sábado, 11 de fevereiro de 2012

53 segundos esclarecedores

Destes 53 segundos destaco a justificação “piegas” que Schäuble dá a Gaspar sobre as sucessivas decisões que têm sido tomadas por estes governantes europeus:

“O problema é que os membros do parlamento alemão e a opinião pública na Alemanha não acreditam que as nossas decisões são sérias, porque não acreditam nas nossas decisões sobre a Grécia.”

Mas de facto o que está acontecer é que as medidas de austeridade que têm sido impostas à Grécia não estão a dar resultados. As receitas do IVA ascenderam apenas a 1,85 mil milhões de euros em Janeiro em comparação com os 2,29 mil milhões no mesmo mês do ano passado. Uma queda de 20% nas receitas, que representam um sinal particularmente preocupante em relação à gravidade da recessão prevista para 2012, quando são esperadas medidas mais dolorosas como uma redução nos salários e, portanto, uma queda adicional do consumo.

Este é o ciclo vicioso que o governo grego terá de resolver por meio de medidas orçamentais adicionais neste verão, pode-se ler aqui.

Não se “compreende” como é que licenciados em ciências económicas, como devem ser alguns dos técnicos da troika, ainda não tenham chegado à conclusão de que as suas soluções só estão a piorar situação económica dos países onde estão envolvidos, nomeadamente a Grécia e Portugal. Mas agora percebe-se que não são esses técnicos, ou os governantes democraticamente eleitos dos vários países da Europa, ou mesmo os governantes alemães que decidem quais as medidas que devem ser tomadas para solucionar a crise.

Quem decide é a opinião pública alemã, que é influenciada por tablóides como o Bild, que retratam os países do sul como preguiçosos, com se pode ler aqui.

Podemos ler neste tablóide alemão, que "Gaspar curvado para  Schäuble,  para este dizer que podemos falar após a conclusão das negociações sobre o novo pacote de resgate a Grécia ".

"E quase suplicando tenta convencer, então Gaspar, Schäuble: Portugal acaba de lançar um «programa substancial» e agora temos de trabalhar juntos.  Schäuble e acena com a cabeça ..."

O texto foi retirado e traduzido directamente do Bild e mostra claramente como os alemães interpretaram estes 53 segundos... 

3 comentários:

  1. Tenho que fazer uma correção. O ministro das finanças alemão e que de uma forma dura tem gerido o futuro económico e financeiro da Europa, não é formado em ciências económicas.

    Wolfgang Schäuble tirou o curso de Direito, mais tarde doutorou-se em Direito e, só depois, caiu de quatro pelos números.

    Desculpam-se assim os erros económicos que tem cometido, mas responsabilizo ainda mais os outros ministros das finanças por não conseguirem impor soluções económicas mais educadas para a Europa.

    ResponderEliminar
  2. Os Aliados no fim da guerra de 40 convenceram-se,que tinham cortado definitivamente a cabeça à hidra nazista.Enganaram-se,especialmente quando ajudaram a construir um novo estado,Israel.
    Mais,cometeram o mesmo erro estratégico,que o regime salazarista cometeu com a decisão de enviar para as diversas colónias,os conjurados do futuro 25 de Abril.
    Meus amigos a supremacia da raça ariana está mais pujante que nunca,e anuncia-se sem tibiezas.
    Merkel vai ficar na História da Europa como uma nova dama de ferro,impondo definitivamente os valores da raça ariana fazendo esquecer figuras como Bismarck e Adolf Hitler,ou seja,sem sequer disparar um tiro,irá dominar toda a Europa.
    E Gaspar ajudará em tudo quanto lhe for possível,não se revelasse ele neste diálogo com o ministro das finanças alemão um dos tais produtos menores,que os nazistas tanto abominam.

    Um Marcoense como vós

    ResponderEliminar
  3. Eu sou daqueles que não generalizo a posição de uns para acreditar que essa é a posição de um povo.

    A Alemanha tem dado ao mundo muitas mentes brilhantes, verdadeiros políticos e tem contribuido muito para progresso geral da humanidade. Agora é verdade que por lá nasceram e viveram muitos que envergonharam a raça humana.

    Ligar para sempre Hitler aos alemães, é tão injusto como ligar Salazar aos portugueses, Estaline aos russos, Kadafi aos líbios, etc.

    Merkel representa uma ideologia, que nos últimos anos tem dominado a Europa, e que na minha opinião é responsável pelos muitos problemas que enfrentamos. O principal erro dessa ideologia é que coloca os interesses financeiros acima dos sociais.

    Espero que os próprios alemães nas próximas eleições gerais consigam escolher um susbtituto para ela que coloque de novo a Alemanha na liderança da construção de uma europa com os princípios defendidos pelos fundadores desta UE.

    ResponderEliminar