quinta-feira, 11 de outubro de 2012

Ich bin ein marcoense!

Hoje em dia é engraçado ser administrador do Marcoense como Nós. Se os leitores soubessem o que dizem os Adões desta terra... O desespero sentido nas hostes laranjas é notório porque pela primeira vez em 7 anos tiveram que votar a favor de algo que muda a vida e vai contra o sentir dos marcoenses. Como eu e como aquelas pessoas de São Lourenço do Douro. E as de Paços de Gaiolo. E as de Paredes de Viadores. E as da Folhada. É engraçado não ver ninguém debruçado sobre esta proposta, sobre como o PSD a manteve "confidencial", como dizia o célebre e-mail, mas debruçam-se com os dois cotovelos e a mão sobre o queixo sobre como um pequeno partido da oposição não apresentou uma proposta. Um partido com 1 vereador e 5+3 deputados municipais irrita-os mais do que 2 movimentos independentes esfrangalhados e descontrolados. 
Andam histéricos e estavam histéricos por terem que decidir. Chegaram a dizer-me que deviam os "melhores" ter apresentado uma proposta "melhor"...
É quase certo que toda aquela gente que levantou o braço a favor e protestou contra quem estava "na melhor posição, como sempre", acha que o PS teria uma proposta "melhor". E muitos disseram-no. É certo que todos acham que o PS trabalha "melhor" em todos os dossiers e que tem pessoas "melhores". Mas foi a eles que coube decidir. Porque os "melhores" estiveram do lado do povo do Marco. 
É lixado ter que decidir, não é?

18 comentários:

  1. É fácil para mim falar pq nem voto no Marco.

    Mas onde estavam os "melhores" nas eleições que deram autoridade democrática para os que agora decidiram?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Meu caro Miguel Monteiro

      Talvez por ser duma geração bastante mais velha que a do meu amigo,por tal um pouquinho mais experiente da vida,talvez por ter vivenciado tempos que julgava renegados para sempre em democracia,talvez por reconhecer que a nossa atual juventude tem um nível cultural bem mais elevado,que o da minha geração,talvez por tudo isso mesmo,acreditava ser raro,se não impossível,ler,ou ouvir um jovem utilizar o termo "autoridade",muito em especial com o sentido que lhe atribuiu.
      Meu caro Miguel Monteiro,a autoridade democrática delegada nuns tantos eleitos não pode,em qualquer ocasião ou motivo,ser usada de modo displicente.Os eleitos,foram-no de modo democrático,sim,mas não foram entronizados,como tal devem dar prévia conta das suas decisões aos seus eleitores,ou não lhe parece que a autoridade,o poder em Democracia se exerce de baixo para cima e nunca de cima para baixo.
      Fico receoso que já seja vítima do mesmo sindroma de Passos Coelho,que para além do autismo que o cega,tem carradas de narcisismo tornando-o incapaz de ouvir toda a espécie de críticas negativas,vindas mesmo de dentro do seu próprio partido.
      Meu caro Miguel Monteiro a Democracia vive-se e pratica-se através do exemplo de vida e não na militância em quaisquer partidos,que lhe limitam logo à partida a sua liberdade de consciência e até de expressão.
      Perdoe-me o desabafo.Fi-lo só porque acredito muito na nossa juventude.Portugal precisa de vocês,com coração aberto e mente livre.

      Um abraço
      João Valdoleiros

      Eliminar
    2. Confesso que não segui todo o processo, mas já se ouve falar da remodelação há vários meses, não só no Marco mas em todos os municípios nacionais.
      Também não vou discutir se a proposta que agora foi votada é boa ou má.
      Só me parece estranho que havendo tantas vozes contras, nenhum partido da oposição levou outra proposta à assembleia. Qual a razão? Mesmo sabendo que ira ser votada contra, seria mais importante apresentar alguma coisa do que nada.

      Eliminar
    3. Por não seguires o processo é que colocas esta questão... Não discutes nada, menos a hipótese de outras forças fazerem uma proposta. Engraçado isso, não?

      Jaime Filipe Teixeira

      Eliminar
    4. Essa do "seria mais importante apresentar alguma coisa do que nada" é muito interessante também. Pena que ainda aches que se deve tratar as coisas de forma irresponsável e leviana. Era o papel do poder ouvir as populações e fazer um mapa consensual. Não fizeram nada disso e é culpa do PS porque não apresentou um mapa. Se o poder não ouve as pessoas, deve fazê-lo a oposição, só porque é mais competente? Não concordo, competências deve ter quem está no poder, porque foram eleitos com maioria absoluta. Se não têm competências deviam demitir-se.

      Jaime Filipe Teixeira

      Eliminar
    5. Quem está a dizer que a culpa é do PS és tu. Eu falei em todos os partidos da oposição, sem destacar nenhum!
      E até pode parecer que estou a defender o PSD, mas longe disso, porque não simpatizo mesmo nada com o Manuel Moreira, acho-o uma nulidade.
      A mim, e olhando de fora, parece-me que neste caso não há muito a falar contra este processo. Eles apresentaram uma proposta, que está a ser contestada (aposto que qualquer proposta iria ter pessoas a favor e contra, viesse ela de que lado viesse).
      O que fica disto tudo é que é mais fácil ser do contra do que apresentar soluções. Assim é fácil fazer oposição, é só votar contra (seja bom ou não para a população) e não apresentar nada.

      Mais uma vez falo contra toda a oposição e não só o PS.

      Eliminar
    6. O poder deve ouvir as pessoas, sem dúvida, mas a oposição não deve deixar de o fazer só porque o poder não o faz! Muito pelo contrário, se o poder não o faz seria bom a oposição fazer o contrário para mostrar à população que está ali para os ouvir e mostrar tb que existem alternativas.

      Eliminar
    7. Vê-se no primeiro comentário que realmente não acompanhas a política do Marco! O PS tem feito uma oposição muito responsável e só sobre a Reforma Administrativa é que vemos o dedo apontado... Olha, gostava de ver isso acontecer quando apresentamos propostas como a da mobilidade, os contributos para o orçamento, quando nos preocupamos com os transportes escolares, com o Tribunal, etc...
      Apanhaste esta da RA porque está na ordem do dia, mas este é um mandato de 4 anos, uma corrida de fundo e não preciso voltar a repetir que o PS apresentou a sua proposta de RA no programa de 2009 e foi chumbada nas urnas, que é onde o povo se manifesta mais livremente. Quem foi eleito que a faça. Quem não perceber isso, não percebe a essência da Democracia.

      Jaime Filipe Teixeira

      Eliminar
    8. A tua segunda resposta indicia que o PS deve governar na sombra... É o que temos sempre feito, apresentando propostas que são consecutivamente chumbadas. Eu fui a várias assembleias de freguesia sentir o pulsar das populações sobre isto. Conclusão: A 15 dias de a coisa ser votada ninguém sabia sequer o que devia fazer, o que era a RA, um elemento do PS numa junta teve que explicar à Assembleia o que dizia a lei... A quantas assembleias de freguesia foram os deputados do PSD? Quantos dos seus pareceres respeitaram?

      Jaime Filipe Teixeira

      Eliminar
    9. "Quem foi eleito que a faça. Quem não perceber isso, não percebe a essência da Democracia."
      Mas isso é o que eu acho... a população votou neles e agora cabe a eles tomarem as decisões. As queixas só podem aparecer nas próximas eleições e se as pessoas não gostaram têm que votar noutros.

      O facto do PS apresentar muitas propostas é bom, quantas mais melhores. Claro que quando alguém tem maioria, já se sabe que as propostas quase nunca vão passar, mas o trabalho tem que continuar a ser feito.
      O que eu critico é que nestas maiorias, olha-se muito para o partido e pouco para a população. Quantas propostas do PS, ou dos outros, foram votadas favoravelmente? Se calhar nenhuma!
      A governação deveria ser feita de acordo com as necessidades das populações e não de acordo com as necessidades quem governa.

      Eliminar
    10. Parece que tocaste no nervo da coisa e finalmente estamos de acordo! Se olhares para o novo mapa percebes que foi feito SÓ com o intuito político! Por isso votei contra ele! Por isso ficam como estavam freguesias como Sobretâmega e Tabuado. Tudo feito para não serem muitos os presidentes de Junta PSD a votar contra.

      Jaime Filipe Teixeira

      Eliminar
  2. De facto era bom os marcoenses saberem como pensam outros marcoenses, mas... Os "melhores" deviam ser mais democratas

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Diz o meu amigo que,e passo a citá-lo "Os "melhores" deviam ser mais democratas",fim de citação.Será que o meu amigo saberá o que é essa coisa esquisita chamada de Democracia?
      O meu caro deve ser jovem,muito jovem,pelo menos é a perceção que tenho da leitura das suas palavras,pois noto que tem dificuldades em discernir entre as autênticas ovelhas e os lobos vestidos com as peles daquelas.E bastaria que deixasse a sua consciência falar livremente para com toda a facilidade distinguir o trigo do joio.
      Esta decisão da assembleia municipal,tão inopinada como caricata,ficará na história política do concelho para sempre ligada à maneira nada digna e pouco transparente,como se pratica a Democracia no Marco,por mais que uns arautos da sua Verdade que por cá pululam o ambiente político marcoense,o afirmem.
      Já tenho escrito,que o nosso Marco está marcado por uma má sina e cada vez mais estou convicto de tal.

      Cumprimentos
      João Valdoleiros

      Eliminar
  3. E o pior Jaime é que até ao início desta crise e com os milhões da europa era fácil estar-se à frente de uma autarquia.

    Dava-se dinheiro às populações e eram heróis.Pediam empréstimos à banca para realizarem mais obras e festas e todos votavam neles. Prometiam mundos e fundos, faziam umas poucas obras e eram os maiores. Faziam uns jantares e todos ficavam contentes.

    Pavoneavam-se de carro e motorista, e todos tinham orgulho no senhor presidente. Colocavam-se umas bandeiras e todos viam nelas o futuro brilhante.

    Agora temos uma crise internacional e nacional, que veio complicar ainda mais o problema do grande passivo que a autarquia tem. São exigidos cortes, o dinheiro é menos, os impostos sobem. Já agora para os Marcoenses estão nos seus valores máximos.

    E os políticos?

    Escondem-se. Desenham mapas nas costas das poopulações. Tomam as decisões às três ou quatro da manhã. Insultam a oposição e não os deixam falar, nem para a sua defesa da honra.

    Tenho coragem de dizer QUE DÃO A IDEIA que já não acreditam que consigam enganar o povo muito mais.

    ResponderEliminar
  4. Meu caro Jorge Valdoleiros,
    Dava-se dinheiro às populações! Hoje, atribui-se subsídios às comissões de festas.
    Que tenha conhecimento o uso de viatura e motorista, não sofreu qualquer alteração.
    Para evitar discutir o que quer que seja, "constrói-se" um cenário de forma a condicionar a escolha, "ou nós ou o caos".
    Nada mudou... a sistémica bipolarização!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O que mudou é que o fundo do tacho já se vê...

      E afinal entre a escolha entre "ou nós ou o caos" deu exactamente nisto que as populações estão a sofrer.

      Eliminar
  5. Já agora, qual será a bipolarização em 2013? Em 2009 foi MM-AFT, em 2012 PSD-Comissão Técnica, em 2013 virá aí outro papão?

    ResponderEliminar
  6. Caro anónimo,
    Do jornal "Publico" de hoje, "Prazo para apresentação de propostas terminou ontem. Apenas cerca de 70 assembleias municipais estão a favor da agregação".
    Será que a esmagadora maioria das Assembleias são irresponsaveis ao ponto de se terem recusado a fazer o trabalho que cumpre a outros? Ou por e simplesmente manifestaram-se contra esta lei, como nós Marcoenses nos manifestamos nos casos da linha do Douro, do Tribunal, pela construção do IC 35, etc. Há leis perante as quais reclamamos outras, incompreensivelmente, subscrevemos e eventualmente podemos reclamar em determinado contexto piolitico e remetermo-nos ao silencio noutros.
    Que gestores estes!


    ResponderEliminar