domingo, 26 de setembro de 2010

Cinco ou seis

Manuel Moreira em vez de responder às questões postas gosta de mandar recados a quem não tem coragem de responder olhos nos olhos, assim fartou-se de dizer que alguém teria dito que ele já estava no sexto ano à frente da câmara, ou coisa assim. De facto, e apesar de já parecer uma eternidade, Manuel Moreira ainda está a acabar o quinto ano de mandato.

Isto não mereceria um comentário meu se não me tivessem dito e insistido que "parecia" que a piada era-me dirigida. Eu logo disse que não me lembrava e não me recordava de ter cometido "tão grande erro", e se o tivesse feito iria corrigir com um enorme pedido de desculpas a Manuel Moreira e principalmente aos Marcoenses.

Fiz uma procura rápida e sou capaz de ter encontrado as frases alegadamente erradas, que são duas:

A 24 de Stembro, no post intitulado "Habitantes do Marco bebem água contaminada" escrevi:

Esta situação arrasta-se há seis anos e já se viu que Manuel Moreira não tem competência para encontrar uma solução.

E ainda no mesmo dia mas no post intitulado "Água inquinada é um problema político" perguntei:

Qual é a responsabilidade política de Manuel Moreira permitir que este problema se "arraste" há seis anos?

Honestamente não acredito que tenham sido estas frases a origem de tais piadas, porque não estou a ver Manuel Moreira a ler este blog e depois não ter coragem e competência para responder às várias questões que lhe são postas, e depois porque ainda acredito que Manuel Moreira saiba ler interpretar o que lá está escrito.

Assim e só para os outros Marcoenses explico que a situação das águas e saneamento arrasta-se desde a adjudicação à Águas do Marco, que foi realizada em 15 de Março de 2004, pelo que estamos com um problema que se arrasta há mais de seis anos. Um problema que se tem agravado com erros sucessivos dos políticos que estiveram ou estão à frente do nossos destinos, e na minha opinião se incialmente a adjudicação e a assinatura do contrato inicial foram uma asneira "política, as acções subsequentes em especial após a tomada de posse de Manuel Moreira em 2005 só pioraram o problema.´

Manuel Moreira tem de perceber que já existia o concelho de Marco de Canaveses antes de ele ter tomado posse pela primeira vez,  e já existiram outros políticos a tomar "más" decisões como ele. O que não temos a certeza é se após os mandatos de Manuel Moreira ainda teremos concelho. 

3 comentários:

  1. Senhor Jorge Valdoleiros,na minha leitura dos acontecimentos,este problema do consumo de água inquinada,com grande potencial de riscos graves para a Saúde Pública,parece não preocupar muito aquele assumido Humanista,de seu nome Manuel Moreira.
    E por quê?
    Primeiro,porque os Marcoenses vão tendo a sua saúde gravemente afectada,sem que seja fácil, ou até possível,a medicina detectar as origens dos seus males.
    Poderão até morrer a pouco e pouco pelo consumo de águas inquinadas,sem que saiba precisamente a causa determinante da sua morte.
    E depois,às vezes,até se "consegue" um diagnóstico como causa de morte,daqueles que estão em moda nos tempos que correm,ataque do coração,ataque cerebral,etc.
    Tudo menos aquele que já poderá ter sido ou vir a ser o responsável pela morte de alguns marcoenses,a água inquinada que nos servem nas nossas torneiras ou que dos nossos poços.
    Segundo,porque não se vêem iniciativas para minorar esse grave problema das águas inquinadas.
    A própria Câmara gerida por aquele Humanista,informa pela voz do vereador responsável do pelouro respectivo,que a Etar de rio de Galinhas não cumpre as normas,que a Lei determina,para que os seus efluentes possam ser despejados para aquele curso de água.
    E o problema já estava anunciado há bastante tempo.
    Então como se justifica tanta morosidade?Porque não houve medidas atempadas?
    Como podem os marcoenses confiar naqueles que receberam os seus votos,se nem para as coisas básicas e essenciais,demonstram iniciativa e capacidade de resolução?
    Haja Respeito pela Saúde Pública dos Marcoenses.

    ResponderEliminar
  2. Caro Jorge, será que a estratégia do actual presidente será de vender o concelho retalhado aos nossos vizinhos?
    Resolveria de facto o gravissimo problema das infra-estruturas do concelho e atalhava no também problema financeiro da autarquia!
    Eu por mim, não fico mal, devo passar para Amarante . . .

    ResponderEliminar
  3. Caro Anónimo

    Penso que começa, infelizmente, a existir esse sentimento que seria melhor estarmos ou pertencermos a Amarante, ou a Baião, ou a Penafiel. Qualquer coisa menos estarmos a ser dirigidos por estes senhores.

    Mas temos que perceber que talvez os nossos vizinhos não estejam para ficar com as responsabilidades por nós criadas.

    A solução tem que ser a mobilização e conseguir tirar estes senhores da câmara.

    ResponderEliminar