quinta-feira, 5 de julho de 2012

Tomada de posição do Presidente do PS/Marco sobre o Novo Mapa Judiciário



Pede-nos o Presidente da CPC do PS/Marco, Agostinho Sousa Pinto, para publicar a seguinte tomada de posição:

A proposta do Governo relativamente à Reforma do Mapa Judiciário prejudica objetivamente o povo marcoense, ao desvalorizar o tribunal de comarca existente no concelho e ao remeter os cidadãos para os tribunais de Valongo e Gondomar. Perante esta situação, o PS tomou publica a sua posição na reunião de Câmara Municipal do passado dia 28, ao apresentar uma proposta de voto de desacordo com aquela posição e posteriormente, no mesmo dia à noite em reunião de Assembleia Municipal, onde reiterou a mesma posição.

Pelo seu lado, o presidente da Câmara do Marco de Canaveses teve um duplo comportamento, pois de tarde na reunião de Câmara votou contra a proposta do PS que dizia expressamente: “… O Partido Socialista propõe à aprovação da Câmara Municipal: Um voto de desacordo ao Governo pela sua proposta de Reorganização do Mapa Judiciário e das suas implicações para a população do concelho”. (A proposta inicial continha o termo “voto de censura”, mas foi retirado e alterado pelo Vereador do PS pelo termo “voto de desacordo”).

Numa tentativa de desvalorizar a proposta do PS, o presidente da Câmara apressou-se a apresentar a votação uma carta enviada à Ministra da Justiça e aprovada em reunião do Conselho Executivo da CIM do Tâmega e Sousa do dia 21/06, numa atitude que o menoriza e ao concelho do Marco face aos seus congéneres daquele órgão. Refira-se que o teor da carta era semelhante ao da proposta do PS, razão pela qual o Vereador socialista a subscreveu.

Colocada à votação, a proposta do PS foi reprovada pelo PSD e o pelo Vereador do Marco Confiante.

Ora, dada esta bizarra situação, fica demonstrado que o presidente da Câmara e a respetiva maioria, desvalorizaram o papel do PS como partido da Oposição, e que, mais uma vez a coligação PSD/CDS também funciona neste município.

O PS/Marco não pode deixar de denunciar esta prática política pela qual a “coligação” PSD/CDS esquece os interesses da população em favor do jogo político-partidário. Fica evidente que o PSD e CDS locais estão juntos na defesa do Governo e das medidas que este pretende implementar, mesmo contrárias à vontade dos Marcoenses, enquanto que o PS/Marco continua a afirmar-se como único partido capaz de defender os legítimos interesses de todos os cidadãos do Marco.

O Presidente da Comissão Política Concelhia
Agostinho de Sousa Pinto

3 comentários:

  1. Sugiro ao Presidente da CPC do PS Marco, a iniciativa do lançamento duma Petição Pública para contestar a perda dos serviços hoje existentes na nossa comarca devido ao novo Mapa Judiciário e que seja convidado o Presidente da Câmara Dr. Manuel Moreira e o seu Executivo a colocarem à cabeça da petição as suas assinaturas,provando a todos os Marcoenses,que estão mais preocupados na defesa dos interesses dos seus munícipes,que na defesa da política do governo do seu partido.

    Cumprimentos
    Miguel Fontes

    ResponderEliminar
  2. Como poderia assinar se defendeu o esvaziamento de competências do nosso tribunal a favor do Tribunal de Vila Nova de Gaia, local onde reside. Está escrito no Jornal a Verdade a defesa da concentração dos processos em Vila Nova de Gaia.Se se preocupasse com o nosso povo como podia defender a deslocação dos marcoenses para Vila Nova de Gaia para tratar dos assuntos do tribunal?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro Senhor Pinto

      Manuel Moreira o arauto da Verdade e da Transparência,o indefectível defensor das causas marcoenses,a ponto de se regozijar por os nossos conterrâneos se sentirem felizes,não com o desenvolvimento e progresso do concelho,mas com toda a espécie de festas e festinhas,nunca poderia recusar-se a assinar a petição sugerida por mim ao recém-eleito presidente da CPC do PS Marco,a menos que o deputado Dr.Luís Vales avisadamente interviesse impondo a sua autoridade de delfim de Passos Coelho e abortasse mais essa jogada de usurpação habitual de Manuel Moreira.

      Cumprimentos
      Miguel Fontes

      Eliminar