quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

Republicano e Português

Ficou confirmado hoje, que para o actual governo as datas comemorativas da nossa Restauração da Independência de Espanha e a da Implantação da República não merecem a distinção de lhes ser atribuído um feriado, como se pode ler aqui.

Existe pelo menos a coerência de, lá no fundo, estes governantes preferirem uma monarquia espanhola.

Pessoalmente mantenho a minha opção de Republicano e Português.

5 comentários:

  1. Caro Jorge Valdoleiros

    O meu amigo insinua,que a actual maioria no Poder,revela um saudosismo monárquico,ao abolirem dois feriados civis,correspondendo a duas das datas mais marcantes da História de Portugal.
    Eu iria mais longe e atrever-me-ia a considerar que essa decisão,a abolição de feriados civis, só não foi alargada ao 25 de Abril e ao 1º de Maio,por um manifesto receio,que os partidos da Esquerda democrática,pudessem criar com as suas movimentações públicas (greves) maior instabilidade e agitação social nas ruas,que demonstrasse,em especial à Europa,quanto o Povo trabalhador reprova o autoritarismo desta maioria e as políticas imperialistas da Sra.Merkel.
    Daí,que entenda,terem tido com toda a certeza alguma "sensibildade" ao lidar com esta situação.
    É que o 25 de Abril e o 1º de Maio são datas da força de trabalho deste Portugal e da sua revolta contra os poderosos,que os amordaçavam e manietavam durante o regime de "monarquia absoluta de Salazar".
    Por isso,lá diz o ditado "Gato escaldado da água fria tem medo",ou seja,este primeiro passo,é simplesmente um apalpar do terreno,para futuras tentativas.
    A não ser assim,como poderia o meu amigo Jorge Valdoleiros explicar o tradicional masoquismo português?

    Cumprimentos
    Miguel Fontes

    ResponderEliminar
  2. Caro Miguel

    Existe um saudosismo claro pelos "valores" monárquicos, uma vontade de regressar a um passado não demasiado distante, e tentar "rencontrar" outros valores que já deviam estar ultrapassados.

    Espero que não tenhamos nenhum indesejável "regresso ao passado".

    ResponderEliminar
  3. Você deve é ser Monarquico e Espanhol! Quem lhe perguntou? Alguem lhe perguntou alguma coisa?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro Filipe

      O engraçado é que estamos aqui a discutir, também, o feriado de 1º de Dezembro e por coincidência o seu nome é o mesmo do Rei Espanhol que foi corrido pelos portugueses, Filipe IV de Espanha.

      De resto, aqui somos livres de escrever o que quisermos, pois por sorte somos uma República, por isso comemorava-se o 5 de Outubro, e após 48 anos de uma ditadura de direita, realizamos um Revolução, que ainda continuar a ser comemorada no dia 25 de Abril.

      Não me diga, que preferia suspender a Democracia, como já foi sugerido por Manuela Ferreira Leite?

      Eliminar
  4. Este Filipe é mesmo idiota,não é?Será que sofrerá de iliteracia crónica?
    Dá-se o caso de ter lido,e relido,o post colocado pelo Jorge Valdoleiros e por maior atenção,que dê ao texto,não consigo entender a razão da exaltação patriótica do idiota Filipe,já que da leitura atenta daquele post,não se consegue extrair outra coisa,que nõo seja exactamente a apologia ao nacionalismo português.

    Miguel Fontes
    P.S.: a definição de "idiota",segundo o dicionário da Língua Portuguesa da Porto Editora,diz que se trata de "pessoa que é pouco inteligente".Nem mais.

    ResponderEliminar