sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

607.044 Desempregados inscritos no IEFP


O número de desempregados inscritos no IEFP no concelho de Marco de Canaveses no mês de Janeiro continua a crescer pelo sétimo mês consecutivo e atingiu de novo o recorde absoluto de 4.408 desempregados.

No Continente o crescimento continua também pelo sétimo mês consecutivo e atingiu também um novo recorde absoluto de desempregados.

Em Marco de Canaveses foram atingidos novos recordes absolutos de desempregados do sexo masculino, dos desempregados a menos de um ano, do novo emprego e de todos os grupos etários acima de 25 anos, dos desempregados com o 1º e 3º ciclo do ensino básico e do secundário.

Simultaneamente anunciam-se por todo o país novos despedimentos em massa, como este da Peugeot-Citroën de Mangualde, que suprime 350 postos de trabalho. A explicação dada é que, “a partir do segundo semestre do ano passado começou a haver um arrefecimento da economia, com reflexo nos mercados, e pressentia-se que os mercados estavam a cair e que, eventualmente, poderíamos ter de fazer ajustamentos”.

De facto o arrefecimento da economia provoca que as empresas sejam obrigadas a prescindir dos trabalhadores, que acabam por aumentar as fileiras dos desempregados. Por sua vez, estes são obrigados a cortar dramaticamente nas suas despesas, o que vai provocar um maior arrefecimento da economia.

O que provoca situações como esta, em que o consumo de gasóleo em Portugal caiu 11,3% em Dezembro relativamente ao mesmo mês de 2010. Esta é a maior quebra desde 1990, como se pode ler aqui, e que é explicada porque do lado das empresas há uma redução da actividade, o que afecta “fortemente” o mercado do transporte rodoviário.

Esta situação por sua vez arrefe a economia, o que volta a provocar mais desemprego.
  
A solução Keynesiana, que já deu provas na resolução da crise de 1929, é o recurso ao investimento público de modo provocar de novo o aquecimento da economia. Infelizmente os actuais políticos europeus insistem em implementar políticas de austeridade, que provocam exactamente o efeito oposto, ou seja o arrefecimento económico e o aumento de desemprego.

Sem comentários:

Enviar um comentário