domingo, 24 de julho de 2011

António José Seguro venceu as eleições no PS

Na sua primeira declaração como líder do PS, Seguro deixou alguns recados para o Governo de coligação PSD/CDS-PP: António José Seguro afirmou que o PS não estará disponível para uma revisão da Constituição (“o PS não considera que exista um problema constitucional em Portugal”).
 
Antes, Francisco Assis tinha dito aos jornalistas, que assumia a sua derrota e não iria “iludir essa questão”. Mas prometeu que continuará a lutar pelas suas ideias “dentro e fora do PS”.
 
Manifestando-se “disponível” para “travar todos os combates políticos”, Assis rejeitou ser o protagonista de novas divisões internas: “Não concebo a existência de oposições internas. Nunca me constituirei numa reserva moral ou política.”
  
Eu tinha considerado, neste blog, que considerava que ambos poderiam realizar um bom lugar como Secretário-geral. Ontem foram concorrentes a um lugar (e eu apoiava Francisco Assis), mas de certeza que agora estarão a trabalhar em conjunto.

8 comentários:

  1. Quais as consequências para o PS Marco do seu apoio a Assis?

    José Couto

    ResponderEliminar
  2. Caro José Couto

    Valoriza-me muito, ou o mais certo é estar muito pouco informado sobre o Marco. Eu não represento nada no PS Marco, sou simplesmente um militante de base. Não tenho nnehum cargo político nem sequer nunca me candidatei a algum.

    Mas mesmo que assim não fosse não iria ter nenhuma consequência. A eleição de ontem foi para Secretário geral e o PS é um partido onde os seus militantes e dirigentes podem livremente exprimir as suas opiniões.

    Depois para os democratas as eleições são um processo de escolhas relativamente natural com o qual convivemos sem problemas.

    António José Seguro é agora o nosso Secretário geral que contará com o meu apois, e de certeza da grande maioria dos apoiantes de Fancisco Assis.

    Mas continuaremos a ser livres para criticar as suas decisões, como também o seriamos livres de criticar FA se fosse este o escolhido.

    É esta a força da Democracia.

    ResponderEliminar
  3. Quais foram os resultados na secção de Marco de Canaveses?

    ResponderEliminar
  4. Na minha opinião, mais uma vez a concelhia do marco ficou em maus lençóis ao ter apoiado a candidatura do Francisco Assis, sou militante do PS e votei António José Seguro, porque desde sempre achei que era o melhor para o PS nesta fase difícil que a nossa sociedade atravessa, não que o Francisco Assis fosse também um excelente candidato, mas o facto de ter estado ligado ao Eng. Sócrates do passado lhe retirou alguma margem de manobra, mas espero que agora todos se unem em prol do Partido, quanto ao PS Local penso que o Artur Melo terá as suas analise politicas, mas entendo que chegou a hora de no marco virar a pagina, porque não consegue mobilizar a maioria dos militantes do partido, e cada ano que passa é mais uma desilusão para nós PS.

    ResponderEliminar
  5. Caro "camarada"

    O que eu gosto na sua argumentação é que o mal de Francisco Assis tenha estado ligado a José Sócrates.

    Mas deixe-me fazer-lhe uma pergunta.

    Sabe qual a percentagem de votos que o seu "odiado" José Sócrates teve na última eleição interna realizada há poucos meses?

    Assim nem no PS, nem em qualquer outro partido, ne no país podemos ser SÉRIOS quando num dia votamos num líder e passado umas semanas estamos a dizer mal dele.

    ResponderEliminar
  6. Jorge Valdoleiros, o texto a que se refere penso que fui mal interpretado, porque não quis dizer mal do eng.socrates porque para mim foi dos melhores primeiros ministros que o ps teve, o que eu quis dizer foi pelo facto do Francisco Assis ter estado no ultimo governo, porque quando se ganha por cerca de 69% de votos não há palavras para agurmentar e viva o Ps

    ResponderEliminar
  7. Caro camarada

    Eu coloquei também o odiado entre aspas. Mas olhe o que eu não gostei nesta campanha interna foi de ver muita gente a desmarcar-se de José Sócrates e nisso Fernando Assis teve muita coragem. Assumiu a sua respnsabilidade, mesmo nós sabendo que seria mais fácil vir agora criticar o último governo.

    Coragem também tiveram muitos militantes e concelhias que apoiaram Francisco Assis quando já se sabia que António José Seguro de certeza iria ganhar.

    Agora continuo a não perceber porque é que tanta gente do PS tem agora medo de "ter estado ligado à imagem de José Sócrates". O PS (desde o mais humilde militante até aos seus mais distintos dirigentes) sempre lhe deram um apoio maioritário. Agora que perdeu as eleições passou a ser um "péssimo e odiado" ex-dirigente do PS?

    ResponderEliminar
  8. Caro Jorge Valdoleiros

    Em relação à sua última questão,colocada por si no comentário das 18:12,sobre Sócrates ter passado de "cavalo para burro",contar-lhe-ei um episódio da minha infância,que recordo com saudade,até porque o amigo envolvido já nos deixou há vários anos.
    Como miúdos de escola tinhamos,a maioria de nós,o saudável hábito de jogar à bola,usando como alcunhas o nome dos jogadores mais cotados da época.
    De algum modo,já tinhamos por vezes acesas discussões,pois a rivalidade entre os 4 grandes(incluido o Belenenses),conduzia a isso.
    Quando duma dessas discussões acaloradas,lembrei-me de inquirir esse saudoso amigo,qual era o clube da sua simpatia.
    Respondeu-me de imediato.É sempre aquele que vai à frente do campeonato.
    Como se deduz,velhos costumes continuam em moda.

    Cumprimentos
    Miguel Fontes

    ResponderEliminar