domingo, 15 de agosto de 2010

PSD Nacional quer cortar fortemente na despesa

Eu até concordo que vão ter que ser realizados cortes fortes. Mas a pergunta é onde quer o PSD realizar esses cortes. E eu não vi resposta aqui a esta minha dúvida.

Todos sabemos que uma das componentes importantes do Orçamento Geral do Estado é nos juros suportados por causa da dívida pública. Nada podemos realizar ai.

Outra componente importante são os salários da função pública. A pergunta que o PSD tem de responder é se quer cortar esses salários e quanto. Não estou a falar em congelar salários mas a cortar.

Outra componente são as reformas e os vários subsídios que o Estado proporciona aos Portugueses. o PSD quer cortar ai?

Podíamos cortar despesas no SNS, racionalizado os seus serviços, eliminando hospitais e centros de saúde ineficazes. Calma, ai não porque o PSD não concorda.

Podíamos cortar na educação, eliminado as escolas com meia dúzia de alunos, que existem por esse país fora às centenas. Calma, ai não porque o PSD não concorda.

Podemos também cortar nas transferências para o Poder Local. Calma ai. Não foi nessas transferências que o nosso PSD Local ficou muito transtornado. Então não se devia cortar aqui.

Podíamos cortar fortemente as transferências para os Governos Regionais. Calma ai não porque o Jardim não deixava.

Temos as despesas de investimento. Como por exemplo, as realizadas pela REFER. Mas calma, pois ai não porque até o PSD Nacional questionou o governo por causa desses "cortes". Aliás tem repetido o ataque ao Governo deste estar a diminuir o investimento público.

Será que os cortes vão ser nos salários e benesses dos políticos. Ai não acredito mesmo. Estavam a ver Manuel Moreira a não utilizar o seu Audi A6 com motorista para ir buscá-lo a Gaia? Eu não. Seria nas transferências para os Partidos. Também não acredito.

Onde se vai então afinal cortar nas despesas fortemente?

A resposta a esta pergunta é que eu gostava de ter. Pedro Passos Coelho faz-me lembrar Manuel Moreira. Falam bem (sejamos correctos PPC sim, MM só fala muito), prometem muito, mas não dizem como. E se PPC um dia ganhar as eleições chega lá e faz como MM e diz que não sabia que a situação era assim tão má. Ou faz como Durão Barroso que prometeu baixar os impostos antes das eleições e a primeira medida após ser Primeiro Ministro foi aumentar o IVA.

Seja sério senhor Presidente do PSD, sejam inteligentes caros concidadãos.

Mas caro Pedro Passos Coelho, pessoalmente comprometo-me, a partir de hoje, a lembrar os eleitos pelo seu partido em Marco de Canaveses que o seu Presidente quer cortes fortes nas despesa. E para ajudar ainda vou dar alguns exemplos onde esses cortes podem ser executados.

Como o exemplo deve vir de cima, caro Pedro, faço a sugestão para que o seu colega de partido Manuel Moreira deixe de utilizar o seu Audi A6 com motorista e que se desloque como todos nós portugueses para o seu local de trabalho pelos seus próprios meios.

Sem comentários:

Enviar um comentário