sexta-feira, 13 de julho de 2012

As Rifas!, por António Ferreira

As rifas são uma das modalidades afins dos jogos de fortuna ou azar. De acordo com a legislação, a sua exploração carece de autorização e, havendo emissão de bilhetes, “a autorização será sempre condicionada à aplicação do correspondente lucro liquido a fins de assistência ou outros …” (art.ºs 159.º e 160 do Dec-lei 114/2011).

Há dias visualizando a página electrónica de uma das nossas escolas, encontrei esta foto “Dia do Agrupamento/relação de prémios atribuídos” que é elucidativa e me merece algumas considerações.

A realização deste sorteio terá observado a legislação aplicável? Este sorteio terá sido aprovado pelo órgão competente - o Conselho Geral? Qual o destino da receita arrecadada?

Salvo melhor opinião, no Plano Anual de Actividades deve ser previsto as actividades, os custos e as receitas, documento que é submetido ao CG para aprovação.

Não me parece que a introdução deste tipo de jogos seja admissível na escola pública nem seja esta a forma
da instituição ESCOLA se financiar, mesmo que neste caso, nada me leva a concluir o contrário, tenham sido observadas todas as disposições legais.

Registei que o documento mencionado foi entretanto retirado da página e que um outro, com teor semelhante, anunciando os vencedores do sorteio dos prémios das rifas, é disponibilizado.

Aparentemente a aprendizagem, por modelagem (?), está a resultar, isto é, os mais novos utilizam com mestria comportamento observados nos deveriam ajudar na formação de bons cidadãos, quiçá, alertando para o risco do jogo, que no limite pode tornar-se patológico.

Lá diz o ditado, é de pequenino … !

20 comentários:

  1. O Sr. tem um filho!!????!!!....
    Já acabou o curso.....
    É bem comportado!!!??
    De pequenino.......

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sinceramente não entendo o que tem o "cu a ver com as calças", ou seja o que tem a ver se o autor do texto tem um filho e se ele é bem comportado!!!??? Aqui o que está em causa, e não tentemos tapar o sol com a peneira, é que uma instituição pública, cuja função é educar para a cidadania, cometeu um ato ilegal e isto é factual. Existem provas evidentes de tal ato. Os pais concordaram?? Eu não fiu consultado, aliás só me "consultam" quando é para receber o dinheiro das cotas. De resto nunca me senti representado nesta associação de pais.
      Os pais não se têm manifestado com grande ruido, é certo, mas a resposta chegou agora: NÃO QUEREMOS OS NOSSOS FILHOS NESSA ESCOLA, ONDE QUEM COMANDA É CORRUPTO, TRAIÇOEIRO, INCOMPETENTE, SEM PRINCÍPIOS MORAIS, SEM VALORES CUJO ÚNICO OBJETIVO É ANGARIAR DINHEIRO...SABE-SE LÁ PARA QUÊ! Diretor e sub são dois capachos do exibicionismo, da prepotência, do autoritarismo, mas não se desiludam, o que é deles está guardado. Alguém que muito sabe das suas tramoias está a preparar-lhes o terreno.
      Bem hajam os que ousam denunciar a ilegalidade, ainda que aninimamente. O importante é não se calarem, nunca!

      Eliminar
    2. Melhor que isto.... só a TVi

      Eliminar
  2. O problema dum sorteio através do método das rifas,denunciado por o cidadão António Ferreira,situação que se processou no Agrupamento Escolar do Marco de Canaveses é,parecia-me,mau demais para ser considerado como um facto real.
    Tive então o cuidado de me informar e foram diversas as fontes,entre docentes e discentes desse agrupamento escolar e acabei estupefacto por ter que admitir que tal se tinha processado,a venda de rifas para um sorteio.
    Que mais terá que acontecer para que os responsáveis,a começar pela Comissão de Representantes(pais,alunos,docentes,câmara municipal)tome uma posição para acabar de vez com todas as situações mais ou menos dúbias,que em nada prestigiam o nosso agrupamento.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro anónimo,
      na questão das rifas limitei-me a "consultar" informação que o Agrupamento disponibilizou. Apesar de ter ouvido alguns comentários sobre o tema, só acreditei depois de ler a informação disponibilizada e "rubricada" pelos responsáveis.
      A minha duvida está em saber como é que a receita arrecadada vai ser incluída nas contas, a não ser que tenha sido aprovada aquando da discussão do orçamento!

      Eliminar
  3. Alguns docentes, dos mais antigos e com mais habilitaçoes académicas, recentemente pediram para sair. Quando a escola assiste de braços cruzados a esta saida, algo vai mal! Será uma forma de protesto perante a indiferença do Conselho Geral votou o agrupamento?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sem dúvida que a questão levantada pelo subscritor é pertinente. Realmente devemos refletir sobre estas saídas do agrupamento, que certamente nos deixarão mais pobres. Tanto quanto sei chegou ao CG uma carta onde eram denunciadas uma série de irregularidades (para além da venda das rifas)que ocorriam no referido agrupamento. Alguém soube do desenlace??? Não! As denúncias foram feitas!!! Esses professores que agora querem sair certamente cansaram-se de tanta passividade. Tanto quanto sei não são apenas os professores a quererem sair, os alunos também não querem lá ficar e os funcionários basta abordá-los para saber o sentimento que têm. Acho que os únicos que estão felizes são as chefias e aqueles que prevaricam com a sua conivência.

      Eliminar
    2. Caro Jorge

      As alegadas saídas são de lamentar se forem confirmadas.

      A "carta" que alegadamente terá chegado ao Conselho Geral, e a outras autoridades, é para já um "rumor" que só o próprio Conselho Geral poderá confirmar ou desmentir. Mau é existir esta "guerra fria" que não beneficia o papel fundamental deste estabelecimento cujo função principal, e talvez única, deveria ser de ENSINAR

      Eliminar
    3. Não sabia que a dita carta foi para outras autoridades!!! Afinal isto é mais grave do que parece!...É uma pena que ela não seja tornada pública.
      Cumprimentos

      Eliminar
    4. Meu caro Jorge Valdoleiros,
      pelo que vou conhecendo não existe "guerra fria", há, na minha opinião, menos competência para o desempenho da função de dirigir uma instituição como o agrupamento escolar o que talvez justifique o clima instalado (bom/mau?).
      O que diríamos se o Governo ou a nossa autarquia, a cada SEIS MESES, demitisse alguns dos seus membros (no agrupamento são escolhidos pelo diretor)?
      Estranhamente ninguém questiona o porque desta permanente rotatividade dos docentes indigitados para os cargos.

      .

      Eliminar
    5. Caro António

      Em qualquer organização onde existisse tanta rotação de quadros deveria ponderar-se alterar a sua liderança, como é óbvio.

      Eliminar
    6. Até já começo a achar que o CG tem algo a temer, aliás já é conversa de café, cá pelas nossas bandas que todos eles têm "o rabo preso". Será????!!

      Eliminar
  4. Tenho 17 anos, escrevo várias vezes para este blog e sinto-me triste por ver a forma como atacam este excelente diretor.
    Ando no ensino secundário e fui para lá com 12 anos pois na altura a eb 2,3 a era uma vergonha o diretor que lá estava chegava a bater nos alunos e a fazer daquilo uma prisão, e à pouco tempo fui à eb 2.3 e senti-me triste por não ter tido uma escola tão boa e com tantas regalias que tem.
    Pelo que vejo todos aqueles que escrevem contra este "diretor" são uns anormais e sem escrúpulos e com raiva.
    Os meus pais tem um negocio e vi la esse diretor a "pedir " dinheiro para a escola, para as colunas e para a rádio escola, uma coisa que nunca teve e uma invenção feita pelo diretor para escola que, ja agora ninguém teve o trabalho de a fazer. Mas antes que venham mandar "bocas" ele levou um livro de recibos.
    Quero ver qual é o diretor que faz o que ele faz pela escola?
    Que corre por todos os negócios desta cidade a pedir ajuda para a escola e para os outros. ninguém o faz.
    disseram que ele não tem valor morais? quero ver de voces todos quem é que cria "uma casa para ajudar os outros"?
    como ja disse vocês sao uma cambada de raivosos, tenham vergonha e olhem para voces antes de criticarem quem faz bem!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. estou de acordo com o aluno. na verdadae o diretor é bom demais ainda agora vai inaugurar uma unidade para dificientes de grande gravidade e mata a fome a pais de alunos oferecendo almoços com a santa casa de mesiricordia, se não acreditam vão lá. é umA Segura não há indisciplina, o meu filho tirou um curso de formação e está atrabalhar graças ao grande diretor, porque é que os senhores do face não vão á escola para ver o que ele tem feito.vejam a secretaria e cantina por exemplo.

      Eliminar
    2. Eu só gostaria de responder ao Miguel Leal. Sabes, se já não estás naquela escola não sabes o que lá se passa. Eu estudei lá este ano e vivi de perto aquela puca vergonha. Os setores são porreiros (a maior parte) o que está a estragar tudo é aquele diretor e o subdiretor. Parecem que amdam perdidos. O subdiretor só gosta de copos não nos ajudam em nada. Quem vai à escola até parece que esá tudo bem porque eles não contam a verdade. As senhoras da secretaria até andam mais tristes e tudo, as funcionárias até têm medo de abrir a boca. É uma escola triste e isso vêsse na cara da pessoas que lá trabalham. Eu sou uma das muitas alunas que não quero lá ficar a estudar.

      Eliminar
    3. És uma mentirosa e desavergohnada, ainda ontem estive lá escola com os meus colegas, também antigos alunos ficaram admirados. Por acaso o diretor e subdiretor estavam lá e foram muito simpáticos, mostram-nos a escola. Dá ideia que tem é dor de corno.

      Eliminar
    4. Gostaria de referir apenas um aspeto daquela maravilhosa direção: o projeto Vicentino no seu objetivo é bom , pena é que toda a escola não esteja direcionada para essa ajuda aos mais carenciados e continue a permitir que se façam visitas de estudo para os alunos com mais possibilidades económicas, onde vão mais professores que alunos (como foi o caso da visita de estudo a Barcelona), ou que se permita a existência de alunos sem material escolar durante quase todo o ano, por carências económicas. O projeto deveria virar-se também para o interior da escola e começar por resolver os problemas no seu seio.
      Quanto ao subscritor anterior, compreendo porque elogia tanto aqueles dois "cromos", basta avaliar o seu nível cultural para logo compreender a sua real perceção da realidade. Aconselho-o vivamente a continuar a visitar a escola em questão, pois nota-se que tem enriquecido muito culturalmente. Eu ainda arriscaria mais, será esse Leal efetivamente sobrenome? Ou será o senhor leal a alguém em troca de algo?

      Eliminar
  5. Pagam para fazer elogios da decadência ? Poupem - nos por favor, é tudo tão deprimente, desdignificante... já agora quem é o subdiretor? Alguém sabe quem é?!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!esses nem existem, existem sim as mulheres d
    eles

    ResponderEliminar
  6. Mais um ato que a todos deveria envergonhar.
    Os docentes foram convocados para eleger os coordenadores de departamento. Tiveram conhecimento das proposta, três nomes indicados pelo diretor, momentos antes de se pronunciarem. Os critérios previstos na lei para a indicação de nomes, uma vez mais, não foram cumpridos, segue-se a revolta do silêncio. Tudo como dantes...

    ResponderEliminar