quarta-feira, 20 de julho de 2011

Comunicado do PS/Marco

Na reunião de Câmara do passado dia 14/07 foi aprovada com o voto contra do vereador do PS uma proposta do presidente da autarquia para a prestação de serviços de coordenação pedagógica no âmbito das atividades de enriquecimento curricular na área da atividade física e desportiva. Esta adjudicação mais não foi que renovar o contrato que vigorou desde julho do ano passado até agora à mesma pessoa.

Aparentemente parece tudo normal e sem qualquer reparo, mas não é assim.

Na verdade, foi adjudicado a um licenciado em Gestão de Recursos Humanos a execução desses serviços com o aumento de 16% sobre o valor do contrato anterior, ou seja, de 1.250,00€ mensais passou a auferir 1.450,00€/mês.

Ora, esta situação merece-nos a maior estranheza e repúdio, pois vivendo o país uma grave crise económica e financeira, plasmada, aliás, na lei do orçamento de estado de em vigor que impõe severas medidas restritivas à administração pública, agravadas pelas medidas de contenção e rigor previstas no memorando da troika e que o Governo PSD/CDS começou já a agravar, como compreenderão os marcoenses que se tenha aberto essa exceção?

Por outro lado, também o conteúdo da proposta nos suscita outros reparos. Em primeiro lugar, não compete à autarquia quaisquer interferências no âmbito pedagógico das atividades de enriquecimento curricular; porém e admitindo essa eventualidade, facilmente se verifica que a formação de base do assessor – Recursos Humanos – não se compagina com a função em causa – atividade física e desportiva.

O PS/Marco só tece comentários sobre aspetos políticos e sobre estes não pode deixar de notar que o referido assessor foi um anterior líder da JSD local, o que contraria a posição do presidente do PSD e primeiro-ministro de Portugal que se comprometeu a despartidarizar a administração central.

Situações como esta são uma afronta a quem trabalha e passa pelas naturais dificuldades destes tempos, sobretudo os restantes funcionários camarários que, diária e abnegadamente, servem os munícipes; mas, quem lhes tece públicas loas, dá-lhes no recato do gabinete esta discriminação negativa.

O PSD local comporta-se como o autêntico Frei Tomás: “Olha para o que ele diz mas não para o que faz”.


Artur Melo, Presidente da Comissão Política Concelhia do PS

Marco de Canaveses, 2010-07-19

46 comentários:

  1. Manuel Moreira e os vereadores da maioria PSD/CDS reflectem nestas atitudes a arrogânica de quem está no poder e que sem pudor pagam os "favores" com "tachos" para os seus "boys".

    Claro que os autarcas PSD não estão minimamente preocupados com a situação do país e mesmo contra a política do seu presidente e primeiro ministro continuam a usufruir das mordomias do costume.

    Os Marcoenses tem que perceber que estas "boys" (refiro-me também a Manuel Moreira e os vereadores da maioria PSD/CDS) são os únicos responsáveis pela situação em que o Marco se encontra.

    ISTO É UMA VERDADE INQUESTIONÁVEL

    E não tem tomado nenhuma atitude certa para inverter esta situação, ANTES PELO CONTRÁRIO.

    ResponderEliminar
  2. Parece que o Presidente quis compensar o assessor devido ao aumento laranja de impostos . . .

    E já se comenta que compensará todos os funcionários camarários que provem assiduidade e empenho . . .

    ResponderEliminar
  3. BOYS A PESSOAS ELEITAS E ESCOLHIDAS PELO POVO??? JA VI QUE NAO TEM UM PINGO DE VERGONHA! JA AGORA, NAO VEJO QUAL O MAL DE SE CONTRATAR UM ASSESSOR...

    OLHE PARA OS SEUS AMIGOS DE LOUSADA, STO TIRSO OU MATOSINHO!! AI SIM HA BOYS E MUITOS!
    NAO ATIRE PEDRAS.. VOCE E A SUA FAMILIA SOCIALISTA TEM TELHADOS DE VIDRO!!!
    ORA ESTA.. ENTAO EM LOUSADA O PRESIDENTE DA CAMARA MANDOU FAZER CAMPOS DE FUTEBOL EM VARIAS FREGUESIAS SEM QUE TENHAM AS MEDIDAS REQUERIDAS... EM MATOSINHOS HÁ EMPRESAS MUNICIPAIS PARA OS AMIGOS E EM ST TIRSO IDEM.!!!

    PONHA OS OLHOS NOS SEUS E DEIXE DE CRITICAR OS OUTROS!!!

    ResponderEliminar
  4. ... e cartão do partido!

    ResponderEliminar
  5. Caro Boys (pois penso que toquei mesmo em alguns boys)

    Primeiro, e volto a repetir-me, eu penso pela minha cabeça e as minhas opiniões só a mim dizem respeito.

    Portanto não vale a pena fazer comparações com outras câmaras, outras pessoas, ou até familiares. Eu não critico as atitudes pela cor do cartão partidário, eu critico é as atitudes que as pessoas tomam.

    Obviamente existem em todos os partidos "boys" e atitudes como as que foram agora criticadas, e por isso devem ser combatidas. É preciso ter coragem sejam essas atitudes realizadas por amigos, colegas, conhecidos ou seja quem for.

    Para mim, e para ficar claro, um "boy" é aquele que nada fez na vida do que "carreira" num partido, esperando com isso gannhos. Portanto se tiver dois dedos de testa pode encontrar por ai muitos "boys".

    A "troika" e os responsáveis do três principais partidos, dão-me razão quando decidiram diminuir o número de "boys" que existem nas autarquias. E isto apesar de todos serem eleitos, Certo?

    Será que Pedro Passos Coelho está errado? Eu nisto concordo com a diminuição desses postos.

    Eu já fui autarca, eleito pela Aliança Democrática (imagine-se, mas nessa altura não existia neo-liberalismos, nem populismos) e nunca recebi um tostão pelas minhas presenças em assembleias, mesas de voto ou outras acções cívicas em que eu participei como eleito. Não tinha VIATURA E MOTORISTA (outra coisa que PPC está na teoria em acordo comigo) e só mais recentemente é que passou ser moda RECEBER-SE DINHEIRO por se fazer serviço público a favor da todos nós.

    Portanto, eu sei muito bem o que é um BOY.

    Depois, quem também defende em teoria a contenção da contratação de assesores é Pedro Passos Coelho, e bem. Portanto meus caros amigos ousem criticar o vosso líder tal como me criticaram.

    Sobre exageros noutras câmaras, só lhe lembro que na Câmara de Matosinhos o PS não é maioritário e precisa (e tem) o apoio do PSD em muitas das decisões que critica. E eu também critico, aliás realizo também serviços cívico em Matosinhos (GRATUITO)e as pessoas sabem as minhas posições.

    A diferença entre a minha pessoa e os meus caros críticos são muitos grandes.

    Eu sou COERENTE, não tenho receio de ter VONTADE PRÓPRIA, não preciso de que me diga o que devo pensar, digo-o PUBLICAMENTE e ASSINO O MEU NOME, para que possam verificar a minha coerência.

    PS: Sobre Lousada e St. Tirso nada tenho a dizer porque não faço ideia do desempenho desses autarcas.

    ResponderEliminar
  6. Caro Anónimo das 21:26

    Usa dizer-se que,com o mal dos outros,posso eu bem.Também é verdadeiro que se os outros têm telhados de vidro,eu devo evitar tê-los.
    Quer dizer,em linguagem,sem papas na língua.
    Se terceiros,desbaratam os dinheiros públicos,se até cometem actos passíveis de serem interpretados como corrupção,ou tráfico de influências(vai dar no mesmo),no entendimento do caro anónimo,isto é justificação para que em nossa casa,façamos igual.
    Que tal está a moenga,compadre?

    ResponderEliminar
  7. E esse assessor tem nome?
    Tenhamos a coragem de o denunciar publicamente,vejamos até que nível baixam certas pessoas,porque quanto ao "padrinho",as dúvidas,se as tive,perdi-as há muito tempo.

    ResponderEliminar
  8. Atenção que pelo que eu percebo o cargo em causa, no comunicado do PS Marco, não é de assessoria.

    O que só tornará o caso mais grave.

    Sobre o nome, poder-se-á saber quando a respectiva acta for pública, mas será seccundário porque o que se está a criticar é a atitude do presidente e dos vereadores que votaram aquela decisão.

    Certo?

    ResponderEliminar
  9. Caro Jorge Valdoleiros

    O comunicado do PS usa para designar a pessoa em causa, o termo "assessor".Recordo aquilo,que a Lei diz,quanto à nomeação de assessores - são pessoas da estrita confiança pessoal e política do assessorado,nomeadas sem concurso público.
    Primeiramente,está em causa a "fidelidade" do assessor e só depois interessa a competência para o exercício da função.
    Trata-se da lógica da batata.Decide-se a escolha pelo aspecto da casca e só depois se aprecia o miolo.
    E são estes tipos,que vieram pregar "moral" aos outros.

    ResponderEliminar
  10. Caro amigo

    Não tinha reparado no termo "assessor" que aparece mencionado mais abaixo. Mas eu próprio tinha dito que "pelo que eu percebo o cargo em causa ... não é de assessoria". De certeza que nos próximos dias ficaremos mais esclarecidos.

    Mas de qualquer modo eu não considero que a "fidelidade" seja mesm assim mais importante que a "competência para o cargo".

    O que se critica em dar um trabalho (JOB) a alguém (BOY), na tal célebre frase de António Guterres (NO JOBS FOR THE BOYS) é porque estas ditas atribuições são exactamente por fidelização (normalmente partidária) e não por competência.

    Mas a crítica do comunicado do PS nem sequer é à dita nomeação, mas ao aumento de 16% quando o país está em contenção.

    Eu critco ambas as coisas até porque de certeza que se poderia encontrar nos quadros da câmara alguém que pudesse realizar aquele serviço.

    ResponderEliminar
  11. gostaria de saber a justificação de MM; aposto que vai chamar mentiroso a AM.

    ResponderEliminar
  12. Caro Jorge Valdoleiros

    O meu amigo não está de acordo,que um licenciado em Gestão de Recursos Humanos,só porque é um elemento de raiz PSD (escreve-se no comunicado do P.S.,que se trata dum antigo líder da JSD local),não possa ser considerado elemento capaz de ser orientador pedagógico das actividades de enriquecimento curricular da educação física e do desporto?Porque não?Não está mesmo a ver a similitude entre Gestão de Recursos Humanos e aquelas actividades?É ou não verdade,que o Jorge Jesus,embora sendo apenas treinador de futebol,também tem que fazer o papel de gestor de recursos humanos?
    Se temos alguém à frente da gestão duma autarquia endividada em 48 milhões de euros,dívida acumulada em 23 anos de gestão calamitosa,que num curto lapso de tempo(apenas 6 anos),faz o milagre da multiplicação da dívida,transformando-a em 60 milhões de euros,porque não poderemos ter um licenciado em Gestão de Recursos Humanos,como orientador PEDAGÓGICO nas actividades de enriquecimento curricular dos nossos filhos?
    Desde logo se vê,que é o homem certo para o lugar certo,ou não seja "laranja".
    Sim,não me enganei,caro Jorge Valdoleiros,disse laranja e não vermelha(lá porque falei no JJ,nada de confusões),pois essa seria a cor duma fácies corada pela vergonha,coisa caída em desuso há muito cá pelo Marco.

    Cumprimentos
    Miguel Fontes

    ResponderEliminar
  13. Então o licenciado em Gestão Autarquica, não pos ao serviço da autarquia os seus altos conhecimentos de gestor, doutro modo a situação não estaria tão grave.OBS

    ResponderEliminar
  14. A pessoa em causa é Márcio Magalhães, antigo líder da JS.

    ResponderEliminar
  15. Imagine-se a situação,se o licenciado em Gestão Autárquica,que colocou a sua formação ao serviço da autarquia,não optasse por fazê-lo?
    Então,nem o milagre da multiplicação dos peixes e dos pães,segundo a bíblia,realizado por Cristo,teria paralelo com a multiplicação da dívida da autarquia.

    ResponderEliminar
  16. Pois é, não há dinheiro para obras, porque assegurar os vencimentos dos funcionário da CMMC é o mais importante, mas aumentar o quadro de funcionários, aumentando por isso e desde logo a despesa, ai sim, já há dinheiro.

    O mal do nosso País, foi e será ter gente como esta metida em tudo o que é susceptivel de usar a influência a favor dos amigos ou a quem se deve o tal favorzinho ...

    MM que venha para a rua e que sinta no dia a dia as necessidades dos marcoenses e que se deixe de festas e festinhas e promover assessores do partido. Se é tão culto e formado, que ensine os funcionários com o seu conhecimento adquiro, ao longo dos vários tachos por onde passou e aí sim, contribuía com algo de útil.

    Estamos fartos da vaidade, da arrogancia, do mordomias em tempo de crise e a gastar perto de 7 mil eurs por mês em portagens, gasóleo e horas extras para o motorista.

    Pedro Passos Coelho aboliu e bem com os Governadores Civis, foi pena, MM ainda não o ser, porque para estes lados, não faz falta, não resolve, não é sensível às necessidades da população que o elegeram, portanto falhou redondamente em quem nele confiou.

    Medanhas ... Sinceramente. Haja mais respeito pelos marcoenses, aposto que a próxima edição do jornal da terra vai ter mais de meia edição só para a sua promoção ... Não falo mais, isto revolta a quem vive de forma honesta e acima de tudo, a quem é verdadeiramente marcoense.

    ResponderEliminar
  17. Caro amigo

    Coloca mesmo o dedo na ferida. Manuel Moreira queixa-se há anos que não tem dinheiro e é por isso que não executa as obras que promete nas campanhas eleitorais.

    Mas para outros gastos arranja sempre disponibilidade, fosse para comprar uma nova viatura oficial, mal chegou ao cargo, tenha sido para realizar uma "festa" na sua reeleição, seja para dezenas de festas, comemorações, jantares ao longo destes anos, ou seja para arranjar um "tacho" a quem lhe faz favores.

    Claro que os Marcoenses sabem o que se passa, mas infelizmente, tal como os portugueses em geral, são muito tolerantes a estes abusos.

    Para se chegar a esta conclusão basta observarmos que ainda existem pessoas que conseguem encontrar desculpas para estas atitudes.

    ResponderEliminar
  18. E porque não pensar numa publicação periodica, que levasse a todos, digo a todos os marcoenses as questões aqui levantadas, que infelizmente chegam só a um pequeno grupo, levando em linha de conta a dimensão geográfica e populacional do concelho? Vamos a isso "carago"
    OBS

    ResponderEliminar
  19. Caros Marcuenses, parece que andamos todos a dormir há sombra, o que este executivo fez em cerca de seis anos de mandato, onde estão as grandes obras prometidas desde o seu inicio, pelo que eu sei e analiso nada, o que se fez foi tudo com projectos através de fundos comunitários, obras de raiz com investimento próprio da CMMC nada, as grandes obras que tem sido feitas são a admissão de assessores, fotógrafos, festas e promover a sua imagem, ainda recentemente tivemos as festas do concelho que foram uma vergonha para os marcuenses, duas semanas de festa em que metade dos funcionários andaram envolvidos neste evento com um cartaz tão pobre, com o dinheiro que se gastou nesta duas semanas sem gloria, não era melhor fazer tudo num fim-de-semana e com outro cartaz mais rico, olhem para o cartaz da faemarco isso sim vale a pena promover eventos onde atrai multidões, muito tinha aqui para dizer mas o insucesso é tão grande que ate me perco, mas breve voltarei

    ResponderEliminar
  20. Como disse um amigo: "Se Manuel Moreira não pode fazer nada, também não pode ser presidente..."

    ResponderEliminar
  21. É isto o PS, discute tachos, e pinotes, ao invés de se preocupar com a apresentação de propostas e alternativas para o concelho do Marco!!
    Se há coisa em que se são peritos estes senhores é em JOBS for the BOYS! Dr. Valdoreiros quer explicar de uma vez por todas os seus interesses na Camara do Marco que até o obrigaram a sair do CDS e a mudar para o PS? Quer explicar porque razão o Presidente da JS do Marco, o Caetano, trabalha na empresa de um dos seus irmãos? Ou será apenas pela sua enorme capacidade de Eng. Técnico? Quer explicar?

    José Couto

    ResponderEliminar
  22. Caro José Couto
    Antes de mais o PS ao longo dos anos tem apresentado muitas propostas e alternativas, mas obviamente uma preocupação que se deve ter (e combater) são exactamente estas situações, ou considera que se devem fechar os olhos a elas?
    Sobre a sua questão colocada sobre a Câmara e o CDS penso que deverá ser dirigida a mim, pois apesar de não ser Dr. (sou licenciado em Engenharia Electrotécnica), o meu irmão realmente tem uma empresa onde trabalha o Bruno Caetano e fui filiado no CDS. Assim posso responder-lhe às suas questões:
    Primeira, o meu interesse não é especificamente na Câmara do Marco, mas na nossa terra. Ao fim de anos de observar passivamente muita asneira, primeiro com a liderança de Avelino Ferreira Torres e depois com Manuel Moreira considerei que tinha o dever de lutar pelos interesses dos Marcoenses. Como já disse essa luta tem o único objectivo de resolver os problemas do concelho e já publicamente me ofereci para dar a minha ajuda graciosamente. Aliás nos anos em que fui autarca (no Porto) nunca recebi um tostão ou fui beneficiado seja no que fosse por esse trabalho cívico.
    Sobre a minha passagem pelo CDS, posso dizer-lhe que me filiei no concelho do Porto cerca de 1979 e mantive-me filiado por cerca de quatro ou cinco anos. Fui Vice-Presidente da Concelhia da Juventude Centrista durante alguns meses e desiludido com três coisas demiti-me e sai do partido.
    A primeira foi por ter percebido que a Democracia interna da JC e do CDS deixava a desejar. Fui várias vezes pressionado para não concorrer ou apoiar determinadas pessoas dentro do partido. Cheguei a receber um telefonema de um Secretário Geral do Partido para não concorrer a lugares dentro do partido. A minha eleição para delegado a um congresso da JC (e dos restantes delegados do concelho do Porto) chegaram a ser anunciados no referido congresso como anulada por uma reunião de uma pretensa reunião de um conselho jurisdicional que estaria reunido em Lisboa. Por minha sorte o congresso era em Braga e quando isso me foi comunicado eu pude provar essa farsa porque o telex em que isso era comunicado estava assinado além de outras duas pessoas pelo Coutinho Ribeiro (que pertencia ao órgão). Por azar de algumas pessoas estava naquele momento a falar comigo. O CR confirmou que não estava reunido na referida reunião e a decisão foi anulada.
    Cansei-me de lutar dentro de um partido pela Democracia que diziam defender.
    A segunda razão é que estava naquele partido por me considerar LIBERAL (quer em termos económicos, quer em termos sociais) e acreditar que a sociedade precisava de uma Estado que também defende-se os menos desfavorecidos. Nesses anos a saída de muitas das minhas referências ideológicas fizeram-me pensar que também deveria seguir o mesmo caminho. Não quererá que eu liste aqui essas referências mas posso-lhe dizer que várias foram mais tarde deputados eleitos em listas socialistas.

    (continua)

    ResponderEliminar
  23. A terceira razão é que nunca aceitei que na minha terra o CDS fosse liderado (se podemos utilizar esse termo) por alguém que em NADA correspondia ao perfil ideológico do CDS desses anos. Eu nunca exerci qualquer militância no Marco pelo CDS exactamente pela mesma razão. E como não consegui a nível da Distrital ou da Nacional que os seus dirigentes percebessem que estavam errados por apoiarem essa liderança eu preferi sair. Como o ditado reza, “mais vale sozinho que mal acompanhado”.
    Desculpe ser longo mas é para não deixar dúvidas das minhas razões porque há quase TRINTA anos sai do CDS. De certeza que na altura não fazia ideia que estaria por aqui outra vez a militar por ideias muito próximas daquilo que eu sempre defendi.
    Sobre as razões que o meu irmão contratou o Bruno Caetano, deveria perguntar-lhe a ele. Mas de certeza que as razões terão a ver com as suas capacidades profissionais. Eu sou daqueles que fui educado a respeitar as opções de cada um e não escolho ninguém para trabalhar comigo pelas suas opções políticas ou outras não profissionais (Os meus irmãos foram educados da mesma maneira), mas unicamente pela sua capacidade técnica. A formação académica do Bruno comprova essa sua capacidade. Alias corresponde às competências necessárias para se trabalhar num gabinete de Engenharia.
    Se ainda tiver dúvidas sinta-se à vontade para voltar a questionar-me.

    ResponderEliminar
  24. Aos diversos caros Anónimos

    Vou tentar sintetizar a minha opinião,que não entra em conflito com a maioria de vós.
    - A experiência de MM como governador civil do Porto,só o tem prejudicado,pois em consequência daquela sua passada experiência,o senhor não consegue libertar-se da faceta festivaleira daquele cargo(ficou-lhe colada à pele).
    - Ainda em consequência dessa sua experiência,o senhor apurou com a prática e as inúmeras oportunidades,a sua retórica.
    Todos sabemos,que MM,"EXIGIA" na altura e continua a "EXIGIR" agora,deitar faladura,em todos os acontecimentos,que fossem honrados com a sua presença.
    Acabou assim,o seu enorme Ego,por criar uma forte dependência,que diria narcisista,sem cura,e que se agudiza,em especial,quando MM tem a convicção,que a assembleia de ouvintes lhe é favorável.Então,liberta-se e lá vai ele a todo o vapor.
    Além do mais,é notório,que MM,o carreirista da Política,sofre terrivelmente,à frente dos destinos duma autarquia pobre e fortemente endividada,por não poder concretizar as promessas feitas durante a campanha eleitoral (tal como a maioria dos autarcas portugueses,a falta de dinheiro esmorece-lhes o intelecto,menoriza-lhes a imaginação,etc).
    Algum de vocês já passou pela sensação de frustação e impotência,como a que MM sofre,à frente dos destinos duma pobre autarquia dum concelho pouco menos que rural?
    Convenhamos,caros Anónimos,que se trata dum fim triste,nada condigno para quem tanto batalhou para subir na vida...política.
    Por estas e outras,não esquecendo a nossa formação cristã,deveremos ser mais solidários com MM,com o seu sofrimento político-partidário(nem agora PPC se lembrou dele,muito menos Marco António,tão próximo e tão distante),com a sua luta pelo nosso Marco(expressão,que adora repetir e pronunciar de modo tão convicto,que de cada vez que lha ouço,logo me vem à mente,a imagem dos craques da bola,que logo fazem juras de amor eterno,quando trocam de camisola).
    Termino com uma conclusão óbvia.
    O senhor faz o que pode.É fraquinho,lá isso é,mas cada um dá aquilo que tem,a mais não está obrigado,não é?
    E por aqui me fico.

    ResponderEliminar
  25. Caro Senhor José Couto

    Na qualidade de líder do Grupo Municipal do P.S.,limito-me a fazer-lhe um convite,que espero seja honrado por si.
    Convido-o a assitir âs sessões da Assembleia Municipal (aliás são públicas),podendo inferir com total propriedade,se o P.S.,apresenta ou não,propostas,e ou alternativas e também inferir do mérito,ou demérito das intervenções dos seus deputados.
    Obviamente,que lhe peço apenas,que se se dispuser a honrar este meu convite,"dispa a camisola",para que friamente e olhos nos olhos me diga,que a minha avaliação positiva daquele grupo,está errada.

    Cumprimentos
    João Valdoleiros

    P.S.: deverá também assistir às reuniões públicas do Executivo,para presencialmente confirmar,ou infirmar,se o vereador do P.S.,apresenta ou não propostas e,ou alternativas.

    ResponderEliminar
  26. Devo perceber que e um santo! Alias pela sua longa exposição percebo que ainda se sente incomodado com o facto de ser militante do CDS na altura que o Torres era Presidente do partido e da Câmara! Mas eu so queria que o admitisse! Marcoenses o Jorge Valdoleiros foi militante do CDS! Ja agora porque não escreve na pagina principal do blog a assumir isso? Porque mudou para o PS? Porque mudou alias toda a sua familia? Explique então porque o Bruno so entrou após as eleições de 2009? Não foi táctica familiar para controlar mais uma secção do PS? Escrevam sobre vocês e sobre as vossos problemas! Que baixo nível o demonstrado por este PS! E assim que querem ser alternativa? E assim que se constrói a democracia?

    Jose Couto

    ResponderEliminar
  27. Caro José Couto,
    O seu raciocínio tem como base o pressuposto que alguém pode chegar a algum lado (controlar uma secção do PS por exemplo) pelo facto de se aliar ao Bruno Caetano, refere-se à secção de Rio de Galinhas?
    Pelo que veio a público, nestas eleições a SG do PS o Eng. Técnico Bruno Caetano está do lado oposto ao do seu patrão Eng, Rui Valdoleiros. Como se explica, será que alguém quer medir forças com quem lhe paga o salário?

    ResponderEliminar
  28. Caro José Couto
    Se me conhecesse minimamente saberia que eu não me considero santo, até porque não acredito em santos.
    Mas engana-se ao pensar que me sinto incomodado por ter sido militante do CDS, pois quando me senti incomodado sai. Agora sempre me incomodei por ter estado simultaneamente no mesmo partido com AFT, sem dúvidas nenhumas. Mas nunca o apoiei, nunca fui militante do CDS Marco exactamente por isso, nunca participaria alguma lista em que ele pertencesse, não porque tenha alguma coisa contra a pessoa, que respeito, mas por NUNCA ter concordado com as suas opções políticas.
    Quantas pessoas é que no Marco preferiam agora poder dizer isso. Muitas de certeza. E mais não digo porque tenho respeito por aqueles que um dia concordaram com as ideias de AFT, mas que mais tarde as renegaram.
    Também está enganado que eu nunca tenha escrito que fui militante aqui, já agora e depois disso para não dizer que não disse pertenci à Mocidade Portuguesa (em Moçambique era obrigatório), estive em reuniões do MDP (julgo que era assim o nome antes de ser MDP/CDE), ganhei as eleições no Liceu de Penafiel numa lista por mim encabeçada em que pertencia também um elemento do MRPP, fui autarca pela AD, fui uma vez apoiado pela JSD numa eleição na FEUP, pertenci à Comissão de Trabalhadores da primeira empresa onde trabalhei, ocupei vários cargos em associações empresariais e muito mais recentemente apoiei o MLS (Movimento Liberal Social).
    Pode parecer-lhe estranho mas a MUDANÇA não me assusta.
    Já várias vezes disse porque apoiei o PS nas últimas eleições autárquicas no Marco, e se recentemente me filiei nesse partido é porque li os seus princípios programáticos e não encontrei nada que esteja em oposição às minhas ideias.
    Como hoje considero que a situação que o nosso concelho atravessa obriga-nos a alguma militância considerei que seria adequado essa filiação.
    Sobre a minha família, terá que perguntar a cada um deles as suas razões mas mais uma vez se nos conhecesse bem saberia que está a dizer asneiras.
    Dou-lhe três exemplos: O meu pai é independente (sempre o foi e nunca militou em nenhum partido), o meu avô até foi autarca eleito pelo PS (não tenho a certeza mas depois também pelo CDS) e tenho um tio que eu sei que sempre foi próximos dos socialistas mas que só pode ter uma opção partidária quando terminou a sua carreira de militar (não sei se sabe mas os militares não se podem filiar em partidos).
    Sobre o Bruno Caetano, mais uma vez não lhe posso esclarecer mas não me parece que uma coisa tenha a ver com outra. Agora acredite que está a ter muita imaginação em ver por aí um plano maquiavélico da Família Valdoleiros para controlarem o PS, mesmo que fosse só no Marco. Cada um de nós, como todos os Marcoenses, tem o poder de UM VOTO, num ou noutro partido, e com esse voto eu acredito que podemos ajudar a mudar efectivamente o Marco. Agora eu, apelo até que muitos Marcoenses se filiem e militem no PS para mudar a triste situação criada por Ferreira Torres e Manuel Moreira. E que não tenha vergonha de assumir a mudança porque o Marco precisa de todos. É por isto que hoje eu estou no PS Marco e se isso já incomoda muita gente é porque existe trabalho a ser realizado pelos actuais dirigentes do PS Marco, encabeçados pelo Artur Melo, pelos vários autarcas eleitos pelo PS, nomeadamente o tão falado Bruno Caetano e sente-se que os Marcoenses estão a aderir cada vez mais às ideias deste grupo de indivíduos livres e de mãos limpas.
    E não são só socialistas, mas existem cada vez colaboração de comunistas, bloquistas, sociais-democratas e até centristas. Pois estes também serão necessários para resolver os problemas do Marco.
    Faço-lhe um desafio a si, José Couto, junte-se a este grupo e colabore para mudar o Marco.
    Um abraço

    ResponderEliminar
  29. O facto de o Sr.jorje Valdoleiros ter mudado de partido, e pelas razões que aponta so o dignifica. Estava realmente mal colocado, e por aquilo que tenho lido nos seus escritos neste blog não era pessoa para estar ao lado do ditador FT que governou(des)a nossa terra.Quanto ao desgoverno que agora paira na Câmara Municipal é inadmissivel.Votei em MM e no seu executivo.Estou desiludido!Então aumenta-se o ordenado ao rapaz, porque sofreu aumento de impostos ditado pelo seu governo PSD, e os outros trabalhadores da Câmara e todos os outros portugueses? Continua-se a contratar pessoal, quando o Governo quer reduzir os funcionarios públicos? Dr.Manuel Moreira, o senhor desiludiu-me a mim e a muitos marcoenses. Por favor trave o despesismo com contratos de pessoal desnecessário, com medalhas à molhada, com festas do Marco de 15 dias (quando poderia fazer de 3 dias e com um bom cartaz), etc.

    ResponderEliminar
  30. O sr.Jorge Valdoleiros,está a dar demasiada confiança a um tal José Couto,que vem para aqui com atitudes provocatórias.
    Se me fossem dirigidas estas provocações,responderia a esse atrasado mental,que na sabedoria popular,o Povo diz que "Só os burros não mudam de opinião" e que para se ser burro não é preciso usar albarda,basta escrever de modo tão néscio como este Couto e não mudar de opinião como se pode comprovar pelos seus escritos.
    Já agora elogio a frontalidade e a transparência com que o sr.Jorge nos revela a sua vida política passada.
    Demonstra sem margem para quaisquer dúvidas que pelo menos nunca se portou como um lambe-botas,como muitos,que temos cá pelo Marco e os AFT e MM,que o digam,pois bem conhecem os Coutos cá do sítio.
    E se eu os conheço.Nojo de povo.
    Leiam aquilo,que escreveu Eduardo Prado Coelho,sobre as características das nossas gentes e ficaremos elucidados sobre as qualidades humanas dos Coutos cá do Marco.Tachistas,lambedores de botas,oportunistas,invertebrados,eunucos,toda uma cáfila de camelos.Estão felizes em viverem numa terra que não tem sequer o mínimo exigível a uma terra civilizada,água potável,saneamento básico.
    Os Coutos cá do sítio não merecem mais que a pocilga,a que estão habituados.
    Os meus cumprimentos sr.Jorge Valdoleiros

    PS: parece que o trabalho político desenvolvido pelos membros da família Valdoleiros,está a incomodar os Coutos cá do sítio.Ora,não me consta que aquela família tencione arrancar as suas longas raízes que a ligam ao Marco,daí que aconselhe os Coutos cá do sítio a emigrar para África,onde(sem menosprezo pelos seus autóctones)se poderão sentir gente grande.

    ResponderEliminar
  31. Relativamente ao Márcio não vou tecer qualquer comentário, ele sabe bem a minha opinião a respeito disso, mas acho que o meu nome vem para aqui desnecessariamente, nada que já não esteja habituado a ver.
    Mas para os mais distraídos posso a esclarecer um pouco da minha vida, apara aqueles mais preguiçosos que não gostam de procurar no Google as coisas antes de dizer várias asneiras:
    Sou Militante do PS n.º 76522 desdês 26.11.2003, em 2005 recordo a lista para a câmara municipal:
    LUIS DELFIM DA SILVA PINTO DE ALMEIDA, 51 anos, Empresário – Rio de Galinhas
    MANUEL JOSÉ MOREIRA CARVA, 45 anos, Gestor de Empresas – Tuías
    DINA ISABEL VIEIRA BASTOS SALGADO COUTINHO, 36 anos, Professora – Tuías
    JOSÉ ANTÓNIO MOURA PINTO, 46 anos, Engenheiro – Tuías
    ELSA PAULA MATEUS COSTA CORREIA, 43 anos, Professora – Fornos
    BRUNO SERGIO MOREIRA CAETANO, 23 anos, Engenheiro – Rio de Galinhas
    MARIA CAMILA PEREIRA DA SILVA PINTO, 52 anos, Enfermeira – Alpendurada e Matos
    A 5 de Outubro de 2004 integro os quadros da RV-PE (http://www.rv-pe.com/equipatecnica.htm) ou( http://brunocaetano.org/site/bruno.htm).
    Pelo que me recordo ainda foi um dos culpados de Rui Valdoleiros ter aderido ao PS em 2010.
    Para meio entendedor meia palavra basta.
    Relativamente ao meu profissionalismo, nada vou dizer, mas podem perguntar por ai, sou muito feliz enquanto Eng. Técnico Civil.
    Mais esclarecimentos podem contactar-me pessoalmente.
    obrigado

    ResponderEliminar
  32. O insulto é a arma mais fácil para os desprovidos de inteligência! (resposta a ultimo anónimo)

    Fiquei muito exclarecido Dr. Valdoleiros! Sem dúvida acho que fez uma excelente exposição! Mas faça um texto na página principal! Penso que todos os marcoenses como nós e os militantes do PS deviam ficar a saber desta sua "mudança"! Afinal a transparência não fica mal a ninguém!
    Sou leitor do seu blog, agora ouvi estas coisas de si, é obvio que não gosto de ler alguem que supostamente é sério e depois falam destas coisas sobre si e da sua familia! Onde há fumo há fogo, já sabe como é... Peço desculpa se alguma vez o ofendi! Quanto ao convite, não quero pertencer a partidos!! O meu partido é o do trabalho diário, olhe para por exemplo pagar as dividas que o seu partido nos deixou...


    Quanto ao resto, só lhe queria mostrar que a situações que podem ser mal entendidas! Há coisas que podem parecer estranhas! O que me importa acima de tudo é que os contratados, sejam isto ou aquilo façam o seu trabalho! Um bom trabalho, ganhem 30000, 300, ou 300000000 €!

    Não é isso que realmente importa???? Quero la saber quem trabalha, onde ou para quem. Só quero é que façam um bom serviço! E então se for público ainda devemos exigir mais...

    É que há muitos boys do PS e eu nunca ao longo de 6 anos o ouvi falar de nenhum! Porque? Não lhe ficaria bem? Agora já podia atirar a pedra!!

    Um bom escritor deve ser independente e não ser tendencioso! O senhor é! Nunca o ouvi a dar um elogio a algo que não seja da sua cor! Alias vi-o a defender o Eng. Sócrates que era bem pior que o FT! Mas pronto... Disso ninguem fala!

    Sempre que achar darei a minha opinião!

    Como a sua é válida! Eu não concordei com ela, escrevi! Posso não posso? Não o insultarei como aqui fui insultado! Porque vivo na democracia!

    JC

    ResponderEliminar
  33. Caro José Couto

    Além do facto da minha(s) mudança(s) serem da idade da pré-história, penso que têm a importância que tem, que na minha opinião é pouca. Acredito que não serei assim tanto importante para se andar a discutir o que fiz trinta anos atrás, e porque o fiz.

    Aliás considero que não deveria nunca ser eu a dar esse destaque da minha própria pessoa e da minha "carreira" política. Se existir alguém interessado que o faça e facilmente encontrará muitas pessoas que o poderiam fazer.

    Agora há uma coisa que me incomoda. Quais são afinal essas coisas em concreto que falam de mim?

    Volta a repetir-me que devo estar a tocar no sítio certo para me tornar tão incómodo.

    Sobre a minha família cada um saberá defender-se se o precisar, mas mais uma vez também não percebo o que de "mau" se poderia dizer por aí dela.

    Sobre as dívidas que estamos todos a pagar deveria estar atento e mais uma vez perceber que o que estamos a pagar são dívidas de vários governos (acredite ou não estamos agora a pagar dívidas do tempo em que Cavaco Silva era PM), de muitas Câmaras (a começar pela nossa onde o PS nunca esteve a governar), das RA's e por ai a adiante.

    Estamos a pagar uma dívida muito grande devida ao "roubo" que existiu no BPN e no BPP. Estamos também a pagar o facto de praticamente todos os portugueses estarem a viver acima das suas possibilidades.

    E estamos a pagar que pessoas como o José Couto aceitem que tanto faz que alguém ganhe 30000, 300, ou 300000000 €!

    Pois o dinheiro não estica e é essa mentalidade que faz com que o Marco esteja cada vez numa situação finaceira mais difícil.

    Sobre os BOYS do PS, já falei, falo e falarei deles sempre que considerar pertinente. É um direito que eu tenho. Mas se tiver casos concretos de BOYS do PS para apontar de certeza que não lhe faltará espaço onde escrever.

    Sobre a minha independência ela baseia-se exactamente em eu poder escrever o que quiser, e não o que pretende que eu escreva.

    Já reparou na pouca coerência que tem que no mesmo comentário me venha dizer o que devo escrever e depois diga que eu devo ser independente.

    Deixe-me ajudá-lo. Eu sou independente, escrevo o que quero, sobre quem quero e sou "tendencioso" como quiser. Isto é que é INDEPENDÊNCIA.

    Pelo que escreve, o José Couto não gosta disso e gostaria que eu escrevesse sobre o que pretende, ou seja não ter independência.

    Já agora não tenho pretensões em ser um bom escritor, basta-me ser um escritor que incomode!

    Sobre a preferência entre José Sócrates e Ferreira Torres, ambos somos livres de termos a nossa opinião. Eu não tenho dúvidas, mas se o José Couto se sente confortável com Ferreira Torres é consigo e dá uma boa ideia do que prefere na política e nos políticos.

    Sobre as opiniões de cada um, é mesmo isso, a sua é válida e a minha também, foi para isso que os portugueses fizeram o 25 de Abril.

    Sobre os insultos, é uma questão de opinião. E deixa-me dar uma opinião. O José Couto é daqueles que atira as pedras mas quando lhe respondem à altura não gosta.

    Esse é o problema de se insultar alguém, pois para insultar não é necessário utilizar termos menos próprios basta estar-se com a intenção de ofender.

    Já teve respostas minhas, do meu pai, do Bruno Caetano, de vários anónimos e acho que ainda merecia mais algumas respostas.

    Mas por mim volte sempre que quiser que será bem recebido e tratado da mesma maneira de que gosta de tratar os outros.

    ResponderEliminar
  34. Esse José Couto não é mais nem menos do que um Boy do MM que usa disfarce. Deve ser um daqueles vaidosos que pensam que são alguém ou superiores aos demais que o acompanham para todo o lado.

    Que vá mas é investigar quanto dinheiro é que a CMMC gasta em bandeiras, jantares, festas, motoristas de MM, mordomias e mais mordomias e compare com o número de obras prometidas, algumas escritas, e que até à data estão caídas na mentira e na falta de palavra de MM.

    Já agora, EU TINHA VERGONHA DE SER PRESIDENTE DA CMMC, quando se fala em requalificar com 7 milhões de euros ou mais, o centro da cidade, quando a maioria das Freguesias deste Concelho não tem água, saneamento (questão de saúde pública) ou ainda necessidades primárias como iluminação ou pavimentações. Mentira? Sr. MM, já que recuso a chamá-lo de Presidente, tire os sapatinhos de vela a calce umas botas de obra ou umas galochas e vá mas é trabalhar, foi para isso que o povo do Marco votou em si e não para passear vaidade, rancor para com os marcoenses, gastar dinheiro em bandeiras, carros, motoristas, assessores amigos, etc, etc. RENUNCIE AO CARGO (TACHO) porque os marcoenses precisam quem trate deles e não quem os ofensa com desculpas gastas da situação financeira do País, para isso, não contrata ou aumenta salários a assessora, faça-o sim, mas a todos os funcionários da CMMC, assim não PROMOVE A IGUALDADE.

    Resumidamente e como já aqui alguém disse, se não faz obra, não serve para Presidente.

    ResponderEliminar
  35. Senhor FT já consegue usar o computador? Se o ultimo comentário não é seu é de alguém próximo!

    JC

    ResponderEliminar
  36. Caro JC

    Reparou, como eu reparei, que o comentário do anónimo das 19:12 é incisivo ao afirmar que "se não faz obra, não serve para Presidente".

    O problema para Manuel Moreira é que os seus apoiantes esperavam ver obra feita, tanta era a obra prometida.

    E todos sabemos que muita gente afirmava sobre AFT, que ele poderia fazer muita coisa errada (nós sabemos ao que o povo se referia), mas "fazia obra!.

    FELIZMENTE existe uma alternativa que é "fazer obra e continuar com as mãos limpas".

    ResponderEliminar
  37. Não sou FT e mais lhe digo, não tenho saudades dele nem muito menos pena, aliás haveria era de estar preso. Tenho sim pena é de si Sr. tal Couto, sabe porquê? Porque você não sabe o que é ser enganado por MM. Portanto, se é amigo do Marco, logo não pode ser amigo de MM, porque este não tem palavra e mal trata os marcoenses. Mais, não sou FT e nunca votei nele em quase 40 décadas de existência, mas já voitei duas vezes em MM, erro que não mais cometerei e espero que deus me perdoe por esra asneira.

    ResponderEliminar
  38. A minha intervenção vai no sentido de dar os parabens ao anónimo que em 22.07.2011, aqui produz uma opinião acerca de Maunel Moreira, que sintetiza tudo o que MM é. De facto o homem não faz mais pq não sabe, está formatado para festas. Daria um bom vereador da cultura e desporto - um organizador de eventos. Todavia é casmurro e tem da gratidão um etendimento mt próprio. Foi mt util ao Marco no primeiro mandato, abriu a sociedade marcoense deu-nos auto estima. Este 2º mandato que precisava de gente que saiba tratar de coisas "sérias" infelizmente não pode contar com MM - não se pode ter tudo!!! Já agora valia a pena tentarmos saber o porquê do afastamento progressivo do Ex- Vice Presidente Dr. Bento Marinho, para mim disse tudo na última Assembleia Municipal.
    Guedes

    ResponderEliminar
  39. Senhor Couto,antes de mais,aconselho-o a tomar um Compensam,para a azia.
    De seguida só lhe queria dizer que escrever como anónimo ou como José Couto,é igual ao litro,quer dizer,e tenho que ter o cuidado de ser bem explícito,Coutos há muitos e anónimos também.
    Depois,como o senhor Jorge Valdoleiros,já lhe explicou,ele é engenheiro,não é doutor.Não será coisa que o incomode muito,ms a mim chateia-me que me dêem razão,quando escrevi o comentário anterior.
    Bm sei que a Verdade dói,mas sempre tive o cuidado de pensar antes de escrever,coisa que muita gente não faz.
    Não gostou,pois não?
    Sócrates também não.

    ResponderEliminar
  40. Já agora, para o comentário do Anónimo de 27 de Julho 11:33, quais foram as linhas gerais da intervenção do Dr. Bento Marinho?

    Sei que faz falta, como Homem, Economista, Gestor e acima de tudo para dar uma orientação a MM, uma vez que este anda, como é do conhecimento geral, com a gestão da CMMC aos pontapés.

    Posso também entender outra coisa, quando alguém faz sombra a MM, o que ele faz e sabe fazer melhor, é silênciar e tirar da ribalta essas pessoas, geralmente quem lhe faz bem e no meu entender distanciado, o Dr. Bento Marinho enquadra aqui perfeitamente.

    Obrigado.

    ResponderEliminar
  41. Caro conterrâneo:
    O que o Dr. Bento Marinho(BM) disse fê-lo como sempre de forma clara e objectiva. Falou da divida da CM, dos 45ml e dos mais 7ml que são necessários pedir à banca, chamou os "bois pelo nome" atribuindo a responsabilidade ao FT e explicou porquê.
    Nas entrelinhas, disse que foi acusado de ser ele no Executivo Anterior, a não querer pagar aos empreiteiros as dívidas não cabimentadas e deixou perceber que pessoas do Executivo a que pertenceu, se esconderam atras dele para lhe atribuir culpas por esta decisão. Disse também que era provável vir a abandonar a Assembleia Municipal.
    Aliás, para quem acompanha as reuniões de Assembleia, já percebeu há mt, a distância que o separa de MM. Acho que há em MM um problema de "cíumes", só que, ao BM os marcoenses entendem-no!!!! O BM, quando fala, sabe do que fala, o que em MM acontece poucas vezes!
    obrigado
    Guedes

    ResponderEliminar
  42. Obrigado caro Guedes.

    Apenas pretendia ter a certeza da baixaria.

    ResponderEliminar
  43. Arre!Estava difícil.
    Finalmente os Marcoenses começam a perceber quem é MM.
    O senhor "arruma" todos aqueles,que lhe fazem sombra,a bem ou a mal,quase sempre por interpostas pessoas,que poderemos designar por lacaios,lambe-botas,corifeus e outros, resignados à sua pequenez intelectual e à sua mediocridade moral,mas também por aqueles com uma ambição desmedida,convictos que tal "padrinho",lhes proporcionará o passaporte para o éden da Política,mesmo que para tal,entretanto,tenham que desempenhar o papel de "Sanchos Panças"
    O tráfico de influências,uma das facetas mais vulgares da corrupção,pratica-se sem pudor no nosso meio político,convencidos,que estão os seus actores,da mais completa impunidade pela escandalosa ineficácia da Justiça,assim como dos hábitos ancestrais da nossa sociedade(por ex.meter uma "cunha" em favor dum familiar,ou amigo,é coisa considerada como normal)e ainda do conceito social,que aos políticos no Poder tudo é permitido,ou melhor desculpável,menos roubar.
    É que roubar,para o nosso Povo é apenas a apropriação indevida de dinheiros,ou bens materiais e isso até Cristo lhes ensinou.
    Como também lhes ensinou a "amar o próximo".
    Assim,porque não praticar o tráfico de influências para vivenciar esse mandamento da Lei de Deus?
    Afinal,MM e outros políticos,que possam eventualmente ser acusados de tráfico de influências,mais não fazem que a prática da doutrina,que Cristo nos ensinou,não é?E somos ou não,na quase generalidade uma sociedade cristâ?

    Miguel Fontes

    ResponderEliminar
  44. Conterrâneos, solicitem ao Sr. eng. valdoleiros que dê divulgação aos comentários que acabamos de produzir. acho que estaruia a prestar um bom serviço à nossa terra.
    Boa tarde!
    Guedes

    ResponderEliminar
  45. Caro amigo Guedes

    Se me indicar que divulgação em especial que queira que eu faça de algum comentário, é só dizer.

    Só penso atenção a si e a outros leitores que estou a acabar a minha última semana antes de férias que não me tem deixado muito tempo para dedicar a este nosso blog.

    As minhas desculpas

    Pior poderão ser as duas próximas semanas onde vou usufruir de um descanso merecido...

    ResponderEliminar
  46. Sr eng. Valdoleiros,
    Faça a transcrição das ideias aqui deixadas por mim e pelo conterrâneo ANÓNIMO que analisou - e bem - o que poderá ser a ponta do "iceberg", da relação entre Bento Marinho e Manuel Moreira, deve haver mais gente a saber mais coisas.Por mim, que sou leitor deste blog entendo que estaria a prestar um bom serviço ao nosso Marco. Poderiam cair algumas máscaras!!!!
    Guedes

    ResponderEliminar