quinta-feira, 19 de julho de 2012

Resposta da Câmara do Marco à questão da eletrificação

A Câmara do Marco de Canaveses, através do seu Gabinete de Comunicação e Imagem, vem solicitar a divulgação da Nota de Imprensa em anexo, face ao post publicado pelo Marcoense Como Nós, com base na publicação do Tâmega Online, a 17 de Julho, intitulada “Antiga Secretária de Estado dos Transportes diz que requalificação parou por imposição do PSD”.

 Em política não pode valer tudo. Temos de falar verdade aos marcoenses e aos cidadãos da região, no que concerne à Remodelação e Electrificação da Linha do Douro, troço Caíde – Marco de Canaveses, remodelação das Estações do Marco de Canaveses, Livração e Vila Meã e ainda a requalificação da Linha do Tâmega.

A Câmara Municipal do Marco de Canaveses, e o seu Presidente, Manuel Moreira, mantêm a sua posição quanto à premência destas obras estruturantes para a redução das assimetrias entre o Litoral e o Interior, bem como para o desenvolvimento sustentável da Região do Tâmega e Sousa.

Ao contrário de que disse a Senhora Deputada do PS e antiga Secretária de Estado dos Transportes, Ana Paula Vitorino, aquando da visita à Estação do Marco de Canaveses, dos Deputados do PS à Assembleia da República, a suspensão do concurso da Electrificação da Linha do Douro, no troço Caíde – Marco de Canaveses, e a suspensão da Linha do Tâmega foram da responsabilidade do Governo anterior do PS.

Não podemos omitir os factos. Recorde-se, por isso, que este processo remonta a 1997. Estamos há 15 anos à espera! Após anos de reivindicação deste investimento, em 2010 foi feito um concurso internacional para a execução desta obra, que foi suspenso pelo Governo do PS, já na fase final de relatório para a sua adjudicação e início de obra no Verão desse ano, e sem qualquer justificação à Câmara Municipal do Marco de Canaveses e à Comunidade Intermunicipal do Tâmega e Sousa. O Governo de então nunca nos deu qualquer explicação e nunca nos recebeu. Esta, sim, é a verdade dos factos.

No que concerne à Linha do Tâmega, foi suspensa temporariamente em 2009, por razões de segurança. A antiga secretária de Estado dos Transportes, Ana Paula Vitorino, - e não se pode esquecer - prometeu a sua requalificação a curto prazo, mas tal não aconteceu, a não ser o levantamento da respectiva linha férrea.

Apesar de todos os acontecimentos, a Câmara Municipal do Marco de Canaveses continua a reivindicar a realização destas obras estruturantes, que fazem parte de um projecto de modernização da Linha do Douro, para que a Estação do Marco de Canaveses continue a ser o terminal dos comboios suburbanos, com comboios mais modernos, confortáveis, mais rápidos e frequentes.

Nesse sentido, lançou esta Câmara, uma Petição Pública à Assembleia da República, com cerca de 7 mil assinaturas de cidadãos do Marco de Canaveses e de outros Concelhos da região, a defender a Remodelação e Electrificação da Linha do Douro, no troço Caíde-Marco de Canaveses, onde se insere a remodelação das Estações do Marco, Livração e Vila Meã e a requalificação da Linha do Tâmega.

Temos vindo a dialogar com o actual Governo de Portugal, com os Deputados com assento na Assembleia da República, tendo sido até aprovadas neste Órgão de Soberania duas propostas de resolução, uma pelo PSD e outra pelo PCP, a recomendar ao Governo a Electrificação da Linha do Douro, no troço Caíde – Marco de Canaveses. Uma obra estruturante de proximidade, da maior relevância para a região, nomeadamente para a mobilidade das pessoas, sobretudo, trabalhadores e estudantes que diariamente têm de se deslocar para a Área Metropolitana do Porto.

Reconhecemos, porém, as graves dificuldades económicas e financeiras que o País atravessa e, por isso, queremos salvar e garantir desde já a Electrificação da Linha do Douro, no troço Caíde – Marco de Canaveses, sem prejuízo que numa fase posterior, quando o País tiver melhores condições económicas e financeiras, se possa avançar com a remodelação das Estações do Marco, Livração e Vila Meã e de toda a Linha, conforme estava previsto no projecto inicial de modernização da Linha do Douro.

Importa ainda lembrar que o Governo, através da Secretaria de Estado das Obras Públicas, Transportes e Comunicações já mandou fazer um estudo à REFER, para a Electrificação do troço Caíde – Marco de Canaveses, que prevê um investimento de 5,6 milhões de euros, devendo ser financiada por verbas decorrentes da recente reprogramação do QREN, no âmbito do Programa Operacional Valorização do Território (POVT). Para isso, aguardamos que o concurso internacional para a execução da obra seja lançado o mais rapidamente possível e que a mesma se inicie em 2013.

A história não mente e estes são os factos reais!

4 comentários:

  1. A questão que se coloca, não é que a Câmara esteve-se contra a electrificação das ditas obras, mas todos sabemos que entre 2009/2011 o Governo de Portugal não tinha a maioria e o PSD partido maioritariamente na oposição, chumbou todas as grandes obras de investimento, estes e muito mais, não vale a pena andar com rode-os porque isto é que são os factos reais

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  2. O Fazedor de verdades . . . sabe tudo . . .reescreve a história . . . dono da retórica e da verdade . . . senhor absoluto na terra porque no céu está o Coutinho !

    O homem diz-se cheio de razão . . . mas o concelho não está parado . . . está em queda vertiginosa . . .

    Transportes é o que se vê . . . infra-estruturas de saneamento básico é o que não se vê e paga-se multas a empresas particulares . . . promoção ao investimento privado, criação de condições para capitalizar empresas, menos que nada . . . investimento no turismo e desporto de uma forma estratégica . . . nem sabem o que é isso . . .enfim !

    E por ultimo, as festas e festinhas, que pareceria ser a cereja da propaganda . . . duma pobreza franciscana. As festas do concelho são muito más . . .

    Cada vez é mais dificil ser Marcoense !

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  3. Caro anónimo das 14-20 dou-lhe 100% de razão, na critica a que se refere, mais quanto às festas do concelho, discordo da sua analise, eu pergunto 10 dias de festas para ver nada, porque todos os anos é a mesma coisa, senão vejamos, ranchos e marco a cantar, marchas, etc. Não passa disso, não era melhor fazer as festas do concelho num só fim-de-semana e ter um programa que atrai-se os munícipes, por exemplo como a AEMarco que organiza a Fae-marco, e vejamos os concelhos vizinhos, que fazem as suas festas, num só fim-de-semana

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  4. Manuel Moreira,o arauto da Verdade e da Transparência,cá pelas terras de Santa Maria,reconhecidamente mantém a máxima coerência na sua interpretação aos factos políticos à volta desta polémica da electrificação do troço Caíde-Marco.
    Nem outra coisa seria de esperar,por parte dum profissional de longa data da política e dado que se revela perito na manipulação dos factos,admitir ter especulado com a situação para obter proventos políticos (recorde-se a polémica petição pública,etc)junto do eleitorado marcoense,seria um erro tão infantil,como inimaginável por parte de M.M..
    A dada altura do sua Nota de Imprensa,recheada da sua retórica habitual,diz e passo a citar,"a suspensão do concurso da Electrificação da Linha do Douro, no troço Caíde-Marco de Canaveses e a suspensão da Linha do Tâmega foram da responsabilidade do Governo anterior do P.S.".
    Obviamente que sim e trata-se duma decisão inegável.
    Mas e aqui está o grande MAS,a decisão foi sim do Governo em funções,nem poderia ser de outro órgão,MAS só após a imposição do PSD nas negociações para o Orçamento de 2011 e,sobre a veracidade e ou a inveracidade deste ponto,exigência do seu Partido nas negociações para o Orçamento de 2011 e agora denunciada pela ex-Secretária de Estado dos Transportes,Drª Ana Vitorino,o Presidente da Câmara, Manuel Moreira e a sua Nota de Imprensa são completamente OMISSOS, mantendo-se a "técnica da cassete".
    O nosso Povo usa dizer,que uma mentira repetida muitas vezes acaba por parecer verdade e como M.M. se gaba com frequência das suas origens humildes,só revela mais uma vez coerência.
    E termino com um plágio.
    Realmente e,finalmente,eu e M.M. estamos completamente de acordo, quando dizemos que "Em Política não pode valer tudo.Temos de falar verdade aos Marcoenses...".
    Nunca Manuel Moreira foi tão assertivo.

    Miguel Fontes

    Obs: que as minhas palavras não sirvam como habitualmente para que os "donos da verdade" as distorçam e ponham em causa a minha posição quanto a esta questão da electrificação.Fui,sou e serei sempre defensor da Electrificação do troço Caíde-Marco da Linha do Douro e da manutenção da Linha do Tâmega,mas na vida comecei sempre antes de tudo por ser defensor do rigor e da verdade.

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