quinta-feira, 11 de outubro de 2012

José Vieira com espaço regular no blog da JS

José Vieira, um curioso jovem intelectual amigo do MCN passa a ter um espaço satírico no blog da JS Marco e apresenta-se assim:
De como decidimos escrever estas páginas e não ir a uma patuscada na taberna da esquina.
O estado do país, do concelho e uma mini.
De como os autores destas palavras contemplam o país. A pobreza e as telenovelas. A vidinha. O que a vizinha leu no tarot da revista desta semana.
O governo de uma maioria fantoche. A oposição e um copo de água no Parlamento. As estradas e os caminhos de ferro de ontem.
A cultura de um país.
O café, o jornal e o sermão do padre. A Religião e a religião.
Os heróis, os ídolos e os actores. Segredos de uma casa e de um quase país.
De como surgiu esta ideia da Gaitada da Decadência, fina, com um chic pelo meio. Antero de Quental, Eça de Queiroz e Ramalho Ortigão, mestres.
O monóculo e os Ray Ban.
O porquê de escrever estas palavras e não ficar online vendo os aviões.
A vontade da juventude mudar o mundo. As suas ideias revolucionárias ditas no café ao pé de casa. A precoce barriga de cerveja. Os chumbos. A boémia e a vontade de trabalhar.
O mal dos povos. A inveja.

3 comentários:

  1. Embora sendo apenas um comentador avulso da blogosfera marcoense e mesmo correndo o risco de ser mal interpretado pela "oposição" deixo aqui as minhas boas-vindas ao José Vieira.
    Pela amostra,já deu para perceber que vamos ter por aqui uma lufada de fresco,com nuances de contestação como convém e genuíno como o seu autor.
    Um abraço amigo
    João Valdoleiros

    ResponderEliminar
  2. ó amigo, intelectual?essa é boa

    ResponderEliminar
  3. Intelectual no sentido de usar o intelecto... Até acho que o José, que conhecemos bem, não se importa com essa "etiqueta". Ele é um pensador que a nossa terra e as outras devem conhecer, um jovem educado, sensível e de extremo bom gosto, até político, i might say...

    ResponderEliminar