quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

Estudantes do Marco descobriram asteróides em rota de colisão com a terra

O grupo de pesquisa de asteróides da escola secundária do Marco de Canaveses identificou um objecto que pode estar em risco de colisão com a Terra. A descoberta dos alunos ajudará os cientistas a acompanharem o movimento deste asteróide.

A descoberta foi feita no âmbito de um projecto levado a cabo a nível mundial, envolvendo entidades como a NASA e a Universidade de Hardin-Simmons (EUA). É um programa direccionado para escolas do 3º Ciclo, Secundárias e Universidades, que consiste na análise de imagens captadas por telescópios do Astronomical Research Institute, nos Estados Unidos. No caso português, a observação é feita pelos alunos "fora do horário lectivo", com o programa informático "Astrometrica".
 
A autora da descoberta foi Ana Rita Pereira que pertence a um grupo de cinco jovens da turma 11º D que participam na caça aos asteróides.

Pode ler toda a notícia aqui.

3 comentários:

  1. Parabéns a estes jovens Marcuenses em particular à Ana Rita

    ResponderEliminar
  2. Mais uma vez a Juventude Marcoense eleva o nome da sua terra natal pela positiva,demonstrando ter mérito mais que suficiente para ombrear com os melhores,senão mesmo demonstrando até a sua superioridade intelectual.
    A minha fé nesta juventude é inabalável,sei que o futuro do meu Marco,vai acabar por estar finalmente em melhores e mais competentes mãos.
    Quero deixar aqui uma saudação especial ao grupo de jovens estudantes marcoenses que constituem este grupo de observação astronómica,à sua professora/orientadora,mas em particular à Ana Rita,dando-lhes força e ânimo para continuarem o seu trabalho de investigação,continuando cada vez mais a elevarem bem alto o nome do nosso Marco de Canaveses.

    ResponderEliminar
  3. Parabéns. Assim, é positivo " andar com a cabeça na Lua"!

    ResponderEliminar