sexta-feira, 16 de março de 2012

Manifesto da Lista B à Misericórdia

Perante a situação vivida pela Misericórdia, nestes últimos meses, entendeu um conjunto de irmãos, ser oportuno e imperioso, disponibilizarem-se para assegurar o futuro desta Instituição sem defraudar os objectivos dos seus fundadores. De facto, quer como “Associação Beneficente” quer como “Misericórdia”, sempre esta instituição esteve vocacionada e orientada para estar ao serviço dos cidadãos mais necessitados e desprotegidos e não para servir interesses particulares.

A teimosia de alguém em querer assumir o poder, mesmo de forma ilegal, sem ponderar os verdadeiros interesses da Misericórdia, tornou-se mais evidente quando, em Dezembro passado, rejeitou uma solução alternativa apresentada pelo sr. dr. Francisco Oliveira; a relutância perante tal comportamento avivou a necessidade de apresentação desta candidatura com o lema “Irmandade Solidária” Para dar continuidade ao trabalho, generosidade e dedicação de gerações de Marcoenses, constituímos uma equipa abrangente de pessoas, com experiência diversificada na área da saúde, acção social e gestão e contamos também com a colaboração de outras pessoas, de reconhecida competência técnica, que já se prontificaram a dar todo o apoio de que venhamos a necessitar.

Contamos com um candidato a “Provedor” que, após o 25 de Abril, teve uma acção relevante no processo que manteve o hospital sob controle da Misericórdia e contribuiu também para a obtenção de outros importantes apoios, através da doação de equipamentos diversos; desde início dos anos 80, fez parte da Mesa da Assembleia Geral sendo seu presidente nos últimos mandatos. Com a ajuda dos restantes mesários estão reunidas as condições para acompanhar permanentemente a actividade global da Misericórdia. Todos os corpos gerentes são compostos por pessoas de reconhecida competência técnica, experiência e idoneidade para desempenharem as funções a que se candidatam e bem gerir os destinos da Misericórdia.

Quanto ao futuro, e sem querer fazer demasiadas promessas, como irmãos, estamos determinados para “ defender e proteger a Irmandade, em todas as eventualidades… e para colaborar no progresso e desenvolvimento da Instituição de modo a prestigiá-la e a torná-la cada vez mais respeitada, eficiente e útil perante a colectividade em que está inserida” (artº 10º do Compromisso), promovendo também a colaboração e o melhor entendimento com as autoridades e populações locais (artº 3º nº 1).

A Misericórdia goza duma situação financeira estável e com uma liderança de proximidade será possível realizar uma melhor gestão, com maior dinamismo, rigor e isenção e, simultaneamente, assegurar a sua sustentabilidade futura.

ASSIM,

a) daremos especial atenção à melhoria contínua da qualidade da prestação de cuidados de saúde, ouvindo e aproveitando as competências e experiência de todos os colaboradores;
b) faremos incidir fortemente a nossa acção na área dos cuidados de saúde primários procurando constituir uma Unidade de Saúde Familiar (USF-tipo C) com função supletiva dos serviços oficiais já existentes e um serviço de apoio domiciliário (SAD), levando ajuda a casa daqueles que mais dela necessitem;
c) reforçaremos a capacidade de alojamento no internamento hospitalar, no lar e nos cuidados continuados;
d) não deixaremos de procurar condições de formação e valorização profissional dos colaboradores da Instituição contribuindo assim para assegurar uma melhor qualidade dos serviços prestados, garantir estabilidade de emprego e, na medida do possível, criar novos postos de trabalho;
e) manteremos uma colaboração activa com as entidades que têm serviços concessionados (hemodiálise, fisioterapia e jardim infantil);
f) perante a adversidade dos tempos em que vivemos estaremos atentos e não deixaremos de desenvolver, colaborar e apoiar acções que contribuam para a melhoria das condições de vida dos mais necessitados e desamparados.

O voto é secreto. Confiamos que os irmãos, usando a sua liberdade, optem por uma Misericórdia mais sensível aos problemas dos cidadãos Marcoenses mais vulneráveis e com carências mais acentuadas.

Votar na lista “Irmandade Solidária” é mais que uma simples escolha; é uma afirmação de que os Irmãos da Misericórdia se assumem como pessoas livres e solidárias.

7 comentários:

  1. Acho bem que os destinos da misericórdia fiquem sob a responsabilidade de um Marcoense, uma pessoa da terra.

    ResponderEliminar
  2. O altruísmo dos cidadãos e a sua generosidade fazem parte de uma autentica solidariedade social como é o propósito da LISTA B. Por isso, há que lhe dar os parabéns pelos seus objectivos! Cumprimentos

    ResponderEliminar
  3. Força Lista B! Com esta lista a Misericórdia sai reforçada!

    As.: Paulo Marçal

    ResponderEliminar
  4. Venho por este meio parabenizar-vos pela postura condigna, arrojada e criativa com que se debruçaram nesta candidatura. Com a Lista B acredito na defesa dos valores morais que esta mui nobre instituição carrega desde a sua criação e que faz jus ao seu nome. Desejo-vos sorte no vosso percurso e que consigam através dos actos materializar a vossa mensagem: ajudar aqueles que mais precisam. Votos de muito sucesso são os desejos de um marcoense que acredita nesta Misericórdia de Marcoenses!
    As.: MBR

    ResponderEliminar
  5. Venho por este meio parabenizar-vos pela postura condigna, arrojada e criativa com que se debruçaram nesta candidatura. Com a Lista B acredito na defesa dos valores morais que esta mui nobre instituição carrega desde a sua criação e que faz jus ao seu nome. Desejo-vos sorte no vosso percurso e que consigam através dos actos materializar a vossa mensagem: ajudar aqueles que mais precisam. Votos de muito sucesso são os desejos de um marcoense que acredita nesta Misericórdia de Marcoenses!

    AS.: MBR

    ResponderEliminar
  6. Venho aqui manifestar o meu apoio a esta candidatura cujo lema visa, acima de tudo, zelar pelos interesses de uma instituição de valores e com a qual os Marcoenses muito têm a ganhar. É por isso do interesse de todos nós que os seus destinos fiquem entregues a alguém, que como Marcoense que é, possa preservar o que de bom já foi feito e, mais ainda, acrescentar valor em sectores primordiais para os marcoenses. Porque esta é uma candidatura com princípios, e porque dela podemos acrescentar mais valor à Misericórdia, eu voto Lista B!
    Não vamos deixar que interesses pessoais se sobreponham às necessidades dos Marcoenses...
    As.: Bruno Ricardo

    ResponderEliminar
  7. Venho aqui manifestar o meu apoio a esta candidatura cujo lema visa, acima de tudo, zelar pelos interesses de uma instituição de valores e com a qual os Marcoenses muito têm a ganhar. É por isso do interesse de todos nós que os seus destinos fiquem entregues a alguém, que como Marcoense que é, possa preservar o que de bom já foi feito e, mais ainda, acrescentar valor em sectores primordiais para os marcoenses. Porque esta é uma candidatura com princípios, e porque dela podemos acrescentar mais valor à Misericórdia, eu voto Lista B!
    Não vamos deixar que interesses pessoais se sobreponham às necessidades dos Marcoenses...
    As.: Bruno Ricardo

    ResponderEliminar