quinta-feira, 7 de julho de 2011

Ver por outros olhos

Por alguma razão sempre quis ser fotógrafo e nunca o consegui, talvez por falta de aplicação, talento ou até de gosto que é necessário. Como poucas actividades, a fotografia requer todos estes atributos e mais alguns, como a paciência e bom material também, porque não?
Um dia tirei um curso até. Foi na Escola Secundária, com o saudoso professor Guimarães de Biologia. O azar é que o homem, ao mexer o meu filme, o deixou cair no chão, arruinando todas as fotos que eu e o Cajó tínhamos tirado. Ainda chegámos a imprimir algumas em papel Hillford, num preto e branco glorioso, mas acho que este incidente me causou um desgosto para sempre com a fotografia enquanto arte.
Até há uns dias não tinha encontrado ninguém no Marco que me entusiasmasse neste campo. Nem nesses concursos que normalmente se realizam, nada. Até ver as fotos da Vanessa. A Vanessa Pinheiro é a fotografa mais talentosa que já conheci na nossa terra. Com 16 (!) anos, esta menina em vez de se dedicar às paixões normais na sua idade, ou além destas, adora a fotografia. Isto nota-se no seu trabalho, porque tem algumas fotos em que o objecto é a camera. Este é um dos sinais de que a jovem artista já desenvolveu uma identidade, algo importantíssimo na definição de um talento. Além disso, há aquela visão... A maneira de ver em que parece que a VP sabe mais do que nós, ou vê mais. Na verdade vê com outros olhos, os dela.
Não publico o trabalho, porque este está documentado por aí:




Sem comentários:

Enviar um comentário