sexta-feira, 23 de julho de 2010

Mais um problema de 16 milhões de Euros

Ontem Manuel Moreira na sessão pública da Câmara teve de informar que a decisão do Tribunal Arbitral sobre o diferendo com a empresa Águas do Marco era desfavorável ao município.

O que está em causa é a modificação unilateral do contrato de abastecimento de água e rede de sanemamento por parte do executivo "liderado" por Manuel Moreira e que foi aprovada também em 29 de Fevereiro de 2008 pela Assembleia Municipal.

A empresa, como seria de esperar, recorreu ao Tribunal Arbitral em Abril de 2008.

Com o presente acórdão ficou definido uma indemnização de 16 milhões de Euros a favor da empresa.

Manuel Moreira continua a afirmar que pretende recorrer da decisão, e apesar do pedido dos vereadores da oposição este não divulgou mais dados, anunciando para breve uma comunicação pública.

Não são boas notícias para os Marcoenses com Nós, em especial na actual conjuntura económica agravada com a situação financeira difícil em que o Município se encontra. Todos esperamos com ansiedade qual será a reacção do executivo na referida comunicação pública e quais serão as posições oficiais dos dirigentes do dois principais partidos locais.

2 comentários:

  1. A táctica já se advinha,recorrer para instâncias superiores,tentar adiar a decisão e como tal o pagamento duma choruda indemnização à Empresa das Águas do Marco.
    Depois,será que sonham com a possibilidade de PPC chegar ao poder e vir em socorro das cores partidárias locais do Executivo,permitindo nova renegociação da dívida com a banca?
    As probabilidades são mínimas,mas enquanto o pau vai e vem,folgam as costas.
    Quanto à explicação pública,penso que o Executivo irá usar o estafado argumento do mau contrato,da dívida herdada,etc.,etc..
    Acredito que os Marcuenses irão a pouco e pouco,começar a abrir o olho e a perceberem que a gestão camarária é calamitosa,por mais propaganda que os "corifeus" de Manuel Moreira façam da sua pretensa capacidade de liderança.
    Retórica não chega,nos tempos de crise,necessário se torna mais do que nunca,uma qualidade que lhe mingua,competência.Se assim não fosse,esta polémica com a Empresa das Águas do Marco não teria acontecido.

    ResponderEliminar
  2. Caro Miguel

    De facto tenho que concordar com a maior parte das suas opiniões ainda que como o usual seja um pouco agressivo no modo como expressa os seus comentários. Mas olhe que agora neste caso concreto teremos que ser muito cuidadosos nas avaliações que teremos que fazer de toda esta situação, pois o que está em jogo é a viabilidade do município como institução que presta um conjunto de serviços e apoios indispensáveis ao dia a dia de todos nós. Os próximos passos terão que ser seguros e minimamente apoiados por aqueles que amam esta terra.

    Esperemos que os eleitos pelos Marcoenses ainda sejam capazes de minimizar os danos causados por estas trapalhadas à volta do negócio das "Águas" e que os Marcoenses consigam obter tudo aquilo de bom que sonham para este concelho.

    Claro que me parece evidente que este episódio triste marcará não só todos nós, mas sobretudo o fim político dos três últimos Presidentes desta autarquia e de todos aqueles que à sua volta gravitaram nestas últimas dezenas de anos.

    ResponderEliminar