segunda-feira, 31 de maio de 2010

Problemas na Rede de Esgotos

O funcionamento da rede de esgotos do concelho, depois das queixas realizadas na última Assembleia Municipal em Ariz, é de novo alvo de protestos agora em Vila Boa de Quires. Não sou entendido neste matéria mas parece-me que o problema será semelhante. Os depósitos que deveriam suportar as águas residuais transbordam por ter sido atingida a sua capacidade máxima. A consequência desta situação é evidente e mal cheirosa, além de poder vir a ter consequências graves em termos de saúde pública.

domingo, 30 de maio de 2010

Partido Socialista apoia Manuel Alegre

José Sócrates foi o autor da proposta que a Comissão Nacional do Partido Socialista aprovou hoje a apoiar Manuel Alegre. Oficialmente os socialistas estão unidos no apoio a esta candidatura.

Recordo que as candidaturas presidenciais são de iniciativa dos próprios e os partidos normalmente acabam por sugerir uma orientação de voto aos seus militantes e simpatizantes. Mário Soares e Jorge Sampaio são os dois únicos socialistas que, após o 25 de Abril, foram Presidentes da República.

Pode ler mais aqui, aqui e aqui.

Como se cortam custos pela Espanha

Pode ler aqui o cocktail de cortes espanhol.

São salários, menos 15 por cento nos do governo e 5 por centos nos dos funcionários públicos, cortes em viagens, carros oficiais e ajudas de custo.

E como será aqui pelo Marco? Veremos Manuel Moreira a poupar nas viagens da sua viatura oficial e a deslocar-se de casa para a câmara e vice-versa em transportes públicos?

Como se cortam custos pela Grécia

A Grécia vai suprimir um terços dos municípios para cortar os gastos públicos, pode-se ler aqui. Os municípios terão que ter pelo menos 10.000 habitantes e poderão assim oferecer melhores serviços aos seus cidadãos.

Recordo que a finalidade dos municípios, dos seus funcionários e dos dirigentes políticos que os lideram é de  prestar os melhores serviços aos seus cidadãos.

sábado, 29 de maio de 2010

AR paga gabinete laranja

O SOL escreve que "grande parte dos membros do gabinete de Pedro Passos Coelho foram nomeados assessores do grupo parlamentar do PSD, sendo assim remunerados pela Assembleia da República".

Já se percebe porque dificilmente se conseguirá cortar custos neste órgão de soberania.

Poluição, barragens e barcos são riscos

O JN do dia 27 de Maio apresenta um artigo que pode ser lido na íntegra aqui, onde se afirma que "No Rio Douro, a situação é muito preocupante".

As preocupações relacionam-se com a água para o consumo, as elevadas concentrações de arsénio, a poluição localizada (esgotos) e a poluição difusa (fertilizantes e pesticidas). Das massas de água em perigo destaco as albufeiras do Torrão e do Carrapatelo. Outro risco é o da navegação fluvial de recreio e turismo.

Que acções é que o executivo camarário tem previstas para minorar estes riscos?

Como se realizam poupanças ?

Em Inglaterra os membros do governos passaram a andar de metro, em França utilizam-se arranjos artificiais.

Em Portugal, nos ministérios, bebe-se água da torneira, poupa-se na gramagem do papel, escolhe-se um tipo de letra de baixo consumo, desliga-se os equipamentos eléctricos durante a noite, não se pagam horas extras, as deslocações ao estrangeiro serão reduzidas, as lâmpadas são todas de baixo consumo, entre outras medidas de poupança como se pode ler aqui.

E na CMMC? Poupa-se nos esclarecimentos aos Marcoenses.

A direita não perdoa Cavaco Silva

Pode-se ler aqui e aqui que o próprio Bagão Félix reconhece que foi sondado para uma candidatura a Belém, e aqui que também foi contactado o Tenente-Coronel Brandão Ferreira. A desculpa está na promulgação do casamento gay, mas na minha opinião também estão em causa alguns ajustes de contas.

Mais notícias aqui e aqui.

sexta-feira, 28 de maio de 2010

Acidente da Deepwater Horizon Cinco Semanas Depois


A sobreposição da mancha de petróleo no Norte de Portugal dá uma ideia da dimensão do desastre ecológico provocado pela explosão da plataforma Deepwater Horizon. A dimensão da mancha já é semelhante á dimensão dos distritos do Porto, Aveiro, Braga, Vila Real e Bragança, e recordo que a fuga não está controlada.


Entretanto ao fim de cinco semanas e seis tentativas para estancar o derrame, Obama elogia a sua actuação face à maré negra. Agora, Obama triplica meios humanos destacados para zonas mais ameaçadas e promete ajuda financeira a residentes. Sem comentários.

Ecos de Manhuncelos

Não estive na reunião pública de Manuncelos, mas falei com quem assistiu a tudo.

Não quero contar todos os pormenores para não ser amanhã acusado de só dizer mal destas reuniões. Vou ter que esperar pela disponibilidade da acta para ser mais incisivo nos meus comentários. Por isso vou ter que esperar uns dois ou três meses que é o tempo que tem demorado a estas actas a estarem disponíveis no site da Câmara Municipal.

Agora posso avançar que a maioria está muito nervosa, principalmente o presidente que por tudo e por nada reage a qualquer crítica que lhe é realizada.

Os temas mais quentes foram discutidos, nomeadamente a questão das taxas resíduos sólidos, a desorganização dos serviços da autarquia e as penhoras que a autarquia está a ser alvo. Ainda se comentou as palavras recentes de Eduardo Cabrita sobre a situação financeira da autarquia e as recentes inaugurações das obras da REFER.

Em quase tudo o executivo foi pouco concludente, sendo que a resposta é sempre um "NIM". Assim também vamos ter também que esperar pelos esclarecimentos concretos sobre se as facturas são ou não para pagar, como foram emitidas agora facturas respeitantes a serviços de 2004, qual a razão da desorganização generalizada dos serviços e como a autarquia vai arranjar verbas no orçamento para substituir os valores penhorados.

Uma certeza que todos temos é que foram distribuídos mais uns subsídios pelas "colectividades" e que no fim de semana temos "Anho Assado".

quinta-feira, 27 de maio de 2010

Tapar o Sol com a peneira

Fiquei contente de ler no "Por um Porto de Esperança", este post da candidatura de José Luís Carneiro onde se afirma que: "No Marco de Canaveses, o convite e o (des)convite ao número dois de Avelino Ferreira Torres à revelia do Presidente da Comissão Política Concelhia foi fatal para a capacidade de afirmação do projecto político do PS no Marco de Canaveses, em 2009."

Candidaturas à Federação do Porto do PS

Quem estiver interessado em acompanhar as notícias das candidaturas à Federação do Porto do Partido Socialista poderá aceder ao site "Por um Porto de Esperança" da candidatura encabeçada por José Luís Carneiro e ao site "PS Positivo" da candidatura encabeçada por Renato Sampaio.

quarta-feira, 26 de maio de 2010

Cortes anunciados a conta-gotas

O fim das medidas extraordinárias de apoio aos desempregados, pode ser lido aqui. O fim do prolongamento do subsídio social de desemprego, da redução do prazo mínimo de descontos para se ter acesso ao subsídio de desemprego, da majoração de 10 por cento do subsídio atribuído aos desempregados, entre outros cortes foram anunciados pela Ministra do Trabalho.

Cortes imediatos nos Organismos da Cultura podem ser lidos aqui. Estes organismos estão a avaliar o impacto da cativação de 20 por cento nas verbas atribuídas pelo PIDDAC à tutela.

Para muitos esta medidas vão ser dolorosas, principalmente as relativas aos desempregados, mas o facto de se estar a realizar um conjunto de cortes na despesa pública aponta claramente que o governo mais ou menos obrigado pelas circunstâncias não tem alternativa e teve que escolher onde pode poupar para evitar males maiores.

Será que no caso do Marco o Executivo Camarário vai aproveitar a reunião de Manhuncelos para apontar um caminho para a resolução dos problemas financeiros existentes no concelho? 

Reunião Pública da CMMC em Manhuncelos

Amanhã, quinta-feira, realiza-se uma Reunião Pública da Câmara Municipal do Marco de Canaveses, pelas 15h00, no Salão da Junta de Freguesia de Manhuncelos. 

Oportunidade para se retirar algumas dúvidas.

terça-feira, 25 de maio de 2010

Não paguem as facturas da recolha do lixo

Enquanto não for esclarecido pelo Executivo da Câmara Municipal de Marco de Canaveses, ou pelo menos pelos serviços responsáveis pelas "facturas" respeitantes à recolha do lixo de anos anteriores, os Marcoenses não deveriam pagar as mesmas.

Primeiro, porque tudo aponta que estão a ser cobrados serviços "eventualmente" prestados nos anos 2004 e seguintes, inclusivamente a muitos Marcoenses que na altura nem sequer residiam nas respectivas habitações. Depois, porque não está claro que possa agora ser ainda cobrado esse serviço, se realmente foi prestado. Além da atitude politicamente ser condenável, pois aguardou-se pela realização das eleições para agora se vir cobrar um valor que em muitos casos não é insignificante, também tem que se avaliar correctamente se  o Executivo não estará a cometer uma ilegalidade.

Chegou-me por vários Marcoenses a indicação que a Lei nº 12/2008 de 26 de Fevereiro no seu Artigo 10º no seu ponto 1 diz que "O direito ao recebimento do preço do serviço prestado prescreve no prazo de seis meses após a sua prestação. E que o objecto e âmbito desta Lei, pela leitura do seu Artigo 1º no ponto g), abrange claramente os "serviços de gestão de resíduos sólidos urbanos." 

Os Marcoenses não podem continuar a ser injustiçados e que a Lei neste caso não  deixe de ser aplicada correctamente. Se o Executivo, tal como disse na reunião da Assembleia Municipal de Ariz, não tem condições financeiras para gerir o Município, demita-se. Não tente é utilizar este tipo de práticas que não são aceitáveis e que os Marcoenses saberão recusar.

Não quero acreditar que a emissão destas facturas tenha sido a solução encontrada pelo Executivo para resolver o grave problema provocado pela penhora das receitas do IMI,  por causa do processo do Cine-Teatro Alameda.  Todas estas manobras orçamentais deveriam ter sido previamente debatidas e aprovadas em Assembleia Municipal.

Estes últimos acontecimentos demonstram bem o desnorte em que o Executivo se encontra por não encontrar uma solução para resolver a situação a que o Município chegou.

O CDS subiu aqui e não só

A 27 de Janeiro escrevi aqui que o CDS tinha descido para 129 pontos base. Hoje este valor atingiu, como se pode ler aqui, os 362 pontos base.

Mas a Alemanha pode estar contente com o seu desempenho? 

De certeza que não o seu valor está em 220 pontos base. "Está menos do que 5 meses atrás de nós".

A credibilidade do Euro e como consequência a resolução dos défices excessivos tem de ser encarado a sério por todos os países europeus e rapidamente.

José Luís Carneiro no Marco

A sede do Partido Socialista do Marco de Canaveses encheu-se, no passado sábado à noite para receber José Luís Carneiro (JLC), candidato à Distrital do Porto do Partido Socialista, num périplo distrital em tempo de pré-campanha.
Artur Melo, Presidente da Concelhia do Marco de Canaveses congratulou-se com a sua presença e deu-lhe as boas vindas, colocando aquelas instalações à sua disposição ou de qualquer outro candidato à Distrital, que pretenda visitar o Marco de Canaveses.
JLC prestigiado orador fez uma intervenção formal, bem estruturada, digna de um grande líder, utilizou uma linguagem clara e objectiva, evidenciou a necessidade de se eleger para a distrital um líder exigente, uma voz activa e defensora dos interesses do Norte em geral e do Grande Porto particular. Apresentou o seu pensamento reformista e progressista. Na linha de outras intervenções conhecidas, referiu a reforma administrativa, a regionalização, a descentralização do poder como medidas necessárias à modernização e equidade do país. Identificou a aproximação da distrital ao mundo académico como parceria fundamental para um planeamento estratégico, consistente e duradouro, onde as opções políticas são suportadas por estudos de viabilidade elaborados nos naqueles centros do saber.
Nas suas intervenções, o público foi massivamente favorável à candidatura de JLC, o que se compreende desde logo pela sua proximidade, pela sua disponibilidade, demonstrada ao longo dos anos para estar com os Marcoenses, e sobretudo pela competência demonstrada.
Em resposta a um militante, afirmou inequivocamente o seu alinhamento, o seu apoio e até a amizade que nutre pelo líder Socrates, não se deixando, no entanto, ficar refém desses sentimentos para defender interesses superiores como são os compromissos que assume perante os eleitores da distrital do Porto.
Força Camarada José Luís Carneiro.

segunda-feira, 24 de maio de 2010

Facturas da recolha do lixo e obras da REFER

Apesar de toda a confusão que provocou o aparecimento de facturas de recolha de lixo referentes a anos anteriores procurei no site da câmara municipal se já haveria alguma explicação para o sucedido, o que não encontrei.

Agora, nessa minha visita ao site encontrei duas notícias referentes à inauguração da passagem desnivelada em Santo Isidoro, obra da REFER. E fiquei também a saber que a câmara desde 2005, investiu 3 milhões e 500 mil euros em pavimentações e repavimentações de estradas e caminhos. Digo só, porque comparando com o orçamento global destes cinco anos, nas minhas contas não deverá chegar a três por cento.

A responsabilidade das contas são exclusivamente minhas pelo que se estiver errado agradeço que me corrijam para não estar a enganar ninguém.

No Reino Unido cortam-se os custos assim

Quem estiver atento pode ver como num país bem mais rico que o nosso é encarado a redução dos custos. Da lista de cortes anunciada aqui por George Osborne, Ministro das Finanças, destaco não só pelo seu valor mas pelo significado e exemplo para todos:

- Os Ministros serão proibidos de ter um carro com motorista dedicado. As únicas excepções serão por razões de segurança. A lei diz que "Espera-se que os ministros andem a pé sempre que seja possível ou que utilizem um transporte público, ou use um carro partilhado. A partilha dos carros permitirá que grandes economias sejam realizadas."

- As viagens em primeira classe, "devem ser evitadas pelos funcionários públicos na medida do possível".

Com seriam em Portugal, e no Marco em particular, recebidas a sugestão de tais medidas?

Motor Clube do Marco distinguido pela FMP

O Motor Clube do Marco viu reconhecido todo o seu esforço no trabalho realizado em prol do motociclismo nacional, devido ao elevado nível organizativo a nível nacional e internacional, com a condecoração de umas das mais altas distinções da FMP - Federação de Motociclismo de Portugal, o Diploma de Mérito.

A homenagem decorreu, na celebração dos vinte anos de existência da FMP, com um jantar comemorativo no Casino de Espinho, perante duas centenas de convidados, algumas personalidades e instituições com a entrega dos galardões da instituição, entre os quais o Secretário de Estado dos Desportos, Dr. Laurentino Dias.
Esta alta distinção da Federação de Motociclismo de Portugal, vem no seguimento do excelente trabalho realizado nas várias actividades do clube marcoense ligadas ao motociclismo, desde as provas de todo-o-terreno às provas de enduro, onde conseguiu durante vários anos a melhor pontuação entre todas as provas inseridas no Campeonato Nacional de Enduro e pelo elevado grau evidenciado na organização das duas provas integradas no Campeonato Mundial de Enduro, em Marco de Canaveses em 2007, e no ano passado, em 2009, no concelho de Penafiel, em parceria com as respectivas Câmaras Municipais, colocando Portugal entre as melhores organizações a nível mundial.

Milagre Irlandês

Os problemas da Irlanda são, muito mais profundos do que a necessidade de uma simples austeridade fiscal. O crescimento impressionante do tigre celta nas décadas passadas estava em parte baseado nas tentativas de ajudar as grandes corporações dos Estados Unidos a reduzir as suas facturas fiscais. O imposto sobre o rendimento das pessoas colectivas  do governo irlandês era apenas de 12,5 por cento dos lucros, assim atraia todo os tipos de empresas - desde os serviços informáticos tais como Google e Yahoo, às empresas farmacêuticas - que lavavam os seus lucros através de Irlanda para mantê-los fora da receita fiscal.

O sucesso notável desta taxa de imposto significa que aproximadamente 20 por cento do produto interno bruto irlandês (PIB) são “transferências de lucro" que pouco aumentou o imposto recebido pela Irlanda.

Uma comparação mais correcta entre países seria examinar a condição financeira de Irlanda ignorando estas transferências. Isto é fácil de fazer: o produto nacional bruto de uma nação exclui os lucros de residentes estrangeiros. Para a maioria de nações, os produtos nacionais brutos e PIB são praticamente idênticos, mas na Irlanda não são.

Quando nós ajustamos números  da Irlanda em conformidade, o défice do orçamento era aproximadamente 17,9 por cento do PIB em 2009, e baseado nas projecções da Comissão Europeia que será aproximadamente 14,6 por cento em 2010 e 15,1 por cento em 2011, quando a relação com o PNB no fim deste ano será de 97 por cento, e 109 por cento no fim de 2011. Estes números fazem Irlanda parecer estar numa situação semelhante à da Grécia, com um défice de orçamento muito mais elevado mas com níveis inferiores da dívida pública.

Este meu post é baseado neste artigo, a responsabilidade de qualquer erro de interpretação na tradução será obviamente minha.


Definições:
PIB (GDP) é o valor total de bens e serviços produzidos na economia de um país independentemente de serem realizado por empresas nacionais ou estrangeiras.
PNB (GNP) é a quantidade de bens e serviços produzidos pelos residentes do país em causa.

Recurso a Parcerias Público-Privadas

Bem a propósito deste meu post, hoje pode-se ler aqui um artigo muito interessante sobre as PPP.

E não é que destacam como o primeiro contrato deste tipo o negociado para a construção da Ponte Vasco da Gama em 1992. Era na altura o Primeiro Ministro o Professor Cavaco Silva. Leia todo o artigo aqui.

domingo, 23 de maio de 2010

Mais palpites económicos

O crescimento está nas mãos das empresas capazes de vender lá fora, pode ler-se aqui.

Mais à frente pode-se ler que "nos dias do deslumbramento da Expo-98 e do crescimento que parecia ilimitado, os governos de Cavaco e de António Guterres fizeram opções que ainda hoje condicionam a nossa vida. Cavaco Silva aprovou o Novo Sistema Retributivo da Função Pública, que na década seguinte implicou um crescimento na ordem dos dez por cento ao ano dos custos do pessoal do Estado. Nos anos de Guterres, a função pública foi engrossada com mais 50 mil funcionários. Entre 1995 e 2005, Portugal foi o país da Europa onde a despesa pública mais cresceu (6,9 por cento)."

Ainda mais à frente pode-se ler que "o Governo de José Sócrates tentou responder a alguns desses problemas, aprovando um novo modelo de financiamento das pensões ou tentando travar o crescimento dos custos da função pública."

Em resumo é um bom artigo que devemos ler, e no meu caso pessoal faz-me perceber porque fico tão irritado quando ouço alguns discursos de um professor que começou com a política do cimento e realizou uma data de IP's que tão mal foram planeadas que estão agora a ser substituídas pouco anos depois (recordo-me da IP3 e da IP4), das grandes obras públicas muito pouco prioritárias (recordo-me bem da polémica do Centro Comercial de Belém), do aumento em flecha dos gastos na Função Pública, nas primeiras parcerias com os privados onde o risco era totalmente do Estado (recordo-me da Ponte Vasco da Gama), no apoio às empresas estrangeiras para virem explorar a má de obra barata (recordo-me do cluster do automóvel que praticamente já se foi todo embora),  dos primeiros aumentos "provisórios" do IVA para resolver a pouca eficiência do Estado e podia continuar com uma data de exemplos que demonstram claramente  quais foram as políticas erradas para este país.

Eyjafjallajökull já não esta em erupção

O vulcão islandês Eyjafjallajökull, que há mais de um mês perturba com a sua nuvem de cinza o tráfego aéreo na Europa, já não está em erupção, pode-se ler aqui.

Mas atenção que a erupção poderá continuar dentro de momentos.

sábado, 22 de maio de 2010

Manuel Moreira vai inaugurar obra da REFER

A Verdade anuncia aqui que Manuel Moreira vai inaugurar uma passagem desnivelada. Esta obra na freguesia de Santo Isidoro está incluída no plano de modernização da linha do Douro da responsabilidade da REFER, que inclui a supressão da totalidade das passagens de níveis no troço intervencionado.

Daqui podemos concluir duas coisas:

Manuel Moreira vai ter oportunidade de realizar mais umas inaugurações quer das outras passagens de nível que vão ser suprimidas, quer de cada cem metros de obra na linha.

A segunda conclusão é que na falta de obra sua terá oportunidade de inaugurar as obras da REFER ou de qualquer outra empresa do estado.

Polémica com as facturas da recolha do lixo

Um pouco por todos os blogs Marcoenses começou-se a falar do assunto das facturas da recolha do lixo.

No insuspeito Marco 2009, Virgílio Costa interpela a autarquia, ao dizer que "A Câmara Municipal do Marco de Canaveses está a mandar aos seus munícipes contas da taxa de recolha de resíduos sólidos de 2009 e outros anos atrasados" mas que "que aparecem contas de anos anteriores que os utentes dizem terem pago nas juntas de freguesia". Poderia é ter esclarecido quais as juntas de freguesia em causa.


Na Janela Marcoense refere-se que é Realmente Escandaloso, onde é dito que os Marcoenses "têm recebido contas da CAMARA MUNICIPAl, relativas ao pagamento da recolha de lixos, referentes aos anos de 2004 a 2009", e "essas facturas já foram cobradas". É também dito por Vitor Hugo Almeida que "como não encontro os recibos que comprovem o pagamento, não posso comprovar que a factura tenha sido pago. daí o meu dever será pagar a mesma.".

Num dos comentários a esse post é dito que "há mais de 4 anos que não recebia a factura do lixo, e continuou assim , durante a este executivo com unico objetivo de enganarem as pessoas, para a levarem a pensar que com este executivo, não se pagava a taxa do lixo".

Fica-se na dúvida se esses Marcoenses terão recebido ou não as respectivas facturas e se as terão ou não já regularizado. Eu fico na dúvida se os Marcoenses esperarão ou não que este tipo de serviços deve ou não ser sujeito a uma taxa ou se deverão ser gratuitos, e neste caso que alguém pague estes serviços por nós. Fica-se na dúvida porque só agora se está regularizar estas situações. Fica-se na dúvida de será simplesmente uma sabotagem dos computadores ou um erro dos serviços.

Espero que os Marcoenses possam ser rapidamente esclarecidos se tudo isto é só fruto de boatos sem razão de ser ou se existe uma explicação lógica para estas "facturas".

Uns e outros

Quando, há cerca de duas semanas, vi passar uma comitiva PSD para o lados do antigo centro de Saúde, disse logo: Tomada de Posse!
E também me lembrei imediatamente do dia das eleições no PS e no PSD em que vi o carro oficial do presidente da Câmara parado nas imediações. Ou seja, para participar nas eleições do seu partido, o cidadão Manuel Moreira usou o carro do presidente Manuel Moreira. Nada que espante numa terra praticamente sem sentido crítico, onde tudo é normal, até misturar política com trabalho.
Quando o PSD usa a "Casa da Juventude", ou lá o que é, para a tomada de posse dos seus órgãos, levantam-se duas questões: poderão outras forças políticas fazer o mesmo? E qual o regulamento para uso deste equipamento?
Aliás, existirá esse regulamento? Ou só está ao dispor do partido do regime?

Tomada de Posse de Rui Cunha

Hoje vai realizar-se a tomada de posse de Rui Cunha e dos restante seleitos do PSD Marco. Antes de mais quero voltar a deixar a todos os eleitos os meus parabéns e os desejos de um mandato com os maiores sucessos.

Clarificadas as orientações políticas dos dois principais partidos da política Marcoense e realizadas as respectivas tomadas de posse poderemos todos investir os nossos esforços a resolver os principais problemas do nosso concelho.

As diferenças de opiniões na análise dos problemas e das respectivas soluções serão de certeza notórias e obviamente afastam politicamente a actuação de cada um destes dois partidos, mas é nestes momentos difíceis para o país e para o nosso concelho, em particular, que nos devemos lembrar que são mais os pontos comuns que aproximam sociais-democratas e socialistas do que as diferenças que existem. Ter isto claro em todos os Marcoenses sejam destes dois partidos, ou não, será importante para que nos preocupemos mais em encontrar soluções do que a dificultar o caminho complicado que cada Marcoense terá que enfrentar nos próximos anos.

quinta-feira, 20 de maio de 2010

Transparência na atribuição de subsídios

Para quem esteja atento às intervenções dos eleitos socialistas aos vários órgãos autárquicos nos últimos meses, a notícia que pode ser lida aqui não será uma surpresa. Estes eleitos têm lutado para que estes subsídios não sejam utilizados para beneficiar uns ou outros, mais pelos interesses de momento do que por critérios minimamente claros.
 
Nas reuniões da Assembleia Municipal em que foram debatidos o Orçamento de 2010 e as Contas de 2009 o assunto foi diversas vezes fruto das mais diversas intervenções. Desde da oportunidade de muitos dos subsídios que foram "dados" pouco antes das eleições, até à forma nada criteriosa como estes estão a ser atribuídos. O vereador socialista Artur Melo em pelo uma reunião do executivo levantou estas mesmas questões.
 
Agora o que se passa na realidade é que os medias e os blogs marcoenses em particular pouco importância tem dado a estes assuntos centralizando o debate nas lutas eleitorais mais recentes. Agora e talvez porque os Portugueses e os Marcoenses estejam a acordar para uma realidade económica e financeira muito complicada começam a dar importância a estas questões que o PS tem tentado trazer ao dia a dia do debate político na nossa terra. A realidade é que quando o dinheiro começa a escassear é que alguns "políticos" acordam para as questões de bem gerir o dinheiro público, e estranhamente se esquecem daqueles que tem lutado por essa causa.

Recordo ainda que não está só em causa esta luta, mas outras como: A transparência nas contratações de fornecedores de bens e serviços, a clareza como são distribuídos pelas 31 freguesias do concelho os apoios financeiros as diversas iniciativas que estas realizam, a apresentação dos mapas de execução orçamental mês a mês aos representantes eleitos dos Marcoenses e sobretudo, na minha opinião, o rigor como deveria estar a ser controlada a gestão da autarquia e a apresentação das respectivas contas.

quarta-feira, 19 de maio de 2010

O desemprego continua a subir no Marco

Em Abril o número de desempregados registados no IEFP aumentou em 70 desempregados, atingindo a cifra de 4.110 desempregados. Amarante e Baião também tiveram crescimentos respectivamente para 4.254 e 2.024 desempregados. A nível do Continente o número de desempregados diminuiu em 538 descendo para 549.676 desempregados.

O perfil de desempregado que mais aumentou foi o de mulher, inscrita a mais de um ano, à procura de novo emprego, com idade entre 35 e 54 anos e com o 3º ciclo do ensino básico.

Relativamente a um ano atrás o número de desempregados subiu em 825 o que corresponde a um aumento de 25%.

terça-feira, 18 de maio de 2010

Frasquilho do BES contra Frasquilho do PSD

Miguel Frasquilho defende a credibilidade das finanças públicas em relatório do BES,  destinado a investidores estrangeiros, que pode ler na íntegra aqui.

I Festival da Juventude de Constance

Abílio Castro, Presidente da Junta de Freguesia de Constance, pediu-nos para divulgar o I Festival da Juventude de Constance, iniciativa que se vai realizar dia 29 de Maio às 21h30 no complexo desportivo.

Contaram-me e eu não acreditei

Mesmo depois de ter lido continuo a não acreditar.

No passado sábado existiu um pequeno incidente na tomada de posse da CPC do PS/Marco que teria ficado pelo sorrisos da maioria dos socialistas presentes e que não mereceria da minha parte nenhum destaque fora daquela sede se não tivesse aparecido na blogsfera algumas observações menos correctas ao sucedido.

Estava-se a iniciar já a tomada de posse dos elementos eleitos e na presença dos convidados da federação e do PS nacional quando esta foi interrompida com um "pedido" que a mesma fosse realizada pela ordem dada pela aplicação do método de Hondt. Os presentes não deixaram de ficar surpreendidos porque para o caso qualquer que fosse a ordem, a pretendida, os elementos da JS seguidos dos várias elementos de cada lista, por ordem alfabética, ou simplesmente de uma forma aleatória o que estava em causa era a tomada de posse de "iguais" num órgão que se pretende representar todos os militantes socialistas de Marco de Canaveses.

Chamo atenção que um dos eleitos, Artur Melo, por ser o primeiro da lista mais votada é o Presidente desse órgão. E de todos os outros se existe alguma distinção é que todos os seguintes eleitos da lista mais votada poderão, na falta deste, ter que assumir essa posição, tal como está definido no Artigo 40 dos Estatutos do PS.

Por exemplo, no caso da eleição da Presidente da Autarquia a situação é exactamente igual e a tomada de posse é realizada tal como estava a ser iniciada.

Apesar de tudo isso e demonstrando toda a boa vontade e assumindo a responsabilidade da posição Artur Melo aceitou a sugestão e pediu que se realizasse a chamada dos eleitos pela ordem "pedida".

Na sequência da chamada de cada um dos eleitos quase todos os presentes em bloco aplaudiram um a um todos os eleitos, mesmo os que por motivos pessoais não estavam presentes. Digo quase todos, porque um grupo minoritário não aplaudiu nem os elementos da lista A, nem o próprio Artur Melo.

A tudo assistiram os presentes dos quais se destacam os oradores convidados e os Presidentes das Câmaras de Amarante e Baião. Os primeiros de uma forma muita dura demonstraram logo que tais divisões não seriam apreciadas.

Claro que é interessante que quem não tenha estado presente já tenha tomado uma posição, para variar contra os mesmos de sempre. Imagine-se que o facto de nessa sessão estar um grande número de militantes socialistas é visto negativamente. Pelo certo serão aqueles que tendo apresentado uma militância nas últimas eleições autárquicas, que tenham votado no PS em todos os órgãos autárquicos e que apesar de não terem os meses necessários de militância "oficial" para votar nas últimas eleições internas quiseram dizer presente e que estão disponíveis, não para combater outros socialistas, mas aqueles que defendem ideias contrárias às suas fora do partido.

O Artigo 40 também diz que "A CPC elege, de entre os seus membros, o Secretariado da Concelhia, sob proposta do respectivo Presidente, que o coordena.", assim cabe a Artur Melo a realização de uma proposta que sirva para realizar o combate político fora do partido, tal como os oradores presentes nessa tomada de posse referiram, pelo que na minha opinião será importante que esse Secretariado esteja disponível para esse combate e não para servir os nossos adversários políticos dentro do partido.

Quero também deixar bem claro que estas críticas não são para os elementos da lista derrotada, mas só para aqueles, dessa lista ou não, que continuam a insistir com este tipo de ataques.   

segunda-feira, 17 de maio de 2010

Honestidade

"Já não há dinheiro", pode ler-se aqui.

Uma frase honesta mas que reflecte a situação complicada que se vive em vários países e neste caso não se pode culpar o Euro.

VIDA, poema de João Célio

A vida é o dia de hoje que passa
É a noite mágica que nos une e nos enlaça
É o sorriso duma criança em graça
É o vaivém da vida que nos desanima e nos maça

É a vontade de querer ir sempre mais além
É o temor da morte que nos rouba sempre alguém
É a consciência de ficarmos sempre aquém
De Deus, que tudo guarda, que tudo dá e tudo tem

Finalmente, a vida é ser a razão e amar a dor
É ser solidário na vida e na morte com os que nada têm
Numa palavra simples e única como convém
Vida é amor.

domingo, 16 de maio de 2010

From Bangkok

Neste blog pode ler a evolução da situação na Tailândia. É da autoria de Nuno Caldeira da Silva, conselheiro político na Delegação da Comissão Europeia em Bangkok.

Outras notícias pode ler aqui ou aqui.

Tomada de Posse de Artur Melo

Ontem realizou-se a cerimónia de tomada de posse da Comissão Política Concelhia do Partido Socialista, com a presença de Eduardo Cabrita, membro do Secretariado Nacional, João Paulo Correia, membro do Secretariado Distrital e dirigentes e autarcas concelhios do distrito, nomeadamente o Presidente da Câmara Municipal de Amarante, Armindo Abreu, e o Presidente da Câmara Municipal de Baião, José Luís Carneiro. Entre convidados, eleitos e militantes socialistas a sede estava completamente cheia com cerca de oitenta pessoas.

Toda a sessão e os vários discursos tiveram um ponto em comum, a unidade dos socialistas quer a nível local, quer a nível distrital e nacional.

A primeira intervenção política foi realizada por João Paulo Correia que além de apelar à unidade, apresentou alguns temas bastantes importantes, para o Distrito e para o Marco em particular. Explicou qual a posição da federação nas recentes tomadas de posição do governo, nomeou as várias obras realizadas pelo Governo a nível distrital e informou os presentes da situação das obras da REFER com impacto para o Marco que são as já conhecidas obras na linha do Tâmega e do Douro. Na lista das primeiras obras é importante referir as que terão mais impacto no nosso concelho que são as realizadas na rede escolar.

A intervenção seguinte foi realizada por Eduardo Cabrita que cumpriu o esperado, nomeadamente ao explicar aos presentes a situação de endividamento da Câmara Municipal de Marco de Canaveses, de como deveriam ter sido aproveitados os primeiros cinco anos do empréstimo para se ter reorganizado a autarquia. Depois afirmou que não basta vir pedir mais dinheiro para resolver os problemas de endividamento que continuam a fazer-se sentir. Interessante que este discurso vem confirmar a correcção da posição política dos eleitos do PS Marco para os vários órgãos autárquicos relativamente à actuação política na oposição ao actual executivo.

Informou também muito claramente qual a posição política do Governo relativamente á actual crise do euro.

A última intervenção foi realizada por Artur Melo que reafirmou a importância da unidade interna do partido, explicou qual tem sido a actuação do PS Marco no combate político ao actual executivo camarário, apresentou ainda as principais linhas do comportamento político para o próximo biénio, reafirmando claramente que não eram tempos para se pensar nas próximas eleições autárquicas. Nas medidas apresentadas destaco a ideia de trabalhar-se já, em tempo de crise, a preparar um pré-projecto para que quando seja possível se possa concretizar a realização de um via rápida entre a Cidade do Marco e Alpendorada. Disponibilizou também a sede do PS Marco para apresentações e um possível debate entre Renato Sampaio e José Luís Carneiro. Estes último tem já marcado uma sessão para o próximo sábado às 21h30. 

Seguiu-se um convívio no Red Box Café que permitiu que todos os presentes trocassem as suas opiniões sobre as questões políticas mais quentes as nível local e nacional.

sexta-feira, 14 de maio de 2010

Marco 1910

Triste e sem comentários

O adepto do Benfica que foi espancado em Braga no domingo da final da Liga acabou por morrer ontem no hospital.

Conferências em Tongobriga #2

A Associação de Amigos de Tongobriga anunciaque, integrada no Ciclo de Conferências, vai realizar-se, no próximo dia 29 de Maio, a sessão sobre o tema O papel do património nas economias regionais e desenvolvimento regional, sendo oradores Luís Campos e Cunha e Luís Braga da Cruz.
As abordagens, seguidas de debate, serão feitas ao almoço no restaurante junto ao forum de Tongobriga, servido pelas 13 horas.

quinta-feira, 13 de maio de 2010

4º Grande Prémio Rola &Queima

 
Cristina Vieira, Presidente da Junta de Soalhães, pediu-nos para divulgar esta iniciativa. Mais informação pode obter no site da organização www.rolaequeima.com.

quarta-feira, 12 de maio de 2010

Por fim algumas boas notícias

Para mim a melhor notícia dos últimos dias foi a divulgação pelo INE, que pode ser lida aqui e aqui, que Portugal cresceu 1 por cento no primeiro trimestre deste ano. Este crescimento foi até o mais elevado dos 27 estados membros da UE.

Outra boa notícia pode ser lida aqui e refere-se à Bolsa de Lisboa fechar de novo em alta e destacar-se na Europa. Obviamente é uma reacção às notícias do crescimento do PIB.

Mesmo as "más notícias" como esta, esta e esta, para mim, são boas notícias pois os nossos dirigentes estão a realizar agora uma política realista e que poderá ser efectiva para combater a crise que Portugal atravessa.

terça-feira, 11 de maio de 2010

Nova CPC do PS/Marco toma posse

O recém-reeleito presidente da Comissão Política Concelhia do Partido Socialista, Artur Melo, anuncia o seguinte:


Pelo presente venho pedir para anunciar que decorrerá a cerimónia de tomada de posse da Comissão Política Concelhia, no próximo sábado, dia 15 de Maio, pelas 17h00, na sede do partido, sita na Rua de S. Nicolau, nº 12.

Esta cerimónia contará com a presença de Eduardo Cabrita, membro do Secretariado Nacional, João Paulo Correia, membro do Secretariado Distrital e dirigentes e autarcas concelhios do distrito.

segunda-feira, 10 de maio de 2010

A lenda de Marco de Canaveses

Diz-se que o nome “Marco de Canaveses” virá de um dia, quando a Rainha D. Mafalda, acabara de passar pelas obras da ponte que mandara construir para a travessia do rio Tâmega, e cheia de sede, pediu água aos pedreiros. Como o acesso ao rio era muito difícil, um deles ofereceu uma cana para que a rainha bebesse directamente do rio. A rainha ao devolvê-la terá dito “Guardai-a porque a cana às vezes é boa”.

É óbvio que não passa duma lenda, mas a realidade histórica não anda longe da lenda aqui descrita.

Segundo alguns historiadores, primeiro nasceu um povoado, junto ao rio (por necessidade de abastecimento de água), cujas margens eram cobertas por grandes canaviais, daí ter passado a ser conhecido por Canaveses. Entretanto a povoação foi-se estendendo em direcção da colina que lhe era fronteiriça e onde no seu cume, se localizava um “marco” (sistema ainda em uso em algumas regiões para delimitar propriedades e até concelhos). Daí ter sido adoptada a nomenclatura de Marco de…. Canaveses.

Quanto à personagem Rainha D. Mafalda de Sabóia, condessa de Sabóia e Maurienne (1125 - 4 de Novembro de 1157), também conhecida em português como Matilde (do francês Mahaut), era esposa de D. Afonso Henriques. Era filha do conde Amadeu III de Sabóia (1092 - 1175) e da sua esposa Mafalda (ou Matilde) de Albon. Casou-se em 1146 com D. Afonso Henriques, primeiro rei de Portugal. Está sepultada no Mosteiro de Santa Cruz, junto do marido.

O texto foi enviado por um leitor, a imagem foi recolhida na internet e é atribuída a D.Mafalda.

sábado, 8 de maio de 2010

Aradum inaugura nova sede




Fernando Costa, um colaborador habitual do MCN, homem da Cultura e estudioso das tradições de Alpendorada e arredores, escreveu-nos a divulgar a inauguração da nova sede da associação a que preside, a Aradum. O MCN visitou a sede e parece que antes de ser inaugurada já é pequena, tal a actividade que regista e o movimento que tem tido, entre aulas de Música e não só.
Da inauguração, a começar às 15 horas de Domingo, 9 de Maio, vão constar várias actuações, entre alunos da Aradum e alguns convidados. Fernando Costa e toda a direcção prometem uma tarde bem animada, para que em "Alpendorada e freguesias limítrofes se comece a ver a Cultura com outros olhos".

Cortes, cortes e mais cortes

Era inevitável. José Sócrates "anunciou o adiamento dos investimentos públicos que ainda não estão adjudicados como o aeroporto de Lisboa e Terceira Travessia do Tejo", pode ler-se aqui.

"Todos os países com défices elevados foram forçados a dar passos concretos de aceleração da consolidação orçamental para convencer os mercados financeiros da seriedade com que os respectivos governos estão a atacar o desequilíbrio das contas públicas."

Independentemente do mérito que poderia ter o início destas obras para alavancar algum investimento e evitar o agravamento do desemprego no sector das obras públicas, estas obras neste momento de crise teriam sempre um impacto negativo, na minha opinião, na recuperação económica e financeira do país. Nunca acreditei que teriam início num futuro breve porque independentemente da vontade política seriam necessários recursos financeiros que não estava a ver como o nosso país conseguiria atrair. Trata-se de facto duma situação de  realpolitik, a realidade entra nua e crua pelos gabinetes dos políticos. E atenção que esta falta de realismo nas promessas que se realizam ao povo português não são só destes últimos mandatos socialistas, atravessam vários governos de várias cores políticas.

Mais perto de nós, nos gabinetes da nossa câmara esta "nuvem de realismos" ainda não chegou, quando chegar teremos dado o primeiro passo para a recuperação. Até lá vivemos na ilusão.

E já cá está!

E a nuvem de cinza já começa a perturbar directamente os nossos aeroportos. Pelo menos durante o dia de hoje.

Ler aqui.

sexta-feira, 7 de maio de 2010

Segunda medida a ser tomada pela autarquia

Depois de conseguir saber com um mínimo de exactidão a situação real das contas, o Presidente do executivo deveria comunicar a todos os grupos envolvidos essa informação para que cada um destes consiga perceber a importância das medidas a tomar.

E quem são esses grupos e qual a vantagem de prestar essa informação?

Primeiro, os eleitos para os vários órgãos autárquicos (vereadores, deputados municipais, presidentes e restantes eleitos para as assembleias de freguesia). De facto todos estes foram eleitos para se responsabilizarem pelas várias decisões a ser tomadas no decorrer de um mandato autárquico. Para estarem conscientes do impacto das suas opções tem que estar correctamente informados do estado da autarquia, e só com a sua cooperação é que o executivo conseguirá um apoio efectivo da população.

Segundo, os funcionários da autarquia. Cada um destes, independentemente da posição que ocupa, é responsável directo pela implementação das medidas tomadas pelos vários órgãos autárquicos. São também aqueles que terão enfrentar em primeiro lugar as consequências das dificuldades financeiras e económicas. O empenho e a motivação destes é fundamental para implementar qualquer medida que seja anunciada.

Terceiro, os cidadãos. A autarquia, os órgãos autárquicos e os funcionários autárquicos só existem com o fim de prestar serviços a estes cidadãos. Quando os primeiros se esquecem disto não estão a desempenhar bem as suas funções, mas se os cidadãos não estiverem conscientes da dificuldades existentes não vão conseguir compreender as medidas menos populares, ou a ausência das medidas populistas que normalmente são praticadas pelas autarquias.

Por fim, os fornecedores, bancos e outros terceiros da autarquia. A autarquia precisa nos momentos difíceis de manter a boa cooperação destes. Estes terão que ser informados claramente das dificuldades que a autarquia passa. Deste modo poderão perceber que apesar das dificuldades tem na autarquia, e nos seus responsáveis, um parceiro honesto com que vale a pena cooperar num momento mais complicado.

Deepwater Horizon

Pode ler aqui que dezoito dias depois do acidente nesta plataforma no Golfo do México o petróleo chegou a terra a uma ilha ao largo do Luisiana.

Esta Maré Negra poderá via a tornar-se o Katrina de Obama, como se lê aqui. E demonstra desta forma incisiva que o ambiente não tomará conta de si próprio, que, se não forem cuidadosamente vigiadas e reguladas, a tecnologia e a indústria modernas podem facilmente infligir danos horrendos ao planeta, podemos ler aqui.

Cinzas do Eyjafjallajokull em Portugal

O vulcão islandês Eyjafjallajokull encontra-se numa "fase explosiva" ao ponto de o espaço aéreo da Irlanda ter sido de novo encerrado. Em Portugal, que foi atingido pela nuvem poderá vir a ter uma zona perigosa para os voos, pelo que poderá existia a necessidade de desviar os aviões mais para Sul.

Ler mais aqui, aqui e ainda aqui.

quinta-feira, 6 de maio de 2010

A Verdade e a Política

A verdade e a política nunca se deram muito bem, e a utilização da mentira ou da omissão por parte dos políticos foi sempre considerado aceitável. No decurso da história todos os que contam a verdade sempre tiveram que enfrentar riscos, umas vezes de ser alvo da troça alheia e outras vezes arriscando a sua própria vida.

Alguns, procuravam a verdade que não incomodava, dizia que os três ângulos do triângulo eram equivalentes a dois ângulos de um quadrado.

Num momento da história mesmo a verdade pode ser apagada totalmente como aconteceu com Trostky durante a revolução russa.

Para outros basta repetir a mesma mentira muitas vezes para os próprios acreditarem que é verdade.

Nenhuma época foi mais tolerante como a nossa quanto a opiniões sobre questões religiosas ou filosóficas, mas se as verdades colidem com o lucro ou os interesses de um determinado grupo são encaradas como hostilidade.

Mas a marca distintiva das verdades de facto é que o seu contrário não é nem o erro, nem a ilusão, nem a opinião que põem em causa a veracidade dos seus defensores, mas a falsidade deliberada, a omissão repetida ou a mentira.

quarta-feira, 5 de maio de 2010

As flores renascem em cada Primavera

Primavera de Sol. De flores e emoções!
Mais um ciclo da Natureza que renasce.
Cânticos de beleza infinitos e ilusões renascem nos nossos corações.
Que não se ouve, que não se apalpa, mas vê-se em cada face.
Primavera da Vida. Primavera da Alma, do amanhecer.
Dois momentos que correm paralelos. Para onde?
Se na Vida há sempre uma Primavera, de arco-íris, de amores.
Na Alma fenecem as cores.
E ficam os ciprestes como pregoeiros do entardecer.

Poema de João Célio, Marcoense como Nós, natural e residente em Soalhães

terça-feira, 4 de maio de 2010

Maré Negra aproxima-se da costa

Após 15 dias de esforços, a maré negra continua a aproximar-se da costa de quatro estados norte-americanos: Luisiana, Mississípi, Alabama e Flórida. Há quatro dias que os pescadores de espadarte e atum não saem para o mar, devido a uma proibição que se deverá manter, pelo menos, por dez dias, lê-se aqui.

A companhia petrolífera britânica BP, que explorava a plataforma Deepwater Horizon, anunciou hoje que já começou a perfurar outros poços para tentar recuperar o petróleo que está a ser libertado para o Golfo do México, lê-se aqui. A perfuração de outros poços, a meia milha do poço responsável pela maré negra, começou a 2 de Maio, e é uma outra fase no trabalho para conter, de forma permanente, a fuga de petróleo. Esta operação deverá demorar três meses.

E terão sido conseguidos “progressos rápidos” na construção da cúpula de confinamento, estrutura com 70 toneladas que será colocada em cima da fuga, no fundo do mar. Esta será a primeira de três cúpulas que serão instaladas sobre as fugas, para permitir recuperar o petróleo e bombeá-lo para o navio “Enterprise”, à superfície.

Obama fala, aqui, numa catástrofe ecológica  “talvez sem precedentes” e que deverá  “prolongar-se por muito tempo” e a “ameaçar os meios de subsistência de milhares de americanos”.

O Presidente Obama apontou o dedo ao grupo britânico BP, que explorava a plataforma Deepwater Horizon, estrutura localizada a 70 quilómetros do litoral da Luisiana. Todos os dias, as fugas na plataforma, que se afundou a 22 de Abril, libertam no mar cerca de 800 mil litros de petróleo.

“As coisas devem ficar bem claras: a BP é a responsável por esta fuga. A BP vai pagar por isso”.

Podem ler aqui outras opiniões Marcoenses no bioMarco.

Vulcão Eyjafjallajokull volta a fazer das suas

Aeroportos voltaram a fechar, como se pode ler aqui, as nuvens são menos intensas e só deverão chegar à Irlanda e Reino Unido. As nuvens devem "passar de raspão ao largo da costa norte portuguesa".

Soube-se também aqui que "mais de cinco companhias de pequena e média dimensão arriscam-se a desaparecer devido à sua falta de liquidez".

Acidente na A4 envolvendo 4 Marcoenses

Um acidente, com um morto e quatro feridos, ocorreu cerca das 07:15, ao quilómetro 23 da A4 no sentido Porto/Amarante.

A vítima mortal era natural de Penafiel e os quatro feridos do Marco, dois em estado grave, circulavam na mesma viatura. As vítimas são estudantes que regressavam a casa depois das festas da Queima das Fitas, no Porto.

Continuam internados no Hospital de S. João, no Porto, duas das vítimas, um deles com o prognóstico muito reservado.

Que medidas deveriam ser tomadas pela autarquia?

A boa capacidade de gestão vê-se quando os recursos disponíveis são escassos, pois se tivermos uma capacidade infinita destes qualquer um pode realizar obra e contentar todos. Neste momento a situação da Câmara Municipal de Marco de Canaveses tem uma capacidade muito limitada de recursos e para o futuro prevejo que a dificuldade ainda será maior.

Mas estarmos a lamentar a herança do passado para justificar constantemente a incapacidade de resolver os nossos problemas do presente só impedirá que se construa algo para o futuro.

Assim, na minha opinião, deveriam ser discutidos as acções necessárias a inverter esta situação. A primeira acção que o executivo deveria tomar era conseguir saber com exactidão qual a situação das contas da autarquia. Para isso não necessárias implementar três medidas fundamentais que tem vindo a ser adiadas por dificuldades várias:

- Determinar com rigor o Imobilizado da autarquia. Não se consegue perceber que anos depois da implementação do POCAL se continue a prometer que esta tarefa será realizada em breve. Sei muito bem que é uma tarefa complicada, mas tem que ser realizada rapidamente e sem mais demoras.

- Determinar quais são as Existências da autarquia e controlar as mesmas. É outra exigência do POCAL e além disso é uma das mais elementares regras de boa gestão, não permite só obter o verdadeiro valor das existências como dos custos associados, e dificulta desvios que por muito que se possa confiar nas pessoas sempre existirão. No mínimo uma inventariação periódica das existências e um controlo da movimentações das mesmas seria mandatório, até porque é um sistema de fácil implementação.

- Implementar a Contabilidade de Custos. É também uma exigência do POCAL, e sem esta ferramenta é muito difícil ter capacidade de decisão sobre como e onde se utilizam os recursos financeiros. Impede também uma correcta contabilização das várias obras que são executadas.

A tarefas associadas a estas três medidas estão já claramente definidas e atribuídas na Estrutura e Regulamento dos Serviços da CMMC e não são de difícil implementação se existir uma liderança forte e determinada que conjuntamente com um mínimo conhecimento das respectivas áreas possam ser implementadas em questão de poucos meses e não de vários anos. Neste aspecto não posso ser acusado de demagogo pois se existem áreas que bem conheço são estas pois durante toda minha vida profissional, de mais de um quarto de século, implementei e continuo a implementar sistemas destes em organizações das mais variadas dimensões.

domingo, 2 de maio de 2010

Para sempre, Mãe

Por que Deus permite
que as mães vão-se embora? Mãe não tem limite,
é tempo sem hora,
luz que não apaga
quando sopra o vento
e chuva desaba,
veludo escondido
na pele enrugada,
água pura, ar puro,
puro pensamento.

Morrer acontece
com o que é breve e passa
sem deixar vestígio.
Mãe, na sua graça,
é eternidade.
Por que Deus se lembra
- mistério profundo -
de tirá-la um dia?
Fosse eu Rei do Mundo,
baixava uma lei:
Mãe não morre nunca,
mãe ficará sempre
junto de seu filho
e ele, velho embora,
será pequenino
feito grão de milho.

Poema dedicado ao Dia da Mãe de Carlos Drummond de Andrade
Detalhe da Tela de Gustav Klimt  ‘As três fases da mulher’

PS: Poema enviado por um leitor do blog para comemorar este Dia da Mãe.

Grécia, UE e FMI chegam a acordo

Pode ler aqui que o acordo "prevê grandes sacrifícios para os gregos, mas que são necessários para evitar a falência do país".  As medidas de austeridade vão afectar as pensões e os salários da função pública.

Os Portugueses em geral e os Marcoenses como Nós tem de aprender duas lições com estes acontecimentos à volta da crise grega.

A primeira lição é que os estados e por maioria de razão os órgãos do estado, nomeadamente as autarquias, podem entrar em situações de falência e bancarrota. A segunda lição é que os que poderão nessas situações dar uma ajuda impõe condições e nessa altura tudo é possível. Não me espanta que as medidas de austeridade acabem por afectar pensões e salários que normalmente são considerado direitos adquiridos. Devemos reflectir nisto para que amanhã não sejamos apanhados totalmente de surpresa.

Mais notícias sobre a crise grega podem se lidas aqui, aqui e aqui.


Dia da Mãe

O Dia das Mães também designado de Dia da Mãe teve a sua origem no princípio do século XX, quando uma jovem norte-americana, Anna Jarvis, perdeu sua mãe e entrou em completa depressão. Preocupadas com aquele sofrimento, algumas amigas tiveram a ideia de perpetuar a memória da mãe de Annie com uma festa. Annie quis que a homenagem fosse estendida a todas as mães, vivas ou mortas. Em pouco tempo, a comemoração e consequentemente o Dia das Mães se alastrou por todos os Estados Unidos e, em 1914, sua data foi oficializada pelo presidente Woodrow Wilson: dia 9 de Maio.

Contudo a mais antiga comemoração dos dias das mães é mitológica. Na Grécia antiga, a entrada da primavera era festejada em honra de Rhea, a Mãe dos Deuses. O registo seguinte aparece no início do século XVII, quando a Inglaterra começou a dedicar o quarto domingo da Quaresma às mães das operárias inglesas. Nesse dia, as trabalhadoras tinham folga para ficar em casa com as mães. Era chamado de "Mothering Day", fato que deu origem ao "mothering cake", um bolo para as mães que tornaria o dia ainda mais festivo.

Nos Estados Unidos, as primeiras sugestões em prol da criação de uma data para a celebração das mães foi dada em 1872 pela escritora Júlia Ward Howe, autora de O Hino de Batalha da República.

Em Portugal, o Dia das Mães é celebrado no primeiro domingo de Maio.

Mais importante é hoje recordarmos o amor da nossa Mãe e desejarmos a todas as Mães um feliz dia.

sábado, 1 de maio de 2010

Evolução do Desemprego

Porque hoje é o Dia do Trabalhador considerei oportuno divulgar a evolução do desemprego no nosso Concelho nos últimos dois anos. Para se poder ter uma referência comparativa aproveitei a ideia que Bento Marinho utilizou na última Assembleia Municipal ao comparar os desempenhos do nosso concelho com os dois concelhos vizinhos de Amarante e Baião.

A evolução do desemprego de Maio de 2008 para Março de 2010 foi a seguinte por concelho:
- Marco de Canaveses tinha 2.584 e passou para 4.040 desempregados representando um aumento de 56,3%;
- Amarante tinha 3.549 e passou para 4.122 desempregados representando um aumento de 16,1%;
- Baião tinha 1.535 e passou para 1.965 desempregados representando um aumento de 28,0%.

Devemos reflectir o que se tem realizado ou deixado de realizar de diferente nestes três concelhos com características tão próximas para que os resultados sejam tão díspares.

1º de Maio

Em 1886, realizou-se uma manifestação de trabalhadores nas ruas de Chicago nos Estados Unidos da América.

Essa manifestação tinha como finalidade reivindicar a redução da jornada de trabalho para 8 horas diárias e teve a participação de milhares de pessoas. Nesse dia teve início uma greve geral nos EUA . No dia 3 de Maio houve um pequeno levantamento que acabou com uma escaramuça com a polícia e com a morte de alguns manifestantes. No dia seguinte, 4 de Maio, uma nova manifestação foi organizada como protesto pelos acontecimentos dos dias anteriores, tendo terminado com o lançamento de uma bomba por desconhecidos para o meio dos policiais que começavam a dispersar os manifestantes, matando sete agentes. A polícia abriu então fogo sobre a multidão, matando doze pessoas e ferindo dezenas. Estes acontecimentos passaram a ser conhecidos como a Revolta de Haymarket.

Três anos mais tarde, a 20 de Junho de 1889, a segunda Internacional Socialista reunida em Paris decidiu por proposta de Raymond Lavigne convocar anualmente uma manifestação com o objectivo de lutar pelas 8 horas de trabalho diário. A data escolhida foi o 1º de Maio, como homenagem às lutas sindicais de Chicago. Em 1 de Maio de 1891 uma manifestação no norte de França é dispersada pela polícia resultando na morte de dez manifestantes. Esse novo drama serve para reforçar o dia como um dia de luta dos trabalhadores e meses depois a Internacional Socialista de Bruxelas proclama esse dia como dia internacional de reivindicação de condições laborais.

Em Portugal, só a partir de Maio de 1974 é que se voltou a comemorar livremente o Primeiro de Maio e este passou a ser feriado.