terça-feira, 24 de agosto de 2010

Planos de Defesa da Floresta Contra Incêndios

Aproveitando esta pausa que a situação meteorológica tem dado aos incêndios no nosso distrito e em particular nosso concelho é tempo de se realizar um ponto de situação.

No Relatório Provisório de Incêndios Florestais referente ao período de Janeiro a Julho de 2010 pode-se ler que dois dos 22 grandes incêndios nesse período ocorrerram nos dias 26 e 27 de Julho na freguesia de Soalhães consumindo no total de 21 ha de povoamentos e 610 ha de matos. De realçar que estes incêndios ocorreram em plena onda de calor.

Depois tentei encontrar o Plano Municipal de Defesa da Floresta Contra Incêndios e procurei saber por quem é composta a Comissão Municipal de Defesa da Floresta Contra Incêndios. Não consegui encontrar estas duas informações mas agradecia que me tivesse conhecimento dessa informação me pudesse facultar.

Penso eu que seria interessante podermos divulgar esse importante documento que passou a ser obrigatório com o Decreto-Lei nº 124/2006 e depois da aprovação do Plano Nacional de Defesa da Floresta Contra Incêndios. Pode obter mais informação aqui.

Este Decreto Lei cria grandes responsabilidades na prevenção dos incêndios às autarquias, mas simultâneamente atribui importantes poderes para que seja possível realizar essa prevenção. Obviamente se existir capacidade técnica e vontade política dos executivos camarários.

Na falta de ainda não dispor do documento do nosso concelho, apresento o PMDFCI do município de Amarante que já o tem disponível online (caderno I e caderno II).

Sem comentários:

Enviar um comentário