segunda-feira, 3 de setembro de 2012

Prova Cega



No sábado descobri várias coisas interessantes. Primeiro que a Rota dos Vinhos do Marco já é uma associação. Finalmente! Já era tempo de aquela entidade dantes abstracta e que para nada servia se tornar algo palpável que faça algo pelos vinhos do Marco. Segundo que a qualidade e projecção dos vinhos do Marco continua a aumentar. Com 4 anos e meio de atraso em relação à alegria que senti por ver o que relatei neste post, o Marco descobriu que tem vinhos de qualidade mundial, à custa de uns prémios nacionais e internacionais. Já sabemos que concursos de vinho são como as festas de verão: há milhares e para todos os gostos e nem todos os vinhos participam em todos os concursos, o que dá para ser premiada muita gente, mas é sempre agradável quando um produto marcoense se destaca.
Para mim tudo começou com o trabalho inovador da Casa de Tovar e um saudoso Escudo da Comenda de 2006... Era em garrafas de 50 mL e alertou-me para a mudança no perfil dos vinhos do Marco. De lá para cá continuou-se a trabalhar e bem e neste momento a Rota dos Vinhos do Marco tem 20 produtores associados e que fazem vinhos de bom nível.
O Município, e bem, optou por fazer um evento para promover estes belos vinhos e não vou falar da forma (quando é que se começa a limitar o ruído produzido por festas e actuações ao vivo no Marco? Eu ofereço-me para calibrar os limitadores gratuitamente, em nome da saúde dos ouvidos de toda a gente...), mas de alguns pormenores que já cheiraram a campanha eleitoral, mais de um ano antes das eleições.
Aquela coisa de tanta gente falar dos "amigos" que tem na sala, do elogio de Manuel Serrão ao presidente da Câmara é algo a que estamos habituados mas que fosse com quem fosse seria serôdio...
Quanto à bajulação que um produtor fez ao presidente da Câmara (fui só eu que fiquei com a ideia que o senhor acha que a responsabilidade da melhoria dos nosso vinhos é de Manuel Moreira???), nem vou comentar. Aquilo foi tão óbvio que se o homem não tiver um lugar na lista da Assembleia Municipal pelo PSD eu vou ficar escandalizado...

6 comentários:

  1. Caro Jaime, venho aqui dizer que em democracia a alegria de uns não deve provocar tristeza nos outros. Os fins-de-semana no Marco, mais propriamente junto ao edifício dos Paços do Concelho está a tornar-se numa autêntica selva. Poluição sonora toda a noite, com lançamento de foguetes pelas 3 e 4 horas da madrugada, com nítido desrespeito para com aqueles que precisam de descansar para irem trabalhar e fazer descontos para o Estado pagar a muitos dos poluidores, não esquecendo o incomodo que causam aos doentes que estão do Hospital mesmo alí ao lado. Até já ouvi dizer que aqueles cafés nem licença têm, não sei porque a GNR não promove o seu fecho. Ou o Manel Moreira não deixa? O Marco é de Gente ordeira e compreensível, não é isto.

    ResponderEliminar
  2. Se temos o melhor vinho verde do Mundo, porque razão se consome no Marco tanto vinho "MURALHAS"?

    ResponderEliminar
  3. O anónimo das 09,59 tem toda a razão, eu próprio tenho sido vítima dessa pouca vergonha, que não consigo dormir toda a noite. Se querem festas porque não vão para o parque de Montedeiras fazer barulho toda a noite e todos os dias. E o senhor presidente Manuel Moreira se gosta do barulho que vá também para lá e que dêem à cidade o sossego que todos merecemos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Vou tentar responder simultaneamente aos anónimos das 11:42 e das 09:59

      Que podem esperar os residentes na zona peri-município,zona da assinalada poluição sonora,e não só,a horas completamente impróprias?Verdadeiro flagelo que se repete todos os fins de semana,com maior incidência na época das férias escolares,mas só possível pela complacência com que o Sr.Presidente da Câmara enfrenta esta realidade,bem do seu conhecimento.
      Ou seja,a área nobre da cidade,a zona circunvizinha do nosso Município serve de palco todos os fins de semana às diatribes duma juventude,que comete toda a espécie de excessos.
      E então porque razão sua Ex.cia o Presidente da Câmara não usa o seu poder para "normalizar" a zona fazendo respeitar os direitos dos outros cidadãos?
      Meus caros anónimos,o meu Povo gosta é de festas e festinhas,logo agora que andamos todos muito deprimidos,
      pois já não bastavam os erros de gestão de Sócrates,ainda teriamos de ter que aguentar com a política de merceeiro do Gaspar e dum Pedro tão falho de ideias,que até perdeu a capacidade de continuar a mentir aos portugueses.Ou não terá perdido?
      Usa dizer-se,que em Democracia os meus direitos terminam quando conflituam com os direitos dos outros cidadãos.Obviamente no meu conceito de Democracia,que parece ter caido em desuso.

      Cumprimentos
      Miguel Fontes

      Eliminar
  4. Estive a ler com atenção os comentários postados e gostei do que foi dito. O Miguel Fontes acusa de certo modo o senhor Presidente da Câmara de compactuar com a bagunçada no centro da cidade todos os fins de semana. Estou mesmo a ver que o Miguel já se esqueceu quem foi que incentivou a juventude a beber umas copaças nos bares do largo da Cãmara. Claro que agora não à pulso para corrigir as coisas.
    Sobre os Bares tambem ouvi dizer que nem licença tem e que os gnr já passaram algumas multas que não deram em nada e que agora até tem medo de lá vir.
    Ó Miguel venha um num domingo bem cedo ao largo da Cãmara e repare na garrafaria partida por todos os cantos e até vai ver cócó e xixi junto das portas dos prédios e não só.
    O anónimo de 4 setembro das 11,42 disse muito bem. Se querem bagunça que vão para montedeiras e que façam lixo lá pelos montes e deixem a cidade em paz.



    ResponderEliminar
  5. Será caro anónimo das 11:46,que valerá a pena chamar cá o Porto Canal para realizar um direto,desta vez com a Oposição e não com Manuel Moreira,a fim de lhes mostrar a inolvidável arte de bem receber os turistas na zona nobre da nossa cidade?
    Como todos,sobejamente somos conhecedores,M.M. é amante de todas as manifestações artísticas.Não será que,a crer no seu desabafo caro anónimo,que aquele interprete o acumular de resíduos de toda a espécie na zona em questão,como meras manifestações de arte dos nossos jovens?
    Ou será que falta realmente capacidade e imaginação para implementar uma séria e original política para a ocupação dos tempos livres da juventude marcoense?
    Consta que há para aí um dito Conselho Municipal da Juventude.Existirá mesmo,ou tratar-se-á de mais uma representação da vontade do homem forte do PSD local?E afinal que obra faz,ou tem feito em prol da juventude marcoense?

    Cumprimentos
    Miguel Fontes

    ResponderEliminar