segunda-feira, 24 de setembro de 2012

O mapa sem dono

Depois de 1 ano (doze meses!) de trabalho de mais uma comissão (a da reforma administrativa) e depois de 6 meses (seis!) sem reunir a mesma, António Coutinho apresenta um mapa no qual não se revê (terá dito que aquele mapa não era o dele) aos outros membros da referida comissão e uma hora depois apresenta-o aos representantes das freguesias num auditório cheio.
Por coincidência, todos os agrupamentos feitos entre 2 freguesias incluem um facto extraordinário: uma freguesia grande PSD junto a uma freguesia pequena independente ou pseudo-independente. Honrosa excepção: Torrão e Várzea do Douro, a primeira das quais com uma dívida astronómica, o que a torna muito pouco atraente, já que ninguém quer herdar um défice de 800 mil euros mais coisa menos coisa. As freguesias PSD que acharam mal juntar-se a outras ficam sozinhas por mais pequenas que sejam (caso de Favões). As freguesias PS ficam sozinhas para ver se os socialistas aceitam e caem no logro.
Este mapa é uma vergonha até para os seus criadores, senão a paternidade seria assumida. Há uma grande vergonha e eu não queria estar na pele deste mapa. Coitado.
Tão vergonhoso que o PSD anda de candeias às avessas, porque Manuel Moreira não queria reforma nenhuma, para não ferir as sensibilidades dos presidentes da Junta e o PSD Marco, ou pelo menos parte, queria uma reforma como deve ser, feita a cumprir critérios e que representasse minimamente a vontade das populações, a vontade dos partidos, ganhos em eficácia administrativa e agilidade na tomada de decisões e em qualidade dos autarcas, diminuição do número de representados na nossa assembleia municipal e principalmente alguma poupança que agradaria ao Governo, à Troika e em última análise a todos nós.
Nada que preocupe muito quem apenas pensa em ganhos eleitorais e muito menos os políticos profissionais da nossa praça que vivem da proliferação de cargos e quanto menos freguesias menos cargos, já se sabe... 

6 comentários:

  1. "Depois de 2 anos (dois!) de trabalho de mais uma comissão (a da reforma administrativa)"
    A vontade de desinformar é tanta que se escrevem "barbaridades" destas.
    O livro verde foi apresentado publicamente em Setembro de 2011, sim o verde, aquele da reforma administrativa, daqui a 2 dias, sim dois, faz 1 ano, sim um ano da sua apresentação, a não ser que no Marco se criem comissões por antecipação como é possível alguém vir dizer que a comissão existe há 2 anos....

    Mas falando um pouco da questão politica, tenho a certeza que quando os legisladores em Lisboa elaboraram as orientações sobre as futuras agregações estavam a pensar no Marco, então não é que foram logo lembrar-se de juntar as freguesias com menos eleitores...isto não lembraria a ninguém, já me começa a parecer que esta lei não passa de mais uma cabala para enfraquecer o Movimento Marco Confiante com Ferreira Torres....

    ResponderEliminar
  2. Qualquer mapa de ultrapasse as 12 freguesias é uma perda de oportunidade administrativa e só poderá ter origem em interesses pessoais ou políticos e nunca a boa administração do território.

    ResponderEliminar
  3. Ja vi que o meu comentário não foi digno de publicação, serviu pelo menos para que corrigisse o post...
    Não gostou do meu comentário, foi?
    Confesso que aprecio o seu sentido democrático....

    ResponderEliminar
  4. No caso de Vila Boa de Quires + Maureles, o tiro pode sair pela colatra ao PSD.
    Nas últimas eleições em Vila Boa de Quires ganhou o PSD por 118 votos de diferença enquanto em Maureles ganhou o MCFT com uma diferença de cerca de 200 votos.
    Assim, se formos apenas pela aritmética simples o PSD teria perdido na soma das duas freguesias.

    ResponderEliminar
  5. Faz muito tempo que ouço falar em "fazer reforma com régua e esquadro", e isso intrigava-me, algumas vezes até me chateava e ninguém me explicava cabalmente. Lamento não sou tão erudito como alguns Srs. da Câmara, mas O Sr. Coutinho fez o que normalmente se designa por "fazer um desenho", e finalmente percebi. É somar, sem mais, até atingir 1000 habitantes. Afinal era fácil, mas nada melhor que um desenho. Obrigado Sr. Presidente.

    Nuno Miguel

    ResponderEliminar
  6. Caro Luís, não sei exactamente do que fala, porque este é um blog colectivo e privado, daí que não tendo que dar satisfações sobre o que publicamos ou não, não deve medir o meu sentido democrático pelos comentários que publico... Ou não. É que isto não é um serviço psiquiátrico e às vezes há comentários levados da breca. Pelo que vejo, os seus comentários costumam ser publicados e se prestou algum serviço ao MCN, abençoado seja! Um abraço, seja o Luís Soares que for.

    Jaime Filipe Teixeira

    ResponderEliminar