terça-feira, 17 de agosto de 2010

Como é que uma verdade pode ser enganosa

"PIB da China ultrapassou o do Japão" podemos ler aqui.

Mais à frente é dito que "A posição exacta da China no ranking da dimensão económica depende do critério adoptado e a utilização do PIB como medida da economia tem sido crescentemente questionada, mas continua a prevalecer".

E ainda que se "Por exemplo, se se considerar o PIB em paridades de poder de compra, a dimensão da economia da China fica já bastante acima da do Japão, o qual ultrapassou há muito, apesar de o rendimento (PIB…) por habitante ser cerca de um décimo, também segundo The Wall Street Journal".

Claro que o jornalista que transcreve isto não percebe muito de Economia, mas devia pois deste modo está a dar a ideia errada que os chineses estão muito melhor que os japoneses. Alías ele próprio corrige a sua meia verdade quando diz que o rendimento por habitante da China ser cerca de um décimo da do Japão.

Eu explico. O PIB da China e do Japão, hoje são muito semelhantes, mas existem menos de 130 milhões de japoneses, enquanto a China tem mais de 1.300 milhões de habitantes. Assim a produção de UM japonês é suficiente para compensar a de DEZ chineses.


 Eu tive o trabalho de realizar um pequeno gráfico onde mostra o PIB per Capita de alguns países. Os primeiros dez e o último deste ranking, o Japão, os "péssimos" PIIGS, os "fantásticos" BRIC e já agora os PALOP's.

As conclusões são evidentes, nesta luta de PIB's entre o Japão e a China, o Japão tem várias vezes o PIB per Capita da China, estando na 23ª posição do ranking contra a 99ª posição da China.

O pior país neste ranking da UE está na posição 68ª, e com um PIB per capita cerca do dobro da China.

Os "péssimos" PIIGS, estão nas seguintes posições: Portugal na 39ª, Irlanda na 9ª, Itália na 27ª, Grécia na 25ª e Espanha na 26ª.

Em contrapartida os "fantásticos" BRIC, estão nas posições: Brasil na 75ª, Rússia na 51ª, India na 128ª e a China na 99ª.

Os PALOPs é que estão bem mal neste Ranking, apesar de Angola, na posição 102ª, estar praticamente lado a lado com a China. E Angola foi um país que esteve em guerra quase durante meio século.

Confundir taxas de crescimentos elevadas com riqueza real dos países é complicado. Se fizermos as contas correctamente a China se conseguir manter crescimentos de 10% do PIB atingiria o PIB per Capita do Japão daqui a 18 anos e o dos Estados Unidos daqui a 22 anos. Isto claro se os PIBs destes países não crescessem durante estes períodos.

Sem comentários:

Enviar um comentário