é outro clube, que em comum tem ser um clube do Marco, de utilizar o mesmo Estádio, e pelo vistos de ter também herdado alguns dos maus costumes do FC Marco.

    Nunca senti nenhum orgulho de ser identificado com Presidentes que davam pontapés em cadeiras, mas temos que reconhecer que o actual "presidente da treta", alegadamente, terá ultrapassado com a sua atitude os maus comportamentos anteriores.

    Sobre os "iluminados" do Marco que navegam na internet e fazem comentário em blogs, acredite que o fazem porque consideram que é importante abrir os olhos dos Marcoenses, ou considera que é melhor apoiar a atitude tomada por esse "presidente da treta".

    Já agora esses "iluminados" trabalham e contribuem com os seus impostos para que, por exemplo, o seu "presidente de treta" possa utilizar um Estádio Municipal que foi pago com o dinheiro desses impostos.

    ResponderEliminar
  18. realmente esta é uma historia bonita... sou do Marco e unca tinha ouvido falar disto... Mas o Sr. Fernando Alves é gente fina... nao é para qualquer coisa...!

    ResponderEliminar