quinta-feira, 14 de março de 2013

Urge o " plano b"


Os discursos que nos invadem ao longo destes últimos tempos, sempre maravilhosos e  (com)prometedores, não são cumpridos. Os slogans apresentados chegam a ser esmiuçados, espremidos, rebatidos e  NADA!! Nada surpreendente, nada que já não se soubesse de antemão... Não há resultados, não há objetivos concretizados, nem luz ao fundo do túnel, apenas e só fumo preto!!!
Vivemos na era dos discursos fugazes, sem conteúdo, sem alimento, sem uma réstia de esperança...  O que interesse é que o tempo vá passando e se vá dizendo algo porque a comunicação social está logo ali... Mas AGIR nunca. Já não há discurso. Sobram estes pedaços de coisa alguma, desligados de qualquer estratégia ou rumo.
E resta falar e recalcar o passado, o passado recente, o menos recente, o respeitante ao início do processo democrático, ao Estado Novo... E eis que estamos novamente mergulhados numa Ditadura!
Quando se desiste de lutar, quando já não se é capaz de encontrar um caminho alternativo, porque os mais fracos insistem por caminhos já percorridos (sendo estes constituídos por trilhos já feitos por outros), mais fáceis, aquilo que resta é resignarmo-nos perante aqueles que têm a face exposta e pronta para arriscar.
Já agora, vale a pena refletir sobre o verdadeiro significado da palavra resignar: Abandonar um cargo ou função de forma voluntária. = DEMITIR-SE; Ter resignação; aceitar pacientemente o que se apresenta ou acontece. = CONFORMAR-SE, SUJEITAR-SE.
É preciso fazer algo, pois, como alguém proferiu, “ (...) um país não se cria nem transforma com dinheiro, "posts", "likes", reenvios ou petições online, mas pode transformar-se quando os seus habitantes se juntam no mesmo lugar, com o mesmo propósito e a mesma força. É isso que permite que crenças, convicções e direitos sejam reais, e não apenas um sonho engolido por uma pequena onda do mar (…)”.

O futuro começa daqui a pouco!



62 comentários:

  1. O post que acabei de ler imediatamente me levou para a realidade vivida numa organização que pelo seu caminhar sem rumo, sem conteúdo e sem alimento não traz qualquer esperanças aos seus agentes educativos. E falo de educação pois, como já devem ter percebido, falo da organização escolar mais badalada do concelho. Chegamos a um porto sem abrigo. A escola está em autogestão, (veja-se a semana cultural), até parece que nem há direção cujas preocupações, neste momento, se centram apenas em garantir a continuidade, custe o que custar.
    No Conselho geral até já passava a ideia que o subdiretor estava a "puxar o tapete" ao diretor, por isso era melhor reconduzi-lo! Não se iludam, tudo não passa de falsas ameaças para angariar mais alguns votos. É bom que se saiba que o subdiretor não tem requisitos para se candidatar e interessa-lhe mais que se mantenha quem está pois assim ele pode continuar a mandar e a desmandar, até a desautorizar o ´próprio diretor. Se um sair o outro também sai. Chega de ilusões!
    O motivo porque o sr. José Carlos tem ido ao Conselho Geral é apenas um- tentar explicar o que o diretor não é capaz de explicar. Que vergona, senhores!
    Em certa altura alguem o caracterizou publicamente como "desconectado intelectual", eu não diria melhor.
    Pegando nas palavras da sra. Joana Nogueira "É preciso fazer algo, pois, como alguém proferiu, “ (...) um país não se cria nem transforma com dinheiro, "posts", "likes", reenvios ou petições online, mas pode transformar-se quando os seus habitantes se juntam no mesmo lugar, com o mesmo propósito e a mesma força. É isso que permite que crenças, convicções e direitos sejam reais, e não apenas um sonho engolido por uma pequena onda do mar (…)”".
    É verdade amigos! É chegada a hora! Está próximo o momento da libertação, fação valer o vosso direito democrático, façam prevalecer os vossos valores, pensem nos alunos, suas famílias e toda a comunidade que tem que aturar tanta incompetência e tanta prepotência. É hora, basta!

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    1. Perante a leitura atenta deste comentário, que será motivo de uma análise da minha parte, numa oportuna intervenção, sobre o estado de (des)graça da Educação em Portugal, resta-me por agora, citar António Nóvoa ( Reitor da Univesidade de Lisboa) que tive um dia o prazer de conhecer: “ (…) Não se trata de regressar a uma visão romântica do professorado, a conceitos vocacionais ou missionários. Trata-se, sim, de reconhecer que a necessária tecnicidade e cientificidade do trabalho docente não esgotam todo o ser professor. E que é fundamental elaborar uma terceira proposta, que reforce a pessoa-professor e o professor-pessoa. Estamos no limiar de uma proposta teórica, com enormes consequências para a formação de professores, que constrói uma teoria da pessoalidade no interior mesmo de uma teoria da profissionalidade. É este esforço, do qual apenas nos abeirámos timidamente, que pode ajudar a reconstruir sentidos no seio de uma profissão que está hoje fragmentada (…)”. Corroboro com a ideia de que enquanto nao formos pessoas na integra nunca poderemos ser bons profissionais seja qual for a nossa àrea de atuação / intervenção!!!

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    2. Vejo que o senhor anónimo das 22:21 do dia 14 de março é uma pessoa entendida no que diz respeito à educação. Reparei também que é uma pessoa letrada, nota-se pelo português tão bem escrito, com palavras bonitas (com floreados) como já alguém disse referindo-se a outro alguém. O interessante em tudo isto, é que uma pessoa com tanta cultura lírica como o sr. anónimo escreva algo deste género (...) "fação valer o vosso direito democrático, " o que é isto? Ainda sou do tempo em que se desse um erro destes, tinha direito a a meia dúzia de palmatórias e a ficar sem recreio. Mas a senhor não desse ser desse tempo.
      Mas vamos ao ponto crítico, a educação. è notório que as coisas não estão bem. E é necessária uma reorganização dos orgãos gestores. Mas temos tanta gente competente a postar e a comentar neste blog, que me admira que ainda não se tenham lembrado de aproveitarem estas mentes brilhantes para salvar o ensino não só em Marco de Canaveses e no país. Os posts e comentários que vou vendo fazem-me me lembrar os comentadores de futebol da TV, (Que referem todos os erros dos treinadores, sabem o que os treinadores deviam ter feito e o que devem fazer no futuro), mas, não vejo nenhum deles a fazer sucesso como treinador. Ou para referir um caso que conhecem bem melhor, há oito anos chegou um senhor a Marco de Canaveses com uma mudança tranquila para o Marco, sabia o que tinha que fazer e o que foi feito de errado no passado, no entanto, veio a verificar-se que afinal não percebia assim tanto do assunto como fazia transparecer.
      Foi apenas um desabafo, como diria o anónimo das 22:21 "fação alguma coisa para o bem do Marco". Criticas destrutivas não ajudam.

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    3. O problema é que ha professores que mais nao passam de criaturas estranhas que estão na profissão errada. porque ser professor é antes de tudo ser-se pessoa.

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    4. o grande problema da sociedade reside nas criaturas estranhas que pairam por aí...criaturas existem em todas as profissões magui costa

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    5. Nomeada
      "Alberto Tavares Morais Soares, Director do Agrupamento de Escolas
      de Marco de Canaveses, sendo da sua competência, de acordo com o
      estipulado ao abrigo do ponto cinco do artigo 21.ºº do Decreto -Lei
      n.º 75/2008 de 22 de Abril, vem nomear para o Cargo de Adjunta do
      Director, a professora Carla Alberta da Fonte Fernandes.
      5 de Janeiro de 2011."

      apesar de exonerada em dezembro e substituída na mesma data, continua sem ser exonerada oficialmente!!!
      Será que há mais casos semelhantes?
      E os últimos dias como têm sido?

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    6. Sou professor na escola sede e vi o despacho de aceitação de demissão.

      Portanto é brincadeira de mau gosto.

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    7. Qual foi a parte que não percebeu? Se a nomeação é feita em documento oficial a exoneração deve seguir o mesmo procedimento, não? A não nomeação da substituta em documento oficial até à data deve ser por "brincadeira de mau gosto". Viu o despacho?

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    8. Mera coincidência mas, foi publicado HOJE!
      http://dre.pt/pdf2sdip/2013/05/097000000/1613716137.pdf

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    9. Em 21 de Maio:

      Despacho n.º 6584/2013
      Alberto Tavares Morais Soares, Diretor deste Agrupamento, pelas
      competências que me foram atribuídas ao abrigo do artigo 20.º do
      Decreto -Lei n.º 75/2008, de 22 de abril, nomeio a professora do QA
      Maria Augusta Araújo Gomes para o cargo de Adjunta de Diretor do
      2.º e 3.º Ciclo, em substituição da Professora do QA Carla Alberta da
      Fonte Fernandes, exercendo as mesmas competências da ex -Adjunta do
      Diretor do 2.º e 3.º Ciclo a partir de 4 de janeiro de 2013.
      4 de janeiro de 2013. — O Diretor,
      Alberto Tavares Morais Soares
      .
      206963299

      Hoje:
      Despacho n.º 6799/2013
      Alberto Tavares Morais Soares, Diretor deste Agrupamento, pelas
      competências que me foram atribuídas ao abrigo do artigo 20.º do
      Decreto -Lei n.º 75/2008, de 22 de abril, nomeio a professora do QA
      Maria Augusta Araújo Gomes para o cargo de Adjunta de Diretor do 2.º
      e 3.º Ciclo, em substituição da Professora do QA Carla Alberta da Fonte
      Fernandes, exercendo as mesmas competências da ex -adjunta do Diretor
      do 2.º e 3.º Ciclo a partir de 4 de janeiro de 2013.
      4 de janeiro de 2013. — O Diretor,
      Alberto Tavares Morais Soares
      .
      206970515
      Aguardemos o amanhã!

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    1. Aquilo que se passa no sistema educativo em geral, e em muitos agrupamentos de escolas em particular, é a imagem da política atual e dos seus representantes políticos: o verdadeiro CIRCO!!! No entanto, é uma política educativa muito submersa e oculta que pouco sai cá para fora o que na realidade se passa lá dentro!!mas como tudo...até um dia!!!

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  3. Senhor Eng Jaime,
    Tal como diz, "a Educação é que anima isto", pena é que os políticos da nossa terra não tenham tempo para pensar a Educação, não lhes conhecemos uma ideia.
    Hoje fala-se que vai ser injetado muito dinheiro na Escola, neste Agrupamento, como se o dinheiro por si só alterasse o estado a que chegamos. Fazem-se reuniões, a horas menos próprias onde a mensagem é "peçam o que precisar, não se inibam" só precisam de justificar! Que ausencia mais gritante de ideias!
    Num dia convidam-se os aposentados para fazer numero numa cerimónia,um qualquer almoço, no dia seguinte estão impedidos de visitar a Escola.

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    1. Caro anónimo(a):
      A educação é sem margem de dúvidas a base das bases de uma sociedade pensante..no entanto, seguindo o exemplo vindo dos senhores do patamar de cima, que teimam a todo o custo colocar esta área no patamar de baixo, não chegaremos a lado nenhum...nunca nos podemos esquecer que os exemplos devem vir de cima..o que não acontece logo, não creio que os que estão no poder local ( que só por acaso possuem a mesma ideologia), queiram ou tenham melhor exemplo a dar!!

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    2. Não podia estar mais de acordo consigo, caro anónimo. Uma organização escolar que adere a um projeto TEIP3 cujo principal objetivo é a "melhoria e a qualidade das aprendizagens" e, até ao momento, a sua estrutura diretiva, apenas promoveu duas reuniões onde o tema/preocupação central foi "o material que podemos comprar, as obras que podemos fazer e os dois milhões e meio de euros que vamos receber", francamente creio tratar-se de uma patologia no fenómeno decisório destas chefias. Iria ainda mais longe e diria que este agrupamento e a sua liderença de topo dariam um belo Estudo de Caso. Confesso que não consegui ainda entender o "modus operandis" desta direção. Nunca assisti a nada tão sem sentido e sem rumo como o que se está a passar neste agrupamento. Senão vejam, no dia 7 do corrente mês realizou-se uma reunião de diretores de turma em que nada estava preparado.Em que não havia respostas para as questões colocadas. Em que a única coisa que foi exigida foi um Relatório TEIP3 para apresentar à direção com uma "fundamentação meticulosa" de uma série de tópicos que eram apresentados. Este relatório deveria saír da reunião dos conselhos de turma de avaliação e ser anexo à ata. Apesar de ninguém saber explicar muito bem para que servia, lá ficoiu assente a sua realização. Ora, dada a complexidade do mesmo, os diretores de turma, como é seu apanágio, foram fazendo o trabalho da casa, ou seja, o dito relatório, abdicando de muito tempo da sua vida pessoal e familiar. Qual não é o espanto quando hoje me deparo com uma coisa completamente diferente, no meo mail. Já não é para fazer o relatório apenas preencham uma folha com algumas cruzes.
      Isto tem sido assim sistemáticamente. em dias e vésperas de reuniões de avaliação os mails sucedem-se a desdizerem-se uns aos outros e a mudarem completamente o rumo das coisas. Digam lá se isto é ou não caminhar sem rumo e sem respeito pelo trabalho das pessoas? Isto sim, é o verdadeiro CIRCO...
      Como é que os professores hão de fazer o seu trabalho com profissionalismo, quando estão cercados por uma enorme pressão, se sentem perseguidos, ameaçados e desautorizados, por quem pouco tem e entende de educação. Por quem os tenta constantemente cooptar ou aniquilar. Que racionalidade é esta? Existe aqui alguma liderança? Se sim digam-me, eu ainda não descobri...

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    3. A ser verdade essa grande injeção de dinheiro, muitos calotes pessoais vão ser pagos! Espero que agora alguém pague o que me deve! Boas novas essas!!!
      Em vez de andarem a pagar almoços e jantares aos amigos que lhes encobrem os podres, a pedir orçamentos astronómicos para dividirem os lucros que paguem a quem vive do pequeno comércio e não pode suportar os luxos dos outros.

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    4. Atualmente assistimos a uma Escola sem capacidade de regeneração , uma Escola estigmatizada pelo tempo passado e de visão reduzida ou mesmo nula sobre o presente. O desejado é que a Escola do século XXI , se mantenha aberta, disponível a conceitos de trabalho originais e irreverentes (na dose certa), instando, na medida do possível, à efervescência de ideias, à concepção de alternativas, que possam contrariar o conformismo e esta quase estagnação que as nossas escolas Portuguesas vivem atualmente. Reforma atrás de reforma e eis que o RETROCESSO ganha cada vez mais posição definida. Uma Escola vazia de tudo, alunos e professores embargados de informações desfocadas, classe desmotivada, com burocracias que em nada favorecem aquilo que realmente importa: o saber ser e o saber fazer. já para não falar dos mais papistas que o papa, que julgam que as soluções estão nos relatórios bem formatos!!!!Não se (re)pense em politícas educativas urgentes que não é necessário!!!!!

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    5. Sendo esta a primeira vez que visito este blogue felicito desde já este tipo de iniciativas que em muito ajudam a compreender os locais onde vivemos.
      Não sendo marcoense, dá para ficar com uma visão daquilo que aí se passa e um bem haja a quem tem a coragem de exprimir pelas suas palavras aquilo que vai mal.
      Depois de ler as intervenções da Joana Nogueira, tal como ela gosta de ser tratada e sem títulos, estou certa que muitas aí virão para nos pôr a refletir na área da educação desta jovem investigadora da Universidade de S. Tiago de Compostela, em Ciências da Educação. Além de ter o prazer de a conhecer pessoalmente, conheço o seu trabalho bem como alguns dos seus artigos publicados em revistas nacionais e internacionais sobre isto mesmo... o que vai mal em educação... e sobre as questões que os anónimos levantam.
      Um bem haja Joana, pela forma como equaciona os problemas desta área tão problemática e esquecida pela sociedade portuguesa e espero poder a continuar a ler muito daquilo que escreve com as suas intervenções.

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    6. Caro anónimo de 15 de Março,
      Quando fala dos nossos políticos, fala certamente de quem está no poder. Quem está na oposição pode levantar problemas pontuais nos locais próprios (assembleia e câmara) e fazer pressão para que se resolvam os problemas de transportes ou parecidos que os municipes venham colocar a quem não está no poder. Quem tem lugar em todas as comissões e reuniões é o presidente da cãmara e o os vereadores. A esses deve ser imputada a falta de qualidade ou a falta de ideias para a Educação. De facto esta não é a minha área e agrada-me a forma como qualquer post sobre este tema tem uma aderência incrivel, talvez porque seja uma área de pessoas que pensam e reflectem, como a nossa Joana. Pena nunca termos por aqui a senhora vereadora a comentar...

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    7. Boa tarde, sr. Jaime Teixeira.
      Embora seja um leitor assiduo do seu blog, o certo é que nunca passei disso mesmo - um leitor passivo. Mas hoje, perante a pertinência da sua intervenção, não me contive e gostava de me congratular pelas suas eloquentes e palavras. Á Oposição, no Marco ou em qualquer outro conselho, compete acompanhar a acção da Câmara. Ao presidente da Câmara e aos vereadores compete, uma vez que teem uma presença maciça e quase ditatorial em tudo o que é assembleia geral, associação, conselho de opinião, etc., a acção propriamente dita e, em Dezembro, devem ser julgados pelo que fizeram e pelo que não fizeram. Quanto á educação ser uma área transversal, tem também razão o sr. Jaime Teixeira, só lamento é que as espingardas estejão apenas voltadas para um dos grupamentos onde, por sinal, o director até é uma pessoa amiga do seu amigo, amigo dos pobres, trabalhador. Pergunte-se se á memória de algum diretor daquela escola que tenha feito tanto pelas escola como a actual direcção. Vão-lhe dizer que ninguém. É por isso lamentável que venha uma putativa candidata ao lugar do director bater-se pelo lugar num blog e não na escola. Chama-se a isso folclore.Não é verdade que essa senhora já concorreru e que foi regeitada pelo concelho geral. Então ao que vem agora? Qualquer pessoa percebe que está cega pela ambição. Porque não levanta a voz contra os directores das outras escolas? Não á aqui uma incompreensivel parcialidade?

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    8. Boa tarde aos administradores e comentadores deste blog, exceto aos anónimos que não respeito.
      Começo por esclarecer que é a primeira vez que aqui deixo um comentário e quem me conhece sabe que nunca escrevo escondida atrás do anonimato, sempre assinei tudo o que escrevi, quando escrevi em blogs. Há 4 anos que não escrevo absolutamente nada.
      Uma pessoa amiga alertou-me para o fato de que um/a covarde qualquer estar a atribuir-me palavras e vim ver. Li e como, quem não se sente, não é filho de boa gente, decidi responder à infâmia.
      Passo a esclarecer: eu não fui rejeitada pelo CG, eu desisti do concurso, por carta registada e dirigida ao seu Presidente da altura, prof Teixeira, antes da repetição da votação, entretanto ordenada pela DREN por ilegalidades cometidas na primeira votação, o meu nome nem foi a votação. E em relação a este assunto devo dizer que tenho muito orgulho em me ter candidatado e mesmo que tivesse perdido não considero isso nenhuma desonra. Se toda a gente que se candidata em eleições tivesse que se envergonhar de uma derrota, estaríamos bem mal.
      Em 2º lugar, nunca falei do meu colega Tavares, nem mal , nem bem, nem aqui , nem em qualquer outro blog. E motivos não me faltaram pois fui perseguida profissionalmente assim como vários outros colegas e basta estar atento à dança de cadeiras que tem existido a nível de Adjuntos do director. O que tinha a dizer-lhe, disse, dentro do seu gabinete e tive a felicidade de lavar a alma, ehheheh.
      Em 3º e ultimo lugar, não tema, oh anónimo/a, EU NÃO SOU CANDIDATA A DIRETORA. Estou numa fase muito tranquila da minha vida pessoal e assim quero continuar.
      E já que comecei e nada temo, vou comentar a putativa recondução do sr director: se esta pessoa é tão competente como quer fazer passar, porque tem medo de ir a votos? E em relação às suas qualidades devo lembrar para que sempre podem ir ver os antecedentes na Escola de Toutosa. Porque não fala dessa fase da carreira do dito cujo??? Vá lá, ganhe coragem, dê a cara para eu ter o privilegio de lhe responder com mais uns dados. Cumprimentos
      Maria Helena M.C.Alves

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  4. Duas medidas emblemáticas para promoção(?) do sucesso educativo:
    _ Aquisição de dois autocarros de 20/30 lugares! Turmas terem 30 alunos aproximadamente, + dois condutores, + despesa e será que se traduz em sucesso? Autocarros para quê?
    _ Reforço da vedação para garantir de segurança dos alunos e inviabilização de fugas por parte destes; Que giro! E já pensaram em colocar grades?
    A isto chamam pensar a Escola do futuro!

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    1. " Uma educação má gera muitos telespectadores, péssimos eleitores e muitos candidatos!"

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    2. Estou aparvalhada, terei lido bem? Dois autocarros? Por que não, em primeiro lugar, e antes de tudo, divulgar clara e inequivocamente o dito "Teip" junto daqueles que de facto o devem conhecer na totalidade? Expliquem-me por que razão a comunidade não sabe tudo? Parece um jogo do "esconde-esconde".
      Não há conselho geral que acabe com a trapalhada desse "ayuntamento da treta"!?

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    3. Não interessa que se saiba tudo. Agora o importante é dizer apenas o que interessa para se ser reconduzido, pois se assim não for o subdiretor impugna o Conselho Geral.Este senhor não tem mesmo a noção do ridículo! Nem mede as palavras que pronuncia! Será que ele não sabe que o CG é o órgão máximo? Ou apenas desconhece a legislação???

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    4. olá regina, sim a seu tempo falarei desta mui nobre atividade extra curricular!!!

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    5. Há intervenções bem escritas e floreadas mas que são escritas por quem sabe e a finalidade dos blogues é fazer vir ao de cima o que nos vai na alma.

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    6. Ninguém será o salvador da pátria, nem ninguém tem mentes iluminadas, nem Deus que é Deus salva ninguém.

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    7. Olá Joana
      As AEC são um assunto que me interessa muito.
      Por isso peço que me esclareça dessa "bomba das AEC"
      Muito obrigada
      Sandra

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  5. Gosteria de partilhar mais uma triste história passada recentemente neste agrupamento:houve uma reunião de pais e encarregados de educação onde foi dito que se este diretor não fosse recunduzido o dinheiro (dois milhões e meio de euros) não viria para a escola. Agora pergunto:
    1-A verba foi atribuida à escola ou ao diretor?
    2- A escola é TEIP pelas características dos seus alunos ou pelas incapacidades dos seus diretores?
    3- Se o diretor for embora, leva o dinheiro com ele?
    Pois só assim se entenderia tamanho disparate .O sr. Pinto é burro ou está a tentar deitar-nos areia aos olhos? Saiba que todos nós sabemos que independentemente dessa direção ficar ou não A VERBA JÁ ESTÁ APROVADA E VAI FICAR NA ESCOLA!
    Eu sei que agora dava-lhes muito jeito "mexer" em tanto dinheiro e, quanto a mim é isso que mais lhes custa!
    Não se deixem eludir e pensem que os vossos filhos precisam de professores motivados pois o mau estar que se vive nós bem nos apercebemos dele e isso em nada favorece as aprendizagens e o clima saudável que se deve viver numa escola.
    Quanto ao sr. Pinto, fique a saber que apenas fui a uma reunião marcada por si e não tenciono voltar, pois já vi tudo. Afinal de que lado o sr. está? Não se esqueça que tem que representar a vontade e defender os interesses dos pais, não foi eleito para ser secretário do diretor! Desculpem-me o desabafo, mas isto até me causa nauseas.

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  6. Com que então no dia 7 do corrente mês realizou-se uma reunião de diretores de turma em que nada estava preparado? Não estará o sr. Anónimo do dia 16 de Março equivocado? Ou será que a sua fonte que pensa ser segura, não estaria com os ouvidos cheios de cera para não ouvir tudo o que lá foi dito? Meu caro anónimo, ao ler o que escreveu, apetece-me rir na sua cara porque, como não deve ter nada que fazer, há que deitar mais lenha para atear a fogueira, pois o seu objectivo deve ser apenas criar confusão. Eu estive lá nessa reunião e devo dizer-lhe que, como director de turma, fiquei devidamente informado do que tinha de fazer neste momento de avaliação. É verdade sim, que foi exigido um relatório TEIP, mas também é verdade que foi explicado aos presentes que não estivessem tão preocupados, pois o que se pretendia era algo mais simples, ou não fosse o relatório apelidado de “RELATÓRIO SÍNTESE” . E digo-lhe mais, aquilo com que se deparou mais tarde foi algo que alguns diretores de turma pediram, já depois dessa reunião, ou seja, um relatório modelo, para que pudessem sentir-se mais orientados. Mas devo dizer-lhe, que o que tinham de colocar nesse dito relatório era, nem mais nem menos, aquilo que tinha sido pedido na reunião e não apenas assinalar cruzes. Desculpe-me a franqueza mas, se antes quem o informou era surdo, agora parece ser cego. Aconselho vivamente a que seja visto por algum médico das respetivas especialidades
    Lamento ainda Sr. anónimo do dia 16 de Março, ao contrário do que provavelmente pretendia, as coisas até correram lindamente, a ponto de haver professores a dar parabéns a quem o sr. diz ” não ter nada preparado”.
    E para finalizar, se a fonte que eu apelido de pouco segura, é o senhor anónimo em pessoa, aconselho-o a informar-se primeiro, para não fazer tristes figuras e a respeitar mais quem trabalha.

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    1. O Conselho Geral que se pronuncia sobre a recondução ou não do Diretor deve previamente definir objectivamente quais critérios se propõe avaliar que suportem essa decisão.
      Também penso que um Diretor, confiante no trabalho desenvolvido, terá toda a vantagem em submeter-se a sufrágio. Não podemos esquecer que o mandato é de quatro anos, tempo suficiente para implementar um projecto de escola e apresentar resultados.
      Assim, se for permitido, o Conselho Geral deve:
      - conhecer os resultados obtidos pelos alunos nos últimos anos e que colocaram, por convite, a escola em TEIP. O que falhou?
      - conhecer quantas exonerações e nomeações foram efectuadas! Mais concretamente, a que se deveu tanta mudança. Afinal, não é estabilidade do corpo docente e por arrastamento das lideranças, que se pretende e o corpo docente tanto reclama?
      - tomar conhecimento do número de processos disciplinares instaurados a alunos, funcionários e professores! Mais deve tomar conhecimento das decisões proferidas. Houve consequências e foi só para “mostrar força”? A indisciplina é um indicador significativo do ambiente do Agrupamento.
      - ser informado se há processos nos Tribunais e se do acórdão a proferir, pode resultar consequência para o Agrupamento.
      - saber em que condições, o representante do Agrupamento, contrariando o regulamentado, que está obrigado a cumprir e fazer cumprir e aprovado pelo CG, utiliza o espaço da escola como parque de estacionamento da sua viatura privada.
      Senhores conselheiros, que o interesse da Escola e dos alunos não seja negligenciado ou adiado por mais tempo!
      Não acenem com fantasmas! Em democracia há sempre alternativa e esta é sempre um momento de crescimento.

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    2. Pois se o sr. anónimo do dia 20 esteve na dita reunião de diretores de turma eu também estive. E também se deve recordar da confusão que foi essa reunião, caso contrário aconselho-o vivamente a ir ao médico ou não será o sr. o real preparador da dita cuja. Pois a cooedenadora nada teve a ver com o assunto ele confessou-se tão perdida como nós. Agora, em tempo de quaresma, aproveite para refletir melhor, deixe de ser mentiroso e pare encobrir os podres de quem já não tem salvação.

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    3. Esse sr Pinto, não é o que passa todo o tempo na escola a fazer de conta que é um pai presente e preocupado. Pois saiba que presente significa estar lá sempre, de dia e de noite, para o bem e para o mal, se é que me fiz entender… e mais não digo.
      Agora tive o prazer de ler um texto, que transcrevo na íntegra, sem alterar uma vírgula para que se deliciem com uma boa literatura. É isto que, quase semanalmente, os diretores de turma aturam.
      “Exma Senhoras Doutoras de Coordenação de Ciclo da Escola EB 2,3
      Eu, Antonio Pinto na qualidade de Presidente da Associação de Pais da Escola EB 2,3 do Marco, venho por este meio informar do seguinte:
      1- conforme tinha dito na reunião do CP, a reunião que se realizou no dia 20 de Fevereiro. Estiveram apenas 36 pais, portanto esta fraca aderencia pode ter tido um motivo de alguna diretores de turma não entregar aos seus alunos e outra também a outros que não se importam.
      Uma vez que a mesma reunião foi sugerida por voces na reunião do CP anterior e tive inclusive de eu ter abedicado de um dia de licença para ser realizada com urgencia.
      No entanto, espero que nas proximas reuniões que se enviar para os pais, os diretores deveriam dar conhecimento.
      A Associação de Pais estara sempre disponivel para colaborar com Professores e direção da escola, na resolução de problemas e não só.
      Brevemente a Associação de pais terá um dia disponivel e horario na escola para receber quem necessitar de falar.
      2- A aproveito a ocasião para informar que todos os pais que quiserem ser associados tem uma ficha nas funcionarias do telefone( D. Amelia ou D. Isabel) e existe uma pasta destinado a Associação de Pais na secretaria para entregar cartas,etc.
      3- Gostaria de informar que a Associação de Pais enviou uma carta para ASAE relativamente ao Quiosque e para a Câmara sobre algumas situações que nos chegaram .
      4- Peço que alertem todos os Diretores de turma para chamar atenção de ser obrigatorio todos apresentar o cartão do aluno na entrada. Se houver alguem que não tenha o cartão por dificuldades economicas, a Associação de Pais suportará esse custo uma vez.
      O meu contato éXXXXXXXXX.
      Com os melhores cumprimentos
      Antonio Pinto”
      Digam lá se não foi um bom momento cómico para comemorar o dia mundial do riso?

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    4. Caro anónimo, o problema é realmente esse: quando as coisas finalmente ficam decididas, há dois ou três elementos que decidem pedir qualquer coisa e logo são atendidos. Não é assim que uma estrutura organizativa funciona! As decisões quando tomadas a aceites por todos ou pelo menos pela maioria não devem fazer inversão de marcha! Senão cada um faz como lhe apetece, que aliás é o que tem acontecido!!! Como nada é clarificado cada um interpreta à sua maneira e a prova está nos conselhos de turma em que assistimos - cada um faz diferente do outro. Uma diretriz quando vem de cima e é tida como orientação tem que seguir até ao fim, independentemente de concordarmos ou não com ela. Pois lá estamos novamente a bater na questão da LIDERANÇA que não existe neste agrupamento.
      Não basta administrar, mas administrar para transformar, o
      líder precisa buscar formas de administração democrática e de
      cooperação considerando todos os envolvidos no processo e não apenas alguns com ideias e pensamentos desvirtualizados e viciados.
      segundo Jacques Delors: “a pesquisa e a observação empírica
      mostram que um dos principais fatores de eficácia escolar (se não o
      principal), reside nos órgãos diretivos dos estabelecimentos de ensino.”
      Pois estes devem partilhar com todos os seus participantes (professores, funcionários, alunos e encarregados de educação) os objetivos da "sua" escola, pois só em conjunto se consegue uma liderança partilhada e participada onde todos se sentem como parte integrante.
      Por isso, caro anónimo, a reunião referida, foi apenas um de muitos aspetos que nos têm comprovado que apenas temos um diretor administrativo que se limita a observar e preocupado com aspetos meramente burocráticos e monetários. Que fique claro que não estou contra o facto de ter aparecido um relatório mais simples, apenas me refiro à falta de organização, de comunicação onde tudo é feito em cima da hora e "em cima do joelho". Refiro-me ainda ao desrespeito pelo trabalho das pessoas, aos mails que chegam à nossa caixa do correio, com orientações para as reuniões, já depois de um dia de reuniões passado... enfim, muito mais poderia citar, mas não creio que vá compreender o âmago da questão que ultapassa a observação empírica e carece já de uma reflexão mais aprofundada. Não gaste o seu latim a defender o indefensável.

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    5. Como já anteriormente tive oportunidade de de lhe dizer, a sua vontade de rir não vem da leitura do post mas sim de um nervosismo intrínseco. Acho que ao longo dos últimos dias tem andado um pouco preocupado, como eu o compreendo!!! Provavelmente para o ano não terá o mesmo tacho que tem tido estes dois últimos anos....
      Aconselho-o vivamente a ir ao médico pois se o sabia com falta de visão agora acho-o um pouco surdo.
      Bos Páscoa

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    6. Quando as notas dos alunos desciam era vê-los acenar com a avaliação do diretor. Aqueles que deveriam representar os pais, manifestavam estar preocupados com a sua posição e dos seus e outros olhavam de soslaio para eventuais obras. ficam a lambuzar-se com o dinheiro é a maior preocupação. que mal servidos estamos, preocupam-se com tudo,com a escola e as crianças nada. Foram bem corridos.
      Não pode a escola ser entregue aqueles que no passado, depois de afastados democraticamente, abandonaram a escola durante meses manifestando enorme desinteresse pelos colegas, pela escola e pelos alunos. a continuar assim só mudam as moscas!

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  7. Enfim, cenas triste desse povo que desaguou no Marco, além de disdignificantes a todoas os níveis.O Sr.Pinto, na verdade, JÁ EXPIROU A VALIDADE! Trocando isto em miúdos:
    O dito sr.Pinto, anda lá como quem se passeia na coutada. Ele sabe tudo, é temido pois é bufo dos diretores. Mais ainda tem entrada livre e carta branca dos diretores para entrar e sair de todos os locais. Merece até lugar no Pedagógico e intervem, risca, corta e prega! Tem bons contatos e é intimo da direção. O modo como se movimenta e acede ao espaço escolar, a forma como vigia as escolas e a autoridade que detem sobre a direção é ENORME E PREOCUPANTE!

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  8. Regina:
    ainda bem que concorda que existam espaços onde possamos demonstrar algumas das nossas preocupações , pois mal seria se na dita democracia não existisse lugar para o fazer !!!!" cantarei até que a voz me doa". seja qual for a nossa opinião / posição devemos sempre e em qualquer situação expor os nossos pontos vista, não porque somos melhores ou piores mas porque exprimir o que sentimos PARA JÁ não se paga imposto..lá virá esse célebre dia!!!
    por vezes os discursos floreados são de quem pensa e de quem reflete sobre uma ou outra questão, e para se refletir, temos que por vezes ,nos basear em quem mais sabe que nós bem como em pessoas que têm um caminho credível com quem dá cartas nesta área da educação ( daí um ou outro autor aqui apontado por mim, não porque fica bonito mas sempre com uma determinada finalidade). Estamos conscientes que não basta falar, tem de se agir mas sem um pensamento credível, os atos por si só, julgo que poderão não ser os melhores. Pensemos no nosso Vitor Gaspar, ele agir até age mas sem o dito conhecimento que teria de ter sido feito anteriormente no que deu?? ...eis que mais uma vez se enganou!!!

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  9. Alguém faz o favor de dizer ao sr. Pinto, que deve ter VERGONHA, HONESTIDADE e a DIGNIDADE de sair rápidamente do cargo de ocupa pois ele não percebeu que SÒ 36 Pessoas foram à reunião. ELE NÃO TEM E NUNCA TEVE LEGITIMIDADE PARA O CARGO. ele que é tão douto, tão politizado, tão sindicalista, tão reivindicativo MAS SÓ PARA AS FILHAS DELE não conseguiu perceber que não o reconhecemos REPRESENTANTE DOS PAIS E ENCARREGADOS DE EDUCAÇÃO. ELE está mancamunado com a trapaceira! O SR .PINTO NÃO REPRESENTA OS PAIS. REPRESENTA-SE A ELE PRÓPRIO. Apenas e SOMENTE CUIDA DOS SEUS INTERESSES E DO DIRETOR. NÃO HÁ CONVOCATÓRIA NEM MEIA CONVOCATÓRIA QUE LHE VALHA! NÃO VAMOS PORQUE NÃO QUEREMOS OUVI LO, NÃO O RECONHECEMOS, NÃO NOS IDENTIFICAMOS COM ELE.RECEBEMOS AS CONVOCATORIAS MAS NÃO VAMOS. ELE TEM DE PERCEBER QUE CADA DIA QUE PASSA ESTAMOS MENOS DO LADO DELE. QUAL É A DUVIDA? FAZEMOS GREVE ÀS REUNIÕES CONVOCADAS POR PAU MANDADO.ESTAMOS EM GREVE A ELE E AO QUE ELE REPRESEBNTA,As filhas dele merecem tratamento de rainhas e os filhos dos outros são .... ESTAMOS DE GREVE. CONVOCOU- NOS ELE PARA SABER SE QUEREMOS CONTINUAR COM ESTA DIREÇÃO??????????????^NÃO!!!!! NÃO. NÃO TEM LEGITIMIDADE COMO ELE PRÓPRIO ESCREVEU 36! 36! 36! Desapareça, escreva pelo seu punho a sua renúncia! 36 em mais de 1000. Em mais de 1000. Não seja caricato, os filhos costumam ter vergonha dos pais, já pensou? Olhe-se ao espelho antes de sair de casa com as suas folhas de pastorinho e lembre-se de que se riem de si, que não anda a contribuir para coisa nenhuma. Continuamos em GREVE sr sindicalista!

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    1. 36 é um número muito muito pequeno, é verdade, concordo.
      Mas também é verdade que, qualquer um poderia apresentar e integrar outra lista... o que não aconteceu.
      Enfim, a critica destrutiva é sempre a atitude menos inteligente.
      "Falam, falam, falam mas, não fazem nada, fico chateado, claro que fico chateado".
      As palavras ditas são muito duras, aliás considero-as de muito mau gosto. Para tudo há um limite.
      Até as filhas daquele senhor foram para aqui chamadas, isto já parece demais, enfim...

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    2. A verdade é como os impostos... dura! Em especial quando nos toca.Peço desculpa mas acaso não foi pelas descendentes que o referido sr. ascendeu ao "topo"?!!! Ou estamos enganados(?), de que lhe adveio a qualidade? É verdade, verdadinha o que está escrito.Não apareceu lista nunca, apresentaram-se ao comando e ponto.Esqueceram-se de como foi o processo(?), estão aparafusados aos lugares!É duro mas é verdade!

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  10. Eu sou aluno nessa escola e gosto muito de lá andar. Gosto muito desta direção porque eles deixam-nos fazer muitos torneios e temos matraquilhos. Este diretor é muito fixe eu só gostava que ele fosse ainda mais fixe e não nos levasse dinheiro para jogar nos matrecos e que não tivessemos que pagar para jogar nos torneios.Às vezes não tenho dinheiro ,mas tento sempre arranjar para poder jogar, ou então compro coisas no quiosque e vendo aos meus colegas para ganhar algum. VIVA O DIRETOR!
    João Pedro

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  11. Recondução do Diretor Tavares, chumbada por 13 votos contra e apenas 6 a favor!!!! ehehhehhe

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    1. Existe um medicamento muito bom para a azia: "Kompensan".

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  12. Cara Maria,

    Quem sai a perder é o Agrupamento, os professores, os funcionários e os alunos.
    Já agora, que seja proposto para Diretor o Sr António Ferreira.

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    1. Este comentário foi removido pelo autor.

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    2. Sr Alves dos Santos, duvido que alguém perderá alguma coisa, ninguém é insubstituível. A justiça tarda mas não falha e as perseguições que aconteceram não vão deixar saudades. Para mim, caso encerrado, não dou mais para esse peditório e venham muitos candidatos ao cargo, mais opções de escolha existirão e isso é muito saudável em democracia!!!!!!!

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  13. Ao menos o diretor Tavares não desiste a meio do processo eleitoral. Vai até ao fim sem medo de ser derrotado. Antes ser derrotado que de desertor.
    (Atenção: Quaisquer semelhanças do meu texto com alguma situação ocorrida no passado, e mera coincidência)
    Ou será que houve desertores no passado com medo de sair derrotados?

    Paulo Freire

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    1. Esta é a ultima resposta ao Anónimo: até agora era ambiciosa cega e que queria chegar a algum lado a todo o custo, agora já sou medrosa e desisto...em que ficamos??? Até agora não tinha vergonha pois tinha sido "rejeitada" pelo CG agora já sou desertora. Não tem noção de quanto é ridículo????Nem escrever sabe e para os todos os efeitos, agora que quem sei quem é, vá trabalhar que o seu mal é não ter nada para fazer.
      Também não dou mais para este peditório!!!!!

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    2. Caro Paulo Freire, se ainda resta alguma vergonha e dignidade ao seu diretor Tavares e comitiva, que metam um atestado e não apareçam mais na escola, já ninguém os suporta. Aquele ar improado e peito inchado atém metem nojo. Agora que façam continência um ao outro. Até que enfim, a justiça foi feita. Bem ajam os 13 votantes do CG.

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    3. É para isso que servem as eleições para as pessoas decidirem o que querem.

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    4. Exercer o direito de voto, é um direito de escolha, livre e voluntário..desde que se o faça de forma consciente sempre com o intuito de melhorar e transformar para melhor o presente ...assim vale a pena!

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    5. Os diretores por vezes esquecem-se que antes de tudo sao professores mas alguns comportam-se como se fossem donos da escola quando são apenas meros gestores.

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    6. Não percebo a razão de não publicarem o meu anterior comentários relativamente ao assunto da Maria Monteiro.
      Acabou-se a democracia neste blog?

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    7. O Alves dos Santos é palerma, um anónimo, escondido atrás de um nick e de uma fotografia falsa (basta coloca-la no Google e fazer uma busca)sei do conteúdo do seu comentário anterior e compreendo que os administradores deste blog não o tenham publicado pois, em virtude de você ser um cromo fantasma, quem levaria com um processo judicial, seriam eles. Como gostava de o encontrar...nem sabe quanto, cobarde.

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    8. Cara Maria Monteiro,
      Em primeiro lugar, não julgue os outros por aquilo que é, pois já diz o ditado: "Cada macaco no sei galho".
      De facto, temos algo em comum: eu não a conheço e, pelo que diz, a Maria também não me conhece.
      Quanto ao conteúdo que refere, penso que não a atingi minimamente, salvo se estiver escondida atras de algum nick pois apenas a apoiei ao querer o bom funcionamento do Agrupamento, que, contrariamente à minha pessoa, pelos vistos, conhece e bem.
      Abraço amiga.

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  14. Porque sou mãe e preocupo-me com a educação dos meus filhos e com as questões sobre educação da sociedade " (...) A escola resulta, em grande parte, da imagem transmitida pelos seus professores , sobre os quais recaem um número elevado de tarefas e funções diversificadas, responsabilidades acrescidas que se fazem sentir no bom funcionamento da escola. Neste sentido, têm de ser cada vez mais criadas condições de resposta a todos os intervenientes de forma a que se alcance cada vez mais o sucesso dos nossos alunos(...), valorizando o papel de todos aqueles que sabem exatamente o que pretendem para a "sua" escola e o caminho fiel que seguem (...)". Nogueira, Joana (2012). In European Review of Artistic Studies.

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  15. Acabo de ler o artigo e os respetivos comentários.Diga-se de passagem que bastante elucidativos para quem está por dentro. Isto é para quem trabalha(se é que se consegue?!)no referido agrupamento. Perdoem-me mas tive de fazer uns telefonemas a amigos que me confirmaram esse clima, essas perseguições, mamipulações... jogos de cadeiras... e assombroso vinganças da mais baixa craveira. A verdade é que tenho de me informar sobre o local para onde vou transferir as minhas filhas...e desde já digo que nem sei, se o deva fazer.

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    1. Cá está um comentário que vai ao encontro do que eu penso e do medo do assinante Lucas, o futuro dos nossos filhos!!!! é disso que tenho medo.

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