sábado, 9 de junho de 2012

(Mais) um Marco na Educação, por António Ferreira

Há dias o CM dava eco à revolta dos pais pela substituição da professora que tinha sido colocada, em substituição, no inicio do ano letivo. No corpo da notícia pode ler-se que os pais se sentiram enganados pois, o Agrupamento de Escolas “… garantiu que a professora iria ficar a dar apoio…”.

Compreensível, só a posição dos pais.

Ao que consta a docente que se encontrava a substituir não terá ficado a “dar apoio” e a docente que regressou ao seu local de trabalho terá ficado a “dar apoio”.

Alguma surpresa.

Surpreendido, ou talvez não, quando ouvi rumor que os alunos da turma em questão terão sido distribuídos por outras turmas. A ser verdadeira a informação, distribuição dos alunos e colocação da docente titular da turma a “dar apoio”, não posso deixar de questionar, entre muitas outras, a gestão dos recursos num momento de forte contenção orçamental.

Assim, se neste momento é possível distribuir os alunos pelas restantes turmas, provavelmente, no inicio do ano tal também teria sido possível. Poderemos ser levados a concluir que os docentes colocados excediam as necessidades, ou não?

O (aparente) silêncio dos envolvidos perante esta situação é (in)compreensível!

5 comentários:

  1. Não se surpreenda porque talvez não saiba que:
    Foi substitutivo mais um Coordenador de Estabelecimento
    Foi substituído mais um Coordenador de Ciclo
    Foi substituída a Comissão de Avaliação Interna
    Foi anunciado o lançamento da casa do ... , e ninguém sabe onde foi o lançamento
    Foi publicado o resultado das "rifas" que tem tudo de jogo clandestino.
    Os Matrecos continuam a adornar a entrada principal da Escola.
    Perante tudo isto há alguém que propôs um voto de louvor!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O voto de louvor deve ser pelo record de tempo que a inspeção passa naquela escola; pelo dinheiro desviado; pelas artimanhas do diretor para aceder e manter o poder. Pois caso não saibam esse senhor foi posto a andar de Toutosa por desvio de dinheiro! Não é qualquer um que tem tamanha lata!! Lá isso merece um louvor. Provavelmente quem o propõe também divide com ele alguns "lucros".

      Eliminar
    2. Segundo creio...duas coordenadoras de estabelecimento.

      Eliminar
    3. Isto é o que o diretor chama de "fazer uma limpeza" ao agrupamento, é bom que se saiba que ele também "limpou" alguns milhares de euros! Ou melhor, não sabe para onde foram, foi como que se evaporassem. Pois é, caros marcoenses...isso ele não conta! Pois não convém. Aliás é por esse motivo que a inspeção está naquele agrupamento há meses. Tanto quanto sei chegou a ser várias vezes questionado por membros da sua própria equipa sobre o amdamento das contas! Pos isso já havia desconfianças. Agora que ele tem a fama lá isso tem. Aliás já foi processado por ter roubado num outro agrupamento. Isto é o que se comenta pelos cafés do Marco, e como diz o velho ditado, "não há fumo sem fogo". Aliás muito recentemente uma excolega do tempo em que esse senhor esteve no Conselho Executivo disse publicamente, perante um número de curiosos considerável, que testemunhou a condenação desse senhor e que ainda hoje não entende como é que tamanho biscato está numa direção, Só podia ser no Marco!!!

      Eliminar
    4. "A pedido do Sr. Subdiretor ..., informo que está selecionado(a) para a formação", foi o voto de boas férias que alguns docentes receberam, foram selecionados, sem se terem inscrito, para formação. Deve ter sido auduo o trabalho para a seleção pois pasme-se alguns docentes estavam de férias, outros não necessitavam da formação e outros ignoraram a informação. Uns tantos compareceram e "telefonaram a outros para haver quorum.

      Eliminar