quarta-feira, 31 de outubro de 2012

2 Anos e Meio depois...

Passaram quase 2 anos e meio desde que o PS apresentou a sua Proposta da Mobilidade, proposta essa surgida de reuniões com a administração da CP, com a Comissão de Utentes e especialistas da REFER e da CP. Se esta proposta tivesse sido aprovada pelo PSD como seriam hoje os transportes no Marco? Dois anos e meio, incontáveis reuniões e uma manifestação depois continuamos sem electrificação e sem comboios. Aqui está a Proposta:

Considerando que:
. A ferrovia é um importante meio de transporte das pessoas de e para o Marco de Canaveses e concelhos vizinhos;
. O constrangimento financeiro actual que afecta o país levou ao adiamento da electrificação da linha do Douro até ao Marco de Canaveses;
. Urge implementar medidas que minorem as consequências deste atraso;
. A Câmara Municipal deve propor às entidades exploradoras da linha férrea medidas concretas que contribuam para a criação de um verdadeiro serviço e que funcionem como contrapartidas pela não concretização das expectativas das populações;
. Igualmente, deve a Câmara Municipal tomar medidas complementares de apoio à mobilidade das pessoas, seja em parceira ou pelos seus próprios meios;

O Vereador do Partido Socialista vem propor à Câmara Municipal na sua reunião pública de 22 de Julho de 2010 aprovação da presente proposta nos seguintes termos:
 
1. Incremento das ligações ferroviárias Marco/Caíde/Marco
Esta medida deverá ser presente à REFER e CP para que estas entidades aumentem as ligações ferroviárias entre as duas estações que atendam às necessidades dos utentes, nomeadamente nas suas ligações com os horários de trabalho e no seu regresso a casa, assim como prevejam uma ligação a Porto/Lisboa/Faro, de modo a que aqueles se sintam ligados ao resto do país.

2. Criação de uma ligação rodoviária urbana Marco/Estação
Esta medida visa criar uma ligação de características urbanas entre a cidade e a Estação de modo a criar “transferes” com ligação aos principais comboios. Deverá ser avaliada a sua implementação numa parceria público-privada com uma empresa do ramo rodoviário a operar no concelho ou pela Câmara Municipal, se tal não for possível.

3. Criação de acessos pedonais da cidade à Estação
Deverão ser criadas condições de acesso pedonal entre a cidade e a Estação, nomeadamente a construção de passeios que garantam a efectiva segurança dos peões.

Esta proposta continha também horários para todos estes transportes. E agora, quem é que fica com o ónus nesta questão dos transportes? Quem a chumbou ou quem a apresentou?

11 comentários:

  1. E se falassemos da falta de saneamento básico e redes de distribuição de água potável às populações?
    E se falassemos de redes de apoio à população idosa,em especial aos que vivem sós e isolados?
    E se falassemos de medidas concretas para apoio social aos milhares de desempregados e às famílias fortemente carenciadas do concelho?
    E se falassemos da nunca concretizada promessa de construção duma central de transferência dos residuos sólidos(lixos)criando a possibilidade de baixar a taxa cobrada aos marcuenses?
    E se falassemos das fracas iniciativas da autarquia para despoluir a albufeira do Torrão (Tâmega)?
    E se falassemos da adiada nova ETAR do lugar da Ponte de Rio da Galinhas para substituir a actual,que pela sua quase inoperância só traz incómodos aos residemntes da zona?
    E se falassemos da contenção de despesas duma autarquia fortemente endividada acabando com a mordomia dum automóvel e motorista privativo 24 horas sobre 24 horas à disposição dum presidente,que não tem pejo na sua utilização para manter o seu show off,esquecendo-se que afinal quem paga tudo isso são os contribuintes marcuenses?
    E se falassemos da obsessiva preocupação do presidente da autarquia em iniciar e completar a requalificação urbana da cidade a tempo da campanha eleitoral que se aproxima?
    E se falassemos do prometido e nunca concretizado centro escolar de Soalhães?
    E se falassemos das consequências para o erário municipal do investimento em gabinetes de advocacia,ditos de gente muito competente para obter pareceres pagos a peso de ouro,que até agora nada trouxeram de positivo na solução de problemas como o contrato das águas?
    E se falassemos da política implementada para a juventude?
    E,e,e,etc.
    Já agora,alguém me diz se a anunciada,prometida e badalada zona residencial,que a EDP iria construir em Penhalonga já começou a ver a luz do dia?
    E por aqui me fico,quando não corro o risco de ser acusado outra vez de faltar à verdade.

    Um Marcuense não de gema,mas há mais de 60 anos de coração.
    João Valdoleiros

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Meu caro só vou comentar o paragrafo:
      E se falassemos da obsessiva preocupação do presidente da autarquia em iniciar e completar a requalificação urbana da cidade a tempo da campanha eleitoral que se aproxima?
      Estive há dias a consultar uma cartomante que me garantiu que ao vosso presidente Manuel Moreira lhe vai sair o tiro pela culatra, pois vai haver uma contestação muito grande contra ele quando as obras estiver a ficar concluidas, por discordância das mesmas.
      Armindo Queiroz - Penafiel

      Eliminar
  2. Ui Dr. João... Se fôssemos por aí nunca mais acabávamos... E a oposição é que tem os ónus meu amigo...

    Jaime Filipe Teixeira

    ResponderEliminar
  3. Tu não me digas que a electrificação ainda não avançou... Então o Vales e o Moreira não andavam todos contentes???

    ResponderEliminar
  4. Consta que a troika não concorda com a construção do IC32.Aqueles calhaus não aceitam que a pedra de Alpendurada lhes faça concorrência.

    ResponderEliminar
  5. Devia querer dizer IC35. Quando o PS propôs o uso do rio Douro como alternativa à nacional, como transporte mais barato e ecológico, alguns empresários de Alpendorada riram-se, talvez porque têm um ramalhete PSD na Junta, na Câmara e no Governo. De nada lhes valeu porque nem barco nem IC35...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obviamente que queria dizer o IC 35.Penalizo-me pela distração.

      Eliminar
  6. Consta que o Manel vai a Lisboa meter uma cunha à Senhora Merkel para que ela consinta na electrificação da ferrovia e na construção do IC 35.Que Nossa Senhora do Castelinho o acompanhe e o ilumine na sua diligência para conseguir o consenso da dita senhora.Eu até lhe sugeria,que a obsequiasse com um prato de anho assado e arroz de forno mais umas garrafas do nosso verde branco.Tenho a certeza que a dita apreciaria.Tem pinta.

    ResponderEliminar
  7. Ficam contentes com o atraso?? Enfim... Socialistas...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Cuidado meu caro com essas enviesadas interpretações,pois parecem demonstrar uma fixidez de ideias e isso não pode abonar nada em relação à sua sanidade mental.
      Não são só os socialistas que estão preocupados.São também os muitos sociais-democratas este concelho,que sabem pensar pela sua própria cabeça e daí tirarem as devidas ilações.
      Obviamente que incluo no grupo dos preocupados todos os marcuenses dos diferentes quadrantes políticos,que não se revêem numa gestão autárquica recheada de show-off e que para justificar muita da sua incompetência,se resguarda sistematicamente no argumento da pesada herança,o tal serviço da dívida.

      Eliminar
  8. O amigo vê aqui alguma alegria???

    ResponderEliminar