quinta-feira, 5 de julho de 2012

Divergências e dissidências no PSD/Marco

O Marcoense como Nós apurou que tem vindo a aumentar o clima de conflitualidade dentro do PSD do Marco, numa guerra fria de recados e mensagens mais ou menos explícitas trocados entre altos dirigentes não só internos mas também da autarquia. Todo este mau ambiente de que tem havido ecos e rumores terá culminado num recente abandono de um destes dirigentes de um destacado cargo ou cargos. A ver vamos se estas ondas de choque não chegam a outros sítios.

10 comentários:

  1. Sim,parece que o histórico trágico acontecimento conhecido como "A noite das facas longas",quando Adolf Hitler,chefe do partido nazista alemão ordenou a execução de largas dezenas de membros políticos da sua organização,que não alinhavam com as suas ideias,tem agora no Marco,a sua "reprise" em versão mais actualizada e mais sofisticada (colocaram-se de lado as facas e os punhais da dita noite,substituidos pela técnica da falsa e hipócrita palmadinha nas costas).
    Meus amigos,a doença que lavra na nossa actual classe política manifestada nos jogos obscuros de bastidores,na luta pela concretização de interesses materialistas,na ansia de promção social a fim de alimentar os seus egos,acaba por ser como o azeite,vem sempre ao de cima,revelando para além do verdadeiro carácter dos envolvidos,as reais intenções com que dizem cuidar e defender a causa pública.
    Esperemos que os eleitores marcoenses duma vez por todas,abram os olhos e saibam interpretar as verdadeiras razões,porque "as comadres se zangam",discutindo e disputando entre si poleiros,que não a defesa franca,honesta e desinteressada dos seus interesses.

    ResponderEliminar
  2. Pelo que ouvi, o Eng. Rui Cunha, presidente do PSD demitiu-se da comissão de revisão do regimento da Assembleia Municipal. Não sei as razões, mas depois de não ter comparecido na ultima Assembleia Municipal parece que se afastou e quer trilhar o seu caminho. Será que prepara um afastamento para ter condições para se candidatar à Camara, deixando Manuel Moreira de fora? Será que se quer impor para conseguir um lugar de Vereador? Consta que Manuel Moreira quando afrontado faz tudo para agradar a quem o afronta. Será que a estratégia do Presidente do PSD vai funcionar desta vez? O que parece é que o PSD da Câmara e da Comissão politica está partido! Nada que não seria de esperar no PSD que quando se avizinham eleições e lugares matam-se para conseguirem ir para o poleiro. Será que o povo se vai deixar enganar por estes artistas?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro Anónimo das 01:27

      Está correta a sua informação quanto ao fato da demissão como representante do PSD,por parte do Eng. Rui Cunha, da Comissão de Revisão do Regimento,porque quanto às razões dessa decisão,como muito bem diz,desconhece-as totalmente.
      Corre nos bastidores da cena,que uma das razões terá sido alguma confusão entre pares,por interpretação diferente dum artigo do regimento,artigo onde se coloca em causa o direito aos vereadores da oposição de intervirem a seu pedido nas sessões da Assembleia Municipal,quando da defesa da sua honra e do seu bom nome.
      Todos os membros daquela comissão de revisão do regimento depois de várias reuniões chegaram a consenso,consenso que parece ter incomodado e muito,os subservientes seguidores de Manuel Moreira.
      Esclareça-se,que Manuel Moreira,pela interpretação ainda vigente do muito questionável artigo,tem poderes para "amordaçar" os vereadores da oposição,bastando-lhe para isso recusar aos mesmos o direito ao uso da palavra em todos os casos em que sua Ex.cia,o Presidente da Câmara,entenda não ser admissíveis os motivos invocados pelos "ofendidos",posição que também não parece incomodar o Presidente da Mesa da Assembleia Municipal,António Coutinho,pois que repetidamente afirmou na última sessão pública da Assembleia Municipal,que a sua interpretação do polémico artigo,continuaria a ser o que diz a Lei 5/A,que não a conclusão consensual daquela Comissão de Revisão do Regimento.
      Ou seja,caro Anónimo,modos diferentes de praticar a Democracia.
      Rui Cunha,depreender-se-á pela sua posição consensual na Comissão de Revisão do Regimento,entenderá e bem,que não deve em situação alguma o direito à defesa da honra e do bom nome dos vereadores possa ser deixada em causa.Revela Rui Cunha,apenas e só,a sua sólida formação democrática e respeito pela ética,que tão arredia parece andar da vida política.
      Pelo contrário,a Manuel Moreira e aos seus subservientes seguidores,pouco,ou mesmo nada aflige,que a honra dos seus adversários políticos,no caso,os vereadores da Oposição possa ser amesquinhada por este,ou aquele trauliteiro,profissionais da arte do graxismo e do culambolismo.

      Eliminar
  3. Sim, parece que o Eng. Rui Cunha vai passar a ser a caixa de ressonancia do PS.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro Anónimo das 13:30

      O meu amigo está completamente enganado quanto ao carácter e fidelidade à causa social-democrata do Eng.Rui Cunha no Marco.
      A sua postura e decisão pela demissão daquela Comissão de Revisão do Regimento perante as inacreditáveis pressões por parte daqueles que rompem o nome afirmando-se como os mais lídimos defensores da liberdade democrática e da ética,é a prova cabal de que antes de tudo está a sua dignidade como homem e só depois como político.
      Para o meu caro Anónimo,parece que em Política vale tudo.Mal vai esta e todos os dias,infelizmente,temos provas disso mesmo.
      Não,meu caro,a atitude do Eng.Rui Cunha é de saudar e de louvar,pois demonstrou,que de todo não perdeu a sua coluna vertebral ao contrário duns tantos seguidistas de Moreira, esses sim,completamente travestidos de invertebrados e acéfalos.
      Não será nunca a caixa de ressonância do P.S.,embora se lhe reconheçam algumas características morais,que o tornariam,com toda a certeza,benvindo ao seio desse partido, como a aversão à mentira,a noção de honra e o respeito pela palavra dada.
      Passe bem meu caro moreirista
      Miguel Fontes

      Eliminar
  4. É notório o desnorte que graça neste partido. Aproximam-se as eleições e afiam-se as garras. (outras até são sienciadas - que Cruz esta).
    Mas o um notório mal estar está instalado entre as presidências da Câmara, do PSD e da Assmbleia Municipal. Começou pela reforma administrativa, vai pelo mega agrupamento escolar do Marco, passa pelo mapa judiciário e ..... percebe-se que MM não está a sentir-se muito bem neste papel, creio que por esta razão vestiu os trajes de Romano em Tongobriga, por momento não teve que ser o presidente da Câmara. Sente como todos nós sentimos que muitos PSD's de renome gostriam de o ver pelas costas, não fora o batalhão de Moreiristas que grangeou nestes 7 anos e estaria de partida. Onde quer que vá, seguem-no centenas de Moreiristas, qual clube de fãs.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu não os apelidaria de moreiristas,mas sim de seguidistas cegos e incapazes de ver aquilo que está à frente dos olhos de todos,clube de fâs,que inclui uns tantos tachistas e oportunistas.Manuel Moreira é um bluff como presidente duma autarquia.Comete erros em cima de erros casos das águas,do cine-teatro,do Arnaldo Magalhães),deixando a camara cada vez mais endividada e mente à população ao escamotear esta realidade.Depois tem o hábito muito feio de se apropriar de obra feita por terceiros e vendê-las como suas.Perguntem ao Menezes porque razão o correu de Gaia.

      Eliminar
  5. Se são moreiristas ou seguidistas, não sei, mas que todos juntos ganham eleições ganham, ao PS, ao Ferreira Torres, ao Norberto, ao PCP, etc.. Por isso acho um erro estupido entrarem em guerrilhas internas, ou será que o jogo das cadeiras já começou e o moreira ainda não se apercebeu?
    De qualquer forma, o Moreira ganha eleições de novo no Marco com ou sem Rui Cunha, ele já deve ter percebido isso, não precisou da concelhia em 2005 nem em 2009 e, pelo que se percebe, não precisará em 2013.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro Anónimo das 16:52

      Terei que concluir que o meu amigo à boa maneira portuguesa,é adepto daquela velha estória que quem conta um conto aumenta um ponto.No caso atrever-me-ia a afirmar,que aumenta não um ponto mas muitos pontos.Se não vejamos:
      - O número de eleitores do concelho rondará os 46.000;
      - Nas últimas eleições para a autarquia o número de votantes ficou-se pelos 33.000;
      - o PSD de Manuel Moreira obteve 14.250;
      - Ferreira Torres obteve 9.827;
      - O PS de Artur Melo obteve 4.279;
      - Norberto Soares obteve 3.458;
      - O PCP/PEV obteve 585.
      Como vê caro anónimo em números absolutos a Oposição toda junta obteria a maioria.
      Acresce e Manuel Moreira no discurso de vitória soube reconhecer aquilo que o meu amigo quer esquecer,o voto útil funcionou às mil maravilhas em prol de Manuel Moreira face ao receio que Ferreira Torres pudesse conquistar a câmara.
      Por outro lado a candidatura de Norberto Soares só aproveitou a Manuel Moreira,já que "roubou" votos ao P.S. e a mais ninguém.
      Para que Manuel Moreira volte a ganhar eleições e consequentemente a Câmara precisará que Ferreira Torres se recandidate e surja também outro movimento divisionista do P.S.,conforme foi o de Norberto Soares.
      A não ser assim,as coisas estão longe de serem fáceis para Manuel Moreira,mesmo com toda a força clerical ao lado dele.

      Eliminar
  6. Caro anónimo

    Eu até concordo que se está a valorizar em demasia este estranho jogo de cadeiras, mas deveria concordar que mais importante de quem concorre, ou que partido concorre, era os Marcoenses avaliarem como tem sido gerido o nosso município.

    E ai, os factos são evidentes, e os mais importantes são:

    - Nas últimas dezenas de anos o município foi governado pelo PSD e pelo CDS/PP;
    - O município tem um passivo superior ao activo, que em termos populares representa estar FALIDO;
    - Não se conseguem realizar investimentos no município (o próprio MM o admite), porque este não tem capacidade financeira;
    - Os programas eleitorais que tem sido apresentados aos eleitores não tem sido cumpridos.

    Assim, e penso que ninguém conseguirá contrariar estes factos, pergunto:

    Será inteligente que os Marcoenses voltem a esoclher o PSD ou o CDS para governar o município?

    Será inteligente alguém defender a continuidade do actual presidente da câmara, para durante mais 4 anos nada fazer porque considera não conseguir fazer obra com os meios financeiros que dispõem?

    Respondam ou se tiverem argumentos contrariem estes meus argumentos.

    ResponderEliminar