sábado, 25 de setembro de 2010

Estou preocupado

Hoje foi dia de Assembleia Municipal que eu acompanhei a maior parte directamente através da Rádio Marcoense e outra parte gravei para que nos próximos dias possa calmamente ouvir e analisar as várias intervenções. Mas sobretudo as respectivas respostas a essas intervenções por parte de Manuel Moreira. E estou preocupado.

Vou ter que ouvir horas de discursos vazios de Manuel Moreira para conseguir obter uma ou duas frases úteis para os Marcoenses. Vou tentar substituir-me a todos aqueles que não puderam replicar às "más" respostas de Manuel Moreira. E estou preocupado.

Já percebi pelo que ouvi, e pelas conversas que tive com outros Marcoenses, que o discursos de Manuel Moreira continuam iguais, demagógicos, sem sentido e irrealistas. E estou preocupado.

As soluções não aparecem e continuamos a ter, por exemplo, os mesmos problemas de sempre nas Águas e Saneamento, faltam políticas em todas as áreas de governação e não existe "obra". Os subsídios são dados por livre arbítrio de Manuel Moreira e esses dinheiros não chegam onde seriam realmente necessários. E estou preocupado.

Uma minoria dos Marcoenses paga "caro" um serviço de Águas e Saneamento de má qualidade mas a grande maioria não tem acesso sequer a esses serviços. Estes últimos tem mesmo assim que pagar as "más" decisões do executivo sobre essa matéria. E estou preocupado.

A situação económica e financeira do Município agrava-se todos os dias com estas "más" decisões, com os aumentos na despesa e sobretudo com as sucessivas derrotas do Município nos tribunais. E estou muito preocupado.

Agora não estou preocupado com os ataques que me são realizados por quem não tem capacidade e coragem de me responder olhos nos olhos. Não estou preocupado com as ameaças veladas que me são feitas pois quem mas faz não tem capacidade e força para me atingir. E muito menos estou preocupado com aqueles que me acusam de inverdades quando os próprios mentem todos os dias aos Marcoenses.

9 comentários:

  1. Daquilo que assisti retive que o senhor Presidente da Câmara, para responder a questões colocadas pelos deputados (4?), gastou 45 minutos. No final da sua intervenção, solicitou à mesa autorização para que o senhor vice-presidente usasse da palavra. Mais 15 minutos gastos em explicações. Obviamente que passados 5 minutos já ninguém se recorda das questões inicialmente colocadas, provavelmente nem o orador.
    Vi dedos esticados apontado em algumas direcções e constatei que nem sempre o tom de voz dos oradores foi o adequado para aquele exíguo mas nobre espaço. Será que pelo facto de se elevar o tom de voz os argumentos se tornam mais credíveis? Não me parece.
    A questão que deixo, porque não conheço o regimento da Assembleia, que seja contabilizado, ao minuto, o tempo gasto por cada bancada e pelo executivo e que posteriormente cada um faça um balanço da pertinência da sua presença na reunião.

    ResponderEliminar
  2. a mim preocupou-me ver gastar tempo a fazer campanha, a denegrir o bom nome de outros sem que estivessem presentes e a mandar recados para outros também ausentes.
    respostas claras a perguntas directas, nem sombras...

    ResponderEliminar
  3. É de lamentar o presidente da assembleia permitir comicio atrás de comicio pelo presidente e os seus yesmen.
    O executivo não tem soluções nem estratégia para os graves problemas do concelho. Enrola, enrola e distrai-nos com palavreado barato.
    Não vai nunca responder devidamente aos problemas apontados porque não tem capacidade sequer para implementar uma estratégia coerente do problema da água e saneamento da autarquia. Muito menos para resolver o problema financeiro.
    Empurra os marcoenses para o abismo e vai tentar adiar judicialmente tudo para além de 2013.
    No entretanto continuamos sem saneamento, sem água, sem requalificações urbanas, etc, etc.
    Mais vai inaugurando e aplicando umas primeiras pedras das obras do governo central!

    ResponderEliminar
  4. Caro António Ferreira

    O regimento e sobretudo a prática do Presidente da Assembleia Municipal permitem este tipo de "debate". Nada é discutido e temos horas de propaganda. Estamos em pleno "Quarto Reich".

    Mas como em tudo a propaganda não resolve os problemas. Para cada um desses problemas são necessárias acções, bem ponderadas e realizadas com competência.

    Um dos deputados municipais ao anunciar que era a última sessão que comparecia pôs o dedo na ferida quando refeiru que muitos dos deputados já nem davam atenção aos dicursos que se realizavam na AM.

    Em Ariz o Presidente da AM e a totalidade da sua mesa abandonou a sala e deixou a AM em auto-gestão.

    O que se espera desta Democracia?

    ResponderEliminar
  5. Caros Anónimos

    A AM hoje em dia em o local onde o executivo "arreia" nos representantes eleitos da oposição. Não os deixam defender sequer as suas ideias. É onde Manuel Moreira "arreia" nos partidos da oposição que lá não podem responder. E ainda "arreia" nos que lhe fazem frente no Marco.

    Mas não é "arreando" a torto e a direito que os problemas se resolvem. É por isso que algumas caras da política Marcoense já são conhecidas há dezenas de anos e os problemas continuam sem solução. E quando alguém tenta entrar neste círcul ofechado é recebido com duas pedras na mão.

    Sem mais comentários.

    ResponderEliminar
  6. Está um auténtico Santos Silva, o Dr Manuel Moreira. Gosta de malhar também, o grande problema é que há cada vez mais pessoas no Marco que andam com vontade de malhar nele.

    ResponderEliminar
  7. Caro anónimo

    Na sua já longa carreira política Manuel Moreira não deve ter apreendido que quem semeia ventos colhe tempestades. A maior parte das pessoas de todos os partidos que estão na vida política Marcoense é por convicções e porque gostam da sua Terra.

    Atacar sempre todas as intervenções que não saem da sua bancada é um erro. Mas parece que é a estratégia de Manuel Moreira. Algumas vezes apercebe-se e corrige o discurso.

    Outras vezes, mesmo perante as evidências não é capaz de se corrigir.

    Uma mentira dita muitas vezes não se transforma numa verdade, e os diversos Deputados Municipais e o público que no seu direito democrático intervem é porque consideram que as suas ideias são positivas e que podem tornar o Marco uma melhor Terra. Se existisse um verdadeiro debate destas Assembleias poderiam sair óptimas ideias para a gestão do município. Mas com esta atitude não se pode esperar que as pessoas cooperem com Manuel Moreira.

    ResponderEliminar
  8. Senhor Jorge Valdoleiros,aprecio a sua capacidade de análise da vida política marcoense,a sua crítica contundente,mas objectiva e frontal,com a nítida intenção de revelar a todos que afinal o "ídolo" Manuel Moreira,tem pés de barro.
    Na minha opinião,tal como o outro,também vai acabar por cair,vítima do seu arraigado autismo e duma "entourage",que se esforça em todos os momentos,por lhe demonstrar a sua total subalternidade,servil e domesticada.
    Mal vai o P.S.D. no Marco,com tais figurantes.
    Sá Carneiro,se fosse vivo,ficaria atónito com o comportamento,sem qualificação,de tais seguidores,na última assembleia municipal.
    A sobranceria e a prosápia rivalizaram com a pequenez da decência no trato,com que Manuel Moreira,mimoseou aqueles que se atreveram a afrontá-lo,a questioná-lo,a exigir-lhe que explicasse,para que espécie de abismo nos está a conduzir,desde que se arvora no maior defensor das causas dos Marcoenses.
    Aquele saudoso democrata merecia seguidores de outro quilate.
    Tal como Sá Carneiro,também o Marco parece ter uma má sina.

    ResponderEliminar
  9. Caro Miguel

    Sá Carneiro era social-democrata, esta gente não.

    ResponderEliminar