segunda-feira, 16 de agosto de 2010

Águas - Abril a Junho de 2006

Em Abril, António Madureira, a propósito do Concurso janelas, varandas e jardins floridos, explica ao executivo qual a situação da sua freguesia de Favões relativamente à falta de saneamento (apesar de existir um ETAR na freguesia). Queixa-se também de esta ETAR não estar a funcionar correctamente.

João Monteiro Lima questionou Manuel Moreira a situação do problema da água.

Em 16 de Maio em comunicado, Artur Melo nomeia alguns dos aspectos que vêm frustrando as legítimas expectativas do povo sobre o Executivo Camarário de Manuel Moreira, nomeadamente entre outros "O problema da água, que a Câmara se tem mostrado incapaz de resolver, enquanto as obras previstas para o alargamento e melhoramento da rede estão paradas, transformando este num autêntico “negócio da China” para a empresa Águas dos Marco."

Norberto Soares em entrevista ao Público nada diz sobre a privatização da água, nem sobre a falta de uma rede de saneamento e de abastecimento de água de qualidade.

Em 29 de Junho a Assembleia Municipal aprecia, sob proposta da Câmara Municipal, da informação sobre a reavaliação do Contrato de Concessão de Exploração do Abastecimento de Água e Saneamento. Manuel Moreira afirma que "têm vindo a fazer conversações empenhadas na defesa dos interesses do Município" e informou que "gorada a hipótese de uma empresa intermunicipal com municípios do Vale do Sousa, dado que Penafiel optou por outra solução, ainda tentaram mais alternativas, nomeadamente, a possibilidade de uma ligação à empresa Águas do Douro e Paiva, com o fornecimento de água em alta, envolvendo a Águas do Marco, não tendo contudo, sido possível chegar a consenso."

Oficialmente fracassa a primeira Solução e apresenta-se uma segunda Solução sem grande convicção.

Rui Cunha afirmou que a "solução existente não servia o interesse dos marcoenses".

Fica-me a dúvida de quem foi o vereador que na votação do contrato que foi assinado com a empresa Águas do Marco não tinha nada contra, como pode ler aqui.

As minhas principais fonte para o relato destes acontecimentos foram o blog Marco Hoje que pode ser lido em detalhe aqui e as actas da reunião da Assembleia Municipal que podem ser lidas no respectivo site.

Sem comentários:

Enviar um comentário