segunda-feira, 20 de setembro de 2010

Resultados de um empate

Neste domingo o Marco09 jogou com o Ermesinde e empatou 1-1, mas pior do que esta perda de pontos passou-se depois. O Presidente do Marco09, Fernando Alves, descontente com a "actuação" da GNR no Estádio Municipal foi pedir explicações ao posto da GNR.

A "conversa" não terá corrido da forma mais correcta e o resultado foi uma noite a dormir às custas do Estado.

De manhã com a cabeça mais fria, e já no tribunal, o Presidente do Marco09 depois de ter dado as suas explicações pode ir para sua casa.

Agora, estas atitudes nos campos do futebol, e fora deles, recordam-me outros tempos e outras figuras que eu esperava que já tivessem saído de cena de vez na nossa terra. Democracia implica direitos e deveres, mas sobretudo respeitar aqueles portugueses que tem a responsabilidade de fazer a cumprir as leis da Nação.

Lição a aprender desta história:
"A autoridade e as leis portuguesas tem de ser respeitadas por todos nós".

11 comentários:

  1. É vergonhoso que um dirigente do PSD, com responsabilidades ao nível da sua freguesia e do concelho, tenha este tipo de atitudes, que lembram as do sr. Ferreira Torres. Ao menos, esse personagem do lamentável passado, nunca foi preso...

    ResponderEliminar
  2. Caro Anónimo

    Antes demais temos que aceitar que o "futebol" retira alguma lucidez às pessoas envolvidas, e eu quero acreditar que foi essa falta de lucidez momentanea que levou aqueles actos.

    Mas de facto estas "estórias" à volta do futebol recordaram-me logo os tempos e as atitudes de AFT.
    (Mais uma vez a Mudança é Tranquila)

    Agora devo realçar que a atitude das autoridades agora foi bem distinta das atitudes tomadas noutras "eras". E esse facto não quero deixar de aplaudir.

    Parece que a atitude, mais de cabeça fria, do Presidente do Marco09 é também um pouco diferente da de outras pessoas e de outros tempos.

    Agora isto é mais um sintoma porque de cima (leia-se Manuel Moreira) é necessário uma liderança forte das próprias hostes para que estas se comportem como verdadeiros sociais-democratas e não repitam atitudes deste tipo.

    Por exemplo, não gostei como democrata de ler noutro blog Marcoense como internamente as várias facções do PSD se tratavam. Nomeadamente a oposição ser considerada dos "sem valor" e pelo visto esta apelidar a outra de "neo-nazis".

    Estas atitudes internas, a falta de democracia que no Marco se respira nas organizações políticas do Município, a arrogância das lideranças leva a que por "cópia" se repitam os mesmos erros com as pessoas.

    Neste caso os atingidos eram autoridades, que se souberam respeitar e impuseram a sua autoridade democrática que lhe foi atribuida e o resultado foi o que foi.

    ResponderEliminar
  3. Antonio Silva (Fornos)21 de setembro de 2010 às 00:15

    Não sei o que aconteceu na deslocação à GNR nem o que se passou com actuação da GNR no Estádio Municipal, tão pouco sou sócio da AD Marco09, mas se o fosse exigiria a demissão do Presidente. Não terá sido detido por ir à missa duas vezes

    ResponderEliminar
  4. Caro António Silva

    Perder a cabeça a todos nós pode acontecer, mas também me parece correcto que o Presidente do Marco09 deveria pôr pelo menos o seu lugar à disposição, até para não prejudicar o nome deste jovem clube do concelho.

    Já basta que este clube tenha carregar consigo o "passado" do FCMarco que não é de certeza um fardo leve.

    ResponderEliminar
  5. Por mais de uma vez ouvi e li que esta Associação Desportiva, ADMarco09 nada tem a ver com a extinta Associação Desportiva FCMarco, contudo algumas semelhanças vão surgindo…
    Desde logo o emblema que pouquíssimas mudanças registou;
    Os sócios que puderam transitar de sócios de uma Associação para a outra, desde que suportassem determinados requisitos;
    As instalações desportivas que apenas viram alterada a sua denominação, contudo essa alteração ainda não foi comunicada oficialmente às instituições organizadoras dos campeonatos (decorridos 9 meses);
    A ambição desta Associação em chegar ao topo num curto espaço de tempo, para ser a principal Associação Desportiva do Concelho, mas o caminho é muito delicado e só com humildade possível de trilhar;
    O slogan, “um clube novo, uma paixão antiga…”;
    E agora este triste episódio, que sem conhecer as razões, me escuso a comentar.
    Marco de Canaveses necessita de projecto desportivo, discutido por todos os intervenientes desportivos do Concelho, pois só em conjunto se conseguirá ter no Marco de Canaveses, na Nossa Terra, um Marco no Desporto Nacional.

    ResponderEliminar
  6. Uma vergonha de facto e mais não haverá para dizer

    ResponderEliminar
  7. meus amigos e preciso lembrar, que esse mesmo senhor alves tem antecentes de violencia desportivas contra directores do extinto e saudoso F.C.DO MARCO

    ResponderEliminar
  8. So quem nao conhece esse sr fernando alves é que podera ficar admirado com estas atitudes.
    Pessoas com bom senso, ja se tinham dimitido do cargo que ocupa, mas emfim mais um agarrado ao poder.

    ps. nome em minusculas e para voces saberem a pequenes desse senhor nao merece mais.

    ResponderEliminar
  9. Caro Emanuel Moreira

    Estou totalmente de acordo, se quisermos ser alguém a nível Nacional temos que ter outra politica. Essa política desportiva só poderá ser conseguida pela união de todos os intervenientes desportivos. Um Marco forte só pode ser conseguido com a união de todos Marcoenses e com o interesse da nossa Terra em primeiro lugar.

    ResponderEliminar
  10. Obviamente que praticamente a unanimidade dos comentários que tem sido registados nos vários blogs que comentaram esta notícia criticam fortemente a atitude de Fernando Alves.

    Na minha opinião e até para a salvaguarda do próprio, do clube que preside e da Nossa Terra seria importante que Fernando Alves se afastasse da liderança do Clube.

    Agora as consequências políticas desta atitude tem que ser analisadas friamente e perceber que uma atitude destas se toma porque se acredita que um grupo está acima de tudo e todos.

    O político envolvido neste acto também tem que assumir as consequências e não tem neste momento sequer condições para continuar a representar os eleitores que votaram nele.

    Os seus colegas de partido, se tem a obrigação de apoiar o amigo, como também eu não posso deixar também de apoiar o homem, tem por outro lado o dever de explicar bem se a posição do partido que representam concordam ou não com a atitude tomada pelo seu militante. Não se trata de julgar o homem mas a atitude, e se esta foi errada deverá ter consequências.

    O silêncio poderá ser interpretado como concordância e neste momento difícil porque o concelho passa não é recomendável essa posição.

    Para aqueles que atacam o homem repito, asneiras todos nós fazemos e que atire a primeira pedra quem não as fez.

    ResponderEliminar
  11. Assino por baixo o seu comentário das 21:20. de facto qualquer um de nós erra enquanto ser humano e por isso, embora seja de lamentar, as críticas têm de ser moderadas. enquanto presidente do clube... paciència

    ResponderEliminar