sábado, 16 de julho de 2011

Confusão na Educação II

A 6 de Junho de 2010, Pedro Passos Coelho, aproveitou o almoço com militantes do seu partido para lançar criticas sobre o Governo e a intenção de encerrar escolas com menos de 20 alunos.

A 20 de Agosto de 2010, Pedro Passo Coelho declara para os media que lamenta (que a decisão de encerrar as escolas) seja tomada a três semanas do início do anos escolar.


A 4 de Março PSD, PCP, BE e CDS-PP conseguiram a cessação da vigência do decreto-lei que iria entrar em vigor no início do próximo ano letivo. Os partidos da Oposição não concordam com a extinção da Área de Projeto, com as alterações nas aulas de EVT e com a limitação do Estudo Acompanhado.

O PSD, no mesmo dia, exigiu ao Governo explicações sobre a reorganização curricular do Ensino Básico, acusando-o de querer despedir professores e de não promover melhorias educativas.

No dia 6 de Junho, Pedro Passos Coelho criticou o encerramento de escolas com menos de 20 alunos

A 3 de Julho, o Ministério da Educação - já liderado pelo recém entrado Nuno Crato - já não ia encerrar 654 escolas com menos de 21 alunos que estavam previstas fechar até ao final desse mês, no âmbito do plano de reorganização escolar.

No dia 15 de Julho, Nuno Crato anuncia que serão encerradas de imediato 266 escolas com menos de 21 alunos, e que o Estudo Acompanhado e a Àrea de Projecto vão ser suprimidos já no próximo ano lectivo.

"Não queremos mais ruído na preparação do próximo ano lectivo", explicou o Ministro da Educação Nuno Crato., a pouco mais de um mês do princípio do próximo ano lectivo.

Mas desculpe, quem é que tem estado a provocar confusão e ruído na preparação do próximo ano lectivo?

6 comentários:

  1. Concordo que as disciplinas de àrea Projecto, estudo avompanhado já deviam ter sido retiradas à mais tempo. É uma perda de tempo, disciplinas onde não se faz nada nem se ensina nada...estas horas deviam sim ser aproveitadas para as disciplinas onde os alunos tem mais dificuldades...agora inventar estas disciplinas só para fazer numero não...retirem essa porcaria do curriculo escolar. E já agora deviam também rever o Desporto Escolar...outra "chachada" onde não se faz nada e só se gasta dinheiro ao país...canalizem essas verbas para os clubes, instituições, pelouro do desporto ...etc

    ResponderEliminar
  2. Claro que a ninha opinião é que essas disciplinas são desnecessárias, o que fica mal é que antes em coro PSD, CDS entre outros partidos tenham tido uma "posição eleitoralista" e que agora sem necessidade de lutar por votos mudem a sua posição.

    Mas ainda bem que mudaram. Como vão continuar a mudar em muitas posições e continuar a dar razão às posições do governo de José Sócrates.

    Só falta eliminar o segundo docente na disciplina de EVT.

    Sobre o desporto escolar, desculpe mas não concordo consigo.

    Em altura de forte crise até poderia aceitar cortar nas actividades do Desporto Escolar, mas então não transferia essa verbas para a Acção Social.

    Mas de qualquer modo considero pela minha experiência como ex-aluno e pai que muitas escolas deste país realizam um execelente trabalho nesta área. Agora os professores, alunos, encarregados de educação e restantes responsáveis devem considerar o Desporto Escolar como uma actividade séria e não como "aquela chachada".

    ResponderEliminar
  3. Caro Jorge Valdoleiros

    Creio que por lapso a dada altura do seu comentário,escreveu "...até poderia aceitar cortar nas actividades do Desporto Escolar,mas então NÃO transferia essas verbas para a Acção Social".Creio que o meu amigo quereria ter usado uma afirmativa e não uma negativa.

    Miguel fontes

    ResponderEliminar
  4. Caro Miguel

    Obrigado pela correção, realmente o "não" está a mais.

    A existir cortes no Desporto Escolar esse dinheiro deveria ir para os programas de Acção Social.

    Uma questão de prioridades!

    ResponderEliminar
  5. Ó meu caro Jorge Valdoleiros, afinal a tal confusão de que fala está só na sua cabeça...

    ResponderEliminar
  6. Caro Miguel Santos

    A confusão do que falo, e que cada vez mais comentadores políticos começam a referir, refere-se à falta de coerência de ideias dos actuais governantes e de muitos políticos.

    Já reparou que se na Educação o que era verdade há uns meses agora é mentira (encerramento de escolas, fim da Área Projecto e do Estudo Acompanhado, ...), o mesmo se passa noutros sectores:

    - Não se ia aumentar impostos, e já está;

    - Devia-se cortar de imediato as despesas intermédias (e talvez só para o ano);

    - Existe um devio colossal nas contas do Estado, mas afinal não é bem assim;

    - O imposto extrordinário é para todos e são só 800 milhões, mas depois é só para alguns e são 1.025 a 1.600 milhões. Já se fala que até quem tem salário mínimo vai ter que descontar!!

    - Os nosso problemas não eram devidos à crise do Euro, agora já são;

    - As agências de notificação eram sérias e agora fazem parte do ataque do EUA à Europa e tem de ser eliminadas;

    Mas tem razão a confusão deve estar só na minha cabeça, assim a minha primeira iniciativa é "recusar-me" a pagar o imposto estraordinário.

    Ele é só um fruto da confusão da minha cabeça.

    ResponderEliminar