quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

Não é normal, por António Ferreira

Não é normal que numa “administração”, em média, a cada seis meses um elemento dos cinco que a compõem seja demitido, exonerado ou peça a demissão.

Não é normal que se publique nos espaços públicos os motivos para a exoneração de um elemento e posteriormente se instaure um processo disciplinar ou mais, para averiguar se aqueles fundamentos se verificaram ou não.

Não é normal que alguém seja acusado de “má fé” por ter recorrido aos mecanismos previstos na lei e depois de o órgão competente para analisar, lhe ter dado provimento.

Não é normal copiar e publicar com erro despachos com meia dúzia de linhas.

Não é normal que os “trabalhadores” sejam alvo de inúmeros processos disciplinares.

Não é normal que os trabalhadores assumam que “agora” são todos contratados.

Não é normal este ruidoso silêncio!

… ou será que é?

66 comentários:

  1. Não nada é normal nem funcional, NUNCA O FOI.Mas a cúmplicidade é m grande mas a irresponsabilidade e a IMPUNIDADE É BEM MAIOR E GRITANTE.

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    1. Caro anónimo,
      o "nosso" silêncio também pode contribuir para que a impunidade ganhe raízes!

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    2. Caro António

      O mais importante para se resolver muitos dos problemas, como este, é discutirmos as situações publicamente. É o único modo que existe para encontrarmos soluções e terminarmos com estes "tiques" de falta de democracia.

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    1. Há uns tempos atrás escrevi um post com o titulo "Com medo ninguém ensina" que pode de alguma forma fornecer algumas pistas para esta "anormal" situação.
      Sobre o aspecto disciplinar, uns tempos antes, citando parcialmente um trabalho académico, ao qual atribui o titulo "A importância das regras", onde se encontram algumas possíveis explicações para esta "anormal" situação.
      Mas, salvo melhor opinião, qualquer "administração" presta contas à "Assembleia" e, se não presta este órgão tem legitimidade para as pedir. Se tal não se verificar, podemos inferir que a situação nada tem de anormal ou, este ultimo órgão demitiu-se das suas funções!

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  3. Todas estas estórias à volta do agrupamemto escolar de Fornos,resultam da prática duma liderança com tiques de autoritarismo salazarento mesclados com um autismo incurável,ou quem sabe,conveniente.
    O medo já pulula pelos corredores,pois a arte de "bufar",está de novo pujante,e talvez compreensivelmente,a impunidade encontre terreno livre e fértil.
    Há,dizem os entendidos,um órgão intitulado o Conselho Geral,que poderia e deveria repôr,se for caso disso,a legalidade e o normal funcionamento da estrutura em causa,assim os elementos,que o constituem,se decidam a apenas e só,a exercer uma das funções,que lhe compete,a fiscalização da legalidade e das normas de funcionamento.

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    1. Caro anónimo, sobre liderança disse Manuel Bernardes:
      "Não há modo de mandar, ou ensinar mais forte, e suave, do que o exemplo: persuade sem retórica, impele sem violência, reduz sem porfia, convence sem debate, todas as dúvidas desata, e corta caladamente todas as desculpas. Pelo contrário, fazer uma coisa, e mandar, ou aconselhar outra, é querer endireitar a sombra da vara torcida."

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  4. Dou-lhe os meus parabéns Dr. António Ferreira pela verdade publicada e pela coragem. É que nós, os funcionários, somos perseguidos e não podemos expôr-nos à mercê duns tantos corrup....Lamentavelmente, o Agrupamento em causa, o do Marco, não tem condições para executar as suas reais funções: Educar.
    Ninguém pode estar à frente de um orgão desta natureza, com a responsabilidade de trabalhar o potencial humano ("lidar e formar o futuro") depois de inequivocamente ter dado consecutivas provas de ignorância, perseguição,facilitismo. compadrio, falta de equidade, avaliações irregulares , isto é com vício quanto à forma e ao modo... para não abordar questões de outro foro. Mais, os docentes e todos os assistentes, não têm de ser obrigados a conviver com a esposa do gestor! Temos de ir aos jantares que ele marca!.....Surpreendentemente não percebemos a posição da Câmara mas muito menos a do Dr. Zé Cruz e do resto dos Pais. Claro que dos profs e das educadoras do Conselho Geral nem nos merecem comentário. O que é péssimo!
    Até breve, Dr. António Ferreira e bem gostaria de me poder manifestar nominalmente. Bem- haja por se pautar e lutar pela democracia.

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  5. Cara anónima (respeito pela igualdade de género),
    Antes de me pronunciar sobre o seu comentário, que agradeço duplamente, pelo comentário em si e, que da próxima omita a referência a qualquer título, permita que a remeta para dois pequenos escritos publicados neste blog, “Não usem a escola” e “Autonomia”. Não sendo professor, em verdade nunca passei do estatuto de aluno, de há uns tempos a esta parte tenho manifestado a minha opinião sobre o tema Educação.
    De uma coisa estou certo, com o seu comentário de hoje, os adultos de amanhã irão ficar-lhe gratos. As entidades que menciona e outras, têm a obrigação de se pronunciar seja por ação ou por omissão. A Escola forma cidadãos cujas aprendizagens ou são efectuadas em determinado momento ou ficam irremediavelmente hipotecadas. A Escola não é uma fábrica onde a qualquer momento se pode parar uma linha de montagem ou mandar para o lixo peças com defeito de fabrico e, estou profundamente convicto que os professores na sua esmagadora maioria querem formar bons cidadãos. Para tal, precisam de condições de trabalho, de lideranças e de orientações claras, precisas e concisas.
    Não se pode ficar a assistir e contabilizar 4-0, referindo o número de exonerações verificadas!
    Ao falar das avaliações eu não concebo que as reclamações não sejam usadas nos tempos previstos na lei, isto é, que após conhecimento da notação atribuída os legítimos titulares exerçam, de acordo com as formas previstas na lei, o direito de manifestarem o seu agrado ou desagrado. A avaliação deve servir para destacar os melhores e, nunca para penalizar os menos bons. Não acredito que haja professores maus!
    Se alguém me viesse dizer o professor “x” reclamou e teve acesso à plataforma para alterar algum parâmetro, ou que o professor “y” foi aconselhado a reclamar, deduziria estar perante um delírio provocado por eventual surto febril. Nos dias de hoje nenhum profissional se prestaria a tal!
    Da mesma forma penso que qualquer ata, de qualquer reunião, não poderá ser previamente apresentada ao órgão de gestão, sem estar aprovada pelos membros que nela, efetivamente, participaram, a menos que houvesse outras intenções.
    Também não conceberia que qualquer docente, na sua sala de aulas e no exercício da nobre função de ensinar, fosse interrompido sem aviso prévio, que as crianças fossem afastadas, para que alguém insultasse ou esclarecesse qualquer assunto. A acontecer seria a manifestação de desrespeito pelo profissional, pelo colega, pela Escola e pelos ALUNOS. Este comportamento a verificar-se seria por mim considerado de inadmissível.
    A Escola existe porque há alunos e os pais não podem nem devem, da mesma forma que são exigentes com a educação dos seus educandos, deixar de ser exigentes para com aqueles profissionais que são pagos para participar na formação do seu "ativo" mais valioso, o seu EDUCANDO.

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    1. DR. Ferreira, permita-me que lhe dê desde já os meus sinceros parabéns, não pela coragem, mas pela inteligência, pois não é qualquer pessoa que por um simples texto anónimo consegue perceber que é uma mulher que escreve e não um homem, percebeu pela caligrafia?
      Já agora diga lá, e eu, sou homem ou mulher?

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    2. Cá temos um futuro agente investigador da PJ,pois revela argúcia e atenção analítica aguda ou será da SEDES?

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    3. Agradeço o seu contributo.
      Respondendo à sua questão, sugeria que falasse com o seu médico de família, a medicina e a psicologia podem ajudar.
      Cumprimentos

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  6. Para além de parabenizar o Dr. António pela forma como ecreve, quero também aqui encorajar o anónimo que denuncia a situação que se vive naquele agrupamento. Ao seu comentário gostaria apenas de acrescentar um aspeto que diz respeito à esposa do dito gestor. Não é apenas nos jantares que temos que "levar" com ela. É que esta senhora passa a vida a telefonar-nos a pedir dinheiro em troca de outros "favores" que supostamente o seu marido irá fazer, como por exemplo, garantindo-nos o emprego. Acho que é um problema de família, o marido anda a pedir dinheiro aos marcoenses alegando que é para a escola e a mulher pede aos professores e aos funcionários, sabe-se lá para quê?!!! Realmente só mesmo no Marco de Canaveses! Sinceramente não sei o que anda o Conselho Geral a fazer!... Entretanto não me calarei e espero que todos façam o mesmo, para bem da democracia.

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  7. Ò Diabo,então a coisa anda mais negra do que se pensava,ou se comentava por aí.Vencimentos penhorados,sim,mas não mais que isso.
    Afinal,azares na vida qualquer um pode ter.E depois,faça-se justiça,a vida está pela hora da morte,com Passos,ou sem Passos,vai dar ao mesmo buraco.
    É bem verdade,que a necessidade aguça o engenho e,a ser verdade esta promoção de empregos garantidos,reconheça-se-lhe o mérito da sua originalidade.
    Quanto às verbas referidas e envolvidas,estou certo,que se tratarão de simples adiantamentos para preparos,documentos,etc..,nada de anormal por consequência.
    E o caro Anónimo das 10:46 AM questiona o que anda a fazer o Conselho Geral?Mas realmente existe um Conselho Geral no Agrupamento Escolar de Fornos,ou pelo contrário existe um grupinho de amigos,que se juntam de vez em quando,para tomar um chá,ou um chocolate no renovado "Trenó"(passe a publicidade)cá do nosso burgo?
    Dizem as más línguas,que o presidente desse tal conselho é simultaneamente fornecedor de refeições escolares.Não sei se tal pode perturbar o funcionamento do conselho em causa,mas a ser verdadeiro,a coisa não é bonita de se ver.
    Lembro-me logo daquela "À mulher de César não chega dizer que é honesta,precisa também de parecer que sim".

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  8. Neste agrupamento estes dois gestors tem feito coisas espertas. no inicio do ano houve professores da escola a concorrer por não ter componente lectiva e professores doutras escolas ficaram no agrupamento e a dar as mesmas aulas.
    fecharam-se turmas porque tinham menos de 20 alulunos, á escolas com mais que uma turma com pouco mais de 10 alunos.
    os horarios dos professores são feitos e depois arranjados á medida dos pedidos.

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  9. Estas discussões à volta da "administração" são sempre quentes. Não tenho conhecimento dos factos em primeira mão, pelo que tudo o que tem sido dito pode tanto ser verdades, como pura especulação. Agora de facto muito o que por aqui se diz, eu já ouvi de pessoas que me garantem que existe um "fundo de verdade".

    Para bem de todos, e do próprio bom nome da "administração" era importante que alguém realizasse uma auditoria para acabar com estas discussões.

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    1. Farizeu a auditoria já se realizou e pelos vistos a direção saiu-se bem

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  10. Caro Jorge! Concordo que seja tudo pura especulação, mas se foram embora era porque eram altamente incompetentes. Aliás atitudes pidescas teve essa gente enquanto lá esteve... Queria saudar o agente da Pj que investiga este blog (inspector António Ferreira e companhia(eira))
    Tenho dito, FS.

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    1. Eu não disse que era tudo pura especulação.

      Eu disse que tanto pode ser verdade, como pura especulação.

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    2. Duas notas sobre o comentário supra.
      Se por um lado admite que possa ser "pura especulação", FS não tem duvidas em classificar como "altamente incompetentes", saberá do que fala, e com o conhecimento e competência que se acha possuidor! Terá as suas legitimas motivações!
      Relativamente à minha pessoa, escreveu menos corretamente, (não gosto do termo mentiroso) na minha longa carreira, nunca fui remunerado pelo Ministério da Justiça entidade que tutela a instituição mencionada e que lhe deveria merecer alguma contenção.

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  11. Sim,se o meu bom nome estivesse em causa,mesmo por pequenos rumores,seria eu o primeiro a pedir a auditoria.Claro,que há estômagos e estômagos,capazes de tudo digerir.

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  12. Boa tarde. Pelo que leio aqui... Quem se cala consente!!!!!!!!
    Tenho dito

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  13. Para liderar é preciso saber delegar.

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  14. BOA LIDERANÇA PRECISA-SE NO MARCO
    A liderança tem inspirado milhares de autores, e muitas teorias existem publicadas.
    Mas hoje vou-me atrever a resumir alguns passos, na minha opinião, para o sucesso de uma boa liderança.
    Primeiro, a liderança é um caminho envolvendo múltiplos actores e intervenientes.
    A liderança envolve perigos e tentações, mas coragem, autenticidade e sensatez são fundamentais.
    Não há bons líderes sem bons seguidores, e vice-versa. É fundamental para os líderes proporcionarem bom desenvolvimento aos seguidores.
    Todos os líderes são incompletos e imperfeitos, pois necessitam do complemento dos outros.
    Os bons líderes conhecem-se a si mesmos, esforçando-se para tal. Liderar os outros implica autoconhecimento.
    Para se alcançar a paz no exercício de liderança, pode ser necessário a guerra. Quando se perseguem objectivos nobres pode ser necessário ter coragem para guerrear obstáculos.
    Nenhum líder é uma ilha. A liderança é um fenómeno de partilha. Quem não perceber isso, mais tarde ou mais cedo vai morrer na praia.

    De Francisco Fonseca

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    1. “Importante se torna, saber distinguir entre liderança partilhada e ausência de liderança efectiva de alguém. Procurar envolver todos os que trabalham ao nosso lado nas decisões tomadas, apelando à participação no que respeita à vida colectiva, é diferente do acto de liderar com indecisões constantes, com visível receio de assumir a responsabilidade ou tomando decisões exigidas.
      Os interesses individuais não podem nem devem sobrepor-se aos da equipa. A liderança será tanto mais eficaz quanto mais partilhada se tornar, sem que isto signifique que não deva existir um líder claramente identificado.
      (…)
      Falar verdade no momento certo ainda que tenha de haver confrontação, quando necessária, pode ser o meio mais eficaz para criar o clima de confiança e respeito mútuos.
      A comunicação eficaz e efectiva ajudará os elementos da equipa a reagir as várias situações.
      E se a comunicação se processar de forma sadia se for coerente e honesta, gerará mais confiança mútua e mais competência. A competência revelada nas acções do dia a dia, conduzirá a um clima de trabalho onde perdurará a confiança entre os vários elementos da equipa.
      Neste sentido, o líder terá mais probabilidade no estabelecimento das relações de confiança com os que o rodeiam.” Fernandes, A. (2005)
      Um lider inseguro, pode ser tentado a "afastar" todos os que possam por em perigo o seu "reinado".

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    2. Totalmente de acordo.

      Um Líder afinal tem de liderar alguém e se a relação com os seus liderados não for trabalhada a liderança falha.

      Existem muitos exemplos, que candidatos a líderes, não conseguem que os outros os seguiam e normalmente a falha é nesta falta na atitude.

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  15. Caro Francisco

    Compartilho da sua opinião da necessidade de se encontrar um líder para o Marco, mas que seja um líder que defenda os interesses dos Marcoenses. Pois existem dois tipos de líderes, os que inegavelmente defendem os interesses de todos nós e aqueles que colocam a sua capacidade de liderança para defender os seus próprios interesses ou os de um grupo reduzido de "seus amigos".

    O Marco precisa de um Líder que nos defenda, porque dos outros eu era capaz de apontar alguns nomes.

    Sobre as características de uma boa liderança estou de totalmente de acordo consigo, sobretudo quando diz que "não há bons líderes sem bons seguidores...". No caso dos Marcoeses todos nós somos muitos passivos e estamos à espera que esse Líder apareça e "sózinho" resolva tudo. E na minha opinião só aparecerá uma liderança quando os Marcoenses estiverem dispostos a ajudar, a apoiar e a comprometerem-se a seguir um Líder.

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  16. O diretor não deve ser autoritário, pois, ao gestor cabe o perfil de ser democrático e, portanto,
    desenvolver condições de favorecer o processo democrático no cotidiano da escola. Para possuir
    todas essas características, o gestor deve dispor também de grande arcabouço teórico na área da
    pedagogia, bem como das habilidades técnicas e políticas, que representam recursos fundamentais
    para se garantir uma gestão dentro de uma perspectiva democrática, da qual todos participam.
    Na perspectiva progressista, a participação de todos (as) e todas as tarefas são importantes e
    devem ser respeitadas e dignificadas, para o avanço da escola. Pois, sem “...fugir à responsabilidade
    de intervir, de dirigir, de coordenar, de estabelecer limites, o diretor não é, na prática realmente
    democrática, o proprietário da vontade dos demais. Sozinho ele não é a escola. Sua palavra não
    deve ser a única a ser ouvida.”

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    1. Para se ouvir a palavra do diretor e, mais que tudo considero imprescindível que ele se pronuncie, seria importante que ele próprio tivesse uma palavra a dizer, ou melhor que ele próprio soubesse falar, ou soubesse o que diz. Pois dependendo da hora aquilo que era deixa de ser e o que não era passa a ser. Seria fundamental para a saúde da escola que ele deixasse de se escamotear por tras de atitudes cobardes de servidão ao seu subdiretor que mais não é que uma sanguessuga que se seve de tudo e todos para esconder as suas limitações naturais e ascender ao poder. Claro está, que não temos que ser todos inteligentes, isso é privilégio de apenas alguns, e o senhor subdiretor da escola e.b. 2,3 fica a dever bastante à inteligência, isso até é perdoavel, pois como referi nimguém é perfeito. Agora a falta de caráter, de profissionalismo, de seriedade, de competência e honestidade é que não é tolerável. Enfim, aquela direção mereçia um prémio no Guiness, pois conseguiu com apenas dois elementos (o diretor e o seu sub) reunir todos este predicados. Caros marcoenses, olhem que não é fácil!!
      A sorte daquela instituição é que as coisas brevemente mudarão. Sem dúvida alguma. Concerteza não faltarão candidatos, e espero bem que não!!! Caso contrário eu próprio me candidatarei. (O que não vai ser necessário!)
      Tenham uma boa semana de trabalho, amigos marcoenses.

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    2. A obra da atual gestão resume-se a tratar dos jardins. Um dia compram e plantam arvores, dias depois cavam o terreno e semeiam relva, pelo meio instalam um sistema de rega, que depois estragam e abandonam e depois de a relva desaparecer cortam as plantas que outros plantaram. No intervalo vai de instaurar processos disciplinares a todo aquele que ouse ter uma ideia. Em termos pedagógicos o investimento é nulo. Veja-se o programa da semana cultural de 2009/2010 e comparem com o programa do mesmo evento para 2011/2012.
      Chega-se ao desplante de colocar os alunos a vender “RIFAS”, para angariar verbas para a comemoração do dia do Agrupamento. Além de ser ilegal este tipo de actividade, envolvem as crianças nessa ilegalidade. Significa que esta actividade foi aprovada ou é realizada à revelia do Conselho Geral e que as verbas para a mesma não foram previstas.
      Se tiver oportunidade de adquirir uma das tais “rifas” de imediato a entrego às autoridades!
      Para comemorar o dia do Agrupamento nada melhor que uma visita, num dia, ao Jardim Zoiológico de Lisboa de comboio. A pergunta que deixo quem planeou esta actividade sabe onde fica Lisboa e o tempo gasto só na viagem. Por acaso sabem que há na Maia um Zoo?
      Mais estranho e ridículo é fazerem constar junto dos amigos que com a extinção da DREN, vão ficar com mais poder (que as noticias vêem desmentido) e que esperam que o Conselho Geral os reconduza para novo mandato.
      É deprimente que o Conselho Geral, a tudo isto diga NADA.

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  17. Cara anónimo do dia i de março, concordo plenamente com tudo o que disse, embore ainda ache que tenha sido um pouco redutor nas suas palavras. Mas numa coisa foi claro, esse "sub qualquer coisa",afinal veio de onde? Que conhece ele da realidade? Indaguem, caros marcoenses, nas escolas por onde passou, e fiquem a saber qual o seu perfil profissional! Deixa muito a desejar... Afinal, não foi esse senhor, que passou todo o ano letivo anterior a passear pelos corredores da escola. Perguntem-lhe pelo trabalho que fez! Certamente responde-vos-há com grandes floreados linguísticos, agora daí até apresentar um trabalho efetivamente credível vai uma grande distância! A culpa não é toda dele... é de quem lhe permitiu que o fizesse! Agora aí têm o resultado! Finalmente a "mariposa" revelou-se num ser humano sem princípios. Aliás não é preciso ser professor naquela escola para se perceber o seu elevado nível cultural e personalidade de grande valor moral, basta sentar-se numa mesa de um qualquer restaurante/café onde ele esteja e se observe as companhias com quem anda e se oiça o tema da conversa, inevitavelmente o mesmo - mulheres.
    Para o diretor, provavelmente tanto lhe faz, pois qualquer um venha certamente terá mais conhecimento que ele. E desta forma, junta-se a fome com a vontade de comer: o diretor apenas quer ser diretor o o seu sub quer mandar e conseguir com isso alguma notoriedade, ainda que seja pela imposição. Enfim, "perdoai-lhes, Senhor, eles não sabem o que fazem!!!"

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    1. Essa "coisa" como também é conhecido, é visto com assinalavel frequencia "estacionado" no bar de professores. Faz breves voos do balcão para as mesas e destas até junto dos computadores, para se manter atualizado. Sem ser convidado, senta-se, mete conversa e nem se apercebe o quanto está a incomodar que só a nossa formação e educação permite suportar.
      As pastas que deveria assegurar entrega-as aos adjuntos e quando vê que pode ser chamado a prestar esclarecimentos, sobre as avaliações, sai da escola (comportamento seguido pelo seu chefe). Com toda a lata entrega a batata quente aos colegas. Mas tem muita coragem....

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    2. Caro anónimo, eu não lhe chamaria coragem! Chamaria antes "grande lata". Se essa coisa soubesse o se se diz da sua pessoa lá pelos corredores da escola e arredores, concerteza só sairia de casa com um saco enfiado na cabeça. Mas voltando à delegação de competências... ele sabe-a toda! Assim nunca é responsável por coisa nenhuma. Também não poderia ser, pois se não é afoito em competência que iria este ser resolver ou fazer? Agora recordo-me de Freire quando diz "como posso dialogar, se alieno a ignorância, isto é, se a vejo sempre no outro, nunca em mim?", por isso os adjuntos que se cuidem!!! Sorte tiveram os que saíram! Até estão com outros ares! Parece que rejuvenesceram! O bom foi para eles, agora nós os que precisamos de tratar de algum assunto perdemos toda a vontade de descer aquelas escadas e ir à direção. É lamentável que assim seja mas é a mais pura verdade. As duas adjuntas já nem saem do gabinete, concerteza foram proibidas, para não dialogarem com quem "não devem". O diretor também ninguém o vê, mas também não faz falta! O coiso vai aparecendo, sempre pela calada, na mira de apanhar algum desprevenido, sem se aperceber do quão desagradável é. Mas isto promete! Eu até já nem consigo passar sem consultar estes comentários é assim como uma espécie de "cenas dos próximos capítulos"!

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    3. Ilustre anónimo, lembra-se da história do crococilo que voava baixinho? Este é mais uma lagartixa que apenas rasteja, mais parece uma barata que evita a "luz do dia". Entenda-se esta metáfora como a falta de transparência nas relações, nas tomadas de decisões e nas intenções, ou noutra palavra a sua cobardia.

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    4. Senhor anónimo ora fique isto,
      no conselho pedagógico, o representante dos encarregados de educação terá sugerido a implementação de medidas, na área da psicologia, com vista à melhoria das relações pessoais e competências sociais no quotidiano da organização. Quem propõe uma medida destas (mereceu alguma réplica?), mais não está que a dizer que fez um diagnóstico e que a situação naquela comunidade precisa de intervenção EXTERNA, isto é, o seu líder, o responsável pela supervisão e os demais serviços competentes, falharam.
      Os professores foram contactados (por mail?) para preparem “obrigatoriamente” uma actividade para apresentar um evento a realizar-se, tudo este mês. Ao “obrigar” a preparar uma actividade para ser apresentada num qualquer evento, estão a assumir que o planeamento falhou e, mais grave, a condicionar o trabalho dos colegas, a que chamaria folclorização da educação. Sobre os “bonecos” que irão animar a plateia, nem me pronuncio. Mereciam mais respeito! (já alguém se demitiu a seguir?)
      Elogio a coragem do Enc. Edu. pela oportunidade da intervenção! A afirmação da autonomia e da participação das famílias e comunidades na direcção estratégica dos estabelecimentos de ensino.
      Onde foi? Dão-se alvissaras!

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    5. Ao que me dizem esta liderança quando chamada a prestar declarações sobre a Avaliação á IGE, optou por uma retirada estratégica, afastando-se temporariamente da Escola. Delegaram tal competencia em duas docentes. Esta semana, quando devia ter sido no final do ano, deram a conhecer a avalaiação individual aos docentes, e eis o tal dito Sub, numa manifestação de imbecilidade, antes de entregar a avaliação perguntar solenemente "sabe quais os pressupostos da avaliação?" Incredulidade e alguma raiva que algumas lágrimas não contidas revelaram.
      Como se não bastasse eis que o diretor, numa grande superfície cá do sitio, comenta o caso com enorme alegria e satisfação "algumas até choraram!"
      A inspeção vai regressar depois da Páscoa , será que alguem os pode encaminhar até aqui?

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  18. A incompetência chegou mais uma vez... ah! o tema do projeto Educativo é "A cidadania" caso não saibam. Digam-me se já nos tiraram também o direito de exercer a cidadania de ir a uma simples reunião sindical para sabermos do nosso incerto futuro.

    Aqui vai a informação camuflada a proibir de assistir à mesma...

    TEMA: Reunião Sindical no dia 13/03/2012 na EB23 do Marco

    Email da Direção para todos os docentes - enviado no dia 12/03/2012 às 17horas

    Olá boa tarde!
    A pedido do Sub Director..., pedia o favor de avisarem todos os colegas, que no caso de virem à reunião sindical amanhã, deixem os alunos com as mínimas condições a funcionar.
    Eu poderia enviar um mail para as EB1 e JI, mas com certeza os colegas, ou grande parte, não vai ver o mail da escola, e como vocês têm os mail de todo grupo, facilita a comunicação.
    Obrigada pela vossa colaboração

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  19. Faltou acrescentar que a reunião sindical se realizou na manha de 13/03/2012.

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  20. Do dito Sub…
    Mais um exemplo de exercício e afirmação de cidadania.
    Reunião autorizada pelo “dito” director com os pais, professores e entidades externas e presidida pela directora de turma. Inicio da reunião aparece sem ser convidado e vai de cancelar a reunião e aproveita o momento para criticar duramente, perante plateia, os professores. Bonito.
    Dias depois reunião com os professores insultados e em segredo, um tímido pedido de desculpa.
    Semana cultural, actividade programada, caminhada na serra com toda a comunidade educativa. Resultado a menos de uma semana descobrem que as crianças não têm asas para se dirigirem ao local de partida. Também não há dinheiro, os pais estão cansados, e tira-se um coelho da cartola. Os professores de educação física preparam actividades para o 1.º ciclo para “entreter” os alunos. Para “empatar o tempo” um adjunto convida alguém para uma palestra sobre “Educação Civica”, disciplina a eliminar no currículo.
    A incompetência vai ao ponto de a escola, não formar cidadãos, mas está mais vocacionada para ENTRETER e EMPATAR O TEMPO.
    Maior concentração e demonstração de incompetência, é difícil!

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    1. Caro anónimo ainda bem que alguém sabe o que se passará na semana cultural, pois eu sou professor na dita escola e não conheço o calendário de atividades. E esta hem!!? Despois dspara-se para todos os lados as responsabilidades quando a coisas correm mal. Pois ninguém assume nada. Aliás terá aquela escola realmente um órgão de gestão?! Eu cá acho que este é um novo modelo, o do "self service".

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    2. Pegando na palavra do anónimo do dia dois de março, que referiu que a obra da atual direção se resumia ao tratamento dos jardins, venho agora comprovar essa teoria, pois toda a teoria para ser validada cientificamente, tem que ser provada, pois então aí vai:
      RESULTADOS DOS TESTES INTERMÉDIOS DE MATEMÁTICA:
      8ºa-24 ALUNOS= 5 POSITIVAS;
      8ºB - 26 ALUNOS= 3 POSITIVAS;
      8ºC - 22 ALUNOS= 0 POSITIVAS;
      8ºD - 25 ALUNOS= 0 POSITIVAS
      Estatísticamente, o mesmo seria dizer que 8,24% dos alunos do 8º ano têm sucesso à disciplina de matemática. Aqi está, caros marcoenses, o resultado das políticas educativas adotadas neste agrupamento.O diretor e a sua comitiva ainda não perceberam que a escola é lucal de educação e aprendizagem, não é nenhum orto. Há que estabelecer prioridades. Não é por acaso que esta escola cada vez se distância mais das restantes escolas do concelho!! Pensem bem onde vão matricular os vossos filhos! Eu não arriscaria.

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    3. Caro anónimo do dia 13, pensei que sabia que o "dito" diretor não tem palavra, isso é um previlégio apenas dos homens de bem, o que não é o caso. Alguém algures já referiu que depende da hora do dia em que a palavra é dada, provavelmente essa diretora de turma ter-se-à dirigido ao diretor depois de almoço, já com algumas garrafas à mistura...não sei se me faço entender! E... o que aconteceu depois é que o dito cujo autorizou uma reunião, mas o "coiso" não gostou. Vai lá então dar o dito pelo não dito. É que tanto quanto sei esta diretora de turma goza de grande simpatia por parte dos pais e o fim da macacada é que ela conhece o "coisinho" de outro carnavais. Eu explico melhor: ela conhece as suas limitações, como tal há que a tirar do caminho. Apelo aqui aos pais, que a bem da equidade , da competência e da democracia que interfiram junto daquelas duas abéculas e não permitam que tal injustiça seja feita.
      Abraços, caros marcoenses.

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    4. Senh@r Anónimo de 14 de março,
      Só num agrupamento onde não existe liderança, onde o conselho pedagógico é inoperante e o conselho geral está moribundo, quiçá à espera das eleições de 2013 para que um dos seus elementos seja candidato a diretor, pode ficar a assistir a este verdadeiro atentado à inteligência dos nossos alunos.
      Como pode 91% dos alunos ter NEGATIVA NO TESTE DE MATEMÁTICA?
      Não é o meio, não é dos professores, unicamente desta liderança mais vocacionada para ocupar o lugar e para a jardinagem!
      Todos deviam ser responsabilizados a começar pelo Conselho Geral, estão a LIMITAR O FUTURO destas crianças!

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    5. Como é que a escola subiu 127 no ranking.
      Porque há agora articulação curricular 0 que não havia antes.
      Porque há uma sala de trabalho de professores apersonlizada, quando antes parecia um armazém de armários para os diretores de turma?
      Porque temos 6 cursos de formação para alunos com grandes dificuldades de aprendizagem?
      Porque vai ser criada uma unidade de multideficiência para alunos?
      Porque há um gabinete de apoio ao aluno e de combate à indisciplina e ao conflito?
      Porque temos uma cantina de qualidade e uma Secretaria moderna personalizada?

      Sabem porquê? é porque temos um bom lider que teve a melhor avaliação - Relevante- do Concelho e um dos melhores do país e preocupa-se com os alunos- Projeto Vicentino: apoio aos alunos mias carenciados; projeto de educação para a saúde; escola de Pais, biblioteca escolar etc, etc....

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  21. Mais uma:Atividade Canguru matemático
    Então não é que os alunos têm que ir ao agrupamento no autocarro da Câmara e regressar sozinhos num transporte público sem ninguém a acompanha-los!?!
    Os alunos em questão são do 2º,3º e 4º ano, com 6, 7 e 8 aninhos já têm que se desenrascar sozinhos. Onde está a segurança dos nossos filhos salvaguardada? Serei a única mãe a preocupar-me com a segurança da minha filha?

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  22. Assim é vendo o anuncio da semana cultural na internet, posta no dia 12 o director diz que oportunamente será anunciado a programação, é porque ainda não sabem o que vão fazer.

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  23. Finalmente já há programa, riquíssimo, da semana cultural.
    Claro que no dia 21 lá temos a marcha da montanha. Não se sabe a hora, publico alvo e quem são os dinamizadores. De uma coisa sabemos (em off), vai haver transporte para algumas crianças, não é certo que no regresso mantenham esse direito!
    Estas cabecinhas pensantes (diretor e ilustre sub) não se podem lembrar de tudo. Além de só agora descobrirem que, as crianças não têm asas (já desenrascaram algum transporte), ainda não descobriram que as mesmas necessitam de ser alimentadas, almoçar! Esqueceram-se de planear almoço para as crianças.
    Como não há possibilidade de fornecer o almoço (a que as crianças têm direito), lembraram-se de fornecer aos participantes um panado no pão (sempre fica mais baratinho…). Já agora não se esqueçam de providenciar alguma água, é capaz de fazer falta num dia que se prevê quente!
    Nos demais dias alem do muito pedagógico e inovador peddy paper, NADA.
    TRÊS dias sem aulas e depois os resultados são aqueles que se conhecem.
    Siga a crise, Continuem!

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  24. Enfim, nunca tanto professor, nunca tanto aluno,nunca tanto encarregado de educação, no concelho do marco, estiveram sem rumo...como com estes "gestoreszecos" escolares...

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  25. Boa noite,
    Pena que o anónimo de 15 março não saiba o que diz relativamente à semana cultural, principalmente em relação à marcha da primavera e ás restantes atividades. É realmente de lamentar este tipo de comentários, quando diversas atividades tiveram bastante adesão por parte dos alunos, professores e encarregados de Educação.
    Toda a logistica relativamente á marcha foi minuciosamente organizada pelo grupo de educação fisica, que a meu ver está de parabéns. Envolvendo cerca de 700 crianças cerca de 70 professores, ninguém ficou sem transporte nem sem comida. Pois gostaria de ver alguns a organizar alguns eventos.
    No que diz respeito ás outras atividades foram diversificadas e criativas, tendo fortes aplausos pelo trabalho empenhado dos alunos e dos seus responsáveis. Podemos dar o exemplo das palestras sobre a alimentação, a palestra da sexualidade infantil assim como a palestra da sexualidade na deficiência.
    Logo o meu bem haja para os alunos e professores envolvidos nestas atividades. Parabéns.

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    1. Senh@r anónimo,
      Todas as atividades merecem o nosso aplauso, principalmente os seus dinamizadores. Mas, estamos a falar de atividades a nivel AGRUPAMENTO, pelo que como afirma, a MAIORIA dos alunos e professores não participou na MARCHA. Quanto às actividades minuciosamente preparadas, não acha estranho a mudança de local à ultima hora, o local escolhido e não constarem do programa disponibilizado. Escolher uma sala com capacidade para 200 pessoas para um comunidade de mais de TRÊS MIL pessoas é capaz de ser curto.
      Depois dos resultados a Matemática os obtidos no 9º ano a Português, deveriam merecer a sua e nossa preocupação! Para folclore já basta!
      Parabens aos que se envolveram nas actividades.

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    2. Caro anónimo,

      Claro que devemos aplaudir os dinamizadores, pois para eles vai a minha gratidão e os fantásticos aplausos. Pois fique sabendo que quanto aos dinamizadores podemos contar pelos dedos das mãos...pois nem todos gostam de trabalhar e quando se envolve outros professores ou criticam, ou se desculpamou simplesmente não querem trabalhar. Culpo sim a falta de interesse por parte de muitos professores.
      Em relação à Marcha fique sabendo que a maioria dos alunos participou, pois está realmente mal informado, e os restantes docentes ficaram na escola a realizar outras atividades com os alunos que não participaram na marcha.
      Relativamente ás mudanças de local terá que saber ao certo qual o motivo... que a meu ver foi o padre da paróquia que em vez de ajudar os cidadãos da sua cidade não...complicou e muito. Informe-se em vez de andar com ditos e contos mal contados.
      Tenho pena que pense assim...enfim...sem comentários

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  26. Ao que parece, são todos muito corajosos ao denunciar irregularidades. Pena é que todos se escondam, e usem o anonimato para insultar terceiros. Pois muito bem, faço aqui um desafio a todas estas pessoas corajosas. Ao invés de publicarem posts sob anonimato, vamos faze-lo publicamente. Com impacto nacional. Convidamos a Televisão a visitar Marco de Canaveses para fazer uma grande reportagem. A televisão faz uma reportagem de investigação, vocês corajosos anónimos, passam do anonimato ao estrelato, ou numa outra hipótese saem estrelados, que é como quem diz: "fritos". Depois, se for caso disso, os tribunais tratam do resto. Aceitam o desafio? Eu faculto a vinda da equipa de reportagem.
    AGORA É QUE VAMOS VER OS CORAJOSOS E OS COVARDES.

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    1. Até que enfim apareceu alguém com coragem a defender o nosso diretor.
      Hoje vive-se com um bando de hipócritas e seduzentos de maledicência congénita. Raça de víboras!
      Vão à escola verificar a obra que ele fez em dois anos o que os outros não fizeram em 30 anos.

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    2. Finalmente que aqui chegou o bom senso. Apoio incondicionalmente esta ultima ideia. Não basta reclamar é preciso denunciar. Haja coragem! o descontentamento que aqui se tem manifestado, caso seja provado, certamente terá alguma consequência...ou então nada disto faz sentido...

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    3. Este comentário é o máximo.

      Desculpe-me mas ler num post anónimo uma crítica a quem se esconde atrás do anonimato é de mais. Percebo que não é uma pessoa corajosa, mas que gosta que os outros o sejam. Acredite que pelo menos quem escreve neste blog dá a cara, e pelo menos por isto merecemos ter o mérito de sermos considerados corajosos.

      Por outros lados, mesmo aqui em muitos comentários anónimos graça a cobardia dos que não são capazes de dar a cara.

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    4. Caro anónimo (03.58 PM)
      No post de 1 de fevereiro, coloquei algumas questões que considero “não normais” mas, admito que outros, com a mesma legitimidade, defendam o contrário. Ainda há liberdade de opinião e, principalmente, ao contraditório!
      Assim, pelo que aqui se escreveu, os órgãos próprios, na minha opinião, deveriam pronunciar-se e averiguar se “há fumo” ou é só “nevoeiro”! Nada fazer também é uma resposta!
      Não se percebe bem o que propõe, primeiro o espectáculo, a encenação e depois a justiça, estranho!
      Ficamos na dúvida se tem algum canal de televisão ou se somente pretendeu fazer "ruído"!
      É o meu último comentário a este post e a todos os anónimos!

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    5. Não, não tenho nenhum canal de televisão. Como deve imaginar, uma estação de televisão, não custa meia dúzia de centimos. Trabalho com uma de estação de televisão é verdade, mas não se ponham para aí a imaginar coisas, não tem nada a ver com jornalismo. Sugeri a Televisão, porque infelizmente em Portugal, só com a televisão é possível fazer-se ouvir e muitas vezes fazer-se justiça. Conheço imensos casos que se resolveram assim. Não pensem, que escrevi o que quer que seja para defender ou acusar alguém. Não conheço nenhum dos protagonistas deste filme marcoense. Parece o Morangos com Açucar - o filme.
      Pode acreditar que respeito e admiro os seus posts.

      Respeitosos cumprimentos
      anónimo das 3:58

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    6. Para informação do senhor de Mar 23, 2012 03:11 PM,
      Olhe que não , o sr. anda enganado e muito mas pensa que engana os outros! Melhor dizendo o sr. não faculta nada porque para isso o sr. precisava de justificar o que ganha como s.. depois tinha de chegar a horas e cumprir o horário e mais ainda era preciso que houvesse um fundo de verdade nessa trapalhada. Não foi semana cultural nenhuma! Foi mais um atoleiro!Por favor, não misturem os departamentos os ignorantes são aqueles que dizem que houve.. tudo isso foi rigorosamente zero,zero ...uma probreza ,ponha pobreza .Tenham dó! Dó, pois vergonha não têm mesmo!

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  27. Sr. Jorge, sou o anónimo da critica que se refere (acho eu). Não me vê, em nenhuma parte do meu comentário, nenhuma referencia a defesa ou acusação, a quem quer que seja. sou apenas e somente pela verdade, pela moral e pelos bons costumes. Não acho de bom tom insultar quem quer que seja, apenas por diversão, que é o que parece acontecer com frequência. O seu blog é um serviço útil à comunidade marcoense como muitos outros, posso assegurar-lhe que escrevo em outros blogs, e em nenhum lê insultos a ninguém. Não faço acusações a ninguém sem que as possa provar. Já fiz algumas, e até num blog em que o sr também era colaborador, e provei-o com documentos. E como deve imaginar, a ser verdade o que se escreve por aqui, eu como todos os marcoenses de bem, reprovam estas atitudes. A verdade é que já muitos caracteres se escreveram, mas provas até agora, ainda não vi nenhuma.
    Para terminar, permita-me que o congratule pelo serviço que presta aos marcoenses com o seu blog.
    O DESAFIO CONTINUA, VAMOS FAZER DISTO UMA NOTICIA COM IMPACTO NACIONAL? Vem a televisão para desmistificar a situação ou vamos continuar com contos e boatos das " lavadeiras" marcoenses?

    Bom

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    1. Sim venham elas..RTP, SIC, ... e todas as outras.
      Vamos saber quem realmente trabalha ou quem se encosta em quem trabalha.
      Isso queria eu e muitos outros. Era da maneira que muita roupa suja se ia lavar e as verdades viriam ao de cima.
      Todos os Marcoenses sabem a verdade, provavelmente não têm é a coragem de o colocar na rua... o que faz o Conselho Geral? que é o único que o pode colocar no olho da rua! Um bando de incompetentes que anda ao sabor sei lá de quê!!!não brinquem, atuem...estamos fartos disto e este conselho não faz nada.
      Ou então também andam ceguinhos ou metidos com o Diretor.
      " Chamem as TV`s as rádios e outros mais"

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    2. A única critica que faço e continuo a manter é de que considero caricato que critique os posts anónimos (o que estou de acordo consigo) e depois não assuma a sua identidade.

      O problema no Marco é essa das pessoas não assumirem a sua responsabilidade. Acredita que se viesse a televisão ao Marco alguém iria ter coragem para falar.

      Sabe que mesmo quando os políticos Marcoenses mentem descaradamente não vejo muita gente PUBLICAMENTE a desmentir esses políticos.

      Mas se essas televisões viessem tinha muito para esclarecer...

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  28. E o marasmo continua no agrupamento do marco...

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  29. Boa-tarde, depois de ler todos estes comentários e refletir sobre os mesmos, só me ocorre afirmar que istou bateu no fundo. Há aqui um somatório de fatos verídicos que são graves e atentatatórios da cidadania e a educação.Não posso deixar de concordar com muito do que está escrito mas por favor não me digam que:
    1º Não há pessoas responsáveis dispostas a falar a verdade. Pois há! E todos os que são funcionários do Agr. de Escolas do Marco, sabem muito bem quem são.Muitos não se identificam com esta trafulhice.
    2º Quem defende o indefensável, como aqui li, com argumentos do tipo "vicentino" só pode ser alguém a quem muita coisa toca na pele...
    Uma nota final, se me permitem, é só imprimir o artigo e seus cometários, contatar com o Ministério da Educação, a IGE- Lisboa e o Ministério das Finanças. Finanças? Sim, finanças pois o dinheiro anda a ser malbaratado em gestores, que não o são!Quer-me parecer que o Livro amarelo do dito Agrupamento também contém graves irregularidades.E as inspeções que vieram e a que chega dia 9 tem objetivos definidos e não estao mandatadas para o efeito. Em Lisboa, sim.

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