sexta-feira, 8 de julho de 2011

Revolta e desabafo de um leitor

Caro Jorge Valdoleiros,

Habituei-me a ler os seus posts e à sua dedicação pela seriedade e honestidade e por isso lhe dirijo este meu comentário para o seu blog:

Ontem, quando almoçava no baixo concelho, em trabalho, chegou-me ás mãos a carta que envio anexada e que me revoltou. O deputado marcoense Luís Vales, eleito pelo PSD, na sua primeira acção, mostra bem que afinal o país não está bem entregue. Enviou a carta que aqui pode ler, só para sua promoção e dos seus amigos do partido, a custos da Assembleia da Republica (papel e envelope timbrado e cada selo de 32 cêntimos), para todos os militantes do PSD do Marco e autarcas do PSD, que são bem mais de mil.

Indignou-me ver que, com os impostos dos Marcoenses e mal tomou posse logo desatou a esbanjar o nosso dinheiro de contribuintes marcoenses para os seus interesses e dos do seu partido. É uma vergonha escandalosa porque quem o faz com mil euros também o faz com cem mil.

Depois fala do IC35 e da electrificação da linha do comboio. Mau é se não consegue estas obras! Quem tanto criticou o PS, que fazia parar o Marco, não fazendo essas obras e que agora está no Poder.

E Manuel Moreira, que tanto se queixa de falta de dinheiro, mas quando é para se promover e aos do seu partido já gosta, mesmo que seja estragando dinheiro dos contribuintes.

Pedem ao povo sacrifícios e usam dinheiros públicos desta maneira, não é sério. Em nome dos pobres tive que desabafar.

Com os melhores cumprimentos,
António Costa

13 comentários:

  1. Caro amigo

    Antes de mais agradeço as suas simpáticas palavras, mas também aproveito para dizer que este blog não é meu, eu sou unicamente um dos Marcoenses como Nós que por cá escrevem.

    Estamos sempre abertos a quem quer que seja e logo que respeite as regras de boa educação publique as suas opiniões.

    Sobre o assunto do seu email tenho que admitir que também fiquei revoltado. Todos nós, uns mais do que os outros, estão a sofrer na pele os efeitos de uma crise muito grave e que colocou o país numa situação difícil.

    São pedidos sacrifícios aos Portugueses e ainda recentemente o PM anunciou que para além do que o PS, PSD, CDS e “Troika” tinham acordado vai ser necessário cortar nos nossos Subsídios de Natal. Claro que com isso os nossos filhos receberão menos prendas (ou em alguns casos nenhumas) e a nossa ceia de Natal será mais frugal.

    Até estão a ser anunciados alguns cortes de custos, ainda que não sejam com a velocidade exigida, o que eu aplaudo.

    Mas mais uma vez um “boy” (infelizmente não posso considerar Luis Vales outra coisa) ignora os nossos sacrifícios e gasta os dinheiros contribuintes desta maneira.

    Não tenho mais palavras suficientemente duras, sem começar a roçar a má educação.

    ResponderEliminar
  2. "Passos corta nas regalias do Governo"
    um excelente artigo no edição eletronica do jornal Sol. O tema é deveras pertinente lá e por cá!
    António Ferreira

    ResponderEliminar
  3. Marcuenses, pelo que me contaram na última assembleia municipal do passado dia 22 de Junho, foi vergonhoso ver a arrogância e prepotência dos deputados do PSD nas intervenções que fizeram no período antes da ordem do dia, a intervenção mais infeliz foi a do Luís Pinto líder da JSD, com um discurso direccionado para a bancada do PS, mais para a Cristina Vieira, tendo até mostrado um flair que a Cristina tinha enviado aos marcuenses, por altura das eleições, como candidata pelo circo do porto, um discurso que foi só direccionado para o governo cessante Eng. Sócrates, esquecendo-se dos problemas do marco, parece que não os há, então onde estão as obras prometidas pelo seu líder que desde 2005 chegou a este concelho a prometer, água e saneamento, nó A4 Toutosa, canil municipal, habitação municipal, PDM, projectos gratuitos para as famílias carenciadas, despoluição do Tâmega, criação de ATLS, universidade sénior do marco, plano municipal de combate à toxicodependência, parques empresariais, posto de atendimento ao cidadão, pavilhões multiusos, promover captação de unidades hoteleiras, construir via marginal entre-os rios Amarante, parque campismo municipal, pousada da juventude, criação de lojas rurais, agora digam que todas estas promessas a culpa foi do Sócrates, onde esta a tal politica de verdade, Sr. luís pinto não cuspa no prato que come

    ResponderEliminar
  4. Caro amigo

    Luís Pinto terá agora oportunidade de mostrar nos próximos dois anos que com uma maioria na AR, um governo, uma AM com uma maioria confortável e ainda uma maioria no executivo camarário fará todas essas obras prometidas.

    Interessante é que deixassem de se desculparem na herança do CDS, já que agora são parceiros de coligação.

    Assim, até 2013 teremos de certeza muita obra.

    Se na improvável possibilidade de não ser capaz de cumprir essas promessas considero que pelo menos deve permitir que outros colegas do seu partido se canditem no seu lugar.

    ResponderEliminar
  5. Os Luises Pintos do nosso concelho,ferozes defensores da política de direita neo-liberal do PSD,fazem falta cá pela nossa terra,obviamente no entendimento de Manuel Moreira.
    Doutro modo como poderia Manuel Moreira defender-se praticamente sózinho da contra-corrente crescente,que encontra dentro do seu próprio partido.
    Se não vejamos.
    Quando da escolha de nomes para as listas de deputados a indicar à distrital do PSD - Porto,dentro da comissão concelhia do PSD - Marco,aconteceu que o presidente dessa mesma concelhia,o Eng.Rui Cunha,recebeu 100% dos votos a seu favor em detrimento do ex-deputado municipal,Dr.Luís Vales,que obteve um rotundo ZERO.
    Para espanto da maioria,menos bem informada,o nome escolhido pela distrital foi o do Dr.Luís Vales.
    Ora,diz-se por aí nas tertúlias sociais-democratas marcoenses,que nunca poderia ser outro,já que Manuel Moreira,o verdadeiro líder incontestável do PSD - Marco,usaria da sua influência para se opor ao nome de Rui Cunha.
    Luís Vales,garantia-lhe uma maior proximidade com Passos Coelho,percebem?
    Assim,sabedor de tal,Luís Pinto,esforça-se por mostrar serviço a Manuel Moreira,não vá acabar"torpedeado",como Rui Cunha.
    É que este afinal,para Manuel Moreira,é apenas uma figura decorativa e nada mais,servindo apenas para se manter a ilusão junto do eleitorado social-democrata marcoense,que o PSD-Marco é gerido pelos militantes,que exercem os cargos partidários para que foram democraticamente eleitos.
    Aos Cruzes juntam-se agora os Cunhas e para que os Marcoenses possam retomar os destinos do seu concelho,necessário se torna,que aqueles jovens "formatados",se libertem verdadeiramente de tutelas seguidistas e oportunistas.

    ResponderEliminar
  6. O que o PS faz para desviar as atenções dos seus combates internos! Ao que parece há mais uma enorme divisão nos seios do comando interno do PS-Marco... Assis ou Seguro qual deles?
    Mas pior, ao que consegui apurar há outra luta! Cristina Vieira já anda a reunir as suas tropas para tomar de assalto a concelhia do PS contra Artur Melo, mas disso vocês não falam...

    ResponderEliminar
  7. Caro anónimo

    Devo ser a responder-lhe porque fui eu que postei este desabafo de um leitor.

    Primeiro, e como sempre disse, eu colocarei no blog tudo o que me enviarem que não seja insultuoso para ninguém.

    Segundo, como deveria saber dentro do PS (e dos outros partidos também) existem pessoas, grupos ou o que quiser chamar com ideias distintas. Isso é saudável e é assim que normalmente se discute a política.

    Terceiro, sobre o "combate" actual entre Assis ou Seguro, existem igualmente militantes e simpatizantes que terão as suas preferências. Eu decidi muito antecipadamente e pela minha cabeça quem iria apoiar. Outros terão tido as suas próprias opções. Na minha opinião, e já também transmiti, comsidero que quem quer que ganhe fará um bom papel como Secretário Geral do PS, e terá o meu apoio.

    Quarto, sobre a outra luta, a existir (eu desconheço), seria também saudável porque é assim a Democracia dentro dos partidos. Se tivesse que falar sobre esse assunto (ou melhor se tivesse algo para dizer sobre esse assunto) não teria problemas de o dizer. Pessoalmente apoio Artur Melo neste seu mandato, e na altura própria e perante as circustâncias tomarei a minha posição.

    Mas o caro amigo se tem conhecimento de alguma coisa, diga.

    ResponderEliminar
  8. Parece que este comentário é que foi só para distrair atenções...
    Fala-se muito e concretiza-se pouco, parece o Benfica!

    ResponderEliminar
  9. É salutar em qualquer sociedade a presença de "oposição". Como acredito que não há obras perfeitas fico preocupado quando numa qualquer organização a imagem de marca é a unanimidade, significa que não há espírito crítico e ou espaço para o seu livre exercício. Se nem todos somos do Benfica e a maioria (no mundo) não é católico, porque motivo a pluralidade de opinião haveria de ser interdita nos partidos. Já agora o líder do PSD, há cerca de dois anos, representava uma minoria dentro do partido.

    ResponderEliminar
  10. Caro anónimo das 13:57 e das 19:10

    Pressuponho,e não devo estar enganado,que são uma e a mesma pessoa,melhor,que se trata do mesmo anónimo,já que as pessoas habitualmente se identificam por um nome,ou no mínimo,por um pseudómino.
    Quanto ao teor do seu comentário,"que esforço faz o PS para desviar as atenções dos seus combates internos",etc.,etc..,dir-lhe-ei,que o Jorge Valdoleiros já lhe respondeu de modo muito cordato,nem outra coisa poder-se-ia esperar de pessoa com a sua cultura e o seu elevado nível intelectual.
    Porém,eu já não sou tão delicado como ele e lamento dizer-lhe,que o meu amigo é um farsante de primeira apanha,pois dentro do seu partido cometem-se graves traições a militantes,que sempre deram o seu melhor em prol do partido e não me apercebi,que o meu caro anónimo tenha saido à liça para desagravar,por exemplo,como recentemente aconteceu ao seu líder concelhio.
    Ou se quiser,quem tem telhados de vidro e não tem exemplos de boa prática democrática a dar(será preciso lembrar-lhe a guerra com os Cruz?),deveria ficar calado,porque,como bem diz o nosso Povo,"Quem cospe para o ar,arrisca-se a que lhe caia na cara",como foi o seu caso.

    ResponderEliminar
  11. Quanto à incapacidade de concretização,antes do Glorioso,lembrar-me-ia de MM,que tantas promessas fez e continua a fazer,e concretizadas,raras e de baliza aberta(maioria absoluta).

    ResponderEliminar
  12. Eu (o das 19:10) nada tenho a ver com o das 13:57). Aliás o meu comentário era para esse senhor...

    ResponderEliminar
  13. Caro Anónimo das 19:10

    As minhas sinceras desculpas,pelo meu erro de interpretação.

    Cumprimentos do Miguel Fontes

    ResponderEliminar