terça-feira, 9 de outubro de 2012

Pela assembleia. por António Ferreira

Da passagem pelas reuniões da câmara e assembleia municipal retive algumas notas dignas de registo.
Assim, as grelhas das sarjetas furtadas (?) na avenida Europa (questão levantada pelo vereador do PS) foram temporariamente substituídas por pneus. Não percebi quem os colocou, fiquei a saber que os responsáveis por aquela artéria pública não observaram o previsto no Código da Estrada para sinalizar o “obstáculo”, podendo desta forma ter “negligenciado” a segurança de peões e automobilistas. Foi dito que o atraso na substituição das mesmas se deveria a eventual rotura de stock. Dois dias depois a situação estava regularizada;

- O parque de lazer (questão colocada por um munícipe), recentemente inaugurado, apesar das obras ainda não terem terminado, não prevê instalações sanitárias porque alguém previu que as mesmas pudessem ter uso diverso (sugere-se a plantação de uma sebe devidamente sinalizada);

Uma autarca (Presidente de Junta de Soalhães) terá solicitado, por escrito, ao responsável de um agrupamento informação sobre a existência de alunos a frequentar o Jardim de Infância sem reunirem os critérios (idade) previstos na lei. Terá sido informado, por escrito, que a situação não se verificava. Dias depois o mesmo responsável terá dado instruções ao estabelecimento de ensino para que os alunos naquela situação deixassem de frequentar o Jardim. Alguém deu informação menos correcta ou desconhece o que se passa na sua organização!

A mesma autarca alertou para a existência de horários escolares que prevêem DEZ tempos lectivos de 45 minutos (sete horas e trinta minutos), no mesmo dia!

Inquirida a responsável autárquica pelo pelouro da Educação respondeu que o Conselho Geral se pronuncia sobre os critérios de organização dos horários e não sobre os horários. Seria interessante conhecer se os critérios de organização de horários definidos (em CG), permitem horários com tal carga lectiva. Mais ainda
como é possível que o mesmo horário preveja que o aluno termine a aula de Educação Física às 17.50 no Ginásio e à mesma hora esteja a iniciar aula de Apoio na sala S13.

Num momento em que as dificuldades económicas podem afectar algumas famílias seria de considerar para os alunos, muitos alunos, que terminam as actividades lectivas, pelas 13.35, a possibilidade de lhes ser fornecida a 2.º refeição na escola sem deixar de lhes ser assegurado o transporte de regresso às suas residências.

Só depende dos órgãos de direção, administração e gestão dos agrupamentos!

17 comentários:

  1. Ao navegar pela blogosfera não deixei de prestar atenção a este post que considero de grande coerência. Tal como o Sr. Ferreira acho inadmissível que os alunos tenham aqueles horários! Para além de ilegais denotam a grande falta de sensatez por parte daquele órgão de gestão. Justificam-se com as horas de apoio que não consideram componente letiva para os alunos. Eu pergunto: se há alunos com dificuldades que precisam de apoio extra não deverão estes ser respeitados e os seus horários serem elaborados de forma equilibrada de modo a facilitar as suas aprendizagens? Se a semana tem cinco dias porque não tem sempre aulas de manhã e de tarde, almoçando na escola e tendo um horário mais "suave"? Desta maneira resolviam-se dois problemas: os alunos almoçavam na escola e os horários ficariam legais e mais adequados aos planos curriculares atuais.
    Um outro aspeto que me tem preocupado e que gostaria de ver discutido no Concelho Geral é o facto de existirem matrecos na escola em que o jogo é a dinheiro. Eu nem queria acreditar quando o meu filho me disse!!! Tive que ver para crer. E não é que é mesmo verdade?! Em que mundo vivemos? At´parece que o Marco pertence a outro planeta...
    Relativamente ao sucedido na decoração da Avenida Europa, também fiquei surpreendido e concordo completamente com o munícipe. Enfim, esperemos que não ocorra nenhum acidente

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro anónimo,
      Solicitei esclarecimentos sobre a carga horária máxima dos alunos. Permita que transcreva a resposta, de 09/10/12, da Directora de Serviços do Desenvolvimento Curricular:
      “(…)
      Em resposta à sua questão, sobre a carga horária diária máxima dos alunos, cumpre-nos informar que as normas para elaboração de horários dos alunos estão definidas no Artigo 13.º (Organização dos tempos escolares) do Despacho normativo n.º 13-A/2012, de 5 de junho (Organização do ano letivo). De acordo com o referido artigo, compete ao conselho pedagógico definir os critérios gerais a que obedece a elaboração dos horários dos alunos, ao conselho geral emitir parecer sobre esses critérios gerais e ao diretor supervisionar a elaboração dos horários dos alunos atendendo à definição e ao parecer mencionados.
      O ponto 2, do mesmo artigo, menciona “A organização das atividades deve ter em consideração a variação do ritmo de trabalho e do grau de concentração dos alunos ao longo do dia, sendo expressa num horário adequado às necessidades dos alunos e às circunstâncias escolares.”.
      Assim, e de acordo com o definido na escola ou agrupamento nos termos da legislação acima referida, a carga horária dos alunos deverá ser distribuída com bom senso e equidade pelos diferentes dias da semana, sem sobrecarga de um dia em detrimento dos outros.”

      Eliminar
    2. Caros anónimos,
      Na eventualidade de haver nexo entre o que aqui têm denunciado e a realidade que de fato se verifica na escola, a situação deve merecer especial atenção da Comunidade Educativa.
      Consultando o Regimento Interno, no seu art.º 76.º - Acesso aos Estabelecimentos, é dito no ponto 6, “É vedada a entrada, em todos os estabelecimentos do agrupamento, a veículos motorizados, salvo quando em serviço de abastecimento, manutenção e socorro”. Quando o responsável máximo não cumpre as normas que submeteu e foram aprovadas em Conselho Geral (CG), salvo melhor opinião, demonstra menor respeito pelas Normas e pelo órgão que as aprovou.
      Recordo que no CG estão representados todos os membros da Comunidade Educativa, isto é, há docentes, não docentes, pais/encarregados de educação, autarquia, e outros membros. Se este “órgão de direção estratégica responsável pela definição das linhas orientadoras da atividade do Agrupamento”, funciona e cumpre a sua função, só resta aqueles que se preocupam em dignificar a Escola e o papel do Professor, junto do mesmo, manifestar as suas “reclamações/preocupações”.

      Eliminar
  2. Publiquem a ata da reunião do ultimo conselho geral e ficam choicados com o que ali foi dito.

    ResponderEliminar
  3. A inspecção está novamente no agrupamento, as viaturas do diretor e companhia voltaram a estacionar na rua, como é obrigatório, e os matraquilhos foram deslocalizados para o parque de bicicletas, inaugurado com pompa e no silencio reconvertido na casa dos matrecos. O dinheiro dos matrecos ainda não se sabe quem o controla, talvez na proxima reunião da assembleia se saiba.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O carro do diretor continua na escola. Parece que se o deixar na rua lho riscam, é o que diz. Ele lá sabe o que anda a fazer para que o odeiem tanto!! O coisa, esse, só volta a pôr o dele dentro do recinto quando a inspeção for embora. Ou não! Sabe-se lá!!! O fulaninho é tão repugnante que até já passa despercebido pela escola. A não ser para os informadores. Esses continuam a escová-lo, ou sabe-se lá a fazer mais o quê?! Dizem que há um informante em cada departamento. Estes quando algo se passa correm todos como doninhas a levar as últimas. Não imaginam eles que toda a gente sabe quem são!!! Coitados são desprezíveis. Vendem-se por tão pouco... Se estão à espera de recompensa, desenganem-se!!

      Eliminar
    2. É verdade como se vendem por tão pouco.
      Quem souber fazer palavras cruzadas ou decifrar inígmas saberá melhor do que ninguém de quem se fala, abram canelas, abram as luzes e os computadores e aprendam a falar francês, vão ver que tudo corre pelo melhor. Realmente é uma tristeza, pobres de espírito.

      Eliminar
    3. Ao ler isto, fartei-me de rir. Ri-me tanto que ainda me dói a barriga de tanto rir. Os autores dos "inigmas" "dos "choicados" da "Inspecção", antes de aprenderem a falar françês, tentem escrever bom português. Aprendam, peçam a alguém que corrijam os vossos posts antes de serem publicados, que assim é um vergonha, tanto para quem escreve como para quem publica.

      Eliminar
    4. A sua dor de barriga tem outra causa que não a forma de escrita de alguém com pouca formação escolar. Não goze com os menos letrados pois eles também se apercebem da pouca vergonha que se passa no seu agrupamento e, dentro das suas limitações, lá vão expondo as suas opiniões e formas de sentir. O senhor, que, tanto quanto suspeito, apregoa elevada formação, também escreveu com erro ortográfico, "é um vergonha", esqueceu-se do acordo em género ou isto é resultado da sua DOR DE BARRIGA? Quer um conselho? Em vez de se preocupar com os preciosismos da nossa língua, preocupe-se com o teor da mensagem e, nos poucos meses que lhe restam, faça por deixar todas estas pessoas um pouco mais felizes! Vai ver que a dor de barriga lhe passa!!!!
      Votos de uma melhor semana!

      Eliminar
    5. Finalmente alguém, para além do sr.Ferreira, que escreve alguma coisa de jeito.
      Quando digo: Alguma coisa de jeito, refiro-me apenas aos erros. Porque relativamente a conteúdos, deixa muito a desejar. Aprendam com o sr. Ferreira, que para além de conteúdo válido, vê-se que é uma pessoa que sabe o que escreve.

      Eliminar

  4. A propósito de pequenos diretores, ditadores que acham que tudo podem, encontrei um vídeo que acho delicioso e que me fez lembrar alguém que conheço, dentro do tão badalado Agrupamento de Escolas do Marco da Canaveses. Não é nada mais nada menos que o tão famigerado sub que ultimamente tem tido atitudes idênticas às que vimos neste "trailer". Não tão explicitas, mas de igual amplitude no que à coação, corrupção e suborno de pessoas diz respeito. Não terão estes senhores aprendido nada ao longo deste três anos? Será que os vinte dias de suspensão, que se consta o diretor apanhou, relativos a procedimento disciplinar, não serviram de nada? Depois falam dos blogues... querem saber quem denuncia... pois é, meus senhores, se fossem menos ditadores e mais democráticos talvez as pessoas falassem mais convosco e vos contassem o que lhes vai na alma! Assim, não esperem outra coisa! Os bloques vão continuar a bombar tal como esta notícia (da condenação do diretor) também vai deixar muita gente feliz e mais confiante. Afinal as instituições ainda funcionam! Afinal o Grancho não é assim tão amigo!!! E agora sr. diretor, não vai publicar a sua sentença, como fez com outras pessoas? Afinal não vai dizer de que foi acusado, e considerado culpado? O sr que é tão católico já deveria saber "que Deus escreve direito por linhas tortas!". E mais ainda está para vir. Isto é apenas um começo!

    Agora peço a todos os marcoenses que acedam ao link http://youtu.be/XFuglOanN4M e que vejam aqui espelhada a triste figura da realidade que se vive neste agrupamento.

    Saudações cordiais



    YouTube - Vídeos deste e-mail

    ResponderEliminar
  5. ????? Será que os vinte dias de suspensão, que se consta o diretor apanhou, relativos a procedimento disciplinar, não serviram de nada? Depois falam dos blogues...

    ResponderEliminar
  6. O video encaixa perfeitamente.
    "O coisa, esse, só volta a pôr o dele dentro do recinto quando a inspeção for embora. Ou não! Sabe-se lá!!! O fulaninho é tão repugnante que até já passa despercebido pela escola. A não ser para os informadores. Esses continuam a escová-lo, ou sabe-se lá a fazer mais o quê?! Dizem que há um informante em cada departamento" mesmo não trabalhando aqui, trabalham também nos Ji e nas EBs,ele protege-as e elas fazem tudo por ele, loiras... Ele sabe ....

    ResponderEliminar
  7. ...até já passa despercebido pela escola. A não ser para os informadores. Esses continuam a escová-lo, ou sabe-se lá a fazer mais o quê?! Dizem que há um informante em cada departamento... mas informadores há muitos, tambem nos JI e nas EBs. Ele gosta é de informadoras loiras....

    ResponderEliminar
  8. Há pessoas que não sabem pôr na mesma balança poder e humildade. E se há uma coisa que eu odeio é abuso de poder, de gente que quer mandar em tudo e em todos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Era bom é que soubessem mandar! O que dizem de manhã desmentem à tarde. Então não é que informaram que os encarregados de educação deixaram de ter representação no conselho pedagógico, e muito bem, pois a lei assim o determina. Até aqui tudo bem se diretor e subdiretor não estivessem presentes numa reunião da Associação de Pais onde elegeram o representante para o conselho pedagógico. Será que agora bebem os dois???? É que dependendo da hora do dia as versões dos factos vão sendo alteradas.
      Quanto aos vinte dias de suspensão do diretor, nada sei, mas acho que se alguém sabe de alguma coisa deveria esclarecer melhor o povo. Afinal a escola é um serviço público e, como tal é de todo o interesse saber se quem o gere prevaricou.

      Eliminar