quarta-feira, 11 de agosto de 2010

Porque é que o seu mundo vai ficar muito mais pequeno

Aproveito sempre as minhas férias para actualizar as minhas leituras. Este ano entre os meus livros escolhidos o meu preferido foi “Porque é que o seu mundo vai ficar muito mais pequeno”. O escritor é Jeff Rubin que ao longo da última década foi considerado o economista de topo dos mercados financeiros, foi conselheiro e responsável pelas previsões económicas do governo canadiano.

Especialista em questões energéticas, é comentador nas principais televisões norte-americanas e tem demonstrado um raro acerto nas previsões de subida do preço de petróleo.

Resumindo neste livro defende a inevitabilidades das DESglobalização e dá más e boas notícias. Primeiro, as más. Com a oferta do petróleo a escassear e a procura a aumentar, é de esperar preços de três dígitos (o que na realidade já aconteceu pois o preço do barril de petróleo já esteve próximo dos 150 dólares). O que signifca que podemos dizer adeus aos produtos baratos fabricados do outro lado do mundo.

Depois as boas notícias. O petróleo caro significa o fim da vida como a conhecemos, mas se calhar essa vida não era assim tão boa. Cidades congestionadas, aquecimento global, manchas de petróleo no mar, e outra formas de degradação ambiental. Mas num mundo em que o preço de crude tem três dígitos, de repente a distância custa muito dinheiro. Muitos dos trabalhos da indústria transformadora perdidos para mercados de mão-de-obra barata, podem regressar a casa.

Sem comentários:

Enviar um comentário