quinta-feira, 6 de setembro de 2012

Peritos europeus elogiam "Novas Oportunidades"

In JN.pt:

O programa Novas Oportunidades, atualmente em risco de ser extinto, é apontado como exemplo de uma boa prática de promoção da literacia num relatório elaborado por especialistas europeus para a Comissão Europeia sobre o tema.

Peritos europeus elogiam "Novas Oportunidades"

Roberto Carneiro, ex-ministro da Educação, é um dos peritos europeus responsáveis pela elaboração do relatório, que será apresentado, publicamente, a 4 e 5 de outubro, no Chipre, numa reunião informal com os ministros da Educação da União Europeia (UE). O documento contém propostas de combate à iliteracia na UE.
Em 2011 foram identificados cerca de 75 milhões de adultos na UE com baixos níveis de instrução, muitos dos quais com problema de literacia - competências de leitura e escrita.
Se os 75 milhões de adultos europeus, com baixo nível de literacia, melhorarem as suas competências de leitura e escrita, isso terá um "efeito multiplicador" na produtividade e influenciará os mais jovens, disse à Lusa o investigador Roberto Carneiro.
Se os Estados-membros investirem na formação desses adultos ativos, isso terá "efeitos muito relevantes na produtividade total dos fatores e na competitividade europeia como um todo", defendeu Roberto Carneiro.
O perito europeu considerou ainda que "as atitudes e práticas dos pais em matéria de literacia têm uma forte influência no desenvolvimento dos seus filhos, mesmo no ensino secundário".

Sem comentários:

Enviar um comentário