domingo, 26 de setembro de 2010

A frase do dia

Eu não sou essa pessoa que pintam por ai, porque sou acima de tudo um homem humanista, social-democrata convicto, com grande consciência social e por isso não me movo por "revanches".

Manuel Moreira na Assembleia Municipal de 25 de Setembro de 2010

Com tantas presenças em cerimónias e festividades religiosas desconhecia totalmente que Manuel Moreira era humanista.

Para não existirem dúvidas deixem-me exlicar que o Humanismo é a filosofia moral que coloca os humanos como primordiais, numa escala de importância. O significado filosófico essencial destaca-se por contraposição ao apelo ao sobrenatural ou a uma autoridade superior. Desde o século XIX, o humanismo tem sido associado ao anti-clericalismo herdado dos filósofos Iluministas do século XVIII. O termo abrange religiões não teístas organizadas, o humanismo secular e uma postura de vida humanista.

Por outras palavras os humanistas são ateus ou agnósticos e não reconhecem o sobrenatural ou um Deus.

Assim ou Manuel Moreira redefiniu o humanismo ou então deveria ser menos presente nessas actividades religiosas.

4 comentários:

  1. Humanista ou não Humanista,certo é que Manuel Moreira não perde oportunidade de se exibir em todo o tipo de manifestações religiosas,sejam procissões,funerais,talvez até em casamentos.
    Senhor Jorge Valdoleiros,os Marcoenses em geral e os crentes da religião cristã em particular,devem sentir-se felizes,porque acertaram em cheio no candidato a eleger,no caso a reeleger,para a governação das suas festas e festinhas,quer dizer,daquilo que se esperava dele,pois que quanto à correcta gestão dos interêsses dos Marcoenses,a começar pelo saneamento básico e redes de água potável,estamos conversados.É desastre,atrás de desastre.
    E parece que quando lhe falam disso,o Humanista,passa-se dos carretos,perde a sua fingida polidez(leia-se,salta-lhe o verniz),teatraliza excelentemente,revelando-se digno sucessor,nesses aspectos,do seu antecessor.
    Diria que,até parece por momentos,querer ser um sósia daquela sinistra personagem,tanto lhe copia os defeitos.
    Até a megalomania inerente aos dois,se reconhece nas exageradas dimensões,das tão polémicas,como inúteis bandeiras,que custaram muitos euros aos Marcoenses,ansiosos por,mas já descrentes,da concretização de tantas promessas do tal humanista e cada vez mais apreensivos pelo desnorte do gasto dos seus dinheiros.
    E Senhor Jorge Valdoleiros,não sei se deva acreditar ou não,que aquele Humanista,se mova ou não,por "révanches".Agora do que estou certo é que se move por promessas adiadas e nunca concretizadas.
    É o nosso "Sócrates",afinal a bandeira postada à entrada da Ponte de Canaveses,quer dizer que aqui também é Portugal,não é?

    ResponderEliminar
  2. Caro Miguel

    Eu não acredito que Manuel Moreira seja Humanista, pelo menos no significado real do termo. Também tenho dúvidas que seja social-democrata, tal como 95% dos militantes e simpatizantes do PSD.

    Depois quem fala sobre "revanches" geralmente está a dar um "recado" para alguém. Neste caso é mais para o blog Marco 2013, e ai estamos a falar de "guerras internas".

    Sobre promessas, são promessas e acreditam quem é crente. Neste caso os crentes não são Humanistas.

    ResponderEliminar
  3. Caro jorge

    Não haverá aqui uma mera questão de semântica?
    Só pode ser isso...

    um abraço
    José António

    ResponderEliminar
  4. Caro José António

    MM nem deve saber o significado da palavra humanista, nem deve imaginar o que os Humanistas defendem.

    Mas político gosta de utilizar palavras de 10 euros quando seria melhor utilizar palavras de 10 cêntimos.

    Na mesma Assembleia, declarou-se Cristão, Católico e Ecumênico. Já nem vou ironizar, para já, com este último termo.

    Agora quem não esteve nada Ecumênico foi Rui Cunha.

    ResponderEliminar