quinta-feira, 19 de julho de 2012

Manuel Moreira devia reavaliar o seu Gabinete de Comunicação e Imagem

O Gabinete de Comunicação e Imagem da Câmara Municipal na contestação deste post publicado aqui baseado numa publicação base do Tâmega Online cometeu alguns erros de análise e uma grande omissão.

Sobre a electrificação da linha do douro a nota de imprensa deste gabinete diz que: “Este processo remonta a 1997. Em 2010 foi feito um concurso internacional para a execução desta obra, que foi suspenso pelo Governo do PS”

Nada que esteja em desacordo com o afirmado pela deputada socialista Ana Paula Vitorino: “No quadro da negociação do Orçamento do Estado (OE) para 2011, em 2010, uma das exigências do PSD ao então Governo do PS foi que ficassem suspensas todas as obras públicas que não estivessem já em execução”. 

A nota ainda diz que: “A Linha do Tâmega, foi suspensa temporariamente em 2009, por razões de segurança. A antiga secretária de Estado dos Transportes, Ana Paula Vitorino, - e não se pode esquecer - prometeu a sua requalificação a curto prazo, mas tal não aconteceu, a não ser o levantamento da respectiva linha férrea.” 

Nada que seja contrário ao afirmado pela deputada socialista: “...as obras eram necessárias por questões de segurança, de acordo com uma auditoria realizada às linhas de via estreita, na sequência do acidente na linha do Tua, em agosto de 2008”. 

Ou diferente do que foi ainda escrito na publicação do Tâmega Online: “Em 2009, quando foi suspensa a circulação na linha, Ana Paula Vitorino, então no Governo, garantiu em Amarante, perante o autarca local e o do Marco de Canaveses, que as obras iriam mesmo avançar”. 

“...a obra de requalificação da linha do Tâmega, dividida em três fases, já tinha concluída a primeira, que passou pelo levantamento dos carris. Quando se anunciava a segunda fase, que previa o nivelamento do pavimento, ocorreu, de acordo com Ana Paula Vitorino, a imposição de suspensão da obra, contra a vontade do Governo do PS”. 

“..foi só no atual executivo PSD/CDS que, no contexto do Programa Estratégico de Transportes (PET), foi tomada a decisão de encerrar as linhas de via estreita, nomeadamente a do Tâmega”. 

Assim acredito que a análise da publicação do Tâmega Online foi realizada descuidadamente e de um modo pouco profissional. A grande omissão da nota é não ter explicado porque razão é que o PSD (ou quem negoceia em nome do PSD) tem tido uma visão muito própria sobre as obras pública, como se pode facilmente verificar nas posições desse partido relativamente às obras públicas.

27 de Outubro de 2008 - O antigo ministro das Finanças Eduardo Catroga afirmou hoje que o plano de obras públicas do Governo deve ser repensado no contexto da actual crise económica e financeira. 

10 de Maio de 2010 - O ex ministro das Finanças Eduardo Catroga defende que as grandes obras públicas só devem avançar se forem os privados a assumir o risco, mostrando-se convicto de que o Governo vai manter "a tendência para o autismo". 

30 de Outubro de 2010 - Vitória para Portugal e para os portugueses”, diz Catroga. Foi por volta das 23h de ontem que Eduardo Catroga e Teixeira dos Santos assinaram ao acordo de viabilização de Orçamento do Estado. “O acordo foi uma vitória para Portugal e para os portugueses”, declarou neste sábado Eduardo Catroga. Depois de uma “grande maratona negocial” com “espírito construtivo” de ambas as partes, Teixeira dos Santos e Eduardo Catroga assinaram o acordo, momento que fico registado numa fotografia no telemóvel de Catroga. “Uma fotografia história”, afirmou o ex-ministros das Finanças do PSD. ... O mediador do PSD nas negociações declarou ainda que abdicou da taxa social única mas não cedeu da reavaliação de todas as obras públicas, “mesmo aquelas que já estão assinadas ou estão no início do processo de execução”. 

5 de Janeiro de 2011 - Catroga elogia “travão” nas grandes obras. 

Todas estas intervenções, sobretudo a de 30 de Outubro de 2010, só demonstram a veracidade da afirmação da antiga Secretária de Estado dos Transportes quando esta diz que “a requalificação parou por imposição do PSD”. Omitir uma explicação para este facto numa nota de imprensa demonstra a falta da capacidade argumentativa deste gabinete, pois nem sequer quero admitir que a intenção seja esconder aos Marcoenses a verdade sobre a suspensão da obras de electrificação da Linha do Douro.

6 comentários:

  1. Na minha opinião Moreira devia não só re-equacionar o seu Gabinete de Comunicação mas também o seu blogue do marcoensecomoVOS (com rasgos de génio da sua comitiva jovem, onde a diarreia mental dos que os rodeiam é premiada com posts).
    Outra coisa que devia certamente re-equacionar é obviamente a duração dos seu monologos... É que já não há paciência para ouvir a mesma história 20 vezes em versão prolongada.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A sua primeira parte do comentário, não merece qualquer resposta minha.

      Sobre a repetição dos mesmos argumentos (mesmo que sejam falsos) e os prolongados discursos de MM, só tenho a dizer que estão na linha de políticos famosos como Fidel Castro, Hugo Chavéz,ou Kadafi...

      Eliminar
  2. Manuel Moreira fecha-se no seu autismo,sempre que lhe tocam na pele e como tal nunca poderá aceitar a sugestão do Sr. Jorge Valdoleiros.
    O homem ainda não percebeu,que o chão lhe está a fugir debaixo dos pés e que o terreno laranja está armadilhado.
    Admito que o Dr. Coutinho Ribeiro,na sua qualidade de social-democrata indefetível,se possa disponibilizar como principal muleta de M.M. à sua reeleição,embora sejam raras as semelhanças da próxima campanha autárquica com a última de Outubro de 2009.
    A principal dissemelhança está dentro das próprias hostes do PSD Marco e consiste na crescente desilusão na gestão de M.M.,que se justifica perante a ineficácia apontada de dentro do próprio partido,com o estafado e repetitivo argumento,o serviço da dívida.
    Já se vislumbra no horizonte a necessidade duma intervenção de carácter ditatorial do PSD distrital,para impor o nome de Manuel Moreira,passando por cima da sensibilidade mais forte do PSD local,que aponta para outro rumo e outra prática política,mais consensual e menos autista,mais transparente e menos obscura,na verdadeira defesa dos interesses da população do concelho,que não só do partido laranja.
    Os excessos duma partidocracia fundamentalista,que M.M.e os seus seguidores representam,só tem contribuido para que os Marcoenses vejam os concelhos circum-vizinhos avançarem na rota do progreso,enquanto nós nos limitamos a escutar do modo mais condescendente possível,as lamúrias dum gestor incompetente e autocrático,que com a sua retórica fácil ilude a maioria.
    Não chega apresentar-se como político tarimbado(jotinha de carreira,x anos de deputado na A.R.,x anos de governador civil,etc.).Isso não é curriculum de gestor,melhor,duma prática de gestão.
    Os Marcoenses iludiram-se e "compraram" a sua imagem de político de nome bem conhecido no distrito.
    Acontece que,as gestões autárquicas,não se resumem ao show-off habitual da classe política,precisam de muito mais,precisam do Know How, do "savoir-faire", do conhecimento procesual e não são pelo que nos revelam,os seus vereadores e os seus assessores,os mais capazes para suprir as carências de Manuel Moreira.Afinal por isso mesmo,pelas suas escolhas,mais uma prova factual da sua desastrosa gestão.
    Restará a Manuel Moreira,como político experimentado,na hora certa descarregar para cima dos seus colaboradores,responsabilizando-os pelas muitas promessas eleitorais não concretizadas e nunca deixando de lado todas as oportunidades de culpar Sócrates e o seu governo,como no caso da electrificação do troço Caíde-Marco da Linha do Douro,caso em que Manuel Moreira decidiu,pura e simplesmente,atribuir a paternidade da anulação do projecto,ao P.S.,esquecendo-se das palavras do seu companheiro de partido Eduardo Catroga,felicitando os Portugueses,por o programa das obras públicas do Governo de Sócrates ter sido finalmente "travado" pelas exigências do PSD como condição para viabilizarem o Orçamento de 2011.
    Já é tempo dos Marcoenses se aperceberem,daquilo que gerações e gerações,acumularam da sua experiência de vida,que "Quem muito fala pouco acerta".

    ResponderEliminar
  3. Caro joão

    acho que merece sim resposta sua, dado que vc é visado nesse dito blog.

    http://marcoensecomovos.blogspot.pt/2012/07/ps-contrata-novo-assessor-de-comunicao.html#comment-form

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro amigo

      Deverá querer dizer Jorge e não João?

      Mas continuo a dizer que não comento o que não leio, e como deve perceber existe tanto que merece ser lido, que devo utilizar o meu escasso tempo com leituras de qualidade.

      Eliminar
  4. Caro Anónimo das 12:47

    O Jorge Valdoleiros já decidiu qual a resposta merecida à sua "preocupação".Porém,eu não resisti a fazer-lhe uma provocação.Sabe se o tal novo assessor da comunicação,que o meu amigo diz ter o P.S.contratado,é pago com o dinheiro dos contribuintes marcoenses como os de Manuel Moreira,ou não?
    Certo de merecer uma sua resposta

    Cumprimenta
    João Valdoleiros

    ResponderEliminar