segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Manuel Moreira ou enganou-se ou mentiu

Na Assembleia Municipal de 25 de Setembro de 2010, dirigindo-se ao meu pai, João Valdoleiros, que é o líder da bancada do PS disse literalmente:

"E pessoas muito próximas da sua família fazem de mim uma figura horrenda, horrenda e eu não sou essa figura horrenda. Mereço ser respeitado, eu aceito democraticamente o combate político, com veemência, mas com verdade, e não com invenções e até atingindo pessoas mais próximas da minha família. isso não admito a ninguém e tem-me o feito. E a resposta do actual Presidente da Câmara, silêncio. Silêncio pela dignidade da função que eu represento aqui".

Estas palavras divulgadas em directo pela Rádio Marcoense só podem ter um alvo. Sou eu, pois dos familiares do meu pai, só eu é que publicamente e neste blog critico o político Manuel Moreira quanto ao seu exercício como Presidente da Câmara Municipal de Marco de Canaveses.

São várias as correcções e explicações que tenho que exigir do homem e do político Manuel Moreira.

Primeiro, a palavra "horrendo" significa o que horroriza ou faz medo. Ou o muito feio. Não me parece que tenha medo de si, ou que considere que seja alguém de quem se deva ter medo. Os tempos do medo no Marco já acabaram há muito. Também não me parece que alguma vez tenha dado opinião sobre a sua aparência física, não aprecio homens.

O que disse sobre o seu desempenho como Presidente da Câmara, que é a única coisa que me interessa, é que é um mau líder, que não tem coragem para tomar as medidas necessárias, que não sabe negociar, que não é competente para o cargo, que não sabe gerir o Município, que não foi capaz de se rodear dos mais capazes, e por aí a diante. Foi uma ataque à sua incapacidade para o lugar que democraticamente ocupa, mas que eu tenho também o direito democrático de contestar.

Segundo, se aceita o combate político devia dizer onde eu faltei à verdade. Quando eu disse que a "autarquia está na situação de falência técnica, pelo valor de 28.092.548,46 Euros?" Quando eu afirmei que "o seu orçamento era despesista?".  Quando eu disse que era igual ao Fidel, que ambos quando começavam a discursar "nunca mais se calavam?"

Não se devia refugiar simplesmente no silêncio e unicamente limitar-se a "atacar-me pelas costas". Deve ter a coragem de dizer onde faltei à verdade.

Pois se me demonstrar que errei serei o primeiro a agradecer e corrigir. Eu não nasci ensinado, tudo o que sei aprendi. E a lição mais importante que recebi até hoje, é que aquilo que agora é uma verdade amanhã é uma mentira, e vice-versa.

Terceiro, se de facto fui incorrecto diga onde que eu de imediato pedirei desculpas. Mas de uma coisa não me pode acusar, e dai exigirei que me peça desculpas, nunca falei de ninguém da sua família. Até porque além de si não conheço ninguém, e até há pouco desconhecia se tinha familiares. Só soube que era casado por um  post que saiu noutro blog Marcoense de quem desconheço o autor, mas facilmente se percebe que é "próximo" do seu partido. Se foi mal assessorado e alguém trocou os blogs deve exigir que o responsável me peça desculpas.

Quarto, a dignidade do seu cargo obriga que seja corajoso e enfrente aqueles que o atacam politicamente de frente. A dignidade do cargo obriga que não atire uma pedra e esconda a mão. A dignidade do cargo obriga que quando acusar alguém diga nomes e factos.

Uma coisa lhe digo é que fico calmamente à espera que me responda. Mas a minha calma tem prazo e "se a montanha não vier a Maomé, irá Maomé à montanha".

21 comentários:

  1. Quem fala assim não é gago!
    Toma lá vassouras . . .

    ResponderEliminar
  2. Caro anónimo

    Obrigada, mas preferia não ter tido a necessidade de realizar este post.

    ResponderEliminar
  3. Que pena haver tão poucos Jorges Valdoleiros.Não pare, até à vitória final, que passa por termos o Marco ao nível que merece e a sua história exige.

    ResponderEliminar
  4. Caro Jorge, certamente que preferia não ter escrito este post, mas uma vez que o fez apenas lhe posso dar os parabéns. Quem não deve não teme e o Senhor, está mais que provado, não deve, nem teme. Já agora aproveito também para deixar uma mensagem ao Dr Manuel Moreira. Neste concelho o Sr nunca será ninguém. Todos queremos esquecer que algum dia esteve ligado a este concelho ( outros haverá ), por isso mais educação e mais civismo quando se dirigir a pessoas como o Dr. João Valdoleiros, pessoa tão nobre desta terra. Não estou a "passar graxa" a ninguém, estou simplesmente a ser honesto. Se tem dignidade DEMITA-SE

    ResponderEliminar
  5. Caro Amigos

    Já disse e repito que existem muitos Marcoenses que pensam como eu, alguns não tem disponibilidade pessoal para estas "lutas" e outros estão constrangidos por algumas pressões que continuam a ser sentidas no Marco, como foi o caso desta.

    Agora e que já passaram umas horas sobre eu ter "ouvido a gravação" com as palavras de Manuel Moreira sinto que elas são mais graves do que numa primeira fase eu pensei.

    O ataque não foi só ao Deputado Municipal João Valdoleiros e "alegadamente" a mim próprio. Foi mais do que isso. Não deixando claro quem eram as "pessoas muito próximas da sua família", ataca sem individualmente poderem-se defender os vários Marcoenses, e não só, potencialmente atingidos por essa calúnia. Quem são essas "pessoas" (no plural)? Eu, algums dos meus quatro irmãos, cunhados meus, a minha mulher, algums dos meus quatro filhos e dos meus sete sobrinhos. O meu Avô, mais conhecido no Marco pelo Dr. Valdoleiros. Os meus quatro tios e respectivos esposos. Os muitos primos em primeiro e segundo grau.

    Um ataque destes sem alvo claro e sem factos coloca a honorabilidade de muita gente em causa.

    Sr. Dr. Manuel Moreira, se ao ler um post em que "tratam mal" a sua esposa se sentiu ofendido, como acha que todas estas pessoas se sentiram quando em primeira mão, ou quando tiveram conhecimento, se terão sentido. Lembre-se que estava a falar numa sessão pública da Assembleia Municipal com transmissão directa pela Rádio Marcoense. Parte dessa transmissão eu assiti no Porto, assim poderá perceber-se do potencial número de ouvintes que ouviram tamanha calúnia.

    Não preciso que se DEMITA, para mim basta um pedido de desculpas.

    O cidadão Manuel Moreira tem o direito e o dever de cumprir o seu mandato de Presidente da Câmara Municipal, mas como Presidente de TODOS OS MARCOENSES.

    ResponderEliminar
  6. Existe um alvará de uma licença de habitabilidade nº38 Procº407 passada em 16 de janeiro de 2006 à empresa Inesel-Inertes seleccionados,Sa quando esta só o requerei em 30 de junho de 2007.
    O Dr.Manuel Moreira terá uma explicação para tal facto!

    ResponderEliminar
  7. Este último comentário que mais parece uma denúncia anónima requer de confirmação, pelo que os leitores devem ter alguma reserva na sua leitura.

    Agora quer a Câmara Municipal, quer a própria empresa poderiam tentar esclarecer da veracidade ou não deste comentário.

    Entretanto dentro das nossas possibilidades iremos tentar confirmar ou não a "notícia".

    ResponderEliminar
  8. A empresa deve chamar-se "Inersel - Inertes Seleccionados, Sa"

    ResponderEliminar
  9. Caro Jorge

    O presidente mente ao povo e engana-se a ele próprio.
    Já percebi que vem aí uma campanha de vitimização. O dinheiro para as festas está a acabar, vem aí a onda do coitadinho.
    No entretanto o Marco vai-se definhando.
    Estou convencido que muitos Marcoenses já reconheceram o erro e existe no concelho um sentimento de desilusão nesta gestão.
    Que será desta gente quando não tiverem umas verbazitas para pintarem as estradas.

    ResponderEliminar
  10. O presidente de câmara e o PSD Marco estão de cabeça perdida, e ainda não foram publicamente anuncidas e esmiuçadas, todas as graves irregularidades que mostram a incompetência e irresponsabilidade deste executivo. Os Marcoenses, têm de uma vez por todas dizer BASTA!
    A minha solidariedade e apoio á familia Valdoleiros.

    ResponderEliminar
  11. Caro Anónimo

    Obrigada pela solidariedade em meu nome e em nome daqueles que preferem esperar em silêncio por um pedido de desculpas.

    Concordo que o Presidente da Câmara e alguns dos seus mais próximos estão de cabeça perdida, mas quando se vem para a política tem de se ter capacidade de se ir á luta de uma forma leal e correcta.

    Agora posso garantir-lhe que ainda não foram debatidas todos os graves factos que demonstram a inocmpetência e irresponsabilidade deste executivo (leia-se de todos os vereadores da maioria) e de quem na Assembleia Municipal os apoia.

    Deixo uma pergunta.

    Como estará neste momento a execução orçamental do ano de 2010?

    Alguém sabe?

    ResponderEliminar
  12. Sr. Presidente Manuel Moreira

    Como neta do Dr. João Valdoleiros sinto-me atacada pelas suas palavras e gostaria de saber se fui eu que disse mal de si ou da sua família próxima.

    Se nada fiz agradecia um pedido de desculpas, na próxima Assembleia Municipal e através da Rádio Marcoense. ~

    Não gostei nada de saber por terceiros que poderia ter sido acusada de algo que não fiz.

    ResponderEliminar
  13. Manifesto publicamente a minha solidariedade para com a família Valdoleiros, que muito honra o Marco de Canaveses, porque na última Assembleia Municipal foi injuriada e, até prova em contrário, alvo falsos testemunhos.
    O Dr. Manuel Moreira deveria ter o cuidado de referir o nome, em que data e em que condições algum membro da família Valdoleiros proferiu qualquer comentário inadequado sobre a sua pessoa ou sobre a sua família.
    No Sábado passado foram uns amanhã poderão ser outros. Um Presidente de Câmara, mais que qualquer outra pessoa, deve saber controlar os seus instintos, saber ouvir, tomar uma atitude positiva perante as adversidades e não iniciar uma “gritaria” sempre que alguém tem uma visão diferente da sua. Os Marcoenses estão cansados de “gente nervosa”.
    O Dr. Manuel Moreira deve pedir desculpas à família visada e à grande família Marcoense que não se revê naquela forma de estar.

    ResponderEliminar
  14. Caro Jorge e familia

    O presidente voltou a portar-se mal no conselho da juventude.
    Continua a disparar à bomba artesanal, próprio de um terorrista, sobre todos os blog´s e bloguistas . . .
    Uma vergonha! Todos sabemos quem terá escrito mensagens com teores pessoais sobre o presidente da câmara.
    Mas o senhor, em desespero da sua má governação e sem respostas concretas para os problemas sérios do concelho, serve-se das insinuações e mentiras para denegrir gente de bem, amantes da nossa terra e verdadeiros marcoenses, desviando a atenção dos grandes problemas.

    Se o presidente tiver junto dele alguns verdadeiros marcoenses com honradez, que ponham os melhores valores de uma sociedade à frente da bandeira, exigirão que se retrate rapidamente.
    Os seus "amigos" que o rodeiam lembrem-se que este presidente irá à sua vida (fora do Marco), mais dia menos dia.
    Que legado os senhores terão que carregar durante muito tempo . . .

    ResponderEliminar
  15. Caro Anónimo

    A confirmar-se mais esse disparate de voltar a atacar todos os blogs e bloguistas sem referir nomes, tenho o direito de pensar que existe de facto uma campanha para calar todas as oposições possíveis. Gostava de saber o que pensam destes ataques todos (os actuais e os antigos) bloguitas Marcoenses pensam.

    No seio dos "amigos" que o rodeiam estão algumas pessoas que eu prezo e que até considero "meus amigos". O que me admira é que esses estejam a por em causa o seu bom nome e o das suas famílias unicamente por uma visão "clubista" da política.

    Á partida a maioria de nós, independentemente da cor política, queremos o melhor para o Marco.

    Alguns, poucos certamente, querem é "governar-se".

    Outros, que até poderão ser também do grupo anterior, são simplesmente incompetentes para o cargo que aceitaram.

    Dou alguns exemplos:

    Quando ouço autarcas eleitos a dizer que não percebem o que votaram, o que é isso?

    Quando ouço autarcas que votaram várias vezes orçamentos e contas da autarquia dizerem que não percebem de números, o que é isso?

    Os eleitos deveriam ser capazes de pensar pela sua cabeça, pois será também (em termos figurados) a sua cabeça que rolará quando forem julgados pelos Marcoenses nas próximas eleições.

    Presidentes de junta, deputados municipais e claro os vereadores que permitem estas políticas serão responsabilizados pelas suas consequências.

    Não existirão desculpas de que não li, de que os documentos chegaram tarde, de existia a possibilidade de um seita vir para cá, etc.

    O povo Marcoense julgar-vos-á.

    ResponderEliminar
  16. Caro Jorge,
    Marcos que nos marcam. Em 1933, A., 32 anos, foi lançada viva à fogueira por populares para lhe tirar o diabo do corpo convencidos que foram por um bruxo. Resultado a senhora morreu vítima da ignorância e da crendice duma população isolada do mundo. Daí o rótulo és da “ terra do m…”. As vezes que esta expressão me incomodou.
    Em 1983, chega à presidência da autarquia A. , onde se mantém até 2005. Este longo reinado, só foi possível porque todos nós, por medo e ou ignorância e ou estratégica conveniência, o permitimos. Novo rótulo Marco “a terra do A…”. Várias vezes contrapus o nome de Cármen e outros, sem sucesso.
    Em 2009, novamente sob o cenário de uma ameaça real ou imaginária “ou nós ou o passado”, escolhemos.
    Temo por novo rótulo e que o Marco volte a ser conhecido por motivos de que não nos orgulhamos.
    Aqui um parêntesis para louvar todos aqueles que ao longo dos anos ousaram remar contra a maré, apresentando-se com projectos que sucessivamente fomos recusando.
    Até quando? Que fado!

    ResponderEliminar
  17. Acordem gentes do Marco,acordem.Baião,Amarante,Penafiel andam prá frente,nós é como o carangeijo,andamos pra trás.
    O outro tinha a desculpa que não era doutor,este acredita que é o maior dos doutores.
    Vamos todos à bruxa,pode ser que um bom defumadouro acabe com este negro futuro,com esta triste sina.
    Porra prá sorte.

    ResponderEliminar
  18. Neste momento faço este comentário para me juntar ao rol de "lesados" acerca das afirmações do nosso Exmo. Sr. Dr. Manuel Moreira, Presidente da Câmara do Marco de Canaveses.

    Na qualidade de cidadão, munícipe, neto do Dr. Hildeberto Valdoleiros e sobrinho do Dr. João Valdoleiros (ambos ilustres médicos marcoenses que tanto prezaram e prezam pela saúde dos nossos concidadãos, muitas vezes até em detrimento da própria família) venho por este meio repudiar as afirmações e comentários efectuados por vossa exª acerca da família Valdoleiros.

    Como tenho a certeza que não proferi nenhum comentário que o ofendesse, tanto à sua pessoa como à sua família, agradecia que prontamente tornasse publico o respectivo pedido de desculpas à minha família, porque essa sim foi insultada.

    Se o seu comportamento continuar a ser este, comportamento tal que não dignifica o cargo que tem, garanto-lhe que irei conscientemente entrar na "vida politica marcoense" e serei mais um marcoense como nós que vivamente irá contribuir em prol de um Marco melhor...

    Com os meus cumprimentos,

    Cláudio Valdoleiros Brito

    ResponderEliminar
  19. Caro anónimo

    Eu sou licenciado desde 1983, ou seja há 27 anos, a principal lição que aprendi na Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto é que quando entrasse no mercado de trabalho tinha que ser humilde.

    Pois se poderia ter os conhecimentos científicos necessários para ter obtido a licenciatura com uma nota bem elevada, faltava-me a experiência da vida, do mercado de trabalho, dos problemas das empresas, da falta de recursos financeiros e humanos, etc

    Um dia, cerca de quatro anos mais tarde, o meu chefe numa empresa multinacional muito conhecida perguntou-me se eu sabia o que representava a palavra MANAGER?

    Eu como já sabia que a pergunta não era de resposta evidente esperei pela lição que iria receber.

    E recebi.

    São duas palavras, disse-me ele.

    A primeira MAN, que significa HOMEM.

    A segunda AGE, que significa IDADE, MATURIDADE, SENIORIDADE.

    E explicou-me que se para ser um MANAGER, ou seja um Líder, não bastava termos os conhecimentos técnicos e científicos, ou mesmos as características inatas para liderar, tinhamos que ter experiência e maturidade que a idade e a passagem dos anos numa profissão nos iria garantir.

    Quando temos políticos que nunca tiveram experiência da vida real, que fizeram as suas licenciaturas com dificuldade ou mesmo muito tardiamente, o que temos? Homens que nem tem os conhecimentos nem tem a maturidade para liderar.

    Naquela companhia nunca conseguiriam ser um MANAGER.

    ResponderEliminar
  20. Maria Guiomar Moreira Osório Valdoleiros30 de setembro de 2010 às 18:19

    Maria Guiomar Moreira Osório Valdoleiros

    Ex.mo Senhor Presidente da Câmara Municipal de Marco de Canaveses

    Na qualidade de filha do Dr.João Valdoleiros e da Dra.D.Maria Guiomar Morais da Costa Moreira(foi professora de Educação Física de várias gerações de marconses),nascida e criada em Marco de Canaveses,neta do Dr.Hildeberto Valdoleiros,irmã do Eng.Jorge Valdoleiros(administrador do blogue Marcoensecomonós),
    membro duma numerosa família radicada no Marco de Canaveses,há mais de 65 anos,sabendo quanto do seu labor foi dedicado em prol da população deste concelho,venho exigir que V.Ex.cia se retrate publicamente das acusações,que fez à família Valdoleiros,no exercício dum cargo que merece o máximo de dignidade pessoal e política.
    Como membro duma honrada família,cujos membros dum modo ou doutro,deram e continuam a dar muito de si,em prol dos Marcoenses tenho o direito de me sentir atingida pelo desaforo das suas palavras,já que a sua acusação sobre mim e meus familiares,peca pela originalidade de não citar nomes dos autores das queixas de que diz ser vítima.

    Sem mais

    Maria Guiomar M.O.Valdoleiros

    ResponderEliminar