sábado, 26 de fevereiro de 2011

Um contributo de Manuel Pinto de Sousa

Porque o sou de facto e me preocupo com o clima que se vai instalando no “nosso” Marco de Canaveses, tomei a decisão de aqui deixar o meu contributo, no que tomei a liberdade de apelidar:

No Marco temos uma Mudança… de placas!

Ao longo da minha vida fui-me habituando a ver o “nosso” Marco ser falado sempre pelos piores motivos, e julgava eu, que a partir do momento em que alguém decide amar outra dama, as coisas iam definitivamente entrar nos carris e começar a correr sobre rodas.
Devo confessar que quando vi a qualidade das propostas para assumir o leme – em 2005, o meu entusiasmo desceu, e desde logo assumi que um politico que nunca passou da mediocridade, há que assumi-lo, se perfilava para a presidência camarária – e sem querer aqui ofender a rainha de Inglaterra – a mediocridade da personagem politica está bem estampada no seu percurso profissional: Deputado da Nação!, sem outra experiência de vida, que não fosse a de viver às custas do erário público. Mentira? Basta olhar para a sua produção na AR, e dá nada, e mais nada!
A sua passagem pelo governo civil, mais não foi que um prémio de fim de carreira, tipo toma lá este doce, porque daqui não levas mais nada, tão verdade que o senhor Moreira, tão pouco fez parte das escolhas da listas de deputados, ainda em 2005, na copiosa derrota de Santana, na maioria de Sócrates.
Mas, o senhor Manuel Maria Moreira foi a escolha da maioria dos marcoenses, e há que aceitar, que de todos seria talvez o menos mau. Por isso nada a dizer!
Mas, apesar de toda a mediocridade esperava-se mais, bem mais, que uma simples “mudança de placas”, que é aquilo que o Marco afinal se transformou, sai o Avelino e entra o Manel, mais parecem as paredes do Marco. Reparei há uns dias, porque tive que me deslocar à Câmara, que já nem a entrada camarária escapa, ali, agora nascem placas (olha se fosse petróleo).
Por onde se passa lá está: O tio manel, deu isto, mais uns metros, e o tio manel deu aquilo, mais uns metros, e o tio manel voltou a dar! De tal forma, obcecado o tio manel, que nem repara no estado lastimoso que alguns monumentos que o tio Avelino deixou, estão de tal forma abandonados que até letras lhe faltam. Entre tantas mordomias e assessorias não existe quem segrede ao manel que ali está uma boa oportunidade para colocar mais uma placa, a dizer, que o tio manel deu letrinhas a este monumento?
Esta mudança de placas já assumiu proporção de mudança futebolística, do género, sai o 7 e entra o 8, que é o tio manel, como é possível de verificar no antigo reduto do apito, que já foi dourado, para ser agora do capitão manel…
E assim vai o meu, que é afinal o nosso Marco… onde mais nada mudou, ou melhor mudaram algumas coisas, no boletim municipal, perdão, no jornal da terra, e na rádio da terra, o tio manel é sempre o principal protagonista, e nem nos tempos da outra senhora, que decidiu amar a outra, o protagonista tinha tanta fala no enredo como agora, ele está em todo o lado, qual “super man”, ele é o super tio manel, o verdadeiro artista, que distribuiu beijos, bacalhaus e abraços por toda a comunidade, que lambuzada agradece, e o tio rigozija, clamando por figuras impares da asneirada, que sem perceber o que o manel diz, assistem de primeira fila nas ruidosas reuniões camarárias, aplaudindo e acenando com a cabeça em sinal de aprovação, à boa maneira dos quadrúpedes, pois interessa é dizer que estamos com o homem, que depois passa lá no café para mais um abraço amistoso e reconhecido pelo apoio – A diferença da mudança está simplesmente que antes todos percebiam bem demais o que decidiu ir amar a outra, e agora, não percebem o que o homem diz, mas aplaudem para dizer que aprovam.
Outra mudança tem a ver na forma como é tratada a oposição – agora com testemunhos ao vivo – sempre que o Dr. João diz a verdade na AM, é logo invectivado, porque as verdades no Marco estão reservadas para a maioria. Que diferença no tratamento nos tempos do que foi amar para agora – ambos dizem o que querem e insultam a bel prazer, com a diferença, que agora o tio manel tem claque de apoio, com os novos rostos da democracia, outrora organizadores de manifestações, que tão embebidos andam com o chefe que ainda nem reparou que podia estar a dar nas vistas organizando uma manifestação, contra uma taxa de publicidade paga a dobrar, e que em Trás-os-Montes até foi considerada ilegal…distracções de antigos combatentes, agora transformados em apoiantes de claque e arma de arremesso à oposição.
Li em alguns locais referências ao humanista que é o nosso doutor presidente.
Humanista?
Porque só recruta tipos da JSD e do PSD? Desde os recrutamentos em Baião, para aumento de salários de todos eles, à filha do Sr. Presidente da Assembleia de Fornos, social democrata dos 4 costados – também promovida a algo mais com dinheiro, à srª presidente de Sobre Tâmega, ao ex- líder da JSD, Márcio qualquer coisa, a srª secretária, ao que me dizem, também jotinha, e o jotinha mais que tudo adjunto, apenas para referir alguns, a somar aos novos construtores do regime (assim tipo centro escolar de Vila Boa do Bispo), evidencia o verdadeiro carácter humanista do novo senhor da terra, que antes de partir deste nosso Marco, vai descobrir o estado ruinoso das casas de banho do jardim municipal, colocando as pessoas a pagar para largar resíduos, que a depuralina não limpou, para depois deixar uma placa, nos seguintes termos:
“Após um período de obstipação, aqui defecou, quando era presidente, Manuel Maria Moreira – Doutor” E assim vai o nosso Marco. A duas velocidades, parado e paradinho, numa guerra de placas e os pobres a pagar a crise, enquanto a festa da mudança de placas continua!

Obrigado pelo tempo que me dispensaram e agora que terminaram julgo que está na hora de acordarem!

3 comentários:

  1. Também dizem que, apesar de Sobretâmega ter poucos alunos, MM pretende ali instalar uma biblioteca escolar e em detrimento de Soalhães que tem mais escolas que Sobretamega turmas. Será já trabalho da recém nomeada técnica superior de turismo e por acaso presidente de junta de Sobretamega? Ou mais um presente!

    ResponderEliminar
  2. Caro Sr.
    Manuel Pinto de Sousa

    Antes de tudo rendo-lhe aa minhas homenagens,pela coragem e pelo desassombro com que diagnostica muitos dos males que Manuel Moreira apoiado por uma maioria PSD,cega,surda,mas nada muda.
    Quanto à referência à minha pessoa,fico-lhe grato por me considerar homem que faz uso da verdade.
    Ser reconhecido como tal é para mim razão mais que suficiente para que me sinta realizado nesta missão de servir os meus conterrâneos,desta vez no campo da luta política.
    Uma coisa lhe deixo,é a certeza,que cada invectiva,cada ataque pessoal,alguns bem para além do campo político,só alimentam cada vez mais a minha força para lutar contra esta maneira de fazer política,de servir os Marcoenses.
    Que a nossa triste sina mude quanto antes,chega de "bruxas de Soalhães",de "políticos trunculentos" e de "Mudanças Tranquilas".O respeito,que todos os Marcoenses me merecem,irá ser sempre o catalizador das minhas intervenções.
    Os meus melhores cumprimentos
    João Valdoleiros

    ResponderEliminar
  3. como eu o invejo, senhor Dr.João Valdoleiros! Esses que o invectivam nas A.M.não o merecem e eu não lhes dava conversa e recolhia a casa,deixando-os felizes, a falarem sózinhos.Eles não sabem o que dizem.
    Os m/ respeitos.

    VT

    ResponderEliminar